Vendas globais de elétricos aumentaram 13% em junho, mas diminuíram 7% na Europa

232 Comentários

Com os planos para os carros elétricos que governos e empresas estão a traçar, importa entender como se comportam as vendas. Segundo a Rho Motion, as vendas globais de veículos elétricos aumentaram 13% em junho, mas diminuíram 7% na Europa.

Carros elétricos

A procura de carros elétricos abrandou nos últimos meses, após ter aumentado drasticamente nos meses anteriores. Isto, porque, enquanto aguardam a chegada ao mercado de modelos mais acessíveis, os consumidores escolhem alternativas híbridas.

Apesar da desaceleração, a empresa de pesquisa de mercado Rho Motion informou que vendas globais de veículos totalmente elétricos e híbridos plug-in aumentaram 13%, em junho, relativamente ao mesmo mês de 2023. Estes números foram, de acordo com a mesma fonte, impulsionados pelo crescimento na China.

Conforme partilhado por Charles Lester, gerente de dados da Rho Motion, à Reuters, a China foi responsável por mais de 60% do total de vendas de eletrificados, já que a crescente disponibilidade de veículos elétricos e as fortes vendas da BYD contribuíram para um aumento na participação no mercado doméstico de híbridos plug-in no primeiro semestre do ano.

As vendas de híbridos plug-in em todo o mundo atingiram 1,4 milhão em julho, dos quais 0,86 milhão foram na China, onde houve um aumento de 25% relativamente ao ano anterior, disse Lester.

Por sua vez, na Europa, as vendas mensais caíram 7% para 0,30 milhões, com a Finlândia, a Irlanda e os Países Baixos a liderarem as perdas, enquanto Itália registou um aumento de 34% na sequência da introdução de incentivos governamentais.

No mesmo mês, nos Estados Unidos e no Canadá, as vendas de híbridos plug-in aumentaram 6% para 0,14 milhões.

O quadro geral é que 2024 não verá o crescimento ambicioso que alguns podem ter esperado para a indústria e reduzimos as nossas previsões em 5% para 16,6 milhões de carros elétricos vendidos este ano.

Explicou Lester, num comunicado, acrescentando que “as disparidades regionais são notáveis”.

Comentários

232

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Realista
    Realista

    “Itália registou um aumento de 34% na sequência da introdução de incentivos governamentais.”

    Conforme se prova, o problema está no preço e não na procura… e é por isso que querem impedir os Chineses de entrar no mercado europeu ou era razia total das marcas europeias.

    1. Avatar de fm
      fm

      pode-se ler de outra forma , so há procura se o povo pagar o custo (os incentivos vem dos impostos) há e tal o livre mercado mas depois é o que se vê..

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Se o estado lhe desse uma Vaca em que tinha de cuidar dela durante 4 anos a custo €0 se você se não tivesse condições recusava esta proposta…

        Portanto não é uma questão do preço ser subsidiado mas sim uma questão de procura por causa do preço. Se a Europa conseguir reduzir (ou igualar) os preços dos veículos elétricos, naturalmente o mercado vai tender para os elétricos porque já se consegue antecipar que o problema é o preço de venda e nada mais…

    2. Avatar de Anung
      Anung

      Sim, é verdade, mas por pitro lado temos os usados onde os electricos têm grande desvalorização e pouca procura. Para o mercado funcionar a longo prazo, tem de ter a componente dos usados apetecível.

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Olha que a desvalorização é idêntica ao carros a combustão e alguns casos como os da Tesla até é menor que nos carros a combustão.

        É claro que existem casos e casos, mas no geral andam de igual forma nos 45 a 55% ao fim de 4 anos tanto para combustão como para os elétricos.

        O principal problema é que 45-55% num valor valor bruto superior dá um maior valor de desvalorizarão o que faz propagar o mito de que os EV desvalorizam mais quando percentualmente andam giram em torno da mesma percentagem.

        1. Avatar de Mário
          Mário

          Olha que a desvalorização não é assim. Comprei o meu diesel em 2018, usado, com 10 meses por 15000€. Vendi o 6 anos depois por 10 000€ e mais 100 000km em cima do que ele tinha quando o comprei… Em boa verdade o carro desvalorizou menos.

          1. Avatar de JL
            JL

            Como sabe que desvalorizou menos ?

          2. Avatar de Realista
            Realista

            Em primeiro lugar, quando se fala de desvalorização acentuada compara-se preços de novo enquanto que estas a comprar preços de usado vs usado.

            Se o compraste por €15.000 ele não estava à venda por esse valor 10 meses antes porque caso contrário comparas novo. Portanto se comparares o valor inicial vs o valor de venda a depreciação vai ser maior e idêntica ao que falamos.

            Aliás se fizeres a contas tu sofreste uma desvalorização de 33% e muito provavelmente quem sofreu o restante foi o primeiro dono, pois se o carro tivesse custado €20.000 em novo e te vendeu por €15.000 ele também perdeu 25%…

            Contas feitas, o teu negócio não anda muito longe do normal apesar de os preços dos veículos usados estarem bem mais elevados que em 2018.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @Realista, por isso é que há EQE’s com menos de 1 ano a ser vendidos por metade do valor…

          4. Avatar de JL
            JL

            Onde ? Mostre lá um para eu comprar ?

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Procure. Está testemunhado no final do podcast do Observador.pt.
            Porque não toma atenção às fontes de informação q lhe são oferecidas de bandeja?

          6. Avatar de Realista
            Realista

            @Yamahia também tens BMW e Mazeratti com 60% e 70% de desvalorização nos primeiros 4 anos como tens BMW só com 40% de desvalorização no mesmo período.

            Estamos a falar no geral e não em num carro em particular.

          7. Avatar de JL
            JL

            Lá também estão a vender carros ?

          8. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @Realista 1⁰s meses não são 1⁰s anos. E foi um exemplo aleatório para explicar o q afecta todos os elektros.

          9. Avatar de Realista
            Realista

            Basta saíres com o carro de qualquer stand seja ele elétrico ou a combustão e ele já desvalorizou…

          10. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @Realista, ó vê lá como desvalorizam os combustão:
            https://www.instagram.com/reel/C85MqBiNx_o/?igsh=aXN2b3hteTZiYWtr
            looolooolool

          11. Avatar de JL
            JL

            Pois, como sempre outras realidades..

