Venezuela – Magalhães nas escolas mas com Linux!

39 Comentários

O Magalhães (não o descobridor português mas o computador) criado na iniciativa do plano tecnológico do governo português, começa a navegar por novas águas e por novos territórios. O mini computador começou a ser distribuído pelas escolas da Venezuela mas com um pormenor, apenas possui instalado o Linux.

Neste fim de semana o Ministério da educação Venezuelano, começou a implementar o seu programa designado projecto Canaima. Este projecto consiste em trazer a tecnologia ao alcance das crianças venezuelanas (à semelhança do E-Escolas) nas escolas primárias e fomentar a disseminação da tecnologia no sistema educacional desse país.

Apesar das escolas estarem actualmente em férias, o ministério vai promover workshops para professores acerca de como usarem o Magalhães como ferramenta educacional. A partir de Setembro, assim que o semestre começar, o ministério da educação desse país, prevê que 50.000 Magalhães sejam distribuídos por 1150 escolas a nível nacional.

Esta primeira distribuição é apenas uma parte dos 350.000 computadores que Portugal acordou enviar para a Venezuela a troco de um fornecimento de Petróleo, por parte do país de Hugo Chávez.

No futuro, a Venezuela pretenderá ela própria desenvolver os seus programas educativos para o Magalhães, bem como criar no seu país uma linha de montagem destes computador, tal como é previsto no acordo com o governo Português.

Talvez a notícia mais interessante seja a de apenas ser incluído nesta versão do Magalhães uma distribuição de Linux, assumimos que possa ser o Caixa Mágica já que é a única incluída a par do Windows num sistema dual boot nos Magalhães nacionais. A outra hipótese terá sido os Magalhães serem exportados sem sistema operativo e / ou lhes ser instalado a distribuição de Linux Canaima antes ou depois de chegarem à Venezuela.

Não deixamos de salientar que este é mais um  exemplo que demonstra o potencial do Linux para fechar negócios muito rentáveis. Isto porque, pelo que se sabe, o governo liderado por Hugo Chávez exigiu expressamente que os Magalhães fossem apenas equipados com o Linux, para que o negócio fosse concretizado.

Assim, a Venezuela fica equipada com computadores Magalhães potenciando o desenvolvimento do sistema educativo do país e o Governo Português recebe o encaixe da venda dos mesmos, envolvendo eventualmente privilégios a nível de petróleo, conforme veiculado na vinda de Hugo Chávez a Portugal.

Ambos os países ficam a ganhar. Este acordo eventualmente não teria sido possível sem as características que estão por trás da concepção do projecto Magalhães (com o devido mérito de quem o concebeu) e sem a nossa uma distribuição de Linux Caixa Mágica. venezuelaanalysis

Autor: Pplware
Partilhar:

Comentários

39

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Paulo Martins
    Paulo Martins

    Magalhaes em troca de Petroleo Grande negoçio

    Eu tenho aqui duas alfaces ninguem quer trocar por petroleo?

    1. Avatar de NT
      NT

      Pois,

      Caganda negócio… Agora o primeiro ministro mete os carros eléctricos cá para fora e lá se vai o negócio… O pior é que o pessoal do petróleo (que por acaso a maior empresa petrolífera do mundo é que detém uma das maiores “fábricas” de baterias [Exxon tem a TUDOR…]) não podem, para já, deixar que os carros eléctricos andem por aí! Não quero ser do contra, mas é a crise 😛

      1. Avatar de CarlosMC
        CarlosMC

        Os negócios são feitos pelo seu valor económico, não pela natureza dos bens.

        E deixa lá que uma das maiores da Europa é portuguesa (a Autosil)!

  2. Avatar de Toni Almeida

    Vamos ver se o pessoal se lembra deste enorme passo que o Sócrates deu…
    Fiquei bastante feliz pelo nosso país mal li o titulo da noticia pelo feed.

    “e o Governo Português recebe o encaixe da venda dos mesmos, envolvendo eventualmente privilégios a nível de petróleo”

    1. Avatar de J.C
      J.C

      O Sócrates fica bem é a fazer discursos de derrotas ou a ser educado pela Blogger que lhe fez ver que os Autistas em Porutgal não são tratados como os seus acessores lhe informam.

