Vodafone acusa Optimus de publicidade enganosa

41 Comentários

… e Optimus já alterou a sua publicidade!

A Vodafone entregou no ICAP uma queixa contra a campanha publicitária da Optimus, veiculada esta semana na imprensa e meios exteriores, segundo a qual aquele operador é o único a oferecer acesso à rede 4G nos equipamentos de última geração da Apple (iPhone 5, iPad 4ª Geração e iPad Mini).

Este facto não é de todo verdade e foi por essa razão que a Vodafone apresentou a queixa no ICAP, esperando que a informação que está a ser prestada por esta campanha seja alterada.
iphone_5_4G

Desde o passado dia 28 de Janeiro que, com o lançamento da nova versão do iOS da Apple (iOS 6.1), os mais recentes equipamentos deste fabricante permitem o acesso à tecnologia 4G/LTE na rede da Vodafone, facto de imediato divulgado pela Vodafone junto de Clientes, rede comercial e comunicação social.

Este acesso é efectuado na frequência de 1800MHz, a única suportada nos equipamentos da Apple para acesso à tecnologia 4G.

Assim, e segundo a Vodafone, não tem qualquer fundamento a mensagem veiculada pela campanha em questão, a qual induz em erro o público, violando os princípios basilares da actividade publicitária.

A Vodafone aguarda agora uma decisão célere do Júri de Ética Publicitária do ICAP quanto ao teor enganoso desta campanha, para que possa ser reposta a verdade e removidos em tempo útil os materiais de comunicação respectivos.

A Optimus entretanto já alterou a sua publicidade para que a mensagem que estava a ser passada fosse alterada e a indicar que o serviço 4G também está disponível na Optimus para o iPhone 5.

A mensagem original da Optimus referia que “4G no iPhone 5 só na Optimus” e passou agora para “4G no iPhone 5 já na Optimus“.

Uma alteração mínima mas que transforma de sobremaneira o significado da mensagem, junto dos utilizadores.

Aguarda-se ainda uma decisão do ICAP sobre a queixa que a Vodafone apresentou contra a publicidade que a Optimus lançou esta semana.

Comentários

41

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de JORGE GASPAR
    JORGE GASPAR

    Nitidamente publicidade enganosa, durante alguns dias fiquei convicto de que facto a unica operadora em que o Iphone 5 funcionaria com 4 G seria a optimus o que contrararia a minha ideia inicial que a atualização ao LTE vinda na ultima atualizaçao do IOS serveria para qualquer das operadores que utilizam o 4G em Portugal…. No minimo merecedor de uma multa pecuniária e retratação publica, o argumento apresentado pela Optimus não convecese ninguêm

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      É verdade, na última atualização a Apple prometia acesso 4g para TMN, Vodafone e Optimus. Já vinha a estranhar a publicidade à algum tempo e parece que tinha razão.

  2. Avatar de Rodrigo Quiterio
    Rodrigo Quiterio

    Ja nao é a primeira vez que a Optimus é acusada de publicidade enganosa, da outra vez foi das velocidades da banda larga…

    1. Avatar de Silva
      Silva

      Pois, mas n é só no iphone que eles fazem publicidade enganosa, vejam-se os tags, eles prometem que só necessitam de carregamentos de 5€/mes, mas em qq MB n deixa carregar menos de 7.5€ 😉 mas se as pessoas insistirem mt com eles, mas mesmo mesmo muito e ameaçarem nas lojas oficiais acusar os gajos, eles lá dão uma referencia toda manhosa para se conseguir carregar apenas e só apenas os 5€, mas é preciso ser insistente e ameaçar para que os empregados (coitados só dao a cara pela empresa, e pelas trafulhices dos administradores e de quem “pensa” estas formas de aldrabar as pessoas) nos digam que através daquela referencia consegue-se efectivamente carregar os tais 5€ publicitados!!!! é triste mas é mais uma prova que o regulador n funciona, nc funcionou, nem nunca funcionará….enquanto este “sistema” se mantiver! quando começarem a serem responsabilizados á séria e serem chamados “á pedra” aí sim talvez comece a mudar qq coisa!

      1. Avatar de Ecchin
        Ecchin

        Não estou a ver o drama. Carregas 10 euros e fica para dois meses. Não é mentira nenhuma que a mensalidade é de 5 euros.

      2. Avatar de CPereira
        CPereira

        Usa a opção de pagamentos e serviços, só tens de procurar no site deles o numero da entidade, sendo a referencia o teu numero de telemóvel e o montante os 5€.

