Vídeo mostra piloto a enviar imagens do iPhone a 35 mil pés

64 Comentários

Quem tem um iPhone por vezes ouve alguém questionar a suposta “incapacidade” do smartphone da Apple no que toca a enviar ficheiros, imagens ou música via Bluetooth para outros dispositivos. Bom, dentro do ecossistema Apple o iPhone consegue, já para fora não, mas há várias razões para explicar essa opção da Apple, entre elas estão questões de segurança, mas isso não tem grande interesse nos dias de hoje. Hoje há muitas outras formas de fazer transferências de conteúdo, mais modernas e mais usadas.

Uma forma interessante, vista agora em vídeo, tem como tecnologia o AirDrop, que permitiu a um piloto enviar imagens do seu iPhone para um outro avião a 35 mil pés. As imagens que vamos ver a seguir demonstram uma peça tecnológica fantástica!

Piloto envia AirDrop a 35 mil pés


AirDrop a 35 mil pés… funciona?

Levando as transferências diretas sem fio peer-to-peer para novas alturas, um novo vídeo mostra a tecnologia AirDrop da Apple a ser usada para enviar fotos tiradas de um avião para outro, em pleno voo a 35.000 pés.

Um post no YouTube mostra um piloto que comunica a partir dos 35.000 pés com o outro avião da Singapore Airlines a 36.000 pés, na proximidade. O piloto fotografa o avião que voa no plano acima e envia as imagens no avião para o piloto desse avião, via iPhone, confirmando pelo rádio que as imagens são rececionadas.

https://youtu.be/ZEgBouGUK9c

Este canal do YouTube, LouB747, contém muitos outros vídeos sobre a aviação comercial.

A física do Wi-Fi e Bluetooth são um pouco diferentes em altitude, sem obstáculos que interferem além da fuselagem da aeronave.

 

A mil pés de distância é possível haver transferência de dados?

Enquanto os dados publicados pela Apple sobre Bluetooth e Wi-Fi apontam uma gama de 30 metros, tanto o Bluetooth como o Wi-Fi têm intervalos significativamente mais longos ao nível do solo, mesmo com obstáculos. Presumivelmente, o ar mais rarefeito, a linha de visão, e a falta de blindagem RF, aumentou significativamente o alcance desta tecnologia a esta altitude!!!

Pese o facto de não ser ainda possível haver uma confirmação do avião da Singapore Airlines, de que efetivamente os ficheiros chegaram, a verdade é que há pilotos que afirmam que não é nada que não seja feito com alguma normalidade e frequência, este tipo de interação e que as tecnologias lá em cima funcionam.

Via

 

Atualização:

Como tínhamos deixado no ar, alguns factos careciam de confirmação. A tecnologia tem algumas limitações, mas num espaço diferente daquele onde normalmente é usado, poderia ter um outro comportamento não documentado. Faltava sim a confirmação da Singapore Airlines que a recepção das imagens tinha sido via AirDrop… afinal a empresa já se pronunciou e não, o canal não foi o AirDrop.

Foi suspeito logo o vídeo ter desaparecido do canal do autor!!!

Vamos contar tudo conforme se passou.

Comentários

64

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    1. Avatar de Vítor M.

      AirDrop tal como está descrito. Nada tem a ver com AirDroid.

  1. Avatar de joao
    joao

    Em vez de pilotarem o avião, enviam mensagens. Como é tudo automatico não precisam de se preocupar com nada. Quandos os alarmes começam a disparar e os automatismos a desligarem-se e então é preciso pilotar, então aí é que a porca torce o rabo.

    1. Avatar de Antunes
      Antunes

      Se isto foi feito com pessoas a bordo ainda pior é e demonstra uma irresponsabilidade total.
      Andar a tirar fotos e trocar durante o horário de trabalho e estamos a falar de um dos trabalhos mais exigentes e que obriga uma total atenção a todas as informações que os vários painéis vão transmitindo.

    2. Avatar de Vítor M.

      Grande parte do tempo o piloto automático é quem trata do assunto e pelo que parece e pelo que é dito nas comunicações rádio, é um avião de carga.

      Não há qualquer perigo. Há tantos vídeos fantásticos de pilotos durante o voo. Têm de ver como se processa um voo.

      1. Avatar de Antunes
        Antunes

        Ok se o dizes que o piloto pode brincar durante o horário de voo fico mais descansado.

