Vendas de veículos elétricos poderão aumentar 17% em 2025: mais de 20 milhões de unidades

57 Comentários

As vendas globais de veículos totalmente elétricos e híbridos plug-in deverão aumentar pelo menos 17% este ano, atingindo mais de 20 milhões de unidades. Estes números são impulsionados pela extensão dos subsídios de troca de automóveis na China, de acordo com previsões divulgadas hoje.


A Europa, o segundo maior mercado de veículos elétricos do mundo, deverá retomar o crescimento nas vendas graças à implementação de metas de redução de emissões de CO2 e à disponibilidade de modelos mais acessíveis. No entanto, o ritmo de crescimento será mais lento em comparação com 2023, afirmou Iola Hughes, chefe de pesquisa da Rho Motion.

Porque é relevante?

Os fabricantes de automóveis encaram 2025 como um ano transformador, uma vez que a Europa introduzirá novas metas para fomentar a adoção de veículos elétricos, enquanto a China continuará a alargar os seus subsídios. Simultaneamente, os Estados Unidos poderão ver retrocessos nos seus objetivos de eletrificação devido às políticas da administração Trump.

Na China, as vendas de veículos elétricos deverão superar a previsão anterior de um crescimento de 17% em 2025, consolidando ainda mais a sua posição dominante no mercado graças à extensão dos subsídios, estimou a Rho Motion. Em 2024, as vendas de veículos elétricos no país registaram um aumento recorde de 40%, atingindo os 11 milhões.

Os elétricos na China, Europa e EUA

Os veículos elétricos fabricados na China continuarão a confirmar as tendências de 2024 na América Latina, onde já alcançaram uma quota de mercado superior a 80%. Também deverão crescer nas regiões Ásia-Pacífico e em mercados emergentes, segundo as previsões da empresa.

Para a Europa, prevê-se um aumento geral de 15% nas vendas, face aos 3 milhões de veículos elétricos vendidos no ano passado.

Ainda assim, os fabricantes de automóveis enfrentam o risco de multas de cerca de 10 mil milhões de euros por incumprimento das metas de emissões da UE, apesar de adquirirem créditos de emissores de veículos elétricos através de pools.

Este valor compara-se com estimativas anteriores de 15 mil milhões de euros, que não consideravam desenvolvimentos recentes na indústria e novos mecanismos de compensação de emissões.

Nos Estados Unidos, a Rho Motion prevê um crescimento de 16% nas vendas de veículos elétricos em 2025, apesar do impacto limitado das mudanças políticas de Trump. Contudo, estas alterações poderão ter consequências a longo prazo, incluindo, no pior cenário, uma queda de 47% na procura de baterias para veículos elétricos até 2040.

 

Leia também:

Foi um erro do Governo o plano de incentivos à compra de elétricos

Comentários

57

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    “…As vendas globais de veículos totalmente elétricos e híbridos plug-in deverão aumentar pelo menos 17%…”
    “e híbridos plug-in” Sim, sem duvida. Já os elektros vão continuar a descambar por aí abaixo.

    1. Avatar de Max
      Max

      Pois, mas o título diz: “os veículos elétricos deverão crescer 17%, mais de 20 milhões de unidades” e depois passa-se par o texto e já são os “veículos totalmente elétricos e híbridos plug-in (PHEV)”.
      Diga-se em abono da verdade que vários sites fazem exatamente o mesmo.
      É a habitual confusão porque facilmente se confunde os “veículos elétricos (VE)” com “veículos 100% elétricos (BEV)”. E os padres dos elétricos ainda aumentam para “veículos eletrificados”, que junta outros híbridos elétricos (MEV) (e os FCEV, a hidrogénio, mas que são poucos) e, ainda, para os “movidos a energias alternativas”, que junta os híbridos GPL.
      Há é aquele pequeno problema de a UE ter concluído que os PHEV, em média, gastam tanto ou mais combustível que os carros só com motor de combustão interna.
      Quanto à referência de que na América Latina, os elétricos “já alcançaram uma quota de mercado superior a 80%” creio que é – tiveram um crescimento anual nas vendas superior a 80%.

      1. Avatar de JL
        JL

        Exato, tanto que a venda global de EV em 2024 foi de 17.1 milhões, os 20 milhões correspondem apenas a EV.

        1. Avatar de Max
          Max

          … EV somando os BEV e os PHEV.
          O site Rho Motion só fala em EV sem outra discriminação, mas os outros sites dizem o mesmo que o post acima – que os 20 milhões é a soma de BEVs e PHEVs.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Vc é mesmo atrofiado.
            A maioria desses carros são PHEV portanto a combustão.

