VLC chegou finalmente ao Windows 8.1 e tem uma nova cara

21 Comentários

Poucos são os que não conhecem o VLC. Este é de longe um melhores leitores multimédia que podem encontrar, adaptado à maioria dos sistemas operativos e sempre pronto para ajudar os utilizadores.

A sua “luta” dentro da nova família do Windows tornou-se conhecida, tendo sido sucessivamente atrasado e muitas vezes com problemas. Mas chegou a bom porto a versão para Windows 8, tendo ficado limitada às versões x86.

Mas os desenvolvimentos não pararam e agora surgiu uma nova versão, dedicada ao Windows 8.1.

vlc_windows_1

Esta versão do VLC é das mais esperadas por toda a família de utilizadores do Windows por ter finalmente coberto a quase totalidade das versões.

A passagem deste leitor para esta versão do Windows representa também o fechar de um processo que se vinha a arrastar há já bastante tempo e que estava a deixar os utilizadores muito descontentes.

A novas versão do VLC foi totalmente reescrita e refeita, sendo esta considerada uma versão completamente nova, sem que tenha a base da anterior.

Existem mudanças bem visíveis para além das que foram aplicadas no “motor” do VLC. A sua interface está diferente, melhorada e mais aprimorada.

Todas as operações concentram-se num menu que reside do lado esquerdo, sendo os conteúdos apresentados do lado direito num destaque maior que o anterior.

Sendo uma versão dedicada unicamente à interface Metro do Windows, a própria interface está mudada face ao que habitualmente se via no VLC para o desktop, sendo usada de forma mais eficiente esta interface.

Mesmo sendo uma versão completamente nova, é necessário que os utilizadores do Windows 8.1 removam a versão anterior, caso a tenham instalada. Depois deste passo é possível instalar sem qualquer problema a nova versão e assim explorar todas as novas potencialidades do VLC para o Windows 8.1.

anterior próxima

Se esperavam a chegada do VLC para o Windows 8.1, mais madura e com outra imagem então dirijam-se já à loja de aplicações do Windows e instalem esta nova versão.

Um dos melhores leitores de ficheiros multimédia de todos os tempos conquistou mais uma plataforma e desta vez veio preencher um espaço que há muito se esperava que fosse ocupado.

A chegada do VLC à loja de aplicações do Windows vem reforçar de sobremaneira a oferta de aplicações Metro que a Microsoft tem e é uma excelente adição a uma loja que precisa de aplicações maduras e com um passado firme.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 8.1
Download: VLC
Homepage: VLC

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João Silva
    João Silva

    tentei intalar no windows_RT (surface) e diz que o sistema não preenche os requisitos de sistema, fui as specs e diz que so para x86 e x64

    1. Avatar de Pedro Simões

      É estranho pois a página da aplicação na store diz que é o port do VLC para o WinRT
      “VLC for Windows 8.1 is the port of VLC media player to the WinRT platform.”

    2. Avatar de João
      João

      Aqui tb não funcionou no windows RT. Instalei há uns meses no windows pro e aplicação fechava inesperadamente. Continua na mesma :/ Não há nenhuma novidade…

  2. Avatar de Joel Brito
    Joel Brito

    “Processadores suportados
    x86, x64”

    Pelos vistos ainda não é para o RT 🙁
    Pelo menos é o que me aparece no Surface…

    1. Avatar de Pedro Simões

      Na página da aplicação pode ler-se o seguinte:
      Descrição
      VLC for Windows 8.1 is the port of VLC media player to the WinRT platform.

      1. Avatar de Necroman
        Necroman

        Pois, talvez fosse preciso estar mais informado sobre o que escreve para não induzir em erro. Aposto que se fosse algo sobre a Apple isto já não acontecia:

        WinRT (Windows Runtime):
        http://en.wikipedia.org/wiki/Windows_Runtime

        Windows RT (SO):
        http://en.wikipedia.org/wiki/Windows_RT

        São coisas diferentes!!

        E para completar a informação:

        Windows API:
        http://en.wikipedia.org/wiki/Windows_API

        1. Avatar de Vítor M.

          “Aposto que se fosse algo sobre a Apple isto já não acontecia:”

          Provavelmente, se calhar na Apple funcionava 🙂

          Tens razão Necroman….