          12. Avatar de Realista
            Realista

            @Foste apanhar amoras de amanhã? (Cherry Picking).
            Eu também consigo:

            Tesla Roadster:
            Preço de venda usado – $50,000 (2012)
            Preço de venda usado – $250.000 (2022)
            Preço de venda em leilão – $1.000.000 (2023)

            https://electrek.co/2022/02/25/tesla-roadster-sold-over-250000-new-record-for-the-original-electric-sports-car-increasing-value/

      2. Avatar de JL
        JL

        Onde andam eles desvalorizados ?

        1. Avatar de Mário
          Mário

          Como é que sei que desvalorizou menos? Não leu o comentário… O carro era meu, sei por quanto o vendi, quanto o comprei, e quanto é que o mercado estava a oferecer em termos de oferta de usados.

          1. Avatar de JL
            JL

            Sabe quanto estava a oferecer ? Mas se não o vendeu como sabe o que vale, por diz que desvalorizou menos se não tem outro para comparar.

            Mas ficou aguardar que me os apresentem desvalozados como aqui falam.

          2. Avatar de Mario
            Mario

            Eu vendi… e tanto andei á procura de elétricos e li tão bom feedback dos usados (eletricos) que decidi optar por um a diesel.

          3. Avatar de JL
            JL

            Andava à procura como? Se não queria nenhum eléctrico ?

            Então que feedback era esse ?

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @JL , às tantas o amigo @Mário ouviu o podcast do Observador.pt looolooolool

          5. Avatar de JL
            JL

            Se ele fosse lá com podcast , nem bicicletas comprava.

      3. Avatar de PTO
        PTO

        Verdade!

        Em Inglaterra, EV’s com 1 ano de utilização com cerca de 15k km, desvalorizam quase 40% em relação ao preço de compra novo um ano antes. E seguramente isso não deve acontecer só em Inglaterra.

        1. Avatar de JL
          JL

          Então e depois ?

          Encontre um por cá, talvez fique com ele com essa desvalorização.

          Então e os híbridos desvalorizam quanto ?

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Os elektros desvalorizam muito. É um facto já incontornável e como se não bastasse demoram muito mais tempo para vender.

          2. Avatar de JL
            JL

            Onde ? então venham eles desvaloizzados, é que todos dizem isso, mas não aparecem com eles, que estranho.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Lá tá vossemecê a tentar branquear os factos:
            “Considerando os preços de mais de 228.000 vendas de modelos novos e usados, desde julho de 2023, o relatório indica que os modelos usados disponíveis no mercado dos EUA viram o seu preço médio cair para 39.156 dólares, representando uma queda de 38.9%, em relação a julho de 2022.

            Apesar da queda no preço, o tempo que demora para um carro elétrico encontrar um novo proprietário disparou para uma média de 57,8 dias. Em julho do ano passado, este valor era de apenas 26,4 dias.”
            https://pplware.sitedev.pt/motores/carros-eletricos-em-segunda-mao-sao-cada-vez-mais-baratos/

          4. Avatar de JL
            JL

            Lá estão a viajar para outro país, mas também ganha 7000 euros por mês ? Tem a gasolina a menos de euro o litro ?

            Se insistem nisso porque não me mostram exemplos cá?

            Carros lá a desvalorizar 50% após um ano é mato.

          5. Avatar de yamahia
            yamahia

            O fenómeno é traversal a todo o mundo onde se vendem elektros.
            Tome lá um podcast português e aprenda com quem sabe
            https ://observador.pt/programas/operacao-stop/os-carros-electricos-desvalorizam-se-mais-porque/

          6. Avatar de JL
            JL

            Então porque não os encontram cá ? essa é a pergunta.

          7. Avatar de yamahia
            yamahia

            Não encontra? O que não falta aí é elektros encalhados.

          8. Avatar de JL
            JL

            Força, venham eles, cabem aqui todos ?

          9. Avatar de Mario
            Mario

            É facil falar da Noruega… ah somos super ambiente friendly, mas vendemos petróleo, e poluímos no quintal do outro…parece-me bem!

          10. Avatar de JL
            JL

            Se eles não venderem petróleo como você gasta gasóleo ?

          11. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Esses Noruegueses são uns hipócritas.

          12. Avatar de JL
            JL

            Hipócritas são os portugueses, que são contra novas tecnologias, são tão ambientalistas, e depois defendem a compra de petróleo só no exterior.

            São é espertos, vendem a preço caro aquilo que os outros precisam , e usam de forma barata as renováveis que têm a dar com um pau

    3. Avatar de Mário
      Mário

      Bota subsidiozinho. melhorar os transportes públicos tá quieto.
      Compra quem quer e quem pode, agora andar com subsídios atrás de subsídios….
      Fazia lhes bem um IUC á moda das embarcações… 2€ por kW de potência.

      1. Avatar de Realista
        Realista

        O que quer dizer então que é contra a imposição de impostos aos veículos chineses… certo?

        1. Avatar de Mário
          Mário

          O subsídio vem dos impostos que eu pago. Costumo dizer, quem quer luxos paga os. E os elétricos não são mais que isso… Um luxo.
          E onde è que eu disse que estava contra?

          1. Avatar de Realista
            Realista

            Portanto, se forem impostos que tu não pagues não és contra… é isso?

          2. Avatar de Mário
            Mário

            A questão é que não são. Aliás sou contra qualquer tipo de apoio deste género que nada mais se traduz num apoio ao consumo. Quem quiser que compre, mas nao peça ajuda ao Estado.
            Aliás, os liberais adoram pedir apoios para tudo e mais alguma coisa.

          3. Avatar de JL
            JL

            Se é contra tem boa opção, não contribua para eles.

            Sim, quem quer cpmpra, sempre foi assim e vai continuar a ser.

            Eles pediram-lhe algum apoio ?`

          4. Avatar de Antonio+Vasco
            Antonio+Vasco

            Um luxo? Um carro que só fim de 6 a 8 anos, com o que poupa em combustível, manutenção e impostos, fica de graça, é um luxo?
            É melhor aprender afazer contas

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Fica de graça, @António? De certeza? 😛

          6. Avatar de JL
            JL

            Claro que não, um diesel é que fica de graça, chega a um momento até pagam o gasóleo que ele gasta.

          7. Avatar de yamahia
            yamahia

            Se gastasse electricidade era bem pior, para além de ser um atraso de vida.

          8. Avatar de JL
            JL

            O atraso de vida aqui é você, que nem sabe que electricidade se produz até em casa.