          2. Avatar de JL
            JL

            Tanto não são que está lá o que são.
            Além disso se juntassem todos no mesmo total, não eram a maioria, porque venderam bem menos os PHEV.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não está nada.
            O que lá está é que na China se venderam 11 milhões de EV.
            Acha normal?
            Quer o rankin?
            BYD 4.272.145~40%
            Tesla 426.600-
            Geely 955.000-Chery 1.057.000-Changan 809.000-
            Tirando a tesla tudo tem PHEV.
            Agora pense.

          4. Avatar de JL
            JL

            Sim bev, já que a China produziu mais de 36 milhões de carros.

            Faltam aí 200 marcas. Lolloll

          5. Avatar de JL
            JL

            Não preciso de pensar, esse é o seu mal devido aos preconceitos, estão ali os números.

          6. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Pode não parecer mas a maioria dos carros q a China produz, ainda são puros a combustão. Esses 36% não são argumento.

            2- Sabemos que a,BYD não produziu 4.272.145 elektros, portanto não pode ter vendido esse nr de elektros. Vendeuu isso sim 4.272.145 de elektros + PHEVs.
            Está a pensar mal.

            A China tem outras marcas, mas elas têm cada vez menos expressão e é só senso comum que não vão resistir. O TOP five indicado tb não chega aos 11 milhões de electrificados vendidos.

            Mais abaixo tem outra pista
            “Europa vendeu 3 milhões de EV”. EV= elektros+PHEV bem entendido.
            Pp sabemos que a UE vendeu 1.4 milhões de elektros (tanto como os comerciaisdiesel), o UK 0 ,37 milhões de elektros e Noruega, Suíça etc praticamente não têm expressão. Portanto quanto muito venderam-se na Europa 2 milhões de elektros, o milhão restante são PHEVs.

            Tem q aprender a aplicar melhor a lógica desse doutoramento com 18 a matemáticas.
            A introdução à lógica pode começar já no 2.º e 3.º ciclos do ensino básico. Começo a duvidar que o seu doutoramento tenha ido além da 4ª classe.

          7. Avatar de JL
            JL

            Errado, a maioria já não são a combustão, são eléctricos e híbridos.

            Não vão aguentar porque você não quer ? É isso ?

            Tanto na Europa como na China separam, bem visto.

            Não preciso de lógica da batata, temos os números que tanta dor lhe causam.

          8. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            —“Errado, a maioria já não são a combustão, são eléctricos e híbridos….”
            Não sei se mente porque a sua carola não dá para mais, ou se mente deliberadamente para enganar as pessoas. Se for este último caso, sugiro que se vá tratar rapidamente!

            Na verdade na China venderam-se em 2024:
            Veículos elétricos e híbridos: 11 milhões de unidades (47% do total)
            Veículos a gasolina e diesel: 12 milhões de unidades (53% do total)
            Portanto a combustão pura ainda são os que mais vendem na China.
            Essa é a verdade.

            E agora à laia de palpite. Os PHEV vão ultrapassar os elektos na China nas vendas de 2025.
            Até os chinos já perceberam que os elektros não interessam nem ao menino jesus!

          9. Avatar de JL
            JL

            Primeiro fala em produção depois já fala em vendas ? você organize-se e não ande ao sabor do vento.

            E se ultrapassarem ? qual é o mal disso ? sempre é melhor phev do que 100% ice, mas pronto, já sabemos que depois até vai gostar deles só para não gostar dos bev. LOOOL

          10. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Cale-se e deixe de desculpas de mau pagador.
            Vc é q veio com a treta que os electrificados estavam já em grande maioria nas vendas na China, seu mentiroso.

          11. Avatar de JL
            JL

            Eu não falei em vendas nem produção.

    2. Avatar de JL
      JL

      Ou não, tanto que está a aumentar.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Está pois, a aumentar para baixo.

        1. Avatar de JL
          JL

          Não, a aumentar mesmo.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Só os PHEV q são carros a combustão.

          2. Avatar de JL
            JL

            Não, são híbridos plug-in, dai ninguém lhe chamar combustão, só você devido aos seus preconceitos e desconhecimentos.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            A gente sabe.
            A D. UE já se está a preparar para triplicar as emissões a esses popós e é de amigo pq a realidade é que poluem mais que os seus semelhantes a combustão.

          4. Avatar de JL
            JL

            Errado, lá está você a inventar, poluem 3x mais que aquilo que anunciam.

  2. Avatar de Fernando P
    Fernando P

    Com o aumento da oferta elétrica e redução da oferta a combustão, é mais do que normal esse aumento

    1. Avatar de JL
      JL

      Não existe redução de oferta, mas sim aumento de mais uma opção.

      1. Avatar de jotal
        jotal

        Quando os fabricantes se veem obrigados a desviar recursos para a electrificação automóvel… parece-me óbvio que ficam disponíveis menos recursos para o que era habitual fabricarem, logo a oferta do que era habitual tem obrigatoriamente de diminuir.