          1. Avatar de Tiago
            Tiago

            Embora não seja minimamente fã da Apple tenho de concordar, esta parvoice do windows RT é uma vergonha, a microsoft tem qualquer coisa contra os próprios pés certamente, é tiro e tiro e mais tiro e mais tiro…

        2. Avatar de rmcrys
          rmcrys

          A MS nos últimos tempos anda a dar umas cartuchadas nos pés com a história Windows RT, Windows 8.1 e ambiente “Metro” e Windows Phone. Espero que o Windows 10 mude tudo isto e unifique TUDO (e acabe com o Windows RT).

      2. Avatar de Joel Brito
        Joel Brito

        Exactamente, mas não deixa instalar no Surface RT, por isso fui ver na parte onde diz os processadores suportados.
        Eles na descrição podem escrever o que quiserem…
        Não sei como funciona a store da MS, mas também podem ter lançado um update que suporta os ARM apenas para alguns países ou algo do género e ainda não me aparecer.

        Não leves a mal o meu comentário, a minha intenção não é fazer de “hater”, foi apenas um reparo.

      3. Avatar de Tehkne
        Tehkne

        Infelizmente o que importa não é a descrição.
        Eles ainda estão com problemas no port para rt (devido a isso também a demora com o windows phone). E já disseram que ainda pode demorar bastante.

      4. Avatar de João
        João

        Desculpem estar a intrometer-me na conversa, mas a versão x86 e x64 ainda está com problemas, como é que eles se podem concentrar no port para windows RT

        1. Avatar de Necroman
          Necroman

          O VLC para WinRT é ainda uma versão beta e teve de ser completamente refeito e recompilado para esta nova plataforma – daí o tempo que demorou e vai demorar a limar as arestas – a versão desktop é e foi igual.

          Mas por mim é já bastante usável para as minhas necessidades.

          De qualquer forma, visto que já está feito para WinRT agora será mais fácil disponibilizar também para Windows RT (ARM).

  3. Avatar de Necroman
    Necroman

    VLC já existia à meses para Windows 8 na forma de aplicação moderna (WinRT). A única novidade da atualização da semana passada foi uma interface renovada e melhorias com o Windows 8.1.

    Que eu saiba ainda não suporta Windows RT (ARM), mas posso estar enganado. Na loja uma aplicação pode suportar x86, x64 e ARM e o VLC não mostra suporte para ARM.

    WinRT (Windows Runtime) como plataforma é diferente de Windows RT sistema operativo…

    1. Avatar de Necroman
      Necroman

      Aliás, espera-se que quando for lançado o VLC para Windows RT seja também lançado para Windows Phone como uma Universal App.

      O que é uma Universal App? Basicamente uma aplicação que se compra num lado (smartphone por ex.) e pode ser instalada no outro (tablet) sem necessitar de comprar a mesma aplicação duas vezes, os dados são sincronizados, etc. Tem muitas outras vantagens, mais info aqui:
      http://www.wpcentral.com/what-is-a-universal-windows-app
      https://dev.windows.com/pt-br/develop/building-universal-Windows-apps

  4. Avatar de pedro figueiredo

    confirmo, RT nada. ennm me parece que vá haver, visto o RT estar condenado.

  5. Avatar de Ricardo Santos
    Ricardo Santos

    A versão para WinRT ainda não está pronta. Podem acompanhar a evolução do VLC no twitter do @ThomasNigro.

  6. Avatar de mcag
    mcag

    WinRt platform… windows runtime. Nova plataforma com um conjunto de apis com as quais as aplicação windows store são compiladas. Não é o mesmo que windows rt, windows compilado para ARM. Apesar do winrt ser suportado no windows rt é preciso que as aplicações estejam preparadas para tal.

  7. Avatar de Jorge Rosa

    (Que bom ler notícias relacionadas com “opensource” em português) – O VLC está de facto muito bonito, parece-me que vou ao Windows 8 para o instalar e experimentar, esse visual parece-me bem apelativo… Afinal pelo VLC, vale a pena o esforço. (De momento, estou só com GNU/Linux) Venham mais boas notícias! 🙂

  8. Avatar de Pedro Nunes
    Pedro Nunes

    18:35 – 6 de out de 2014

    VideoLAN
    ‏@videolan
    A new WinRT/8.1 version should arrive this week to fix some of the reported bugs 🙂

    É questão de esperar 🙂

  9. Avatar de João Terra
    João Terra

    Eu já o instalei no windows 8.1 em pc e não gostei do formato, na altura ainda era beta e as ferramentas dele eram quase nenhumas.
    Prefiro ainda o VLC para ambiente de trabalho, tem as funções e as ferramentas todas 😀