            Já mandou desligar o quadro e já meteu um gerador ? força, faça aquilo que defende.

          9. Avatar de yamahia
            yamahia

            Pode produzir a que quiser. Ainda saí mais caro que nos PCURs públicos.

          10. Avatar de JL
            JL

            Sai mas é na sua cabeça.

          11. Avatar de Mario
            Mario

            @Yamahia, não vale a pena… gastam o dinheiro de um carro em baterias e paineis para casa e depois dizem que vale a pena…

          12. Avatar de JL
            JL

            É como você gastar dinheiro num carro a diesel e fazer meia dúzia de KMS com ele, e depois vir dizer que vale a pena ter um diesel em relação a gasolina ?

          13. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @Mário, estes gajos ainda são mais tansos do que eu pensava looolooolool

          14. Avatar de JL
            JL

            Então porquê explica lá? Só os petrolheads é que têm a cabeça no sítio ? Mostre lá um estudo a falar disso ? Loooooll

      2. Avatar de JL
        JL

        Então e os subsidios para os transportes públçicos vêm de onde ?

        1. Avatar de Tromp
          Tromp

          Vem de todos, assim como paraxas obras das estradas 9nde os VE andam.
          Qual a duvida?
          Nao devia haver subsidios para VE, descriminacao positiva.
          Vão ao banco que ele empresta.

          1. Avatar de JL
            JL

            Também não devia haver subsídios para gasóleo e gasolina, e nem para híbridos , e muito menos subsídios dados na bombas de combustível.

            Essa discriminação é positiva, trata-se de trocar o que não serve para o que serve.

          2. Avatar de Tromp
            Tromp

            Pois não.
            Se nas bombas há, é porque os proprietários os dão.
            Os tugas são uns mamões do dinheiro dos outros.

          3. Avatar de JL
            JL

            Ainda bem que reconhece.

        2. Avatar de Mário
          Mário

          Mas os transportes públicos são de todos. E só não usa quem não quer, isto onde os há.
          Já o transporte individual..

          Um carro elétrico fica de borla? Aquilo que poupa bem pode meter de lado para lhe mudar a bateria.

          1. Avatar de JL
            JL

            Então quando mudou a sua ?

            Também deixa dinheiro de lado para mudar o motor do seu carro que tanto odeia ?

          2. Avatar de yamahia
            yamahia

            Não chega @Mário
            Um só módulo é logo 8000€
            https ://observador.pt/programas/operacao-stop/os-carros-electricos-desvalorizam-se-mais-porque/

          3. Avatar de JL
            JL

            Um módulo de quê ?

          4. Avatar de yamahia
            yamahia

            Ouça o podcast. Sei que custa mas é a vida.

          5. Avatar de Antonio+Vasco
            Antonio+Vasco

            Mudar a bateria? Ao fim de 1,000,000 de km? De certeza que o carro estará muito pior que a bateria, e de certeza que já não é meu.
            Não sabe que a vida útil de uma bateria FLP está estimada em 1,5 milhões de km?

          6. Avatar de Mario
            Mario

            @JL eu não preciso de mudar o motor… tem uma vida útil superior á maioria dos elétricos!

          7. Avatar de JL
            JL

            Mas é importante ver o podcast de um especialista em máquinas de lavar ? Que me interessa o que ele diz ?

          8. Avatar de JL
            JL

            Como sabe que tem vida util superior ? A vida útil de um motor a combustão nem aos 100 mil KMS chega, usando a métrica aqui dos comentários, que é pegar nos piores exemplos e colocar aqui.

            Pode começar pelos puretech 1.2.

          9. Avatar de Mario
            Mario

            Como é que explica que tenho um 2.0 HDI de primeira geração com 600 000 kms?
            Ou até mesmo um fiat Uno com 280 000 (este bem mais ecológico que um elétrico).

          10. Avatar de JL
            JL

            É porque já levou vários motores, toda a gente sabe que os motores da peugeot não chegam aos 100 mil kms.

            Então prove lá que é mais ecologico ?

          11. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Vá sonhando @António.
            Um engenheiro não devia acreditar nessas falácias. Mas ok.
            Olhe tem lítio não tem? Então cuidado com as dentrites.
            Um conselho. Vá ouvir o podcast da Drª Helena Braga.

          12. Avatar de JL
            JL

            E você a insistir com as dendrites, e não dentrites.

            Espero que entenda agora o porquê das curvas de carga e o importante do precondicionamento.

          13. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Novamente?
            Qd está td novo e junstinho pode funcionar bem apesar de não ser garantido condormamprova o camião de teslas com LPF.
            O problema é depois de algum uso:
            https: //observador.pt/programas/operacao-stop/os-carros-electricos-desvalorizam-se-mais-porque/

          14. Avatar de JL
            JL

            Não se provou em lado nenhum que os teslas arderam, e muito menos que tinham lfp, isso é apenas mais uma invenção sua, tal como é a desvalorização.

            Mas porque esperam ? Porque não os metem aquilo desvalorizados ?

          15. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Ahhh já me esquecia, foi uma beata q entrou pela janela looolooolool

          16. Avatar de JL
            JL

            Ou mais um camião que incendiou como tantos outros que acontece todos os dias.

            Então e os desvalorizados ? Estão onde ?

          17. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não foi camião coisa nenhum. O fogo começou nos teslas do 2ª andar. Os teslas que lá vinham eram da China, logo baterias LFP duhh

          18. Avatar de JL
            JL

            Como sabe ? Já viu a investigação ?

            Então e no das máquinas de lavar ? Começou onde ?

            E no da palha hoje ? Foi num fardo de palha ?

          19. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Hoje ardeu outro camião com palha?. Porra que desde que arderam os Teslas todos os dias ardem camiões com palha.

          20. Avatar de Realista
            Realista

            Não é outro camião a arder, simplesmente antes e depois ardiam mas não reparava era neles…

          21. Avatar de JL
            JL

            Vá ao tal grupo e veja, foi ontem

          22. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            O que é que se passa com a palha?
            Antes de carregarem, sugiro molharem a palha nestes mais secos e com mais vento.

          23. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            O que é que se passa com a palha?
            Antes de carregarem, sugiro molharem a palha nestes mais secos e com mais vento.

          24. Avatar de JL
            JL

            São as baterias dos fardos de palha que ardem.

            Ou então as baterias dos telemóveis dos insetos que vivem na palha.