      De resto… pouco ou nada vejo de bem feito. É que até o que era supostamente bem feito como o Magalhães neste caso, foi feito para salvar uma empresa que esta a ser investigada pelas autoridades e para criar uma fundação com dinheiros publicos para fugir a concursos… e encher os bolsos a alguem.

      A medida é boa. Pena é que não tenha sido implementada com a transparencia que merecia.

      1. Avatar de Crysis

        “foi feito para salvar uma empresa que esta a ser investigada pelas autoridades”

        E o que é que uma coisa tem a ver com a outra?

  3. Avatar de Guilherme de Sousa
    Guilherme de Sousa

    tens ai uma pequena gafe:

    “O Magalhães (não o descobridor português) mas o computador criado ”

    “O Magalhães (não o descobridor português mas o computador) criado (…)”

    1. Avatar de Rui Oliveira

      De facto aquele parêntesis fechou cedo de mais 😉 Obrigado pelo reparo 🙂

  4. Avatar de Daniel Marques
    Daniel Marques

    Só uma informação adicional… O Sistema Operativo instalado no Canaima chama-se mesmo “Canaima” e é baseado em Debian.

    Mais informações aqui:
    http://canaima.softwarelibre.gob.ve/cms

    1. Avatar de Rui Oliveira

      Obrigado Daniel corrigi com a tua informação no final do artigo dado o magalhães poder não ir com nenhum sistema operativo e acrescentei a possibilidade de facto lhe poder ser instalado o Canaima (já que é uma informação que não pudemos apurar até agora)

      Não muda de qualquer forma o sentido da notícia e evita ambiguidades 😉

      1. Avatar de Soares
        Soares

        De facto, o “Magalhães Canaima” já sai de Portugal com o SO instalado. A informação do Daniel é correcta. O SO escolhido foi o Linux Canaima.

  5. Avatar de A friend
    A friend

    “Magalhux” na Venezuela… é bem… são mais espertos que nós! 😀

    1. Avatar de CarlosMC
      CarlosMC

      +1 (mas acho que em grande parte é por causas circunstanciais: baixa do pitrol e turras com os américas)

      1. Avatar de A friend
        A friend

        Já que não vamos ver resultados dessa troca, pelo menos que mandem para cá umas Venezuelanas… 😀 sempre dá para afogar as maguas do nosso triste preço da Gasolina/Gasoleo…

    2. Avatar de EacHTimE
      EacHTimE

      Venezuelux

  6. Avatar de J.C
    J.C

    O que eu quero saber é se esse petroleo vem para ajudar os Portugueses ou para encher os bolsos da Galp.

    1. Avatar de sergio
      sergio

      claro que é pra encher os bolsos.. basta ver que quando o barril esteve no nivel mais baixo de sempre após os niveis mais altos, aqui em portugal os combstiveis nunca atingiram o nivel que deviam…

      btw gostei da iniciativa de só usarem linux.. acho que obriga a puxar pelo caco dos alunos, eu gostava de ter crescido a trabalhar em linux, isto não tem nada a ver com windows fan boy ou linux fan boy até porque uso os 2 mas não sei dar o devido uso ao linux…

    2. Avatar de CarlosMC
      CarlosMC

      O petróleo vem para ajudar os alemães que nos vendem os carros 🙂

  7. Avatar de Shogun
    Shogun

    Não quero iniciar mais uma guerra Linux vs Whatever, mas leiam este artigo http://www.vivaolinux.com.br/dica/Suas-particoes-Linux-encheram-Nao-tem-mais-espaco-Veja-o-que-voce-pode-fazer

    Como é possivel um sistema operativo só porque não tem mais espaco livre entrar em colapso?

    1. Avatar de Nuno Teixeira
      Nuno Teixeira

      Onde é que no artigo é dito que entra em colapso?

      É possível remover os ficheiros temporários com o sistema em execução.

