Vodafone quer chegar às 5,3 milhões de casas com fibra ótica

36 Comentários

A Vodafone assinou recentemente um memorando de entendimento com a dstelecom, com o objetivo de aumentar a sua cobertura até 1,2 milhões de casas e empresas.

Com esta parceria, a Vodafone passará a servir mais de 5,3 milhões de casas passadas com rede de última geração.

Vodafone quer chegar às 5,3 milhões de casas com fibra ótica


Este acordo de acesso a uma rede alargada da dstelecom, reforça o compromisso da Vodafone em levar o seu serviço a cada vez mais famílias e empresas portuguesas, criando condições para uma maior dinamização do mercado: mais escolha no acesso a serviços de elevada qualidade e mais condições para o desenvolvimento da sociedade digital.

Para Mário Vaz, CEO da Vodafone Portugal…

A Vodafone Portugal sempre defendeu um modelo de coinvestimento e de parcerias para as redes fixas de nova geração, como forma de garantir mais racionalidade, técnica e económica, acelerando a chegada destas redes a zonas remotas e às populações mais desfavorecidas.

Comprovando essa visão, desde a primeira hora que iniciámos os nossos investimentos nesta área que impulsionamos acordos nesse sentido, e com esta parceria passaremos a ter 90% da rede FTTH partilhada com outros Operadores. Este acordo é mais um importante marco na concretização desta estratégia, no aprofundar da relação de parceria que temos com a dstelecom e no compromisso que temos com Portugal

Recentemente a Altice Portugal revelou que a MEO atingiu o número histórico de 1 milhão de clientes com fibra ótica, no âmbito do objetivo estratégico de, até 2020. O objetivo é alcançar igualmente os 5,3 milhões de casas.

Comentários

36

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Leonardo Batista
    Leonardo Batista

    Entretanto Madeira e Açores continuam como sempre limitadas… É uma pena 🙁

    1. Avatar de SS
      SS

      Não te preocupes que não é só na Madeira e nos Açores. Eu moro na área metropolitana do Porto e nem serviço ADSL tenho com qualidade.
      Infelizmente temos um país que só se preocupa com as grandes cidades. O restante é lixo!!!

      1. Avatar de kiDix
        kiDix

        Nem por isso, eu vivo em uma aldeia que nem 100 habitantes deve ter e acho que nem vem no mapa e tenho fibra.

        1. Avatar de Íngreme
          Íngreme

          Gabo-lhe a sorte, pois aqui onde vivo está há alguns anos instalada a infra-estrutura de fibra óptica, e parece que nenhuma das operadoras nacionais está interessada em utilizá-la…

      2. Avatar de Pintor
        Pintor

        Eu vivo num lugar perto de Sesimbra, em que tenho disponível fibra de 1 giga da Meo.

      3. Avatar de simples
        simples

        Não é preciso ser economista para perceber que o investimento na tua aldeia potencialmente mais caro que numa cidade que apenas pode traduzir-se em dezenas de cliente, numa cidade chega a centenas de milhares de clientes.
        É fácil fazer as contas.
        À medida que as cidades vão gerando lucros, o investimento é recuperado, e podem fazer o investimento não lucrativo na tua aldeia posteriormente.

    2. Avatar de Spoky
      Spoky

      A MEO está a expandir a sua rede fibra otica na Ilha, ao contrário da NOS que é HFC. A MEO é FTTH fibra de verdade, a maioria das zonas do Funchal, Machico estão cobertas com a cobertura da MEO.

      A MEO continua a investir na ilha até 2020 na expansão de fibra otica, se me perguntares MEO vs NOS qual é o melhor nas ilhas? Em termos de Internet sem duvida MEO Fibra + upload melhor rede.

      A Vodafone há de chegar quando o novo cabo submarino ficar pronto e se os preços forem acessíveis.

      1. Avatar de Francisco
        Francisco

        Concordo com tudo o que foi dito, mas salvo erro em zonas que a NOS não tenha HFC, também já esta a trabalhar com FTTH, isto na Madeira.

    3. Avatar de Diogo
      Diogo

      Virá, com o novo cabo submarino que estará em funcionamento até ao final de 2020… Resta-nos esperar.