    4. Avatar de freakonaleash
      freakonaleash

      Vi um BYD Dolphin em exposição à venda por 37k…não é propriamente barato para um carro com o interior de um segmento B, não acha?
      A concorrência chinesa é desejável assim que os carros de marcas chinesas fabricados em solo europeu começarem a sair das linhas de montagem, aí veremos se realmente querem competir com os fabricantes clássicos europeus ou apenas continuar a extorquir dinheiro ao cliente europeu, como têm feito atualmente, para pagarem a guerra de preços na China.

    5. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      “enquanto Itália registou um aumento de 34% ”
      Aproveitaram em Junho os saldos dos elektros chineses. Em Julho volta ao normal.

      De resto a Itália se vendia 3% de elektros um aumento de 34%, dá-lhe 4%. Não é motivo para embandeirar em arco looolooolool

      1. Avatar de JL
        JL

        Ah quando existe aumento já não é aumento ? Looool

      2. Avatar de JL
        JL

        Não se esqueça que agora até os SR novos fazem Porto – Loulé com apenas uma carga de 10 minutos.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Nem em Sonhos. Algarve Porto precisa 2 cargas pelo caminho. Ambas bem superiores a 10minutos. Já lhe tinha mostrado:
          https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcra51r5fSQIlyhv8nsg
          Está praticamente igual ao outro.
          E 10 minutos é o tempo que demora a sair da AE até encostar no carregador(se estiver livre e funcional)

          1. Avatar de JL
            JL

            Então atualize-se e vá ver, antes de mandar coisas ao ar desatualizadas.

            Não, está bem melhor.

          2. Avatar de Tromp
            Tromp

            O problema nao é apenas carga.
            É encherem as estradas de VE usados que outros paises não querem. Por um comentario aqui acima, já se falava que eram mais baratos em inglaterra… há ligo interessados em lixo usado “semi-novo”

          3. Avatar de JL
            JL

            Deve estar é a falar dos diesel que não querem noutros países e nos carros mais velhos no geral.

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Actualizo-me onde? Na lábia da Tesla? Ou dos YTubers contratados.?
            Esse menino do vídeo não mente e deixou tudo preto no branco e sem truques. Para mim é mais q suficiente.

          5. Avatar de JL
            JL

            Então mas este youtuber serve quando quer dizer que o sr dos primeiros não fazia 320 kms ? agora já não serve ?

            Mas ele está errado os SR mais recentes não têm apenas 57.5 kwh.

            Errado, demora menos de 4 minutos.

            E estava livre, não viu o video ?

          6. Avatar de Tromp
            Tromp

            Não, é mesmo no quase-lixo que compra para dizer que anda de VE.
            Poluidores secundarios. Importam lixo dos outros.

          7. Avatar de JL
            JL

            @tromp, se fossem maus não havia tanta gente preocupada, ou seja, tantos com dor de cotovelo.

          8. Avatar de yamahia
            yamahia

            @JL não tenho dúvidas q agora é mais um agarrado ao sistema. Então depois de lhe tirem ficado com a sucata…
            https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcrbJHYKQRTJdFHIO0cA
            CABRUMMMM loooloool
            Ainda por cima a bom preço diz ele. Passou a ser mais um vendido armado em xico-esperto.

            Bom , mas já vi o vídeo. Continua a mesma miséria, 11 horas para fazer 1000kms dá média miserável de 90. Mais miserável ainda pq levou um penico para não perder tempo nos WC loolool
            Já lhe disse q para médias dessas vou pela nacional, poupo uma pipa de massa em portagens e não levo penico. Se vier a necessidade é só regar umas ervas em QQ lugar. Eheheh

          9. Avatar de JL
            JL

            Eu agarrado ao sistema ? eu não, até já produzo a minha própria energia, e você ?

            Mas eu não estava a falar desse, foi por isso que ele trocou, então mas agora os videos deve já valem outra vez ? você decida-se ?

          10. Avatar de yamahia
            yamahia

            Aí não é o vídeo do gajo que leva penico qd conduz elektros para poupar tempo?
            Então qual é? Ponha aí o link a ver

          11. Avatar de JL
            JL

            Então mas agora já valem ou não ?

          12. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Ponha lá deixe-se de tretas.

          13. Avatar de JL
            JL

            Simples, vai ao canal dele e vê o vídeo que faz Porto-Faro-Porto.

          14. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Então estamos a falar do mesmo desde há 50posts.
            E foi Gaia-Loule-Gaia.

          15. Avatar de JL
            JL

            Mas não há penico nenhum, o vídeo tem menos de uma semana.

          16. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            É impressionante como vc que ter razão sobre coisas que diz que ve mas que claramente não vê e por isso não sabe.
            Vc cada vez está pior. Não acerta uma loooloool

          17. Avatar de JL
            JL

            Pensava que estava a falar do penico do outro video. Passei essa parte.

          18. Avatar de Realista
            Realista

            Este ano já Porto-Albufeira e parei 3 vezes no meu veículo a combustão:

            – Uma paragem rápida em Coimbra para os miúdos fazerem xixi e comerem qualquer coisa enquanto tomei um café. (30 min);
            – Uma no centro de Santarém para Almoçar (90 minutos);
            – Uma paragem rápida em Grândola para esticar as pernas e fazer xixi (15 minutos).

            Estas a dizer que se fosse com um carro elétrico, era mais rápido?

          19. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Desses o pequeno almoço aos putos antes de saírem de casa.
            Sair do Porto e parar logo a seguir em Coimbra para tomar o pequeno almoço é um bocado no-sense.
            Parar para almoçar em Santarém? Levassem a geleira para comerem algo no caminho. Porto -Albufeira é para fazer em 5horas, chegar e almoçar uma sardinhada. Farto da comida de Santarém estou eu.
            1 minuto para regar as Ervas em Grândola? Concordo.

          20. Avatar de JL
            JL

            Se está farto da comida de Santarém é porque abala de Loures e para logo em Santarém para comer, afinal não é diferente dele. Looooool

          21. Avatar de Realista
            Realista

            Os miúdos tomaram o pequeno almoço eram 8:30 mas a meio da manhã querem comer um reforço e querem ir à casa de banho. Eles (e eu) e o resto dos utilizadores das áreas de serviço, infelizmente não somos Bexigas D’Aço… Eu tinha que parar na mesma mesmo que fosse com uma lancheira no carro, porque não fazemos xixi em frascos.

