Vista não precisa de antivírus???

44 Comentários

Jim Allchin, vice-presidente da Microsoft e responsável pela Divisão de Plataformas e Serviços, deixou escapar que o Windows Vista é de tal maneira seguro que não necessitaria de um antivírus. Esta declaração, que certamente deixará os vendedores de soluções antivírus desapontados, foi feita sexta-feira passada durante uma entrevista telefónica com jornalistas a respeito das qualidades do Vista em termos de segurança.

Fazendo referências a dispositivos como Patchguard e ASLR (Address Space Layout Randomisation, que carrega o núcleo de forma diferente sobre cada máquina com o Vista), ele afirmou «os meus filhos, que têm sete anos, utilizam o Windows Vista e honestamente, não existe um antivírus no meu computador». A «sua máquina é bloqueada por um controlo parental, só é possível fazer o download apenas daquilo que ele permite e eu confio totalmente nisso». Ele acrescentou: «O Vista terá falhas de segurança porque os limites sempre são superados com o tempo, mas no meu entender, actualmente é o sistema operativo mais seguro que se pode dispor». Ele não disse se estava a falar sobre a versão de 32 bits ou 64 bits do Vista.

Fonte: Fórum PCs

Partilhar:
Tags:

Comentários

44

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Popy
    Popy

    pois…é tudo sempre muito seguro, mas vaisse a ver irá sempre sair atualizaçoes…

  2. Avatar de atarp
    atarp

    Seguro que? Durante uma semana?

    lol

  3. Avatar de Sheldon
    Sheldon

    to instalando hj o windows vista rtm aki heaheu loucura.. vamo ve o q vai da

  4. Avatar de Hugo Sousa

    pelo que eu vi, a nova firewall do Windows vista, agora parece uma firewall decente, com o controlo total do tráfego, mas só estou a falar pelo que vi, porque ainda não usei mas a primeira impressão é que realmente a firewall é excelente, quanto aos vírus, hmmm… ver para crer… mas duvido que não seja necessário anti-vírus, rumores dizem que é bem possível, alguns vírus operarem na nova shell do Windows Vista, agora designada MSH
    []’s

  5. Avatar de Anibal Ferreira
    Anibal Ferreira

    Seguro contra os virus existentes até hoje, ainda vá (duvido mas…) agora daqui a 1 mês, ou menos é que vamos ver.

  6. Avatar de Pito Ganzado
    Pito Ganzado

    Alguém já viu um Vírus necessitar de um anti-vírus?

  7. Avatar de sheers

    Antes demais esta afirmação é verdade o windows vista está mais seguro por exemplo para aceder á pasta System32 ou até mesmo á pasta windows é preciso dar permissão num programa de segurança que o windows vista já traz incluído.Outra coisa não precisam esperar um mês porque já anda ai a Versão RTM *Versão final para empresas.È a que eu tenho instalado.

    Exprimentem e vão ver que a nível se segurança está bastante melhor.

  8. Avatar de Antonio Pratas

    actualmente é o sistema operativo mais seguro que se pode dispor

    Porquê? Porque usa features de outros sistemas operativos que já o são à imensos anos? Refiro-me ao Linux e ao Mac OS, que já tem sistema de permissões avançado à imenso tempo.

  9. Avatar de amr
    amr

    ja agora alguem sabe onde arranjo uma liceça prao kaspersky??? a minha expirou…
    obrigado…

  10. Avatar de sheers

    Concordo com António Pratas, isso é completamente verdade.Aliás o director da Apple até disse numa apresentação do novo Macos Tiger que o windows vista tem muitas coisas copiadas directamente ou indirectamente do Mac OSX.

  11. Avatar de Izawa, hugo
    Izawa, hugo

    Bom pessoal, ja foi declarado pela Norton e Mcafee que existe um virus para o vista ja, e que a Norton ja declarou que não tem vacina para o mesmo, e a Mcafee ja sendo que o vista ja nao é mais seguro antes mesmo de ser lançado…

  12. Avatar de n_u_n_o
    n_u_n_o

    É assim a versão final do vista se encontra na net por exemplo BTuga com chaves e tudo, mas até que ponto isto serve? É que segundo noticias da MS só deveria dar para um pc.