        1. Avatar de Silva
          Silva

          obrigadinho pelas dicas, mas fiz melhor, estava mal, mudei de operador! 😉

      3. Avatar de Rub3n
        Rub3n

        Não vale a pena inventar.
        Quando não sabemos o que falamos, mais vale ficar calado!
        Atualmente nos Multibancos e Homebanking existem dois métodos através dos quais se pode carregar o pré-pago da Optimus:
        – O menu Optimus onde o mínimo a carregar no caso do TAG é 7.5EUR.
        – A entidade 20638 no menu pagamentos e serviços, onde o mínimo a carregar é 5EUR no caso do TAG.
        Ou seja, quem quiser carregar 5EUR pode fazê-lo, existe apenas uma entidade própria para o fazer!
        Simples…
        Não tem nada a ver com trafulhices nem sequer os administradores decidem o que quer que seja neste campo. Foi uma opção tomada por motivo de reaproveitamento de Entidades. Já agora esta informação está disponível no Site da Optimus e é passada aos clientes proactivamente quando os mesmos ligam para a linha de atendimento com esta questão.

  3. Avatar de Nuno Gonçalves
    Nuno Gonçalves

    Deviam de ser presos, aldrabões!

  4. Avatar de mário
    mário

    Bem podias seguir o mesmo caminho nos trafegos da net. porque a net ilimitada em portugal, tem limites e condicionamento de trafego a partir de determinados valores, logo não é ilimitada.

  5. Avatar de João Reis
    João Reis

    As multas compensam 🙁

  6. Avatar de Ary
    Ary

    Mesmo…eu fiz contrato kanguru com eles porque os 2 funcionários que me venderam o serviço diziam que eles tinham trafego ilimitado e com a velocidade constante, mesmo após eu os confrontar com o que acontecia com as outras operadoras (após os 15Gb a velocidade passava para os 128kbps). O cumulo é que depois de eles saírem, eu liguei para lá e confirmaram-me o que eles tinham dito…apesar disto, dirigi-me a uma casa em que me disseram o mesmo, sendo eu levado a querer que seria mesmo alguma campanha. O problema surge já no segundo mês em que passo os 15Gb e a net fica lenta, que dizer, ela é lenta…não consigo ver videos no youtube, nunca.
    Agora tenho que permanecer com estes até ao final do ano.

    1. Avatar de Vítor
      Vítor

      Infelizmente são em todos os operadores, uma pessoa que passe uns dias no Youtube lá vão os 15gb…

      1. Avatar de Telmo
        Telmo

        15 GB só Youtube? Claro, seems legit. Fecha mas é o Porntube e vai trabalhar.

        1. Avatar de Antunes
          Antunes

          Lá sabes essas coisas…, quem não gosta?.

    2. Avatar de Apagador
      Apagador

      Peço desculpa, mas não creio que tenha. É certo que nas letras pequenas normalmente se diz em letra pequena “utilização responsável”, ou algo assim.

      No entanto, e se o que diz é verdade, vários funcionários da empresa pura e simplesmente deram informação erradam. Pode quase dizer-se que mentiram. Má fé é mais do que motivo para cancelamento de contratos bem mais importantes que esse.

      E se do lado de lá gravaram a chamada, ainda melhor. Ou seja.. Só está agarrado se quiser.

  7. Avatar de Tito
    Tito

    mas a Vodafone nao fica atras pq se virem o panfleto da vodafone Tv/net/Voz diz que é 35,99 durante 24 meses e depois chega ao principio do ano e aumentao o que querem, clasulas abusivas,por isso é que digo que nao há concorrencia em Portugal.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Como assim aumentam o que querem?

      Tenho o serviço de 36€ da vodafone há mais de 1 ano e nunca aumentaram.. Quando passarem os 24 meses aí sim, mas nessa altura renegoceia-se o contrato.

      1. Avatar de Tito
        Tito

        eu assinei o meu contrato em outubro e a partir deste mes aumentaram 3 por cento, e nao posso fazer nada,

        1. Avatar de Apagador
          Apagador

          Pode. Pode fazer aquilo que todos os portugueses deviam fazer nesses casos. Se o contrato refere que paga X durante um certo tempo, sem qualquer salvaguarda para aumentos de preço por qualquer razão, é quebra de contrato por parte deles.

          Acho que nesses casos, a empresa ou mantém aquilo a que se comprometeu (e se disser que não é financeiramente comportável, azarinho, quem está num negócio e oferece certas condições, é bom que verifique que as pode manter, ou entaão que saia do negócio), ou então é quebra de contrato.

          É claro que mais vale perguntar a alguém que peceba da coisa, mas pronto.

        2. Avatar de Zé Metralha
          Zé Metralha

          Simples. Se não vem no contrato nenhuma cláusula sobre aumento de preços durante a vigência do mesmo, recorra ao CACCL-Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa. É um serviço jurídico gratuito, cujas decisões do Juiz são válidas como um Tribunal e já recorri a ele contra a EDP e ganhei.