            Também é verdade que podia levar a marmita, mas eu queria comer Sopa da Pedra e se estou em viagem e passo por Santarém é só ridículo comer sopa enquanto conduzo ou fazer outra viagem de propósito se estou ali a passar na hora de Almoço.

            Eu sei que para ti Porto – Santarém – Porto para ir almoçar não é nada de extraordinário para quem faz 1000km sem parar todos os dias para almoçar a casa e a gastar 3L/100km mas para as pessoas normais não. E se estas farto da comida de Santarém, tudo bem isso és tu, mas eu sou do Porto e não de Santarém e uma pessoa normal quer provar a gastronomia local…

            A paragem em Grândola foi novamente por questões fisiológicas. Mas as casas de banho das senhoras estão ocupadas e elas não demoram 1 minuto… aliás entre estacionar o carro e entrar na casa de banho são 5 minutos tanto para homens ou mulheres.

            Já se eu quisesse rapidez tinha apanhado o Avião e alugava um carro no aeroporto. Assim saía às 8:00 e às 10 horas estava em Albufeira a tomar o pequeno almoço na praia…

          22. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Sopa da pedra é em Almeirim, @Realista. Mais valia teres ido pela Nacional desde Coimbra via Tomar que já se anda bem ainda por cima sem pressa e, qt a Grândola, tem lá uma bela serra digna de ser explorada por esse e por outros motivos. Estações de serviço? Bléééghhh só em último caso!

          23. Avatar de Realista
            Realista

            @Yamahia Da última vez que verifiquei, Almeirim ficava no distrito de Santarém…

  2. Avatar de xicofdf
    xicofdf

    Outra vez arroz? Esqueçam lá os elétricos, quem comprou comprou, quem nao comprou ja nao compra mais. O mercado está estagnado.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Fale por si pois eu comprei um carro elétrico da Dacia que me leva a todo o lado!
      Já não troco por uma lata das antigas, deus me livre pois é andar de cavalo para burro.

      1. Avatar de Mário
        Mário

        Apoio, se tivesse um elétrico, ontem demoraria mais hora e meia a chegar a casa, cheguei a um carregador na AS de Alvaiázere, e estava lá um a carregar, eu tomei café, eu fui a casa de banho, eu fui esticar as pernas, passaram se 30 minutos e eu á espera… Por acaso não trazia um elétrico e ainda bem.

        1. Avatar de rui
          rui

          Essa AS tem apenas 1 posto da PRIO com 1 CCS e um Chademo, com pico de potencia de 50Kwh, é fraco, muito fraco, mas tens alternativas na zona, em Penela há um igualmente “lento” mas não há nada a volta, Figueiró dos Vinhos tem um tambem de 50Kwh mas é caro, nestas tomadas um Model 3 de 16% até 72% precisa de 45 minutos (equivalente a 200km de AE) mas na cepse de Ferreira de Zezere tens um de 150Kwh e ai necessitas apenas de 12 minutos…
          Mas tirando a A1 a outras AE ainda necessitam de melhoria na rede…

          1. Avatar de Realista
            Realista

            Sabes que os críticos vão sempre criticar por mais pequena que seja a dificuldade.

            Até se deixares um carro a carregar diretamente à chuva, coisa que um carro a combustão não pode fazer, ele reclamava…

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Um combustão não pode carregar à chuva pq, @Realista ?

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            ”…Model 3 de 16% até 72% …mas na cepse de Ferreira de Zezere tens um de 150Kwh e ai necessitas apenas de 12 minutos…”
            Treta, os teslas só carregam a 75 kWh nesses postos!

          4. Avatar de JL
            JL

            Errado, este posto dá até 500 amperes mesmo a 400 vols.

            Vá à Miio e tem lá fotos de um mercedes a carregar a 148 kw, sendo um carro de arquitetura de 400v DC.

          5. Avatar de JL
            JL

            Um combustão não pode carregar à chuva pq, @Realista ?

            Quem é que vai ficar ali na chuva durante 5 minutos ?

          6. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Mesmo que carregue a mais, a curva de carregamento não vai ser constante até aos 77%.
            Os 12 minutos continuam a ser uma bela treta.

            Qt a abastecer à chuva, abre o chapéu, pronto. Pensei que fosse algo mais complicado ahah

          7. Avatar de Realista
            Realista

            @JL Se chover enquanto estas a abastecer entra água no tanque… para abastecer é preciso uma estrutura ou no mínimo um abrigo.

          8. Avatar de Realista
            Realista

            @Yamahia, abastece com um guarda-chuva muita vezes e depois não reclames do preço da reparação que dá para pagar uma bateria nova…

            LOLOLOL

          9. Avatar de JL
            JL

            Sabe bem que o que queria dizer era outra…

          10. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Grande filme @Realista, como é q a chuva entra no tanque?

          11. Avatar de Realista
            Realista

            @Yamahia Do céu… de onde é que achas que vêm a chuva?

  3. Avatar de Caneleiras de Gesso
    Caneleiras de Gesso

    Outra vez carros a pilhas?

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Os carros a pilhas estão em declínio no estados unidos e a Toyota está a ter problemas nos tribunais por causa do Mirai.

      https://news.bloomberglaw.com/health-law-and-business/toyota-concealed-hydrogen-fuel-shortages-hybrid-owners-claim

    2. Avatar de JL
      JL

      Aqui não falaram nos a pilhas, que estão a cair há vários anos.

  4. Avatar de TdSR
    TdSR

    Ninguém quer elétricos. Os governantes bem t€ntaram mas o pessoal já abriu os olhos.
    CI e Híbridos são a solução.

    1. Avatar de JL
      JL

      Se ninguém os quer, quem os está a comprar ? os marcianos ?

      Sim, o pessoal já abriu os olhos, já sabe que você não diz uma que se aproveite.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Concentre-se
        “informou que vendas globais de veículos totalmente elétricos e híbridos plug-in aumentaram 13%, em junho,”
        Aumento brutas dw PHEV na China. Pois carros a combustão.
        Já ng liga aos Elektros.

        1. Avatar de JL
          JL

          Então agora já são a combustão novamente?

          Mas querem ou não ? Venderam a quem ? Aos marcianos ?

          Tanto ligam que voltaram a ter aumentos.

          1. Avatar de yamahia
            yamahia

            Qd deixaram de ser?

          2. Avatar de JL
            JL

            Para si parece que é quando convém..

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Para mim PHEV e híbridos são carros a combustão. Sempre.
            Deve estar a confundir-me com outro.