  2. Avatar de Ze
    Ze

    Eu moro na cidade de Lisboa e não tenho fibra da MEO nem Vodafone

    1. Avatar de Carlos Silva
  3. Avatar de Íngreme
    Íngreme

    “Quer chegar”, mas, pela experiência que tive, não parece. A Vodafone foi uma das operadoras que contactei após ter sido instalada aqui a infra-estrurura de fibra óptica, e ao fim de alguns minutos de conversa passando por vários operadores a resposta final foi um convincente “aí não há cobertura de fibra óptica, apenas ADSL”.

  4. Avatar de Carlos Reis
    Carlos Reis

    Por cá, só mora MEO e NOS. A Vodafone ainda não frequente estas bandas 😀

  5. Avatar de Luis
    Luis

    Em no Estoril um prédio com fibra MEO a Vodafone não fornece fibra, dizem que não têm…
    A ANACOM diz que os operadores são livres de fornecerem os serviços onde querem ou seja particionamento entre MEO e Vodafone é legitimo e legal… Eu vendo aqui só tu vendes ali só, cada um engana os seus…

  6. Avatar de Pedro
    Pedro

    Eu moro a 2Km do ponto mais próximo de fibra mas só tenho ADSL 512Kb/s

  7. Avatar de Vera Lucia
    Vera Lucia

    Por acaso a fibra da Voda funciona muito bem e é barata. Tenho fibra da Voda cá na barraca e estou muito satisfeito.

  8. Avatar de fgd
    fgd

    Ja por duas vezes dizem que tenho fibra faco o precontrato e depois dizem que nao tenho, isto meio ano depois.

    1. Avatar de Luis Silva
      Luis Silva

      se calhar tens de registar a tua morada, se tiveres fibra perto tens de a registar através da vodafone, foi o que aconteceu comigo.

      1. Avatar de fgd
        fgd

        Se fiz pré contrato é porque estava registada.

        1. Avatar de Luis Silva
          Luis Silva

          Também fiz pré-contrato depois no dia da instalação diziam que não estava cadastrada o anexo….lá tive de tirar print como eles disseram mandar prova de morada, ficou tudo certo…..

          É como te disse se tiveres prova que há fibra bem pertinho…..tem de ser uma distância próxima, pode cadastrar morada.

          1. Avatar de fgd
            fgd

            A mim disseram por duas vezes que a instalação não era viável.
            Depois de esperar.meio ano por cada uma delas.

    2. Avatar de Hugo Tavares
      Hugo Tavares

      Aconteceu me exatamente o mesmo

  9. Avatar de Luis Silva
    Luis Silva

    Moro na Charneca, Pombal onde aqui ADSL da MEO é uma miséria, montaram fibra da vodafone e NOS, tenho contrato com a vodafone e estou satisfeito…..

  10. Avatar de Jose Simoes
    Jose Simoes

    Em Portugal existiram aí 10M de habitantes, se morarem em média 2 pessoas por casa haverá 5M
    casas. Ou seja a Vofafone anuncia chagar a TODAS as casas?

    Parece-me um exagero ou há algo que eu não enchergo? Será 1M2 casas e 5M pessoas com dito no texto?

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      Também pensei nisso. Finalmente vou ter fibra… Era bom era

    2. Avatar de Pedro Faim
      Pedro Faim

      Foi uma conta que eu fiz e também não entendo.
      Parece que vamos ter todos fibra óptica ou então vamos ter casas desabitadas com fibra.
      Existem mais habitações do que habitantes, mas parece-me que está noticia é pouco realista…

  11. Avatar de fgd
    fgd

    Se fiz pré contrato é porque estava registada.

  12. Avatar de Maria Figueiredo
    Maria Figueiredo

    Boa noite !
    Se continuarem a recusar a instalar a fibra como o fizeram a mim em 2017 e já tinha uma instalação fibra da Vodafone , recusaram me a 2 . Se assim for tão depressa não chegam aos objectivos . Andei quase 1 ano a batalhar com eles , tendo eu razão e os técnicos que andam no terreno a dizerem o mesmo e até hoje nada .Tive que recorrer a concorrência .

  13. Avatar de Paulo Santos
    Paulo Santos

    A Internet em Portugal é uma vergonha. Muito pior que o 3º mundo. Nas principais cidades (zonas centrais) funciona bem o resto é uma miragem.

