Vendas da Tesla nos EUA caíram cerca de 5% apesar dos incentivos recorde e da Cybertruck

18 Comentários

Uma nova estimativa aponta para uma descida de 5% nas vendas da Tesla nos Estados Unidos em 2024, em comparação com o ano anterior, apesar de a fabricante ter oferecido descontos e incentivos recorde, além de ter introduzido a Cybertruck na sua gama de veículos.

Tesla


Parece que os incentivos e a Cybertruck não cativaram os americanos

Após a divulgação dos resultados de produção e entregas do quarto trimestre e do ano completo de 2024, o mercado continua a analisar os dados.

Como já foi referido anteriormente, a Tesla mantém-se como uma das fabricantes de automóveis mais opacas no que diz respeito à divulgação detalhada dos seus resultados de entregas. A empresa não desagrega os dados por modelos ou regiões, o que nos obriga a confiar em análises e dados de terceiros.

Um dos analistas mais confiáveis neste campo é TroyTeslike, que utiliza a rede social X para partilhar previsões sobre os resultados trimestrais da Tesla. E publicou agora uma análise por região:

  • Na Europa, a Tesla registou uma queda de aproximadamente 10%.
  • Na China, houve um aumento de 8%, embora o crescimento da Tesla no maior mercado automóvel do mundo tenha desacelerado significativamente.
  • Nos EUA, as vendas caíram cerca de 5%.

O mercado norte-americano é particularmente relevante e preocupante para a Tesla. A empresa operou nos Estados Unidos em 2024 com incentivos e descontos históricos, incluindo cortes de preços e financiamento subsidiado.

Mais significativo ainda foi o facto de a Tesla ter adicionado um novo modelo à sua gama nos EUA pela primeira vez em quatro anos: a Cybertruck.

2024 marcou o primeiro ano completo de produção da Cybertruck, que enfrentou alguns problemas claros de procura. Ainda assim, o modelo contribuiu com mais de 30.000 unidades entregues nos EUA.

Contudo, apesar desta novidade, a Tesla viu as suas entregas caírem mais de 34.000 unidades no mercado norte-americano em 2024.

Segundo Troy, a Tesla também terá reduzido deliberadamente a produção nas suas fábricas nos EUA ao longo de 2024, de forma a alinhar a oferta com a procura mais baixa. Esta estratégia parece ter resultado numa diminuição dos níveis de inventário no final do ano.

 

Leia também:

Greves contra a Tesla na Suécia deixam mais de 100 postos de carregamento sem energia

Autor: Rui Neto
Partilhar:

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de MLopes
    MLopes

    a cybertruck é uma bosta de veículo que só tem interesse para o show-off.
    não faz nada que muitos outros veículos não façam muito, mas muito melhor. então as capacidades off-road daquilo são de ir às lágrimas de tanto rir…

  2. Avatar de Anung
    Anung

    A Tesla está a ser vitima da própria qualidade que é ímpar no mercado.
    A Tesla tem mais de 10 anos no mercado, mas ao contrário dos rivais apresenta uma qualidade de produto, principalmente de baterias, demasiadamente boa o que faz que quem comprou um Tesla á mais de 6, 7 ou 10 anos não tenha qualquer justificação para comprar outro uma vez que o seu se encontra como novo.

  3. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Com tanta marca com eléctricos é normal as vendas caírem, nada de novo continua a vender que se farta…

  4. Avatar de Zé

    Simplesmente tem mais concorrência agora, além de que os carros já começam a ter um visual “cansado”. Se ter um Tesla tinha uma certa aura de novidade, agora já não tem. É só mais um entre cada vez mais.

    1. Avatar de BurroFuiEuQueEstudei
      BurroFuiEuQueEstudei

      Adorei o design dos Teslas, quando apareceram depois visualmente começaram-me a cansar e neste momento não acho piada nenhuma.
      Mas atenção que continuo a achá-los excelentes máquinas.

    2. Avatar de Artilheiro
      Artilheiro

      São carros com um design demasiado simplista, a nivel de interiores. O tabelie é um dos pontos mais fracos, do design. O resto até não desgosto.

  5. Avatar de RRR
    RRR

    “Na China, houve um aumento de 8%” nos outros mercados cairam era boa hora para china a colocar numa lista negra à semelhança que os EUA fizeram com CATL…

    1. Avatar de rui
      rui

      qual seria a justificação para isso? tento em conta que as vendas na china são praticamente 100% de veiculos fabricado na china?