        1. Avatar de Vítor M.

          Ele é responsável, pode fazer o que entender dentro do que é seguro. Certamente o seu co-piloto ou o comandante estão a controlar.

          Mas tens de perceber mais sobre estas coisas, vê uns vídeos de bons pilotos que fazem vídeos fantásticos durante o voo.

        2. Avatar de Pedro
          Pedro

          Não te preocupes, a sério. Durante a a fase em que o avião está em altitude de cruzeiro, porque até lá eles estão super alerta, um piloto de cada vez pode almoçar/jantar, ver um filme, conversar, etç. Faz parte da rotina normal. O piloto automático está em controlo total e qualquer problema que surja é prontamente avisado aos pilotos. Isto que eles estão a fazer não é nada de especial em comparação com o que podem fazer durante esse tempo.

    3. Avatar de Helder
      Helder

      LOOOL… é agora esse o problema…

      O avião vão em piloto automático e há co-piloto.

    4. Avatar de Luís Martins
      Luís Martins

      Então e o copiloto? Os tripulantes normalmente até “trocam” de funções durante o voo para irem descansando.

    5. Avatar de Afil
      Afil

      Mas porque falam sem se informarem pelo menos o mínimo? Isto não é um carro, não tens obstáculos à frente. Queres que estejam todo o voo a carregar em botões? Já chega toda a papelada/comunicações que temos que fazer. Já há mais de 50 anos que se usa AP para qualquer voo, e, quando não havia, os voos eram mais curtos…

  2. Avatar de Antunes
    Antunes

    Depois os acidentes acontecem.

    Espero que isto seja bem investigado, aposto que as entidades de supervisão da aviação soubessem destas brincadeiras nunca iriam aprovar isto.

    Uma bolsa de ar no momento errado e pronto!

    1. Avatar de Vítor M.

      Não diga disparate 😀 e foca no assunto 😀

    2. Avatar de Francisco Santos
      Francisco Santos

      Sr. Antunes, nestes aviões o voo é automático, apenas é pilotado em manual durante +- 10 minutos a levantar e aterrar.

    3. Avatar de badanas
      badanas

      Tanta asneira Antunes…nenhuma bolsa de ar consegue meter um avião abaixo…

    4. Avatar de Hugo
      Hugo

      Se não percebes do assunto não digas asneiras :S
      Metia-me mais facilmente dentro de um avião TOTALMENTE autónomo do que outro TOTALMENTE controlado por uma pessoa.

      1. Avatar de Outkast
        Outkast

        Boa sorte.

        1. Avatar de Helder
          Helder

          Boa sorte o quê?

          Fora aterragem e descolagem, os aviões de hoje em dia vão de piloto automático, os pilotos só estão lá para ver a máquina a funcionar.

          1. Avatar de Fernando
            Fernando

            Isso é um mito urbano. Os pilotos têm muito mais que fazer além da descolagem e aterragem. Estes pilotos sabem o que estão a fazer. Se momentaneamente estão desocupados, podem fazer outas coisas. É melhor que dormir. Mantem-nos ocupados e ativos.

    5. Avatar de Helio
      Helio

      Há sempre um a controlar o voo e a comunicar, e vão se revesando.

    6. Avatar de Tiago
      Tiago

      É verdade os acidentes acontecem, quando há comentários destes .

      Nunca se sabe pode aparecer um avião num cruzamento e o piloto não consegue desviar-se a tempo. O mais chato é depois esperar pela polícia para declarar o culpado.

    7. Avatar de Francisco
      Francisco

      Bolsa de ar…lol… eu sei bem onde tem uma grande bolsa de ar

  3. Avatar de Vítor M.

    Corrigido. Obrigado pelo reparo.

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Podiam se calhar também indicar que isto foi uma brincadeira, não houve qualquer transferência por AirDrop!
      http://www.ibtimes.co.uk/real-fake-viral-video-claims-pilot-sent-photos-via-airdrop-singapore-airlines-jet-35000ft-1633552

      1. Avatar de Vítor M.

        Sim, já vou explicar o que se passou com detalhe. Há informações muito interessantes.

  4. Avatar de Helder
    Helder

    Estão agora preocupados com os acidentes…

    Façam lá uma transferência assim com o Bluetooth dos vossos Androids, ah espera… não podem porque a Google removeu, e agora só meia dúzia de telemóveis têm…

    1. Avatar de Antunes
      Antunes

      Eu tenho android e faço transferências entre equipamentos android por bt.

      Conheces uma coisa chamada playstore?