  13. Avatar de Navyseal
    Navyseal

    @n_u_n_o

    O que tem no btuga é a versão RTM, a ultima beta antes de sair a versão final.
    O XP quando foi anunciado também era poderoso e imune a vírus… Até agora o Vista foi simplesmente usado por um numero limitado de beta testers e alguns users em todo mundo, mas todos usam-no para experimentar e não como plataforma de trabalho. Os problemas vão começar a surgir quando o Vista começar a ser usado de forma ampla e massiva.

    @Antonio Pratas e sheers

    Não adianta para nada estarem a dizer que a maioria das novidades do Vista ja existiam há vários anos em outros SO’s, o pessoal fanático do Windows não aceita isso, nem quer saber, para eles só existe Windows e quanto mais vistoso for de forma gráfica melhor, todos vão querer te-lo para dizer que têm e para o mostrar aos amigos.
    Nas varias discussões que houve por cá da bem para constatar isso, ninguém é capaz de justificar porque vai mudar de SO a não ser por este ser vistoso.
    No fim após demonstrarem todas as capacidades que outros SO’s possuem, ainda dizem que lhes estão a tentar impor um produto. LOL

  14. Avatar de Lysis
    Lysis

    Seguro ele pode até ser mesmo, conforme o próprio vice-presidente afirmou, e chegou a admitir uma grande verdade: de que com o tempo a segurança do Vista será superada, de facto ele tem razão. Mas ainda acredito ser um pouco demasiado concluir que o Vista é praticamente o mais seguro dos SO que existem hoje. Por 2 motivos: volta e meia se descobre um falha de segurança no Windows e os vírus que se produzem são praticamente voltados para o Windows. A única diferença é que a segurança do Vista acrescentará um pouco mais desafio para a classe paranóica que vive a produzir vírus para prejudicar a vida dos outros porque não nem nada de mais útil para fazer nas suas vidas fúteis…

  15. Avatar de gronad
    gronad

    o Windows Vista poderia ser o SO mais seguro do mundo, mas nunca se deve deixar um PC sem (pelo menos) antivirus e uma firewall…tudo em nome da segurança..nunca se sabe o que se pode acontecer!

  16. Avatar de Carlos Maia

    O sistema mais seguro do momento?
    O homem nao sabe o que é Mac Os X! xD

  17. Avatar de Iv@n
    Iv@n

    Duvido que em pouco tempo já não haverá quem se imcumba de criar vírus para o Vista. Tem que haver desgaste nos pneus para haver troca…

    Iv@n

    (Bra 4 x Uru 1 É Campeãooooooo!!!!!!!!)

  18. Avatar de Nuno Reimor

    Para quem quiser fazer um teste online rápido ao firewall chekando as portas que poderão estar perigosamente abertas:
    http://www.auditmypc.com/
    Cumprimentos

  19. Avatar de n_u_n_o
    n_u_n_o

    Parabêns Iv@n 🙂 e obrigado Navyseal

  20. Avatar de AV

    Certamente estão a falar da versão 64bit…

    O XP x64 Edition também é muito seguro ( alem de ser practicamente um 2003 server versão desktop ) e estável .. mas infelizmente vai morrer no esquecimento ( sobretudo em termos de drivers que nunca viram o luz do dia … e ) dos users que não lhe dão o devido valor.

    Não nos podemos esquecer também que isto dos virus … já vai mto mais pra lém do puto revoltado que está atrás do monitor e quer fazer alguns estragos …

    Senão vejamos : http://www.macnews.com.br/noticias/index.php?itemid=3642 não vos cheira a esturro ?

    cumps,
    AV

  21. Avatar de Miguel

    @Navyseal
    A versão RTM (release to manufacturer) é a versão final.

  22. Avatar de Miguel Guerra
    Miguel Guerra

    O Vista não precisa de Anti Virus????????? Só pode ser anedota!
    Actualmente o S.O. mais seguro???? Como disse o Carlos Maia: O homem não sabe o que é Mac Os X!
    Jim Allchin se tivesse caladinho fazia melhor figura! 🙂

  23. Avatar de Flip
    Flip

    Essa história das coisas copiadas de uns S.O.’s para os outros é ridículo! Os japoneses não inventaram as motas, mas tornaram-nas vistosas e rápidas! Não inventaram os telemóveis, mas agarram no que existia e fizeram igual mas mais pequeno! and so on…

    Todos criticam sempre o Windows por ter falhas que o Mac OS ou Linux, não têm, mas quando a MS decide usar as ideias desses S.O.’s para melhorar-se, já é mau por copiar! Preso por ter cão e preso por não ter! :wacky:

    Não sou nenhum fanático pelo Windows, mas é o S.O. que uso, e gosto! embora também tenha o SUSE para trabalhar e outras experiências. Agora também não acho bem criticar Windows só por é MS, e eles são uns chulos no que toca a licenças! Há que separar as qualidades do produto, de quem o está a vender, e como!

