Vice-Presidente da Comissão Europeia afirma que a Europa deve desconfiar da Huawei

36 Comentários

O clima de mútua desconfiança entre empresas tecnológicas e a Comissão Europeia não é novo. Foram várias as ocasiões em que empresas tecnológicas fugiram às regulamentações da União Europeia e esta está agora, mais do que nunca, atenta à atividade destas empresas.

No seguimento de vários acontecimentos que envolvem a Huawei, Andrus Ansip, Vice-Presidente da Comissão Europeia, afirma que a Europa deve desconfiar e estar preocupada com a Huawei.

Huawei


O Comissário Europeu alerta para os riscos de segurança e para a indústria do bloco de países da UE que podem derivar do crescimento cada vez mais acentuado da Huawei e outras empresas tecnológicas chinesas.

Do we have to be worried about Huawei or other Chinese companies? Yes, I think we have to be worried about those companies. As normal, ordinary people we have to be afraid.

O crescimento notável da Huawei, uma das maiores empresas do país oriental, a conjugar à proximidade desta com o governo da China têm levantado várias questões. Foi este o ponto de partida de Andrus Ansip, que se referia à possibilidade de a Huawei ter ferramentas de espionagem acopladas ao governo chinês e ainda questões relacionadas com a regularidade financeira da empresa.

Segundo a agência Reuters, a Huawei já respondeu às declarações do Comissário Europeu, afirmando estar desapontada com o sucedido e que não coloca qualquer tecnologia de espionagem nos seus dispositivos.

Huawei has never been asked by any government to build any backdoors or interrupt any networks, and we would never tolerate such behaviour by any of our staff. Cyber security needs to be addressed jointly at a global level, and equipment vendors should not be treated differently based on their country of origin.

Os casos de boicote e desconfiança perante a tecnológica chinesa não são novos, sendo bastante conhecida a guerra comercial entre os Estados Unidos da América e empresas chinesas.

Para além disso, a detenção de Meng Wanzhou, CFO da empresa chinesa e filha do fundador da Huawei, que decorreu ontem no Canadá por ordem dos EUA, levantou ainda mais questões sobre a regularidade financeira da empresa. Como é sabido, a UE tem tradição em controlar bem as empresas tecnológicas quanto às suas fugas aos impostos. A Huawei fica agora numa situação mais frágil no Velho Continente.

As consequências de todos estes acontecimentos já se estão a refletir na empresa chinesa, que foi descartada da implementação da rede 5G na Austrália e na Nova Zelândia, por aparentes pressões dos EUA.

Contrastando com outros países, Portugal não ordenou qualquer boicote à Huawei, sendo que a empresa chinesa efetuou nos últimos dias uma parceria com a Altice para o desenvolvimento da tecnologia 5G no nosso país.

Fonte | Via

Comentários

36

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Josh Magarev
    Josh Magarev

    Portugal gosta de não tomar lados, nao boicotar a huawei , não boicotar e fechar portos ao comercio com os ingleses, e depois acabamos invadidos pelos franceses. Como gostava de ter um presidente tipo Trump que defendesse os interesses dos portugueses acima do que os outros nos obrigam ou pressionam a fazer

    1. Avatar de iSheepNot
      iSheepNot

      A política de Trump só funciona em países poderosos e influentes. Portugal não está nessa lista. Num país que precisa de ver a economia crescer, aquele tipo de política não funciona. O Trump não implementa nenhuma política que melhora ou defende as condições do povo. Faz o que faz apenas para mostrar que tem poder para agitar o mundo. Os americanos já não o querem lá.

      Se houvesse um presidente como o Trump em Portugal, que fecha as portas todas e cria conflitos desnecessários com os outros países, internacionalmentente o país cairia no abandono.