      1. Avatar de Helder
        Helder

        Sim, e como não têm as licenças… falham em 11 vezes em 10…

      2. Avatar de polo
        polo

        Tens de ir à playstore para poderes enviar ficheiros?? Ahahah que mau

    2. Avatar de Outkast
      Outkast

      Da próxima vez que o meu avião se cruzar com um avião( que tenha alguém conhecido) eu penso na limitação do meu telefone. De qualquer das formas, sim, é impressionante a tecnologia. Mas seguramente só é útil a 0,001% das pessoas que voam.

      1. Avatar de Helder
        Helder

        Pois, está tecnologia so funciona em aviões…

    3. Avatar de Joel Reis
      Joel Reis

      Andas 7 anos atrasado… Wifi direct.

      1. Avatar de Helder
        Helder

        Ai sim, que Androids é que têm isso?

        Que bom! Mandar ficheiros para si próprio! Isto quando não falha em 99% das vezes…

        1. Avatar de Renato Nismo
          Renato Nismo

          assim.. para não ter de dizer que a apple é a primeira a inventar a roda 😉

  5. Avatar de Rui
    Rui

    AirDrop: usado por esse segmento da população altamente numeroso – Piloto de aviação – Tem lugar na barra de lançamento inferior do iOS.

    Ligar/desligar 3G: usado por milhôes (bilhões) de utilizadores – NÃO tem lugar na barra de lançamento inferior do iOS. Certo.

    1. Avatar de Helder
      Helder

      Chama-se Control Center, e no meu tem um botão para isso.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Como adicionaste o botao para o 3g no control center? (Sem jailbreak claro)

        1. Avatar de Bruno
          Bruno

          O iOS 11 tem essa possibilidade, sendo que há outra maneiras para ligar e desligar dados móveis.

  6. Avatar de iNope
    iNope

    Fantástico… Utilizou a rede do avião para enviar mensagens… UAU!!!

    1. Avatar de Helder
      Helder

      Lool! Este pensa que usou a rede do avião!

      Apple é mesmo um mundo à parte… outros pensam que é mentira ou que usou algum truque…

      Como quando vídeos que já estão o iCloud por e-mail e o pessoal Android fica de olhos em bico…

      Ou quando atendo o telefone com o iMac ou iPad.

      1. Avatar de LR
        LR

        Bem, se alguém me indicar qual a operadora que tem sinal de rede a 35.000 pés, agradeço do fundo do coração.
        Creio que, para utilizar o AirDrop, é necessário ter rede móvel, para ter acesso a dados, certo? Ora, neste caso, e por muito que desgoste a algumas pessoas, o iPhone em questão estava ligado à rede wi-fi do avião (sim, já há aviões que têm wi-fi, sabiam?).

        Não deixa de ser, no entanto um video interessante, com imagens muito boas.

        1. Avatar de Vítor M.

          Rede móvel para ter AirDrop? Hmmm hmmm… vamos então ver realmente o que é e como funciona o AirDrop:

          Eu sei que é já antigo mas está tão em dia, é o que vale fazer artigos com esta qualidade: http://bit.ly/2vD1l84 😉

        2. Avatar de Bruno
          Bruno

          Para usar o AirDrop não é preciso qualquer rede móvel nem é preciso estar ligado a uma rede WiFi. É uma ligação directa entre aparelhos em que a descoberta e emparelhamento inicial usa Bluetooth, para depois haver transferência directa por Wifi.

      2. Avatar de José Carlos da Silva
        José Carlos da Silva

        Meu, tu tens um problema grave. Isso só te faz mal. Relaxa!

      3. Avatar de 1904_3526
        1904_3526

        Isso de andares a viver num mundo imaginário é fixe não é?
        Não procures urgentemente ajuda que não é preciso.

      4. Avatar de Renato Nismo
        Renato Nismo

        atenderes o telefone com imac.. o lg g pad já fazia isso em 2013.. depois era eu que não sabia de nada 😀

        1. Avatar de Bruno
          Bruno

          O que te fazia era dar uma aviso de chamada podendo desligar enviando uma mensagem, não dava para atenderes a chamada no LG G Pad.

  7. Avatar de Técnico Meo
    Técnico Meo

    … O ar rarefeito…. Mas que tem a atmosfera a ver com radio-frequência????? And so What? Eu envio imagens em HD com o easypal a milhares de km para outra pessoa sem Internet… Só mesmo usando a onda curta e propagação ionosferica 🙂 🙂

    Se a atmosfera interferisse com rf não tínhamos satélite nem telele quando chove 🙂 quanto muito em trovoadas muito carregadas pode beneficiar o scatter de rf.

