Venda de PCs ainda em queda, mesmo com ajuda do Windows 10

27 Comentários

O mercado dos PCs está em queda há já alguns anos. Muitos apontam como sendo uma área que deverá desaparecer em breve, mas a verdade é que mesmo com estes cenários ele mantêm-se.

As mais recentes previsões mostram que o cenário não se deverá alterar, continuando a perder terreno, e nem a presença do Windows 10 conseguirá mudar esta tendência no imediato.

PCs

Mais uma vez as previsões da Gartner voltam a apontar para uma quebra nas vendas dos computadores pessoais, com os números voltarem a cair nos próximos meses.

Os analistas revelaram que esperam que as vendas caiam das 288 milhões de unidades vendidas para as 266 milhões de unidades vendidas. Isto significará uma quebra de 8% durante o ano de 2016.

Há no entanto boas notícias. A Gartner espera que as vendas cresçam durante os próximos anos. Para 2017 são esperadas 266 milhões de unidades vendidas e para 2018 esse número deverá crescer novamente para 274 milhões de unidades.

PCs Windows 10

Esperava-se que a chegada do Window 10 tivesse feito crescer esse número. A Microsoft fez o seu papel a promover este novo sistema operativo e isso deveria ter levado a um aumento das vendas.

Mas o aumento esperado para os próximos anos irá ter um impacto positivo na Microsoft. Os stocks de máquinas com Windows 7 e 8.1 estão a chegar ao fim e em breve apenas o Windows 10 será oferecido. Isto levará a Microsoft a chegar-se mais perto da sua meta de ter o Windows 10 em mil milhões de equipamentos até 2018.

O fim da vida de muitos PCs e a necessidade de renovação do parque informático de muitas empresas irá agora em breve dar um novo impulso a estas, que será apoiado com a revalorização de algumas moedas e a consequente diminuição dos preços dos PCs.

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Kekes
    Kekes

    O mercado dos PC ‘s vai estabilizar apartir de agora. Não creio que acabe, simplesmnte se está a reinventar. O futuro dirá.
    Vieram as tablets, e com isso foi anunciado o fim dos PC’ s, mas os tablets estão a morrer e o mercado dos PC está a estabilizar.

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Asneiras o mercado dos PCs não esta a estabilizar nem a destabilizar, os computador pré-montados em lojas de grande superficie são menos comprados, não significa que os PCS (falo de Fixos porque PC é fixo) estejam a morrer, as pessoas compram pcs montados, dai as estatisticas mostrarem que estão a morrer, quando na verdade não é verdade… Em certo ponto se me disseres que os PCs pre-feitos em lojas como Fnac,Worten estão a morrer isso sim é verdade, mas não estão a morrer na sua totalidade uma vez que agora as pessoas preferem montar consoante o orçamento disponível.

      Tablets a morrer? Tablets vão acabar com a vida dos PCs fixos nas lojas de grande superficie não falo de PCs montados por peças, é diferente embora o resultado final seja o mesmo.

      Eu nunca trocaria um tablet por um PC montado a peças e a minha maneira.

      É diferente e são coisas que não se pode comparar.
      PC Fixo = Imóvel, ficar em casa.
      Tablet = “PC” entre aspas móvel.

      São coisas diferentes, os tablets agradam-me eu vejo um tablet como um PC de “Lazer” posso mover-lo para qualquer lado e levar-lo comigo.

      Nunca trocaria um tablet por um portátil 🙂
      Aprendam estas estatisticas na maioria dos casos são os pcs pre-feitos como ASUS, Toshiba que estão a venda, esses são poucos vendidos porque montar por peças sai muito mais barato e adequado.

      É por essa razão que os “PCs Fixos” entre aspas mais uma vez, falo das grandes superfícies.

      1. Avatar de pedro
        pedro

        o teu português não é muito mau, mas dizeres “moveR-lo” e “levaR-lo” é erro de palmatória. quando acrescentas o “-lo”, ficaria “movê-lo” e “levá-lo”, respetivamente.

  2. Avatar de s_junior
    s_junior

    Não sei como a MSF olha para estas notícias mas devia antecipar a jogada, para evitar ser ultrapassada pelo concorrentes directos.
    Acredito muito na solução OneCore e acho que a Apple e a Google com SO andromeda (fusão do chrome OS com o android) vão implementar a mesma solução.
    Não tenho conhecimento sobre gestão empresarial, mas acho que a MSF devia olhar para o W10M / tablets / híbridos. Deviam usar os melhores produtos (office, W10, “Nuvens”) para impulsionar a vendas dos menos vendidos. EX:
    – Oferta do W10 e office durante 10 anos para os fabricantes de telemóveis com W10M.
    – Descontos do W10 e office durante 5 anos para o particulares e empresas que adquirirem dispositivos MSF (W10M / tablets / híbridos /xbox / band ou band).
    – Encher o planeta de publicidade e dispositivos / hardware Windows.