        1. Avatar de JL
          JL

          O que já existia já estava desenvolvido, e com fábricas a trabalhar, portanto não gastam mais dinheiro nessa parte.

          1. Avatar de jotal
            jotal

            O JL agora sai-se com truísmos… ora, muito obrigado!

          2. Avatar de JL
            JL

            Só lhe disse um facto.

          3. Avatar de jotal
            jotal

            Facto completamente irrelevante e sem sentido para o caso. É como dizer que o que está vivo já nasceu, que o que caiu ao chão já esteve fora do chão, que a noite é escura por não ter luz… e outras tais verdades que se tornam até cómicas quando ditas tal como o JL disse as suas.

          4. Avatar de JL
            JL

            Sem sentido como, foi você que disse que tinham de investir em tecnologia existente, isso sim não faz sentido.

            Se as verdades não vos convém, é negar, como alguns fazem.

          5. Avatar de jotal
            jotal

            Pratos e copos são tecnologias existentes. Se calhar é melhor que deixem de investir nelas para que a filosofia do JL vingue e passe a comer do chão e a beber com a língua como os animais. Afinal, para quê investir em tecnologias já existentes, não é mesmo?

            Mas espere aí, não são os seus adorados eléctricos também tecnologia já existente? São, então aplica-se na mesma a lenga-lenga do JL, tal e qual, sem tirar nem pôr: se já existem eléctricos, já estão desenvolvidos e também com fábricas a trabalhar, portanto também não precisam de gastar mais dinheiro nessa parte.

          6. Avatar de JL
            JL

            Não precisam de investir naquilo que já produzem, só precisam se quiserem aumentar a produção ou evoluir o produto.

            Eu não falei em tecnologias.

            Não são meus adorados, são aquilo que são, além disso não existiam, já viu baterias de estado sólido em veículos ? Pois é, não existe.

            A diferença é que uma tecnologia evolui, porque é nova e outra já está mais que explorada, por isso não ter havido quebra de oferta.

          7. Avatar de jotal
            jotal

            O JL mais as suas verdades marteladas à sua vontade…

            Só as tecnologias de eleição do JL é que evoluem, todas as outras devem estar estagnadas nesse seu mundo!

            Olhe que o horizonte é bem maior do que aquilo que vê aí do seu cantinho.

          8. Avatar de JL
            JL

            Conhece outra que tenha evoluído ? continuam com os mesmos problemas.

            Eu olho o horizonte, você é que não.

  3. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Como em tudo na vida há pros e contras e os VE não são exceção, acho que as ajudas às empresas é uma vantagem poderem deduzir carros de 5 lugares se forem VE e com isso vão mantendo as vendas se acabar com esta medida acho que vai haver uma quebra nas vendas.
    Acho que a compra de VE tem de ser bem analisada, em particular se pode ou não carregar em casa, na minha modesta opinião essa é a pergunta chave.

    1. Avatar de Fusion
      Fusion

      “Acho que as ajudas às empresas são uma vantagem.”

      Não achas que seria mais vantajoso aplicar todas essas ajudas, tanto para empresas como para particulares, no alargamento das ofertas e opções da rede de transportes públicos? Não seria mais eficaz para a redução das emissões e para a construção de uma sociedade mais verde apostar nos transportes públicos, em vez de promover o uso de carros?

      Além disso, uma empresa que tem uma frota geralmente é uma empresa que gera bastante dinheiro, por isso não me parece justo dar apoios a empresas com um grande volume de capital. As PME, por norma, não esbanjam dinheiro em frotas de automóveis, até porque não têm esse capital disponível.

      No caso dos particulares, a situação é ainda pior, porque os apoios são concedidos apenas a quem compra carros elétricos. Sejamos honestos, achas que é o pobre que compra carros elétricos? Mais uma vez, estamos a alimentar com subsídios quem já tem dinheiro.

      Sou 3000% contra qualquer tipo de apoio à chamada mobilidade verde. Não é justo, é discriminatório e não resolve nenhum problema. Todas essas verbas e apoios deveriam ser canalizados para investimentos no bem comum e para benefício de TODOS: mais transportes públicos, mais horários e melhores condições. Isto traduzir-se-ia em mais pessoas a deixarem o carro em casa, o que resultaria em menos poluição.

      1. Avatar de Mr. Y
        Mr. Y

        Sim, tens razão. Mas acho que é mais uma questão cultural. Muita gente recusa-se a usar os transportes públicos e só gosta de usar o carro nem que seja para fazer um trajecto de 1 km.