    2. Avatar de Jorge Vieira

      é uma questão de ler todos os pontos dos contratos. o mesmo acontece com a MEO em que só se paga parte do valor total durante 6 meses. é tudo uma questão de nos informarmos e não irmos na cantiga do que nos dizem

    3. Avatar de JORGE GASPAR
      JORGE GASPAR

      Tenho MEO Fibra instaladado, por norma quando um vendedor da concorrência me bate á porta a tentar vender o seu produto uso um estratagema que por norma resulta e corro com eles rapidamente e de forma cordial porque respeito o trabalho de cada um, por norma coloco a questão “Têm Benfica TV?” exceptuando a optimus fibra todos eles não têm e a conversa fica logo por ai… No entanto houve um vendedor da Vodafone que perante a minha pergunta jurava a pés juntos que a Vodafone tinha Benfica TV evidente que rapidamente foi desmascarado porque já sua frente fiz questão de ligar para a Vodafone e fazer a mesma pergunta… todo o cuidado é pouco

  8. Avatar de Miguel Machado

    É realmente publicidade enganosa, de qualquer forma a verdade é que a optimus é a unica que oferece 4g, para os seus tarifários normais. Na vodafone, 4G neste momento só para planos Best com aditivo…

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Miguel,

      O 4G na Vodafone está activo para todos os tarifários BEST

    2. Avatar de Alves
      Alves

      Está enganado. Não é aditivo nenhum e não paga mais um cêntimo: os Gb incluidos nos planos Best podem ser usados no 4G!

      1. Avatar de Miguel Machado

        Ao que tinha lido, só mesmo com o aditivo, de qualquer forma continua, espera por uma solução para planos pré-pagos

  9. Avatar de José R.
    José R.

    Publicidade enganosa é o que mais se faz em Portugal e em todos os sectores, fruto de uma fiscalização que apenas se preocupa em passar multas. Assim ganham todos… menos o consumidor…

  10. Avatar de gigi
    gigi

    mas, segundo o site:
    http://www.gsmarena.com/network-bands.php3
    em pt só se tem freq na ordem de 800 e 2600 mhz, pq então vai fucnionar para 1800 mhz?

    1. Avatar de Antonio Ferreira
      Antonio Ferreira

      boas, tenho vodafone, e apos a actualizacao para o ios 6.1, na zona da expo, autmaticamente comutou a rede para lte, com uns simpaticos 40mb de down e 8.5mb de up 🙂

      1. Avatar de Jorge Henriques
        Jorge Henriques

        Nas Amoreiras medi qualquer coisa como 25 de down e 3 de up..

    2. Avatar de Benchmark do iPhone 5
      Benchmark do iPhone 5

      Pergunta à Optimus. Eu tenho LTE em casa no iPhone 5 e a frequência é a dos 1800 MHz.

      Parece que a Vodafone tem no Porto uma antena com um alcance de pouco mais de 20m que também transmite LTE nos 1800 MHz. Deve ser por isso que acusa a Optimus de publicidade enganosa – porque naqueles 20m não é a única.

      O que os deve estar a morder é a Optimus não estar a pedidir nenhum preço adicional pelo acesso ao LTE. A Vodafone queria que se pagasse um aditivo, mas entretanto veio dizer que o pagamento adicional é só a partir de Junho.

  11. Avatar de Gomes
    Gomes

    A optimus promete com uma mão depois retira com as duas já estou a procuras noutro fornecedor melhores condições.

  12. Avatar de Hugo Santos
    Hugo Santos

    Ontem estive mesmo para tirar uma foto na Optimus do Arrábida Shopping e colocar no Facebook. Publicidade enganosa e das grandes. A multa infelizmente compensa pois é pequena

  13. Avatar de mcs
    mcs

    nunca pagamos por usar a rede 3G e vamos pagar para usar a rede 4G? mas porque raio temos que aderir a um plano best só para ter a rede 4G? querem mais dinheiro é? loool. pagamos para ter tdt e foi uma porcaria agora pagamos para ter acesso 4G se em 3G não pagamos. também deveriam fazer queixa contra a vodafone que engana o pessoal na compra banda larga móvel. diz que tem tráfego ilimitado e nem se quer é ilimitado ainda temos que aguentar a porcaria dos 128kb/s após 1GB ou 4GB.

  14. Avatar de pixar
    pixar

    Quando se trata de publicidade enganosa nos serviçoes móveis, venha o diabo e escoha a operadora…

  15. Avatar de Jorge Santos
    Jorge Santos

    Os gajos da Optimus são gananciosos… No concelho de Alcobaça só há 4G em poucas freguesias e nas que são cobertas pelo 4G da Optimus, a velocidade de download 3.5G é apenas 4Mb/s para obrigar os seus clientes a gastar num mês perto de €150 para aceder á 4G desta operadora.

  16. Avatar de jps
    jps

    A 4G da Vodafone não existe no Porto. Parece que quem quiser usufruir desta 4G da Vodafone terá de ir a Lisboa.

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 5
      Benchmark do iPhone 5

      Como assim ?! No Porto a frequência dos 1800 MHz já abrange para cima de 20m2 .

      http://forum.vodafone.pt/t5/iPhone/Locais-de-funcionamento-do-4G-LTE-1800-iPhone-5/td-p/96440

      1. Avatar de jps
        jps

        Ok. Se considerarmos que ~20m2 é significativo, então sim, também se tem 4G em idevices Apple no Porto.

  17. Avatar de João
    João

    Sempre os mesmos porquinhos! A Sonae devia ter vergonha de ter o pior serviço em tudo o que se mete e depois tentar enganar as pessoas com estes truques miseráveis!