    Sobre os vírus no Vista, não conheço bem a estrutura do Vista para me pronunciar, mas por mais seguro que seja o S.O., ele só é tão seguro, quanto o utilizador (com acesso root) que o está a utilizar!
    Custa-me acreditar que não irão existir vírus para ele, mas só o tempo dirá.

    Abraço()

  24. Avatar de Sincero
    Sincero

    TOTALMENTE OFF-TOPIC!!! 😛

    Acabou de ser lançado o novo Plus Live compatível com o WLM 8.1!!! 😛

    Podem baixá-lo por aqui:
    download.msgpluslive.net/setup/MsgPlusLive-410.exe

    []’s

    Ps: Não se esqueçam de colocar o “http://” na frente do link!!! 😀

  25. Avatar de R3volution
    R3volution

    Quer dizer, não precisa de anti-virus ,e depois há a notícia que com o Windows Vista será oferecida uma licença do AVG?! Afinal….

  26. Avatar de Chioli
    Chioli

    Não acredito que não vai precisa de ant-virus….

    se isso for verdade.. vai acaba com mtos empregos pelo mundo…. !!!!

    Abraço

  27. Avatar de Luis Vianna
    Luis Vianna

    Falar é fácil, eu quero ver isso na prática, e não existe nada 100% seguro a qualquer momento vão descobrir como crackear o Vista e assim por diante. Creio realemnte que de fato o Vista vai vri mais seguro que o XP, mas não acredito que haverá em breve a necessidade de usar um bom anti-vírus. Vamos ver o que acontece.

  28. Avatar de Miguel
    Miguel

    Muito fixe o site do Nuno Reimor http://www.auditmypc.com/
    Bastante útil mesmo

  29. Avatar de Navyseal
    Navyseal

    Já que se fala em virus e falhas. É de lembrar que a M$ pediu sempre opiniao aos white hat’s para testarem o Vista. O problema é que todos eles pertencem a empresas americanas. Quando o Vista vier a publico todos os exploits criados pelos black hat’s da Russia, China, Alemanha, Brasil e EUA, serão lançados. Isto não é fantasia é a realidade e da $ actualmente aos bolsos de quem explora as falhas.
    Eu acredito que na 1ª semana de Fevereiro irão surgir complicações relacionadas com vulnerabilidades.

  30. Avatar de Alex Ribeiro
    Alex Ribeiro

    Falando em vírus vocês já viram este anti-virus?
    Lançamento na África do Sul, prático, não?

    Até,

  31. Avatar de Felipe'Corvo

    Pra mim isso não significa nada… =s

  32. Avatar de CHAGAS

    Não sei até que ponto isto será verdade!
    Mesmo que seja tamém não sei até que ponto seria seguro suficiente para não necessitar de nenhum antivirus.

    E agora eu pergunto se não necessita de antivirus porque será a parceria que existe entre a Microsoft e a AGV?

    Um abraço,
    CHAGAS.

  33. Avatar de nuno

    oxalá fosse verdade. mas …

    e só elogia o «mecanismo de permissões» do vista quem não conhece os dos sistemas baseados em UNIX 🙂

  34. Avatar de Fábio Lima
    Fábio Lima

    Windows sem anti-vírus …. há esta eu até pago pra ver!!!!!

  35. Avatar de Paulo
    Paulo

    @nuno: Bem dito! =)

    Ainda me lembro quando saiu o XP. Era o melhor sistema operativo jamais feito, super-seguro e etc, etc. Afinal, outra anedota da Microsoft.

    Agora a história repete-se com o Vista. E quase de certeza que vai ser outra palhaçada, cheio de bugs e actualizações permanentes mas, desta vez, acrescido de efeitozinhos “à la OSX” para enganar os mais ingénuos que apenas vão servir para “comer” ainda mais recursos do computador. (Já reservaram a guita do 14.º mês para o novo computador? É que vão precisar se quiserem correr o Vista).

