Vespa Elettrica – Scooter elétrica começará a ser vendida em outubro

36 Comentários

No mercado das scooters, a Vespa é considerada uma das marcas mais emblemáticas.

Seguindo a tendência do mercado, a marca italiana irá agora lançar a Vespa Elettrica, a primeira scooter elétrica da marca que começará a ser vendida em Outubro.

Vespa elettrica

A Vespa é, para muitos, uma das marcas mais emblemáticas de scooters. Novas, velhas ou restauradas, esta é uma relíquia que muitos guardam para explorar o asfalto na melhor companhia.

Embora muitos destaquem a qualidade dos modelos mais antigos, a verdade é que estes motociclos têm também acompanhado os tempos para chegar a novos públicos-alvo.

Como já vinha a ser falado há algum tempo, a marca italiana tem estado a preparar uma versão elétrica da sua scooter, seguindo assim a tendência do mercado.

A Vespa Elettrica, nome dado a esta nova versão, terá uma autonomia de cerca de 100 quilómetros e um desempenho idêntico às atuais de 50 cc. A bateria terá um tempo estimado de carga de quatro horas e levará 1000 ciclos de carga (ou dez anos) até à capacidade total cair para os 80%.

Ainda não se sabe qual a velocidade máxima que irá atingir, mas já é conhecido que terá um modo de poupança que limitará a velocidade máxima a 30 km/h. Esta scooter traz também algumas funcionalidades baseadas na inteligência artificial, como é o caso da detecção automática de pedestres e automóveis e a sugestão de caminhos alternativos quando deteta excesso de tráfego.

No planos futuros está também uma outra versão, a Vespa Elettrica X que irá elevar a autonomia para 200 quilómetros, usando uma pequena bateria adicional e um gerador a combustível.

Esta nova Vespa irá começar agora a ser produzida, estando planeado o início da sua comercialização na Europa já em outubro e na Ásia e Estados Unidos no início de 2019.

O preço da Vespa Elettrica ainda não é conhecido, mas será idêntico aos tipos de gama já hoje comercializados pela marca italiana.

Comentários

36

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de André Fontes
    André Fontes

    Faz lembrar a história do Nokia 3310 lol

  2. Avatar de miguel
    miguel

    Se andar na casa dos 2500€ talvez pense comprar uma.

    1. Avatar de EacHTimE
      EacHTimE

      deve ser deve. Sendo Vespa deve estar mais próximo dos 10000€

      1. Avatar de Crow-
        Crow-

        Não vamos exagerar..
        Olhando para esta Vespa percebe-se que aparenta ser uma versão elétrica da Vespa Primavera, que na versão 50c ronda os 3000€ e a versão 125c os 4500€.
        2500€ é impensável mas também não vamos para o outro extremo.

    2. Avatar de One Armed Bandit
      One Armed Bandit

      Ah! Ah! Ah!
      Consulta os preços dos modelo tradicionais…

    3. Avatar de Metal
      Metal

      Se andas à procura de meio de deslocação na ordem desses valores vê a PCX 125 de 2018.
      A melhor acelera com a relação custo beneficio.
      Desculpem. Sei que não se trata de um modelo eléctrico mas neste momento em duas rodas acho que ainda é muito cedo para se comprar uma “mota eléctrica”. Se querem algo eléctrico de duas rodas vejam as bicicletas. Existem no mercado boas ofertas ( dependendo do numero de Km´s que se pretende fazer nelas). As baterias são mais baratas (substituição), manutenção mais barata e custo mais barato também (em alguns casos).
      Mas eu avaliei isto tudo e cheguei à conclusão que para uma média de 30Km diários o melhor é mesmo uma Scooter 125.
      Carta de carro.
      Baixo custo (mesmo tendo em conta que seja nova)
      Puxa por mim e não sou eu a puxar por ela.
      Baixa manutenção (muito baixa mesmo)
      Consumos (2.5l aos 100km)
      Autonomia
      Disponibilidade imediata sem necessitar de estar á espra que carregue.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Sem dúvida.
        Incluiria também a Yamaha NMAX no rol de scooters a escolher.
        Recomendo sempre tirar a carta de condução mais cedo ou mais tarde. É uma mais-valia e a segurança adicional justifica-o.