  14. Avatar de Marko
    Marko

    Moro em Lisboa, práticamente ao lado da sede/edificio Vodafone e nem Vodafone, nem Meo têm fibra ótica na minha zona.
    Já na zona de Odivelas para quem não conhece arredores de Lisboa tenho familiares com fibra Vodafone… Portanto nem as grandes cidades e nomeadamente a capital estão completamente cobertas por fibra, quem me dera que estivesse já tinha mudado, até lá tenho de gramar com a Nos e a sua internet fixa da qual os meus dados 4g são bem mais estavéis e rápidos :D, e não falham, já a net fixa de 100mb… Já me passou pela cabeça a questão “Será que o serviço adsl da Vodafone e os seus 24 mb não serão melhores que os meus 100mb da Nos?” Agora pensem como serão os meus 100mb! Cheguem com a fibra a minha zona e ganham certamente muitos clientes, e de preferência depressa :).

    1. Avatar de Edtex
      Edtex

      A zona onde está localizada a sede da Vodafone (Oriente), tem fibra da Meo, aliás foi 1 das 3 zonas a receber o piloto de FTTH da fibra da Meo na região de Lisboa…

  15. Avatar de Nag
    Nag

    Bom dia. Por vezes nem em capitais de distrito a Vodafone chega. Setúbal por exemplo não tem fibra da Vodafone, ou seja, tem um doze avos da cidade, o resto para que e deserto, como disse um utente do governo à uns anos a esta parte…

  16. Avatar de José Ferreira
    José Ferreira

    só quero fazer uma rectificação, á publicação as empresas que assinaram o memorando de entendimento, fibra óptica da dstelecom, foi a vodafone e a Nos

  17. Avatar de SERGIO ALCIDES FERNANDES
    SERGIO ALCIDES FERNANDES

    Aqui onde moro, a 10kms de Ponte de Lima, a fibra da dst entrou em 2/3 ruas e de seguida passou ao lado. Cobrindo as outras freguesias que juntas tem o mesmo número potencial de clientes que praticamente a minha. Mesmo enviando e-mail a perguntar a razão de tal procedimento nem se deram ao trabalho de responder. Por isso em setembro, na renovação do meu contrato irei para Meo satélite porque não tenho alternativa e 4g para Net
    Uma vergonha este país mas condições de acesso às novas tecnologias.

  18. Avatar de Vitor
    Vitor

    E quando há fibra a 50metros da tua casa é dizem que não há possibilidade de fazer a ligação….. Dito pela operadora Vodafone…. Portanto…. Menos uma com fibra (Marinha Grande)

  19. Avatar de Augusto
    Augusto

    Exmo. Srs. Responsáveis da Empresa VODAFONE

    São Martinho da Gândara (concelho de Oliveira de Azemeis) e S. Vicente de Pereira (concelho de Ovar) são duas freguesias vizinhas que em conjunto totalizam mais de 6000 habitantes com um potencial de mais de 1200 clientes, com uma faturação mensal acima dos cinquenta mil euros e uma faturação anual acima dos 600 mil euros em serviços de (tv net e voz) .Ora  85%  destas populações só cobertura em tecnologia precária ADSL, 10% em cobertura Satélite/wifi e 5%  apenas com cobertura de fibra da Altice (Meo).

    Passarm-se cerca de dois anos e a vossa empresa Vodafone, ainda mesmo assim com este potencial de clientes não estendeu a Fibra para esta Zona? Embora tenha fibra nas freguesias circundantes a pouco mais de mil metros como em Valega (Ovar) e Cucujães (Oliveira de Azemeis). Vão fazer cobertura ou vão continuar nas cidades com as guerrinhas entre operadoras… Então para quando a cobertura de Fibra da vodafone nestas duas freguesias?

    A vodafone têm atualmente uma antena em S. Vicente de Pereira com cobertura 3g/4g está a pensar fazer cobertura 5G para estas freguesias acima enumeradas?

    Moro em São Martinho da Gândara onde outrora foi zona Vodafone, estão a pensar recuperar os cliente desta zona e expandir a vossa Fibra? e contemplar o 5G?