Virtualização de Desktops? Sim é possível

18 Comentários

Recebi há relativamente pouco tempo um e-mail do utilizador José Fonseca a referir sobre inexistência de um artigo no pplware sobre  virtualização de aplicações. Normalmente estamos habituados a ouvir falar de virtualização de sistemas operativos mas aqui o conceito é ligeiramente diferente.

desktops

Em tempo participei numa apresentação sobre um produto da empresa Citrix que demonstrava este novo conceito de virtualização. A ideia consiste em ter um sistema que centraliza todas as aplicações e que as distribui pelas máquinas que pretendemos através de Streaming.

xendesktop2

Desta forma, o utilizadores podem aceder às suas área de trabalho virtual, a partir de qualquer local, em qualquer computador.

A utilização desta tecnologia simplifica a vida de qualquer administrador de sistemas, reduzindo o tempo de manutenção das máquinas em qualquer parque informático assim como a simplicidade de gestão uma vez que é centralizada.

Algumas características:

  • Gestão centralizada;
  • Instalações simplificadas;
  • Facilidade para a execução de backups;
  • Suporte e manutenção simplificados;
  • Acesso controlado a dados sensíveis e à propriedade intelectual mantendo-os seguros dentro do Datacenter de uma empresa;
  • Independência de Hardware;
  • Disponibilização de novos desktops reduzida para alguns minutos;
  • Migração de desktops para novo hardware de forma transparente;
  • Maior disponibilidade e mais fácil recuperação de desktops;
  • Compatibilidade total com as aplicações.

Partilhar:
Tags:

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de pph
    pph

    Usado na minha faculdade aos anos em conjunto com thinclients. Uma maneira bastante economica de fornecer computadores a toda a gente.

  2. Avatar de Luis Miguel
    Luis Miguel

    Terminal services em Windows server ou citrix … qualquer uma com custos de licenciamento 🙁
    Mas a versão do server 2008 r2 é um must na virtualização …
    Um tudo em um

  3. Avatar de ivo
    ivo

    nao existe uma solução fiavel mas opensource??

    1. Avatar de M. Lobo
      M. Lobo

      Existe solução opensource sim:
      Uma máquina com Openfiler, que configurado funciona como SAN, fornecendo assim os “discos” às máquinas por rede.
      Depois podes instalar uma distro Linux, ou mesmo windows para esses discos virtuais, e através de boot gpxe, é como se estivesses a trabalhar com hardware inteiramente na máquina.

      Como diz nas características acima, com este sistema existe uma maior facilidade de backups e restauro, rapidamente tens uma máquina nova disponivel, e ainda poupas uns €€ jeitosos em discos rígidos para as máquinas clientes, já que depois estas não precisam, pois é tudo feito por rede. 😉

      Cumps

  4. Avatar de Shadow
    Shadow

    Aparenta ser um pouco lento este conceito, já que é tudo feito numa máquina primeiro e distribuído para as seguintes depois. :S

  5. Avatar de David Costa

    ja pensei em instalar isto do xen no meu macbook pro… eheh…

  6. Avatar de cartoon
    cartoon

    @ Pedro

    Desculpa o reparo mas não é “Recebi à relativamente…” mas sim “Recebi há relativamente…” 😉

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Thanks.
      O tormento do ‘H’.

      1. Avatar de cartoon
        cartoon

        Lembra-te da dica, põe o verbo no passado. Se tiver sentido, leva o H: “Recebi havia relativamente pouco tempo…”
        É assim que me lembro quando tenho dúvidas 😉

  7. Avatar de Hélio Félix
    Hélio Félix

    Gostei!

    Agradeço mais conteúdos deste tipo…

    Obrigado Pedro

  8. Avatar de The STK
    The STK

    E lá voltamos ao tempo do mainframe, só que agora com ambiente gráfico em vez de consola…

  9. Avatar de Filipe Moreira
    Filipe Moreira

    Boas

    O ESXI da VMWare tambem é gratuito…E funciona bastante bem para uma empresa com 1 parque informático, diria até 40 maquinas.

    Para algo mais profissional, e com seguranca no meio o VMware vSphere4 é uma coisa puramente fantástica!

    Como qualquer outra tem custos! Mas passado 5anos e feitas bem as contas o investimento compensa!

    Solucões desta para ambientes domésticos…. não vejo utilidade…

    Cumps

    p.s. desculpem o portuges mas estou na Finlandia e aqui faltam caracteres no teclado 😀

  10. Avatar de Nuno Jacinto
    Nuno Jacinto

    Caso seja possivel testem os produtos da ncomputing.

    Já os utilizo à alguns anos na empresa.

    1. Avatar de Jorge Santos

      Boa tarde,

      confirmo que os produtos da ncomputing funcionam muito bem, utilizamos (e comercializamos) há varios anos. Recomendo o L230 que é uma maravilha : http://www.ncomputing.com/Lseries.aspx

      Por testar ainda os novos modelos da serie U (com ligação USB) e capacidades multimédia que devem chegar para o proximo mês :
      http://ncomputing.com/Solutions/Useries.aspx

      Jorge

  11. Avatar de Luis
    Luis

    Boas.
    Posso também adiantar, depois de ter visto num evento de TI, que a LG já tem a comercializar equipamentos para virtualização. São apenas monitores, com possuem entradas USB, para rato e teclado, e uma porta RJ-45 para o cabo de rede, onde a imagem do utilizador está no servidor. Pelo que me lembro, consegue-se um grande redução de custo a nível de energia e de manutenção aos computadores.

    1. Avatar de Jorge Santos

      de facto já existe para a NCOMPUTING, mais informações no site deles :

      http://www.ncomputing.com/LGNetworkMonitors.aspx

  12. Avatar de CC

    Viva!
    ha também esta solução, que mesmo nao sendo opensource, é bastante mais barata (e até melhor) que o TS do Windows (ou mesmo RDP).

    http://www.xpunlimited.com.pt