        1. Avatar de Filipe santos4
          Filipe santos4

          Totalmente de acordo, por lapso e por jeito a alguém amigo de alguém, a lei foi alterada para todo e qualquer cidadão com carta de ligeiros, com ou sem formação ou pratica em duas rodas( bicicleta não conta ) agarra numa 125 e enfia-se de qualquer maneira no trânsito depois os motociclistas não teem respeito por nada

    4. Avatar de João
      João

      Na China quase já só se vendem motas elétricas. Algumas delas estão já disponíveis na europa. Vejam o exemplo desta marca por exemplo. https://www.niu.com/ consegues motas a 2500€ sim.

      1. Avatar de João Pedro
        João Pedro

        Esta já se vende cá? Como consultas os preços?

  3. Avatar de Miguel Matos
    Miguel Matos

    Estou curioso para ver os preços..Como é que serão face aos da scooter Niu que está a começar a chegar ao mercado também.

    1. Avatar de TugAzeiteiro
      TugAzeiteiro

      Deve chegar também para o ano a Xiaomi Super Soco… e essa vai rebentar com os preços!

      1. Avatar de Miguel Matos
        Miguel Matos

        Essa já está à venda cá em PT..Em Matosinhos há uma loja a comercializar esse modelo..inclusivé já fiz um teste drive a essa bike!

        1. Avatar de Michael Pereira
          Michael Pereira

          Não é a Xiaomi… É apenas Super Soco.

  4. Avatar de Miguel
    Miguel

    Acho que a Vespa (Piaggio) é a marca que pode fazer a diferença no salto para veículos de duas rodas eléctricos, não pela tecnologia dos motores, que no meu ver até podia ser melhor (mais potente e um pouco mais de bateria, mesmo que tivesse de ser mais corpulenta como as 125CC Super ou 300CC). No entanto podem marcar a diferença por serem a primeira marca que aposta no design e com certeza fará uma mota electrica que não se distinga assim tanto de uma mota normal..

    Veremos se estou certo, mas na minha opinião, para os veículos Hibridos / electricos, etc vingarem têm de ter um design apelativo, coisa que geralmente não acontece, normalmente optam por looks demasiado futuristas que não são aceites pelo publico. Com um bom design ou igual à alternativa de combustível fossil haverão sempre algumas pessoas a optar pelo eléctrico.

    A motorização devia ser tão simples quanto no configurador dizer se quer um 1000CC gasolina, um 1.5 gasóleo
    ou um 50-kWh eléctrico.

    P.S.: Conhecem isto?
    https://www.youtube.com/watch?v=0zwazxjPI_g

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      O ano passado, no Porto (encontro nacional de VEs) estava um igual a esse!

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Muito interessante, é assim que devia ser!..
        Pena que quando o fizeram não era permitido circular (segundo me contaram)

  5. Avatar de Nuno
    Nuno

    A Xiaomi lançou uma scotter elétrica

    1. Avatar de EC
      EC

      Scooter tipo mota ou tipo trotinete? Eu tenho uma trotinete há + de 1 ano comprada na Gearbest. Tem autonomia de 30Km, velocidade max de 25km/h e travagem c/ ABS. Comprei tb um assento adaptável que da um look algo estranho, mas é bastante pratico. Recomendo trocar os pneus de origem (tradicional de pressão) para uns sólidos, pois senão vão passar a maior parte do tempo a arranjar furos.

  6. Avatar de Xnelox
    Xnelox

    Melhor esperar pela PCX elétrica, pois atualmente é a compra mais inteligente a nível de scooters

  7. Avatar de Zé Pedro
    Zé Pedro

    Xiaomi M365 é o melhor que ainda por aí relação preço / qualidade

  8. Avatar de Filipe santos4
    Filipe santos4

    A xiaomi não tem scooter, tem trotinetes e bicicletas eléctricas, teem a sua utilidade mas não são de forma alguma scooter.

    1. Avatar de TugAzeiteiro
      TugAzeiteiro

      Não tem? Então a Xiaomi Super Soco é o quê?!
      haaa e começa nos 650€ para 80Kms… 780€ para 100kms e 950€ para 120kms…. esta Vespa para os mesmos 100kms devem pedir bem mais.. mas bem mais!!

  9. Avatar de Filipe santos4
    Filipe santos4

    Bom! Hesiste uma coisa com um quadro e plásticos para cobrir a falta de nada por dentro, que parece uma scooter mini, mas até estar minamente dentro da lei portuguesa para ter matrícula, é possível que venha a ser mais uma mas sem pedais, ou como o Renault eléctrico por 7000 eur.
    Não pode ser comercializado na Europa.