    Smart phones junkies open your minds 🙂

    1. Avatar de Vítor M.

      E quem disse que não interfere? Mas ali, dado que estamos a falar de sinal enviado pelas antenas de Bluetooth/Wi-Fi do iPhone e recebido pela antena do dispositivos Apple no outro avião, o sinal neste espaço onde é ar é mais rarefeito poderá ter ajudado, além de outros aspetos (eventualmente algo que se desconheça), conforme foi veiculado na nota que deu origem à notícia.

      E claro que há interferência da atmosfera, claro que há das cargas magnéticas, claro que sim.

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        Por favor, não diga disparates. Acima dos 500 Mhz pouca coisa na atmosfera perturba a propagação aquela distancia.

        1. Avatar de Vítor M.

          Não diga disparate, pouca coisa é o que, nada? Se é pouca coisa é alguma coisa. E mesmo assim não é bem pouca coisa, como se sabe há interferências de outra ordem aquela altitude.

    2. Avatar de Bruno
      Bruno

      O ar interfere com a propagação de sinal – ocorre absorção e dispersão, o que ajuda a reduzir intensidade de sinal. Mas concordo que dificilmente esse efeito consiga explicar que aumente desta maneira o raio de alcance dum sinal bluetooth.

    3. Avatar de Helder
      Helder

      LOL… e vais andar com isso ás costas, não é?

  8. Avatar de Técnico Meo
    Técnico Meo

    Não percebo porque os meus comentários são bloqueados. Especialmente quando não tem nada de mal

    1. Avatar de Vítor M.

      Estavam no SPAM porque têm IPs diferentes e o sistema achou “estranho” e mandou para o Spam. Mas já foi repescado.

      1. Avatar de Técnico Meo
        Técnico Meo

        Desculpe lá Vítor, já foram 3 ou 4 na última semana até pensei que me tivesse portado mal 🙂 🙂 🙂 thanks

  9. Avatar de Estriga
    Estriga

    Deixem os pilotos a vontade,só eles é que sabem o que fazer,é bem pior ir de carro e ir a mandar sms.. tantas críticas e nem sabem do que falam nem como se pilota o avião.. é só dor de cotovelo.. eles sabem o que têm de fazer não é pessoas que nada percebem de aviões que lhes têm de dizer o que fazer,se quisessem pilotar aviões estudasem como eles estudaram

  10. Avatar de Fernando
    Fernando

    Isto é publicidade à Apple. São dois aviões da Singapore Airlines, o piloto está a ser filmado e com certeza que tem autorização da entidade patronal para fazer o que está a fazer. Mais, nos não sabemos se as fotos chegaram ao destino e, se chegaram, qual a tecnologia utilizada.

  11. Avatar de Alexandre
    Alexandre

    Esta noticia é falsa, é técnicamente impossivel. Por vários motivos, a distancia entre aviões é enorme (a distancia vertical é por norma 300-600m), o isolamento RF de um cockpit é muito elevado pois na frente tem uma antena para o Weather Radar, as janelas tem um escudo grande para a radiação para além do facto do telefone estar DENTRO do avião.
    http://www.airlineboarding.net/definitely-fake-viral-video-claims-pilot-sent-photos-via-airdrop-singapore-airlines-jet-35000ft/

  12. Avatar de Paulo
    Paulo

    Já foi dito em varios media que foi mentira.

  13. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    É engraçado o que as pessoas vão buscar… “ah e tal a tirar fotos enquanto está a pilotar o avião…” só rir com a ignorancia das pessoas… quer dizer, o avião tem duas pessoas a pilotar, é uma viagem de 11 horas e vão ali os dois a agarrar nos comandos e a tocar nos botões… só rir…

    E quantos comandantes não vão onde estão os passageiros para esticar as pernas quando são viagens grandes?

    Preocupados com uma foto… só rir…

  14. Avatar de Fernando
    Fernando

    Por favor, mais uma vez, expliquem-me qual o problema do meu comentário. Porque é que não o publicam? Eu nem me importo mas gostava de saber o porquê da não publicação.

    1. Avatar de Vítor M.

      Qual comentário? Eu vejo todos publicados, Fernando, não tem qualquer problema qualquer comentário feito. Pelo menos neste nick e mail.