Venom, a falha grave que ameaça datacenters e as suas máquinas

17 Comentários

Os problemas de segurança tendem a afectar todos e qualquer equipamentos e sistemas onde correm. Podem estar dormentes durante anos e de um momento para o outro atingirem um número de elevado de equipamentos e de utilizadores.

Depois de em 2014 terem surgido problemas de segurança graves em software que sustenta muitas das transacções e mecanismos de segurança da Internet, surge agora uma nova ameaça, provavelmente mais grave do que qualquer outra que tenha surgido recentemente.

O Venom está presente na maioria dos datacenters modernos e pode facilmente ser explorado para dar acesso a qualquer máquina dentro destas estruturas.

venom_1

Depois de termos visto surgir em 2014 bugs de segurança como o Heartbleed, o ShellShock ou o Puddle, surge agora um novo problema, o Venom, que não afectando directamente o software que serve de porta de entrada para a Internet, coloca em causa os servidores que lhes dão suporte, e em especial as plataforma de virtualização, tão usadas hoje em dia.

Este novo bug de segurança afecta a maioria das plataformas de virtualização que são usadas hoje em dia e isso tem um impacto grande nos serviços que sustentam a Internet. O seu nome vem do acrónimo Virtualized Environment Neglected Operations Manipulation.

A falha está num dispositivo virtual que há muito deixou de ser usado, mas que os softwares de controlo das plataforma de virtualização insistem em ter presente e assignar a cada máquina que é criada.

Falamos de uma simples drive de disquetes, que mesmo não sendo física, acaba por afectar todos os sistemas. É um bug que foi descoberto em 2004 no emulador open-source QEMU.

Muitos dos sistema de virtualização, com o Xen, KVM ou VirtualBox, continuam a usar este código com falhas e por isso estão expostos ao problema.

Curiosamente, outros sistemas, como o VMware, Microsoft Hyper-V e Bochs não são afectados pelo Venom, estando por isso imunes a este problema.

venom_02

Para explorar o Venom o atacante tem de ter acesso a uma as máquinas virtuais que está na hipervisor e fazer uso da drive de disquetes virtual. Mesmo não sendo usada as máquinas carregam-na no seu arranque e pode a qualquer momento ser usada.

A partir deste ponto o acesso a toda a estrutura de virtualização é garantido, podendo o atacante aceder a máquinas que estejam na mesma plataforma de virtualização e até a toda a estrutura de gestão da mesma, desde o centro de controlo das máquinas virtuais até às camadas de rede, onde podem escutar os dados que passam.

Até agora, e segundo a empresa de segurança que descobriu o Venom, não existe qualquer caso conhecido em que a falha tenha sido explorada, mas dada a sua sensibilidade e perigo, todas as empresas que mantêm software de virtualização estão a lançar actualizações que corrigem a falha.

A forma mais simples de garantir a segurança dos sistemas é mesmo através destas actualizações e de um controlo apertado de quem acede às máquinas.

O Venom vem novamente levantar o espectro sobre os problemas que podem atingir a Internet e todas as máquinas que a sustentam e mantêm.

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Filipe Peixinho
    Filipe Peixinho

    na cabeca de qq geek, o venon é preto e só ataca o homem aranha

  2. Avatar de João Silva
    João Silva

    Continuo a achar que o Android é melhor que o IOS devido às vulnerabilidades como esta serem corrigidas de imediato.

    1. Avatar de Fernando Miranda
      Fernando Miranda

      Fica a saber que no iOS isto não acontece porque é um sistema operativo baseado em .dlls que cumprem todas as directivas de segurança e com um forte apoio da comunidade open-source.

      1. Avatar de Toze Martins
        Toze Martins

        No meu entender IOS ou Android e’ irrelevante visto serem muito parecidos em termos de seguranca, eu acho que neste caso a plataforma symbian estaria a frente visto ser mais facilmente actualizavel e problemas de seguranca desta ordem nao aconteceriam.

    2. Avatar de João Silva
      João Silva

      Nuno, só para te calar, sempre que o keychain do android é atualizado o update é espalhado em tempo real para todos os users, no caso do ios não dá porque as dlls do sistema operativo ficam bloqueadas no momento do update e tens que reiniciar.

    3. Avatar de Pedro Miranda (mano)
      Pedro Miranda (mano)

      O Fernando Miranda, é o maior especialista em Android. Foi ele que fez a primeira app portuguesa na apple store! És o maior!

    4. Avatar de Mota
      Mota

      WTF.

      Que tem isso a ver com a noticia.. omg. Esta gente anda doente.

      1. Avatar de Amâncio Fafe
        Amâncio Fafe

        A não ser que ainda jogues snake no nokia 3310, esta notícia tem tudo a ver com smartphones que venham com o modulo de qemu. (o que são 99% dos smartphones de hoje em dia)

      2. Avatar de Fabio Coelho
        Fabio Coelho

        Acho que tu e’ que ainda nao percebeste o impacto que a noticia tem para os smarphones , se lesses a noticia com cuidado percebias.

    5. Avatar de Mega
      Mega

      Eu tb acho que és parvo por 2 motivos:
      1º por achares que o Android é melhor que o IOS devido ás vulnerabilidades.
      2º por fazeres comentários que não tem nada com o tópico.

      1. Avatar de Toze Martins
        Toze Martins

        Mais um user que concorda comigo em relacao ao symbian…

    6. Avatar de Jorge Caturra
      Jorge Caturra

      Toda a gente sabe que o symbian é o melhor sistema operativo.

  3. Avatar de Puddlista
    Puddlista

    Esse Puddle é um zero day?!

  4. Avatar de Marcio
    Marcio

    AInda bem que tenho os updates automaticos ligados no meu windows 7, senao estava lixado com tantas vulnerabilidades do windows.

    1. Avatar de Fausto Pedreiro
      Fausto Pedreiro

      Mais vale fazer update para o windows 8.1 que nao contem o qemu.

      1. Avatar de Andrey Oliveira
        Andrey Oliveira

        E desde quando no 7 tem?

        1. Avatar de Ze Martelo
          Ze Martelo

          O windows 7 ja vem com o Qemu ha bastante tempo, pela simples razao de poder correr o codigo nativo do “windows phone” duma forma rapida e eficiente fazendo concorrencia ao Symbian.