            A indústria elektra é q gosta de jogar com isso conforme a música q querem tocar.

          4. Avatar de JL
            JL

            Mas não são, senão não havia hibridos.

            Não, não estou a confundir.

            Não, a industria electra não produz hibridos.

          5. Avatar de yamahia
            yamahia

            Não não são. Até mild-hybrids a gastar 7 aos 100 com motor de 1000cc entram para as estimativas de vendas elektros q o assunto é dar ênfase às vendas de elektros. Fartinho de ver esse filme.

          6. Avatar de JL
            JL

            Não, isso é falso, os mild-hibrids são meios hibridos, entram nos hev e nem deviam entrar.

          7. Avatar de yamahia
            yamahia

            Mas o Zé Bigodes, entre outros, aproveita para fazer show off com o facto para promover elektros.
            Isso tbm está patente neste artigo.

          8. Avatar de JL
            JL

            Tanto que não aproveita que esses só aparecem na lista onde também aparecem os a gasolina e gasóleo.

            Portanto mais uma mentira sua.

          9. Avatar de Realista
            Realista

            Em Portugal já se venderam tantos elétricos de janeiro a junho de 2024 como durante todo o ano de 2023…

            https ://executivedigest.sapo.pt/noticias/junho-bate-recordes-de-vendas-de-carros-eletricos-saiba-quais-as-marcas-que-mais-encantam-os-condutores-em-portugal/

          10. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Eu não digo? “VE-Veículos Elétricos (100% Elétricos e Híbridos Plug-In)”
            Tudo conta até ciclomotores, triciclos, quadriciclos…qq dia tb mete ao barulhos as trotinetas ahahah
            Caem que nem patinhos na lenga-lenga do ZéBigodes. Até tu @Realista francamente 😛

          11. Avatar de JL
            JL

            Então agora já não entram os mild hybrid ? Tenho ideia de você dizer que sim ?

            Então quais são os motociclos híbridos plugin e bicicletas híbridas plugin que andam aí ? estou curioso …..

          12. Avatar de Realista
            Realista

            Os PHEV são considerados viaturas elétricas devido ao facto de o motor a combustão ser usado de forma secundária.

            Também existem outras categorias de híbridos como por exemplo os “range extender” em que possuem um motor a combustão mas que nem sequer serve para impulsionar o veículo e apenas servem para carregar a bateria (BMW i3-REx ou no BYD Yangwang U8.)

          13. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            E o Audi do Dakar a gastar 100lts aos 100.

          14. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            E @Realista,Ninguém está para se chatear a carregar a bateria de um PHEV. Então em postos públicos é para esquecer, para além de levarem uma eternidade ainda acaba por sair 2ou 3x mais caro que a gasolina.

          15. Avatar de JL
            JL

            Então é porque gostam de gastar dinheiro, porque além de mais caros e terem uma manutenção mais cara, gastam mais nessas condições.

            Parece que afinal a malta que escolhe eléctricos é que é ajuizada. Looool

          16. Avatar de JL
            JL

            Onde gastou 40% menos que os outros que perderam para ele.

          17. Avatar de Realista
            Realista

            Por essas razões é que comprei 100% elétrico em vez de híbrido… 😀

          18. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @JL onde foi buscar essa falácia dos 40% menos? O consumo real do Audi RS Q e-tron em condições de corrida nc foi revelado.
            E já está a contar com o facto das baterias saírem cheias ou tb não?

          19. Avatar de JL
            JL

            Foi revelado pela Audi.

            Aliás, basta ver pela capacidade do tanque, os carros não eram abastecidos, as regras ditam que devem chegar ao fim sem abastecimentos.

    2. Avatar de ElectroescadaS
      ElectroescadaS

      Uma coisa é querer, outra coisa é poder comprar um de pilhas “Duracell”…

      1. Avatar de JL
        JL

        Cá nem pode comprar, não estão à venda, e sim, onde se vendem são bem caros.

        1. Avatar de ElectroescadaS
          ElectroescadaS

          E dura, e dura, e dura… 😀 😀 😀

          1. Avatar de JL
            JL

            Dura porque não há.

          2. Avatar de ElectroescadaS
            ElectroescadaS

            A marca Duracell ja não existe?

          3. Avatar de JL
            JL

            Por cá pilhas em automoveis não, só mais para o norte da Europa.

          4. Avatar de ElectroescadaS
            ElectroescadaS

            Fixolas…

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            O @JL devia ouvir a entrevista com a Drª Helena Braga no podcast da razão automóvel. Ficava ligo a saber que pilhas e bateria é a mesma cena. E que de futuro nem vai haver baterias mas vão-se continuar a chamar baterias.
            E podia aproveitar para estudar dentrites. loolool

          6. Avatar de JL
            JL

            Então você não viu o podcast, porque ela fala em células.

            Errado, ela diz que uma bateria é um conjunto de células ligadas entre si.

            Tanto vai que ela está a fazer de tudo para haver ainda melhores.

            Tem a certeza que viu o podcast ? ou estava a beber e a pensar que estava a ver ?

            E já estudei, e também ouviu o que ela disse ? que os bms são sistemas para prevenir esse efeito ? dai o pré-condicionamento e arrefecimento, curva de carga, etc,etc.

            Ou seja, por um lado falou para tolos, mas por outro falou para quem já endende alguma coisa, que não é o seu caso.

          7. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Cuidado com as dentrites @JL . Mais tarde ou mais cedo vai acontecer. looolooolool

          8. Avatar de JL
            JL

            Não seja analógico, isso já está mais que controlado.

          9. Avatar de yamahia
            yamahia

            Tá… tá…
            Qd é novo e mesmo assim acontecem “azares” mesmo em baterias descarregadas e em modo transporte como foi o caso do camião de Tealas q ardeu.
            Com algum uso em cima o risco aumenta desmesuradamente. É só estar atento ao podcast do Observador onde fala um especialista na matéria.
            https ://observador.pt/programas/operacao-stop/os-carros-electricos-desvalorizam-se-mais-porque/
            Claro q depois vender usado é mais difícil, sobretudo depois de haver cada vez mais gente informada.

          10. Avatar de JL
            JL

            Do camião não foi por causa dos carros, nem sequer os teslas têm modo de transporte.

            Das máquinas de lavar doi do quê ? alguma ia a lavar em modo de bateria ?

            LOOOL

            Especialistas que fazem como você, vão ao reino unido onde os carros sempre valeram menos por terem volante do lado direito ?