    Sem anti-vírus? Segurança? No Windows?!?! LOL Tinham de mudar RADICALMENTE de arquitectura!

    LONG LIVE UNIX! 😀

  36. Avatar de Evandro
    Evandro

    LOL! Isso é uma coisa que duvido muito!

    Falando sério, a MS já integrou o IE no Windows98 acabando com o Netscape, já colocou o sistema de zip no Windows XP, diminuindo muito o uso do WinZip. Agora essa! Duvido que as empresas de anti-vírus vão deixar barato, podem esperar que os primeiros vírus para Windows Vista serão feitos por elas só para mostrar que essa afirmação da MS não é verdadeira!

  37. Avatar de gil

    se não vai precisar de antivirus então poqrue anunciaram que vão distribuir o AVG juntamente com o Vista?????

    cada vez percebo menos a MS!!!!!!! fonhasse!!!!

  38. Avatar de Evandro
    Evandro

    Realmente é estranho o anuncio do AVG e agora essa!
    Isso ai parece até a presidência do Brasil, onde o Presidente diz algo e o Vice-presidente critica!

  39. Avatar de Carlos Nascimento
    Carlos Nascimento

    Bem… acalmem-se lá os fanáticos anti Windows que o homem já rectificou o que disse:

    “Jim Allchin, co-presidente da divisão de serviços e plataformas da Microsoft, em uma declaração dada na última sexta-feira, afirmou que o Windows Vista é tão seguro que ele não se preocupa em deixar seu filho (de sete anos) usando o PC sem um antivírus instalado. Muitos analistas de segurança discordaram e criticaram a declaração do executivo, que irá se afastar do cargo no final de Janeiro, após o lançamento do Vista.

    Segundo os analistas, mesmo com todos os avanços na parte de segurança que o Vista trará, um software antivírus continuará sendo necessário por duas razões, uma pequena e outra grande. A pequena diz respeito à possibilidade do antivírus bloquear e remover vírus e worms; a grande é que deve-se fazer uma varredura no sistema semanalmente, a fim de encontrar vírus antes que estes causem danos graves.

    No mesmo dia, porém, o próprio Allchin rectificou sua declaração. Ele disse que a intenção do seu comentário não era desmerecer os antivírus, mas sim ressaltar a qualidade do Parental Control do Vista. Informou, ainda, que no PC do seu filho não há instant messengers, clientes de e-mails, nem qualquer outro programa/aplicação que possa servir de via para pragas digitais. Por fim, deixou bem claro que, apesar dos pesares, antivírus continua sendo um item indispensável, até mesmo no Vista. A correcção, que deve ter incomodado muitas empresas de segurança, foi feita no blog oficial do equipa de desenvolvimento do Vista. ”

    Fonte: http://www.winajuda.com/2006/11/13/noticias/tao-seguro-que-nem-precisa-de-antivirus/

    (penso que citando a fonte não haverá problema)

    Mais informações aqui: http://windowsvistablog.com/blogs/windowsvista/archive/2006/11/10/windows-vista-defense-in-depth.aspx

  40. Avatar de gil

    “Informou, ainda, que no PC do seu filho não há instant messengers, clientes de e-mails, nem qualquer outro programa/aplicação que possa servir de via para pragas digitais.”

    já agora, se não tiver ligação à internet ainda se torna mais seguro…. aposto!!!! que pateta que esse gajo é…. n1 admira q se vá “afastar” em janeiro LOL

    aparece cada um!!!!!!!

  41. Avatar de Carlos
    Carlos

    A prova que não tem virus é vir incorporado com um antivirus, diga-mos para o amadôr o AVG se os virus fossem uma grande ameaça para o Vista escolhiam uns laboratorios decentes hehehe
    Apesar de ser defensor do Windows isto é conversa de vendedor sim o Vista é mais seguro mas com o tempo ficará igual ao XP em termos de ameaças ,eu fosse Hacker quereria fazer mossa no sistema usado em 80% dos computadores e não bater a nados mortos.
    Bem Haja
    Carlos

  42. Avatar de gil

    esqueci de lançar uma pergunta: se o computador do miúdo não tem:

    “nem qualquer outro programa/aplicação que possa servir de via para pragas digitais”

    será que podemos afirmar que, afinal, o computador do puto nem o Windows tem instalado???? (LOLOLOLOLOL)

  43. Avatar de peopleware

    @Acho que a resposta do Nuno é esclarecedora. 😆