    1. Avatar de Diogo
      Diogo

      Hesiste??? o Camões está orgulhoso…

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      Como são dois erros na mesma palavra, anulam-se. “existe” não leva “h” e é com “x”.
      O facto da frase também ter três linhas sem um ponto final não ajuda à compreensão.

  10. Avatar de VaGNaroK
    VaGNaroK

    ” usando uma pequena bateria adicional e um gerador a combustível.”, não seria mais fácil fazer algum método de aproveitamento da rotação do pneu dianteiro como um alternador acoplado na roda igual o motor elétrico acoplado na roda de trás e aproveitar o movimento de deslocamento para gerar energia para carregar uma bateria auxiliar e aumentar a autonomia? ou até mesmo para carregar a própria bateria enquanto está usando-a? Não sei por que tanta dificuldade de fazer algo desse porte principalmente em carros.

    1. Avatar de Ruy Acquaviva
      Ruy Acquaviva

      Já existe, chama-se freio regenerativo. Usa o próprio motor como gerador e freio, recuperando parte da energia cinética nas frenagens e descidas, convertendo-a em energia elétrica e com isso aumentando a autonomia das baterias.
      É um item encontrado em quase todos (senão todos) os automóveis elétricos atuais.

      1. Avatar de VaGNaroK
        VaGNaroK

        O problema dessa tecnologia que ele só carrega a bateria quando se “freia” ou retira o pé do acelerador, já o método descrito acima carregaria a bateria tanto “freiando” quanto em movimento já que só o movimento em si já geraria carga para as baterias independente da velocidade.

        1. Avatar de Ruy Acquaviva
          Ruy Acquaviva

          Pegue um livro de física básica e estude um pouquinho de termodinâmica porque o que você está dizendo é fisicamente impossível.
          A energia não pode ser criada do nada. Quando você gera energia elétrica a partir do movimento você reduz a energia cinética (ou seja, freia) e transforma essa energia cinética em energia elétrica.
          Pelo que você disse parece que você acha que quando um dínamo gerador está produzindo eletricidade o seu eixo gira livre. Mas não é assim, para gerar eletricidade por indução um condutor tem que atravessar as linhas de força de um campo magnético, gerando uma corrente elétrica e outro campo magnético induzido em torno ao condutor. Os dois campos magnéticos interagem entre sí resistindo ao movimento. Na verdade essa resistência ao movimento é a própria transformação de energia cinética em elétrica.
          E se não é possível um movimento livre (sem frenagem) produzindo energia elétrica, obviamente não faz sentido ter um motor elétrico produzindo o movimento que sofre oposição de um gerador que, como expliquei, atua como freio. O único resultado seria acumular perdas por atrito e pela transformação de uma parte da energia transformada em energia térmica, provocando apenas aquecimento do sistema.
          Concluindo: Não funciona.
          Um bom livro de física básica pode ajudá-lo se quiser entender melhor, Comece pela termodinâmica e depois siga para eletromagnetismo.

        2. Avatar de PeterJust
          PeterJust

          Como é óbvio esse método resulta quando se quer propositadamente perder energia, ou seja, quando trava ou abranda o movimento. Se tem outro motor a converter energia eléctrica em mecânica, onde obviamente há perdas, e colocar outro motor a transformar energia mecânica em eléctrica onde também há perdas, repare que são só perdas, a bateria ia durar metade do tempo nesse caso. Se assim não fosse todos os problemas energéticos, de baterias e autonomias estavam resolvidos

    2. Avatar de Daniel
      Daniel

      É, há uma dificuldade. Chama-se Física.

  11. Avatar de gonçlo
    gonçlo

    Gosto mais da Vectrix Premium: http://www.vectrix.pt
    Poderosa e Confortável…!

  12. Avatar de Vanderlei Werneck
    Vanderlei Werneck

    aqui no Brasil a quem se interessar pela a versão e quiser , desenvolver um trabalho de vender em todo o Brasil eu tenho para apresentar em design e qualidade 200% https://scontent.fcwb1-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/40371561_1697001013742961_8754016726552674304_n.jpg?_nc_cat=0&oh=d600a826486224b270c4c8ea66226786&oe=5BF56E79

  13. Avatar de Matheus Prado
    Matheus Prado

    Empresa Piccoli Green Technology tem motos Eletricas e Scooters com preços apartar de 1500,00 Euros.
    Banco Santander, Montepio,BPI fazem financiamento também.