            Se fosse mais dificil não havia aumento da procura em segunda mão e os preços não tinham aumentado.

          11. Avatar de yamahia
            yamahia

            Têm lá agora. E até têm modo de lavagem mas ainda não há modo chuva e aquilo fede para caraças dentro do habitáculo. Até dá vómitos.

          12. Avatar de JL
            JL

            Para os cheios de preconceitos sim, mas a Ford até tem a solução para isso.

            Pelo modo como fala este fim de semana, deve ser sido novamente enxovalhado por um eléctrico, daí estar tão chateado. Llollll

          13. Avatar de Mario
            Mario

            A Ford ainda existe como marca?
            pensei que fossem mais amigos da oficina do que do dono…
            E já agora… deve ser um luxo carregar carros nos postos públicos ao Sol de verão… aqui na minha zona nem um está á sombra!

          14. Avatar de JL
            JL

            Então não podem estar ao Sol ?

            Na sua zona acontece de tudo.

          15. Avatar de JL
            JL

            Pois continuo sem perceber, o que tem a ver um filtro de AC sujo com o tema.

          16. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Se visse o vídeo percebia pp acontece.
            Resumidamente a peça da entrada de ar, deixa entrar água e atrás dela segue todo o tipo de lixo insectos etc q depois entram em decomposição e provocam o cheiro nojento no curto prazo.

          17. Avatar de JL
            JL

            Uauuuh que coisa importante. Que acontece em todos os carros.

          18. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Lá anda vc a tirar conclusões pela metade. Veja e observe a informação ao seu dispor com olhos de ver. Não já um carro naquelas condições. Todos estão protegidos da água no bocal de admissão do qr ao habitáculo.
            Todos excepto os Telsas, bem entendido loool
            Por isso é que fedem loooloooloool

          19. Avatar de JL
            JL

            Quando digo todos, não é difícil encontrar esses problemas noutros carros, já foi corrigir o seu ?

            https://www.dascenter.ae/most-common-ac-problem-in-audi/

  5. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Estou admirado com a pancada de 7% que os elektros levaram em Junho
    Junho foi o último mês de saldos para elektros chineses. Esperava-se um aumento substancial nas vendas de elektros. Afinal a montanha pariu um rato. Já nem com saldos lá chegam looolooolool

    1. Avatar de JL
      JL

      Não houve saldos nenhuns, nem os preços aumentaram.

      1. Avatar de yamahia
        yamahia

        Os Tealas chinos , pelo menos estes, já aumentaram 1500 patacas.

        1. Avatar de JL
          JL

          Aumentaram mas não devido a as taxas, até porque nem estão definidas.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Então foi dev ido a quê?Até no site da tabela Tesla estava lá o aviso em letras diferenciadas a alertar para essa possibilidade a partir de 4 Julho.

          2. Avatar de JL
            JL

            Que foi retirado bem antes do aumento, já que houve mudanças nessas taxas, a Tesla ainda não sabe quanto vai pagar.

            Foi um aumento como outro qualquer.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Se foi…então o que escreveram na tabela de preços foi tanga? Está a afirmar que a Tesla é uma empresa mentirosa?
            É que eles nos 1⁰s 5 meses vinham com média de vendas de 800 carros e de repente em Junho quase que dobraram.
            Isso é uma acusação muito grave da sua parte. Está a afirmar q a Tesla mentiu aos potenciais clientes para forçar vendas no 2⁰ trimestre.
            Que a Tesla é mentirosa já todos sabemos agora, descer tão baixo só pode significar desespero.

            Fica então aqui como a Tesla enganou em Junho 1600 papalvos portugueses:
            https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcrbIPajk6ClNUbL67OQ
            O q este fala aplica-se aos restantes 1599.

          4. Avatar de JL
            JL

            Não, foi resultado das medidas que andavam a anunicar, mas afinal houve um recuo.

            Mas não dobraram , nem perto disso.

            Não, estou a dizer que eles avisaram os clientes que isso podia acontecer, e se quisessem comprar antes das taxas aumentarem, que aproveitem, mesmo com o recuo, a culpa não é deles, é que quem anuncia as taxas e depois recua.

            Mas está a dizer que uma empresa como outra qualquer não promove as suas vendas ? estranho, deve pensar que andam a trabalhar para aquecer.

    2. Avatar de JL
      JL

      Eu estou admirado é com a pancada que os diesel e gasolina voltaram a ter….

      1. Avatar de yamahia
        yamahia

        Então…que passou-se?

        1. Avatar de JL
          JL

          Pois, também é normal, voltaram a cair., se uns sobem, outros descem.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Temos q aguardar. Até agora não vi nada.

          2. Avatar de JL
            JL

            Eu vi. Basta consultar a ACAP.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Isso é PT não conta para o totobola.

          4. Avatar de JL
            JL

            Não conta ou não lhe convém ?

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não conta pq qd se está a falar de PT , os nrs do diesel novos são residuais pq são altamente taxados pela componente CC e CC+Iva o q os torna pouco atrativos desde 2020 face a um importado, ano em q Portugal foi obrigado a acertar o imposto em função da idade do carro.
            Resulta q o Diesel continua a ser a motorização mais matriculada em PT em Junho, apesar dos saldos dos elektros chinos em Junho.
            E vc sabe bem disso, portanto não se faça de sonso.

          6. Avatar de JL
            JL

            São menos taxados que os a gasolina, e até menos que em muitos países da Europa.

            Eu sei, e o que sei já o disse. Já ninguém quer diesel, usando a vossa linguagem.

          7. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Promover não é enganar tolos.

          8. Avatar de JL
            JL

            Ninguém está a enganar ninguém.

    3. Avatar de JL
      JL

      Foi dos utensilios eléctricos, ah espere, ele está a arder é por baixo….

      https: //ominho.pt/camiao-arde-na-a7/?fbclid=IwZXh0bgNhZW0CMTAAAR1wNqRZTtFwibddSgSiv-lfKJVFe706h8J-vlvx1oFyhZ5LbEaCDQQ_2CA_aem_Ahsen7nuR_87a8S-bx7Z8Q

  6. Avatar de JL
    JL

    Eléctricos muito mais confiáveis, curioso ver toyotas com as piores notas ou número mais alto de avarias.