      1. Avatar de Shogun
        Shogun

        “Movimentos espontâneos ou sumiço de cursor do mouse, janelas abrem sozinhas, você não consegue mais navegar, seu Firefox retorna sucessivos erros, o boot do seu Linux, em modo “verbose”, mostra mensagens de erros de partição, você não consegue mais criar pastas ou ícones, começa a receber mensagens de que não tem permissões de escrita em certos diretórios (permissões que antes você tinha ou seu sistema as usava e escrevia automaticamente), não tem mais memória para atualizar nada, fica sem a tela de login ou se essa aparece, mas dá erros e você não loga etc. Quase não dá para usar!

        Isto n é entrar em colapso?

    2. Avatar de Gerardo

      Experimenta acabar com o espaço do disco de sistema do windows e vais ver o que acontece. Ainda à uns dias foi um servidor 2008 a ficar “todo maluco”, o servidor mais avançado da Microsoft. Por isso esse argumento não serve porque são os 2 iguais….

  8. Avatar de Nuno Peralta

    Enquanto usam Linux, não usam Internet Explorer 6…

  9. Avatar de Olly
    Olly

    O Hugo Chavez apenas exigiu o Linux porque não quer ter nada a ver com os “imperialistas ianques” (citando o próprio). Quem fica a ganhar é o Linux 😀

    1. Avatar de Gonçalo Oliveira
      Gonçalo Oliveira

      Além disso a parte de “desenvolver o seu próprio software educativo” assusta-me um bocado num país como na Venezuela actualmente. O dedo de Hugo Chavez e das suas ideias imperialistas e controladoras há-de estar lá metido…

  10. Avatar de francisco
    francisco

    os responsáveis pelo projecto na Venezuela são bem mais espertos que o s portugueses e relação ao SO escolhido.

  11. Avatar de Nuno Teixeira
    Nuno Teixeira

    Isso do sistema instalado ser o Linux ou Windows é uma falsa questão. Ou por outra é uma questão secundária.

    O mais importante, para mim, é o que os alunos e os professores fazem com o Magalhães. O ideal seria que fosse criado um programa baseado na web onde todos os alunos teriam acesso, dando um avanço importante na área do e-learning. Neste caso, um sistema Linux seria o suficiente.

    Mas isso não quer dizer que não se devesse usar software específico que só pode ser usado em Windows. O importante é o ensino em si e não se se usa Linux ou Windows.

    Devia-se discutir a falta de programa educativo.

  12. Avatar de BlinZK
    BlinZK

    Bem… aquele Linux leva cá um tempão a iniciar!! lol

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Tambem fiquei impressionado com o tempo de arranque do mesmo! De acordo com os fanboys o linux é a coisa mais leve que existe a face da terra!!

    2. Avatar de Paulo Pereira
      Paulo Pereira

      2 minutos até ao desktop!! Aquilo ainda está sem petróleo!

  13. Avatar de mane
    mane

    Apesar de tudo que se possa dizer do “chaves” para já demonstram mais tato nas medidas. Formação aos profes, coisa que cá não existiu. Escolha do SO

  14. Avatar de Miguel Jeri

    Isto porque a Venezuela não está com pruridos a tentar agradar à Microsoft. Linux neles, quem quiser que compre o Windows. O dinheiro dos contribuintes é para ser bem gasto.

    1. Avatar de Helder
      Helder

      LOL, n devemos conhecer o mesmo Hugo Chavez 😛

      1. Avatar de Miguel Jeri

        É bem possível que não!

  15. Avatar de jope
    jope

    Sou Português,vivi e trabalhei vários anos na Alemanha,posso afirmar que a mentalidade portuguêsa é muito mas mesmo muito muito uma mentalidade Miguel Vasconcelos.Hipócrita Derrotista e traidora

    1. Avatar de A friend
      A friend

      Sou Português, vivo e trabalho em Portugal, e não precisei de ir para a alemanha para poder sobrescrever esse comentário 😀

  16. Avatar de frlb
    frlb

    A distro chama-se “Canaima” e não “Caimana” 🙂