  6. Avatar de O-das-CAldas
    O-das-CAldas

    Segundo a Cox Automotive a queda nos EUA foi de 6,1%. As vendas da Tesla na UE também caíram – e achei graça ao @JL ter encontrado um argumento: “Os a combustão caíram mais!”
    Nos EUA, em 2024, independentemente da energia, as vendas de carros novos aumentaram 2,0%. Agora só lhe resta um argumento: “Caíram menos que a Stellantis!” (15%).
    https://www.coxautoinc.com/news/cox-automotive-forecast-dec-2024-u-s-auto-sales-forecast/

    1. Avatar de JL
      JL

      Eu disse que caíram mais ? onde ? nos EUA ?

      1. Avatar de O-das-CAldas
        O-das-CAldas

        Onde? Sei lá, quando os números são maus para a Tesla encontras uma maneira de dizer que para os ICE ou outra marca foi pior.
        Em todo o caso na Europa (UE, EFTA e Reino Unido) 2024 ainda foi pior para a Tesla que nos EUA – as vendas caíram 13,7%.

        1. Avatar de JL
          JL

          Se não sabe porque está a inventar ? só para ser engraçadinho ?

          Então mostre lá onde eu disse isso ?

          1. Avatar de O-das-CAldas
            O-das-CAldas

            Post: “Carro mais vendido na Europa em 2024: Tesla perde relevância e Dacia domina o mercado”

            JL 14 de Agosto de 2024 às 09:12
            Indicação que houve perda de compra. Tesla afundou, tal como a Toyota que andou sempre nos primeiros lugares, bastou um ano…..

            VapokaFP 14 de Agosto de 2024 às 18:37
            Já ninguém quer Teslas. O consumidor abriu os olhos.

            JL 14 de Agosto de 2024 às 18:57
            Então quer dizer que NINGUÉM QUER TOYOTA’S, já que ficou abaixo.

            Etc., etc., etc. 🙂

          2. Avatar de LR
            LR

            “JL 27 de Dezembro de 2024 às 22:48
            As que estão piores são as vendas dos a gasolina e diesel.

            Sim, ninguém quer sucata a combustível.”

            “JL 3 de Janeiro de 2025 às 10:59
            Na foi isso que viu ? Tanto os a gasolina como gasóleo caíram, só os eléctricos e phev subiram.”

            “JL 19 de Dezembro de 2024 às 19:34
            Errado, quem está a puxar as vendas para baixo são os que cairam, diesel, gasolina e até um pouco dos plugin.

            Mas não viu quanto estes caíram ?”

            “JL 19 de Dezembro de 2024 às 16:43
            Cacetada como ? se pertencem aos 2 únicos que não desceram, foi uma grande cacetada sim nos diesel e gasolina.”

            “JL 19 de Dezembro de 2024 às 19:37
            Os diesel foram bem piores:

            “The diesel car market declined by 15.3%, resulting in a 10.6% market share last November. Overall, decreases were observed in most EU markets.”

            Gasolina:

            “In November 2024, petrol car sales dropped by 7.8%.”

            Plugin:

            “Plug-in hybrid car registrations fell by 8.8% last month, ”

            Os únicos que subiram foram os HEV:

            “Hybrid-electric registrations increased by 18.5%””

            “JL 19 de Dezembro de 2024 às 22:55
            Errado, os bev foram os únicos que cresceram tal como hev.

            Os diesel desceram, portanto pode deitar as latas fora, já que parece ser esse o seu argumento.”

            “JL 21 de Dezembro de 2024 às 22:45
            Se os eléctricos levaram um chapadão então o que levaram os diesel gasolina e phev ? Um terramoto ?”

            “JL 22 de Dezembro de 2024 às 13:11
            …Errado, os phev desceram, tal como os a gasolina e diesel, que despencaram, não há volta a dar.”

          3. Avatar de JL
            JL

            Ah ok, então parece que eu falei da Europa e não dos EUA.

            Obrigado, assim confirmam quem diz as verdades.

          4. Avatar de JL
            JL

            Obrigado LR por toda essa pesquisa.

        2. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          O TroyTeslike foi amigo. Amenizou as perdas reais.

  7. Avatar de Zé

    E vão ser ainda piores este ano. Mais concorrência, mas também o regime fiscal dos carros importados está mais apetecível. Se lançarem modelos “novos” e com preços para competir com BYD e por aí fora, talvez recuperem.