      Internamente haveria maior recessão, os impostos seriam ainda mais altos e o povo ficaria ainda mais pobre. O povo português, por ser tão passivo, iria deixar-se explorar até ao limite. Escravatura moderna.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Não sei se reparas-te, mas o teu ultimo paragrafo é a descrição do Portugal actual, e não está cá o Trump, está cá a geringonça.
        Impostos elevados (37%, mais do que no tempo do Governo anterior), criação de emprego, essencialmente só na restauração (com salários baixos) por causa dos turistas, quando os turistas forem embora, vai tudo para o desemprego novamente. Escravatura moderna é o Estado impor á plebe o impostos desta dimensão.
        O Estado sacar 37% do que um trabalhador ganha, nem sei como chamar a isso…

    2. Avatar de MarioM
      MarioM

      E o que são os interesses dos Portugueses ?
      Venderem-se a UE ? como fizeram ! venderem aos USA ? como sempre !
      O verdadeiro problema para a UE e para os USA é porque os Chineses já são a 1º Potencia Mundial e depois toca de fazer desinformação e meter medo.

  2. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Os chineses querem controlar tudo e todos, e usam qualquer pretexto para se infiltrar nas sociedades ocidentais.

    1. Avatar de JD
      JD

      e os americanos não?

      1. Avatar de KodiakShadows
        KodiakShadows

        Se soubesses do que se passa na maioria dos países Africanos onde a China meteu as botas e o dinheiro já não falavas assim. Não fales de cor, ah já agora para que fiques a saber eu não gosto muito de ouvir falar nos nomes Trump e May.

        1. Avatar de iSheepNot
          iSheepNot

          Todos os países poderosos fazem-no. Os EUA e a China é que neste momento estão na moda.

          A diferença entre esses dois está no facto de os EUA andar a bombardear e a matar inocentes nos outros países e depois usarem terrorismo como justificação. O exército americano conhece melhor os países que invade do que os EUA.

        2. Avatar de MarioM
          MarioM

          E da América ? Aproveita e lê o livro ” O Hitler Ganhou a Guerra ” vais ver o que USA têm feito. Um País que de democrático só tem nome.

        3. Avatar de Sujeito
          Sujeito

          Irrelevante. A questão dele é de se os americanos não são igualmente maus.

      2. Avatar de Pjs
        Pjs

        Nada contra o povo chinês, tudo contra a ditatura implacável dos comunas chineses. Se gostas tanto deles vai trabalhar para lá…

  3. Avatar de Xnelox
    Xnelox

    No campo da espionagem EUA já ocupou o lugar à muito tempo

  4. Avatar de pois
    pois

    Também não confio.

  5. Avatar de yrneh
    yrneh

    Sinceramente, prefiro ser “espionado” pelos EUA do que pela China. Sabem porquê? Direitos humanos/governo.

    1. Avatar de Mateus Pinto
      Mateus Pinto

      Eu prefiro não ser espiado por ninguém. Eu não vivo nos Estados Unidos nem China, portanto não tem direito a ver o que faço!

      Nem concordo com ser espiado pela Huawei (Não há provas) nem pela Microsoft, Intel e afins e no entanto somos. Porque que é que isso está autorizado? Quem me garante que ideias minhas a nível de desenvolvimento, planos econômicos etc não estão a ser filtrados para os Estados Unidos e eles avançam primeiro?

      1. Avatar de Samuel
        Samuel

        Há provas que o windows te espia mas não há provas que a huawei te espia. A huawei é obrigada a obedecer a lei do pais em que opera. O problema dos EUA é que a Huawei tem mais mercado que a APPLE e eles não nos conseguem espiar a todos.

    2. Avatar de MarioM
      MarioM

      Lê o Livro ” O Hitler Ganhou a Guerra ”
      e depois falamos

  6. Avatar de Nuno Oliveira
    Nuno Oliveira

    Mas desconfiam-se só porque sim?
    Só por ser uma empresa chinesa?

