Versão alpha do Firefox para Android já disponível

19 Comentários

Apesar dos palpites apontarem para perto do fim do ano como data prevista para o lançamento do Fennec (Firefox para plataformas móveis), já anda a circular uma versão alpha que funciona a 100% na plataforma Android. Esta versão não é oficial, trata-se de um port do Fennec disponível para o N900 feito por um utilizador.

<p style="text-align: center;"><!--adsense#sapo--></p>
<!--more-->

Talvez 100% seja exagero, pois apesar de funcionar e de estar optimizada para o Milestone, ainda está um pouco crua e nota-se que ainda tem um longo caminho a percorrer. Ainda assim é de louvar o trabalho do developer.

Como podem ver, esta versão não está acabada nem de perto nem de longe, mas ainda assim são muito boas noticias para os amantes do Firefox, o browser que fica assim disponível noutra plataforma. Outra coisa boa nesta versão e que agradará a muitos utilizadores: os addons.

Acredito que vão surgir bastantes melhorias e em pouco tempo teremos cá fora uma versão não oficial a funcionar a 100%, igual à versão para o N900. Assim sendo, quem quiser experimentar (por sua conta e risco), são 41MB. Em princípio só funcionará em versões 2.X, mas é uma questão de testar.

Homepage: XDA

Autor: Pplware
Partilhar:

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de dajosova
    dajosova

    édia PRIMEIRO. É mentira! 😀

    1. Avatar de dajosova
      dajosova

      Fora de brincadeiras; fico contente por saber que o Firefox estará presente nos Android.

      Estou mortinho para ter um Desire na mão.

  2. Avatar de angolano
    angolano

    o firefox esta mesmo a evoluir, gosto dele.
    Alguem ai sabe como instalo o android no N900, é que acabei de comprar um por uma pipa de massa e simplesmente estou a achar uma M****.
    nao presta para nada, nao suporta mms, nao da para fazer video chamadas, nao da para sincronizar os contactos com a OVI.COM, nao me traz aplicativos nenhum de jeito e para instalar a maioria nem é compativel.
    QUERO ANDROID

    1. Avatar de dajosova
      dajosova

      Há quem se tenha desfeito de um novo por 95€. Ainda me está aqui atravessado. LOL

      1. Avatar de angolano
        angolano

        o que acham do sonyeriksson xp1 ou xp2? talves va comprar um desses ou mesmo o htc hd2

        1. Avatar de dajosova
          dajosova

          Vais mais bem servido com o HD2 ou se puderes, aposta nos Android.

          Para mim, neste momento a escolha está feita:

          HTC Desire.

          1. Avatar de angolano
            angolano

            ok obrigado, vou ver as caracteristicas desse

          2. Avatar de MSilva
            MSilva

            Não obrigado. Tinha uma HTC Hero(muito bom), mas agora tenho um Nexus One (fantástico “desire” tornado realidade :-)).

    2. Avatar de viperbruno
      viperbruno

      Se não sabes trabalhar com ele é uma coisa, agora fazeres acusações dessas é que não.

      Como a lista de duvidas já é grande, se estiveres interessado em ser ajudado agradecia que as fizesses por tópicos.

      ex: Porque que o N900 bla,bla
      Porque que …

      1. Avatar de angolano
        angolano

        Eu nao saber trabalhar com ele? bem pode ate ser pois tenho o telemovel a menos de 24 horas.
        1- Nao Suporta MMS. para alem de nao suportar mms o quando envio sms nem consigo configurar o rai do telemovel para receber relatorios de estado das mensagens que envio. Sinceramente nao achei pratico aquela forma de organizaçao.
        2-Nao encontrei o botaozinho para fazer a chamada de video e muito menos consigo receber uma.
        3-Navegare pela internet do operador so pelo WAP, de outra forma nao da.
        4-tenho os meus contactos todos em ovi.com e por incrivel que pareça nem a propria nokia suporta o telemovel para sincronizar.
        5- Instalaçao de aplicativos é um deus nos acuda pois poucos suportam o telemovel.
        queres que eu continue a lista?….

        1. Avatar de manel
          manel

          Eu não sei as características desse telemovel, mas se não tens mms, nem video chamadas e só acede à net por wap, parece-me que não tens o 3G bem configurado.. Ou o teu cartão está com o serviço desactivado.

          1. Avatar de angolano
            angolano

            pois tambem foi isso que pensei caro amigo, liguei ao apoio ao cliente e eles fui informado k esse telemovel so da para aceder a internet via WAP, e que nao suporta mms. por acaso ele ate da-me sempre a indicaçao que esta a usar a rede 3g

          2. Avatar de João Campinhos

            Nada disso. O N900 não suporta mms nem vídeo chamadas de origem, como podiam ter lido aqui: https://pplware.sitedev.pt/gadgets/analise-nokia-n900/

        2. Avatar de viperbruno
          viperbruno

          1- MMS? Basta instalares um pulgin se te faz tanta falta.

          2- A proxima actualização já traz o suporte a video-chamadas. Fica atento ao PR 1.2!

          3- Eu aqui consigo navegar a 3,5G e via Wi-Fi

          4- A Nokia já está a tratar disso. Em breve vai ser lançado uma nova versão do OVI suite.

          5- Tens que adicionar os catalogos necessarios para o efeito quando a aplicação não os tras incluidos no instalador. Se souberes Linux, tambem saberas faze-lo em Maemo.

          http://thenokiablog.com/2009/10/27/maemo-extras-nokia-n900-applications/

          Mais alguma duvida?

          1. Avatar de viperbruno
            viperbruno

            Notas: A Aplicação de MMS pode ser facilmente encontrada no Gestor de aplicações atraves do botão “Procurar” (nas opções)

            -Para a aplicação funcionar tens de instalar alguns pacotes (quando te aparecer um erro de instalação clicas em “Detalhes” e depois vai ao separador “Problemas” e vè todos os pacotes que te faltam e procura-os atraves do Gestor de aplicações. Isso acontece porque a aplicação não foi escrita nas APIs de origem do Maemo.

          2. Avatar de angolano
            angolano

            qual plugin? ou que pacotes?

          3. Avatar de viperbruno
            viperbruno

            fMMS e o mais recomendado pela comunidade.

            Basta seguires isto e voila MMS de volta:

            http://wiki.maemo.org/MMS

  3. Avatar de MobileApps - Tudo Sobre Telemóveis

    firefox sempre a surpreender-nos… ainda bm 😀 😀 😀

  4. Avatar de Pedro
    Pedro

    O firefox está sempre a melhorar, qualquer dia fazem como a Google, um SO!