        1. Avatar de Fusion
          Fusion

          Também concordo que seja uma questão cultural, é um facto. No entanto, a oferta e a qualidade do serviço prestado em Portugal (principalmente no interior) não ajudam muito a mudar as mentalidades das pessoas.
          Tenho quase a certeza de que, se a rede fosse alargada com qualidade e mais horários, seria meio caminho andado para essa mudança de mentalidades. Até porque o custo de andar em transportes públicos é muito mais baixo do que usar carro próprio, e ambos sabemos que o povo português não nada em dinheiro.

          É verdade que haverá sempre um ou outro que prefere andar de carro, e está no seu direito. Contudo, acredito que, se houvesse melhorias significativas no campo dos transportes públicos, reduziríamos muito o número de carros na estrada ao invés de andarem com esta maluqueira dos carros elétricos e de apoios com dinheiros públicos a pessoas e empresas que não precisam.

          1. Avatar de B@rão Vermelho
            B@rão Vermelho

            @Fusion, a questão dos transportes públicos nas grandes cidades onde a qualidade do ar é pior há transportes públicos com “fartura: a questão é mesmo cultural, andamos anos e anos a sermos ” empurrados” para o transporte pessoal e agora vai demorar algum tempo até as pessoas voltarem a deixar o carro em casa.
            Eu acho que com o passe dos transportes públicos devias ter acesso aos parques de estacionamento juntos das estações, acho que ajudava.
            Quanto aos apoios às empresas o pessoal pensa ou pago impostos e fico sem os € ou compro um Ve e ando com ele e ” pago” impostos.
            Eu vou a Lisboa regularmente para tratamentos médicos e vou de mota e o que mais vejo é uma.pessoa por carro horas e horas parados nas filas todos os dias, se isto não é motivo suficiente para incentivar o uso dos transportes.

      2. Avatar de taberneiro
        taberneiro

        excelente comentário, é exatamente isto.

      3. Avatar de JL
        JL

        Então podem começar por tirar os incentivos aos a combustão, que são a maior parte.

        1. Avatar de B@rão Vermelho
          B@rão Vermelho

          Nos a gasolina não tens apoios e nos diesel só nos comerciais se não estou em erro, não sei se os diesel até aos 25 mil euros ainda é possível deduzir, e no combustível só o diesel e se não estou em erro só 25%.

          1. Avatar de JL
            JL

            Tem pois, ainda há pouco tempo havia aqui um artigo sobre isso.

      4. Avatar de JL
        JL

        E você deixava o carro em casa ?

        1. Avatar de B@rão Vermelho
          B@rão Vermelho

          Eu deixo quando vou para Lisboa, vou de mota 🙂 🙂

          1. Avatar de JL
            JL

            Não é para si a pergunta. Hehe

  4. Avatar de Tugalandia
    Tugalandia

    Fico um pouco confuso quando leio “elétricos poderão aumentar 17% em 2025” e depois leio noutra noticia “”beco sem saída” nos veículos elétricos”, “a procura natural é relativamente baixa”.

    https://tinyurl.com/europatrasada

    1. Avatar de JL
      JL

      O que tem a ver a opinião de um gajo que já nem é presidente de nada com o assunto ?

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Sabe mais de olhos fechados que vc com eles abertos e o homem,agora que já não tem nada a perder, tem toda a razão. Apresenta a verdade bastas x’s aqui relatada que vc passa a vida a refutar em nome do KKKlanElektro.

        1. Avatar de JL
          JL

          Se sabe porque não está lá a mandar ?

          Portanto pode dizer o que lhe vier ã cabeça e arranjar desculpas para tudo e mais alguma coisa, entendo.

      2. Avatar de ninjazeiteiro
        ninjazeiteiro

        E você é presidente do quê? É que para despejar opiniões não há igual!
        Sim, o Carlos Tavares agora que já não é presidente deixou de perceber do assunto… LOL

        1. Avatar de JL
          JL

          Não deixou de perceber, mas agora diz o que quer para sua defesa, é como aqueles que são despedidos.

          1. Avatar de ninjazeiteiro
            ninjazeiteiro

            Também pode agora ter uma opinião mais pessoal e menos motivada pela agenda a cumprir.

          2. Avatar de JL
            JL

            Ele não tinha de cumprir agenda nenhuma, afinal era o CEO de uma empresa.

          3. Avatar de JL
            JL

            Curioso como o homem em 2017 virou de bestial a besta nos anos seguintes e agora já é bestial outra vez. Loooool

  5. Avatar de Vitor Ferreira
    Vitor Ferreira

    Faltam incentivos sérios na compra de carro elétrico semelhantes ao país vizinho Espanha. Aqui o incentivo é ridículo, limitado a 1000 veículos (como?), limitado até 38.000€ (qual o carro que se compra com esse valor, sendo o único carro da família?), limitado a ter de se dar um carro para abate com mais de 10 anos. Que raio de incentivo elétrico é este? Portugal como sempre no seu melhor a complicar o descomplicado.