  7. Avatar de Mateus Pinto
    Mateus Pinto

    O governo chinês e as empresas não são a mesma coisa. Já todo o mundo sabe que o governo chinês, norte americano, russo e da coreia do Norte não são “flor que se cheire” , lutam pelo poder econômico e territorial e uns mais que outros, são fraudulentos.

    Neste caso são os estados unidos a apelar aos parceiros mas sem provas não acredito. A Intel, AMD, Microsoft e muitas outras tem backdoor para os Estados Unidos e nunca foram bloqueadas! Agora SEM PROVAS querem bloquear empresas chinesas?! Claro, porque interessa aos Estados Unidos! (Entenda -se que eles só nos ajudaram na 2a guerra porque a nível econômico afetou -os e tinham medo que se a Alemanha ganhasse, os russos e japoneses se unissem e eles fossem os próximos…)

    Portanto: se os Estados Unidos derem provas do que dizem muito bem, senão para mim é mais uma baforada do presidente deles. E isto sabendo que não tenho nenhum produto da Huawei e que tenho da Samsung (sul coreana, aliado dos Estados Unidos), que já teve problemas nas TV que espiavam os donos…e não foram bloqueadas!

  8. Avatar de Josh Magarev
    Josh Magarev

    Confiar em chineses? Nem na comida…faz me confusao tanta gente nos buffets dos chineses. Se vissem o que vi numa cozinha de um jamais voltariam

    1. Avatar de Mateus Pinto
      Mateus Pinto

      Generalização lol

      Se fosse assim, o que eu já vi numa cozinha portuguesa, então nunca mais ia a restaurantes tugas…

  9. Avatar de valeri
    valeri

    Isto dito por um tipo que é pago por lobbys…

    1. Avatar de MarioM
      MarioM

      Claro, um vendido.
      E na UE o que mais á é disso.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Não é “á”, mas sim “há” de haver.

        PS – Sem exigência, não há evolução.

  10. Avatar de Rafael
    Rafael

    Não sei porque a Europa deveria estar preocupada. A Europa é hoje a antiga União Soviética, só que numa versão afeminada, com os homens usando calças cada vez mais apertadas, e um bando de chorões.

    1. Avatar de MarioM
      MarioM

      Boa, Essa foi ACERTADA.

  11. Avatar de Samuel
    Samuel

    LOL tudo isto por ser uma marca chinesa LOL Espera aí todo o que temos é feito na china exceto o software.

    1. Avatar de José
      José

      E que alegria! Deve ser um puto que ainda não procurou trabalho! Descanse que eles continuam de bom grado a ganhar e a trabalhar por si. Há que manter aquele regime nojento.

      1. Avatar de Samuel
        Samuel

        A quem é que estás a chamar puto!! Vai mas é te informar seu puto.

  12. Avatar de Mário
    Mário

    E , esta 3° guerra mundial começou precisamente quando a china deixou que multinacionais explorarem de forma exaustiva o seu povo ..sendo essas empresas oriundas de todos os quadrantes (globalização) com reflexo em todos os quadrantes seguindo a mesma tendência.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      lol, não podias estar mais enganado.

  13. Avatar de Nuno Oliveira
    Nuno Oliveira

    Esta malta que defende boicotar uma empresa por causa do governo do seu país o que recomenda?
    Que um Chinês que queira ter uma empresa mude para um país onde essa empresa não pode funcionar?
    E será que esta malta também acharia que a Europa nos tivesse discriminado quando tínhamos nós um ditador em Portugal? Ou já nem se lembram???

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Primeiro que tudo, nada tem de ser recomendado em troca. Simplesmente não se usa. Se uma tecnologia, seja ela 5G ou outra coisa qualquer, não estiver vetada o suficiente, então não se aplica. Muito simples. A vida continua perfeitamente.

      1. Avatar de Nuno Oliveira
        Nuno Oliveira

        O sujeito não percebeu o que escrevi…

  14. Avatar de Nuno Oliveira
    Nuno Oliveira

    O sujeito não percebeu o que escrevi…