    Estatísticas de avarias automóveis na estrada na Alemanha segundo a ADAC – para cada 1.000 automóveis há 2,8 automóveis 100% elétricos avariados e 6,4 automóveis de combustão avariados.

    https://www.adac.de/rund-ums-fahrzeug/unfall-schaden-panne/adac-pannenstatistik/

    1. Avatar de Tromp
      Tromp

      Agora…
      Agarra nesses numeros e pondera-os ao numero de eletricos em circulação e ao numero de fumegantes em circulação. Não é por mil carros no geral, é por 1000 carros de cada tipo

      1. Avatar de JL
        JL

        Tem de ler outra vez, porque é exatamente isso que lá está.

    2. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Não vale a pena andar a tentar branquear o flop @JL, os consumidores já se pronunciaram e os carros elétricos são de longe os que apresentam maior número de avarias.

      Vem para aqui com. a treta da ADAC que é a UVE lá do sítio.
      É só ver o que os move:
      1-“Advocacia e Lobby: A ADAC trabalha ativamente para promover políticas públicas favoráveis à mobilidade elétrica, incluindo subsídios e investimentos em infraestrutura de carregamento.”
      Devem andar ressabiados com o fim dos subsídios.

      2-“Encoraja seus membros a considerarem veículos elétricos como uma opção viável e sustentável de transporte.”
      E é o q estão a tentar fazer com esse tipo de pseudo-estudo.

      Arranje lá os estudos de outras associação automobilísticas tão grandes ou maiores como sejam a ACE, a AvD, a ACV ou a BAVC, tb na Alemanha, que é para podermos comparar com isenção.

      1. Avatar de JL
        JL

        Então mas os números da ADAC estão errados ?

        Ah já percebi, antes quando falaram das inspeções estavam certos , agora já não.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Estão cozinhados à medida do alvo.
          Nestas coisas nada como consultar o consumidor.

          1. Avatar de JL
            JL

            Então quando são ao seu jeito são também cozinhados à medida do alvo, nesse caso você ?

            Então e a ADAC é o quê ? LOOOOOOOL

      2. Avatar de Realista
        Realista

        A ADAC é a ACP da Alemanha, com 21 milhões de sócios…

  7. Avatar de JL
    JL

    Mais um camião que ardeu, será que transportava baterias ?

    https://www.facebook.com/share/r/NZ7LEbjF8845EEAg/

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      O camião de teslas a arder fez mossa, looolooolool

      1. Avatar de JL
        JL

        Fez, já que é algo raro.

        Mas não responde ? Este é de baterias ?

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Algo raro? Por acaso não é. É até bastante comum.

          1. Avatar de JL
            JL

            Destes é bastante raro, já nos a combustão é bastante comum sim.

          2. Avatar de yamahia
            yamahia

            Pelo contrário, elektros ardem 10x’s mais.

          3. Avatar de JL
            JL

            Errado, ardem 200x menos.
            Já viu os incêndios deste fim de semana no vigilantes da estrada ? Então se é 10x mais, onde estão eles ?

          4. Avatar de Mario
            Mario

            Como é que se apaga um fogo numa bateria de litio?
            A resposta é… não se apaga

          5. Avatar de JL
            JL

            Tanto apaga que apagaram, se é que houve fogo.

            Mas também é bombeiro ?

          6. Avatar de Antonio+Vasco
            Antonio+Vasco

            Como se apaga um fogo numa bateria FLP?
            Resposta: não se apaga… Porque não ardem

          7. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Lol, @António só na China é 7por dia e por lá é qs td LFP (dados do governo atenção, nada de amigalhaços comprados para dizerem umas tretas)

          8. Avatar de JL
            JL

            Só nos EUA e nos a combustão são 500 por dia e só nas AE.

            Então mostre lá os dados do governo a confirmar que são LFP ?

          9. Avatar de Realista
            Realista

            Se arde um carro elétrico é um fogo, se arde um carro a combustão é um fogo de vista…

            Hahahaha

          10. Avatar de JL
            JL

            Mais um a combustão na Zona de Espinho, pelo que estão a dizer, este fim de semana foram 3. Estes C4 com motor eléctrico de arranque são um perigo. Loool

          11. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            A China tem vastos recursos de fosfato e uma cadeia de suprimentos bem estabelecida para a produção de baterias LFP. Logo tem interesse em escoar e em abastecer os mercados de larga escala.
            Ardem 7 carros elektros por dia na china (fonte governamental)
            Andam a ser bem enganadinhos com a tanga do duracell que não arde ahahah

          12. Avatar de JL
            JL

            Nos estados unidos ardem 500 por dia.

          13. Avatar de JL
            JL

            Ah, e as lfp não ardem, já que confia tanto na Dra Helena, deve saber o que ela disse sobre isso …

          14. Avatar de Antonio+Vasco
            Antonio+Vasco

            Num universo de 20 milhões de EVs, isso é alguma coisa? Faça a percentagem de ocorrências e depois vá ver a percentagem de combustão, eheh , 25 vezes mais

          15. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @António à data, 2022, eram 6 milhoes.

            @JL , se tem lítio arde, foi o q a catedrática disse. A esperança está nas estado sólido.
            Um hype que de acordo com as vc próprio já dura há cerca de 20 anos e q para mim vai durar para sempre.

          16. Avatar de JL
            JL

            Mas o lítio não arde, e muito menos o que é usado nas baterias, que é carbonato e hidróxido de lítio.

            Mas quantas baterias já lhe arderam em casa ?

            Então a Dra Helena já não tem razão ?

      2. Avatar de ElectroescadaS
        ElectroescadaS

        Deve ser o camião do Facebook, onde as informações são todas legitimas (ao contrário)…

        1. Avatar de JL
          JL

          Só se forem para eléctricos é que são legistimas, já todos sabemos isso.

          1. Avatar de ElectroescadaS
            ElectroescadaS

            Não faço ideia, não uso a sua rede social favorita. Mas se usar a rede Mastodon, terei todo gosto em segui-lo por lá…

          2. Avatar de JL
            JL

            São todas iguais, o que faz as redes sociais são as pessoas.

          3. Avatar de ElectroescadaS
            ElectroescadaS

            Precisamente. O que não impede que as pessoas sejam “obrigadas” a usar determinada rede só porque a maioria assim o exige. Ou agora lá porque vossa excelência é facebookiano eu sou obrigado a usar também?

          4. Avatar de JL
            JL

            Mas quem lhe disse que é obrigado a usar ?

            Até deixei um link que é aberto a todos, nem login precisa.