    Nota: Não sei o futuro do andromeda, presumo que será opensource, não acredito que servirá para empresas / grandes empresas, o poderá ser um grande concorrente ao W10 no mercado de consumo.
    Espero e desejo que a MSF antecipe a jogada em relação a Google e que sabe no futuro em relação a Apple.

  3. Avatar de Zé_Nabiças
    Zé_Nabiças

    Os pc’s actualmente não trazem um incremento de velocidade muito diferenciado das gerações anteriores. No passado ao se passar um um P2 para um P4 notava-se uma diferença efectiva de velocidade e desempanho. Actualmente num computador com 5 anos para um actual… não se nota assim TANTA diferença, até porque actualmente é tudo feito através do browser, e muito poucas são as pessoas que utilização os seus computadores pessoais para fazer trabalho de renderização / edição gráfica. Acho que isto explica quase tudo…

  4. Avatar de FNP.PT
    FNP.PT

    Impressiona o título. Não se vendem PCs com a ajuda do Linux?

    1. Avatar de linux
      linux

      infelizmente não, por incrível que pareça, continua a haver uma esmagadora maioria que abomina o linux, estão tão habituados ao windows que outra coisa nem sequer é opção, mesmo que gratuita…

      mas verdade seja dita, se tudo ao invés de ter mil e uma distros de linux, os dev’s se concentrassem em fazer uma apenas e suportar apenas essa, talvez a situação mudasse de rumo, agora assim dificilmente…

      1. Avatar de some guy on the net
        some guy on the net

        Eliminar um dos melhores aspetos do Linux nada muda, nem ajuda…

        “estão tão habituados ao windows que outra coisa nem sequer é opção” isto é até certo ponto errado.

        A maioria das pessoas ignoram que o Linux existe, e tem grandes problemas em se adaptarem a coisas novas, basta olhar para o windows 8 e a recepção que teve. Outro aspeto é que para as lojas de informática os vírus e a lentidão recorrente por falta de manutenção que o Windows proporciona é uma boa fonte de rendimento assim não compensa tanto por Linux nessas maquinas. E a esmagadora maioria dos “técnicos” nao sabe mexer em mais nada do que Windows.

        A falta de certos softwares profissionais também ajuda, mas os pontos descritos a cima são o principal problema, pois uma vez que as distros Linux ganharem(eu ainda sonho) quota de mercado as migrações desses softwares serão inevitáveis, tanto é assim que a Pixar usa ubuntu para os trabalhos mais pesados, uma empresa fundada pelo criador da Apple deveria usar Apple certo?

  5. Avatar de João Silva
    João Silva

    Talvez seja devido ao WIndows 10…

  6. Avatar de Dark Mode
    Dark Mode

    A questão está em dois pontos:

    1° A concorrência dos tablets e dos smartphones;

    2° O Windows 10.

    O problema é que o SO funciona em tudo!
    Tenho o Windows 10 num Asus i7, o que é muito natural, mas também num Toshiba Satellite L40 do e-escola e até num Magalhães 1 que era do meu filho.
    No caso do Magalhães, fiquei surpreendido. Estava arrumado com uma avaria no disco, arranjei um disco de 80Gb (aquilo tem uma medida manhosa – 1,8″), aumentei a memória para 2Gb e instalei o Windows 8.1 pirata. Para meu espanto, quando veio a atualização para o Windows 10, não só atualizou como fiquei com uma versão legal.
    Atualmente, o Magalhães é usado pelos meus Pais que já passaram a casa dos 70 anos, usam essencialmente o mail, o Skipe, o Word e o edge para ir à net e cumpre perfeitamente essas funções.
    Obviamente, quando um SO é suportado em máquinas tão antigas, os utilizadores menos exigentes, só investem num novo PC quando aquele que possuem dá o berro.

    1. Avatar de Dark Mode
      Dark Mode

      Só uma correção que o tempo é inimigo da memória.
      O W8.1 não funcionou no Magalhães por causa da resolução do ecrã. Acabou por ficar com o W7 e foi a partir daqui atualizou para o W10 como descrevi.

    2. Avatar de Adrien
      Adrien

      E não há “engasgos” ao usar o browser e assim?

      1. Avatar de Dark Mode
        Dark Mode

        Com a utilização que lhe está ser dada neste momento, não.
        Não voa mas também não faz perder perder a paciência.

  7. Avatar de Dark Mode
    Dark Mode

    Só uma correção que o tempo é inimigo da memória.
    O W8.1 não funcionou no Magalhães por causa da resolução do ecrã. Acabou por ficar com o W7 e foi a partir daqui atualizou para o W10 como descrevi.

  8. Avatar de Jorge
    Jorge

    computadores que nao valem nada a preços absurdos querem o ke???

    1. Avatar de spaceman
      spaceman

      não valem nada e a preços absurdos, ai tanta ignorância…

    2. Avatar de Daniel
      Daniel

      Em Português agora.

  9. Avatar de superpc
    superpc

    com tanta inovação no campo da informática, é mais que natural que os pc’s estejam a perder terreno há muito para outros dispositivos, pois hoje é possível comprar um equipamento informático sem custos elevados e que se adapte as nossas necessidades por muitos e bons anos, pois antigamente o que obrigava um constante upgrade era os jogos, e alguns softwares pesados, hoje pouca gente monta pc’s dispendiosos para esses fins, no caso de jogos existe a hipótese de jogar em consolas e online sem necessidade de grandes custos…

    1. Avatar de thiev
      thiev

      precisamente o contrário!!!!! o facto de o “pc” ser altamente personalizável (todos nós gostamos de ser distintos) e ao mesmo tempo passou a ser acessível a todos, mesmo aqueles com menos conhecimentos, “aventuram-se” agora mais, pois o pc deixou de ser aquele caixote cinzento grande que ninguém sabia o que tinha lá dentro e quando “parava” era o fim do mundo. Para além disso a “malta” aprendeu que computadores das grandes lojas ou “cadeias o material que trazem lá dentro é lixo e para ajudar “cravam” com um autocolante que não se pode mexer durante 2 anos. Quanto aos upgrades é e será sempre natural nos pc´s pois é a maquina de jogos por excelência (é graças aos jogos que temos a tecnologia que temos hoje) para além disso muitas vezes nem se precisa de gastar muito dinheiro ou mesmo algum, basta ter algum conhecimento (a internet tem ajudado bastante neste capitulo com cada vez mais informação)e ainda temos um mercado de material em 2ª mão em que se pode vender e comprar e ter sempre a “máquina à nossa maneira” muitas das vezes com pouco investimento.
      Nunca se montou tantos pc´s como agora, vejam bem a quantidade de produtos e marcas diferentes que existem hoje comparado com 15 anos atrás. O pc continua vivo de saúde e recomenda-se.

      abraço a todos

      1. Avatar de win
        win

        andas completamente enganado longe vai o tempo em que o pessoal gastava rios de dinheiro em personalização, hoje querem é pequeno e compacto e mobilidade, as massas nos dias correm já não lhes interessa pc’s enormes e fixos em casa, dai que o “superpc” disse e muito bem que o pessoal hoje compra em função das necessidades, os que continuam a apostar em personalização são uma mera minoria nos dias que correm face aos tempos de outrora…

        as vendas de pc’s continuam de boa saude é para o sector empresarial, quando fazem upgrades, para para utilizadores caseiros, já lá vai o tempo…

  10. Avatar de João Rios
    João Rios

    O W10 em vez de agregar valor para aumentar as vendas está é afugentando possíveis compradores

  11. Avatar de Edmilson
    Edmilson

    Não sei se tem relação com a diminuição das vendas dos PC’s, mas tem um novo produto revolucionário entrando no mercado que promete ser dez vezes maior que a internet, alguém já ouviu falar de internet das coisas? Procurem informações sobre o Tag Point e baixem o aplicativo, é um dispositivo que promete revolucionar a internet, estou distribuindo o produto é ele é fantástico. Procurem informações!!

  12. Avatar de Douglas Ferreira
    Douglas Ferreira

    Computadores são muito duráveis, mesmo os notebooks, e com a presença dos smartphones muitas pessoas resolve adiar a troca do PC, pois já não são tão utilizados quanto antes. O usuários preferem (e precisam) trocar os smartphones com um intervalo de tempo menor que os PCs. Lógico que essa minha teoria é para usuários domésticos.

    Eu mesmo, uso um MacBook Air 2012 e pretendo ficar com ele por, no mínimo, mais uns quatro anos. Já smartphone não tem jeito, é no máximo 1,5 ou 2 anos.

    1. Avatar de MLopes
      MLopes

      como assim “não tem jeito, é no máximo 1,5 ou 2 anos”? nada obriga ninguém a trocar de smartphone com tamanha rapidez. e [ quase] ninguém “precisa” trocar com essa rapidez, exceto em caso de acidente (telefone caiu, tomou banho, etc) ou algo assim.
      essa necessidade é de facto uma falsa necessidade criada pelas campanhas de marketing das marcas com a ajuda da necessidade (essa sim verdadeira) que as pessoas parecem ter de exibirem algo novo.
      eu ainda tenho um 4s. funciona às mil maravilhas e funcionará por muitos anos até que morra de velhinho

  13. Avatar de NT
    NT

    Já venho a ouvir essa história desde a massificação dos portáteis. O que é certo é que os PC’s continuam a ser vendidos.
    Um estudo diz que quando começamos o texto por ‘um estudo diz’ o pessoal tende em acreditar sempre independentemente da fonte do estudo.

  14. Avatar de vitor
    vitor

    Nao sei onde a venda de pc/ portáteis está a diminuir. Mas na loja onde trabalho não é de certeza. Em cada tablet que vendo, estou a vender em media 2 pc…. E isto em já 3 mese seguidos. Tablets vendem-se mas mais para criança…

  15. Avatar de Fernando
    Fernando

    Eu tenho um PC fixo, um portátil da e-escolas (acer5737z) e um smartfone. Encostei o velho p4 2800 e comprei um i7 4790 com 16 gb de ram e disco ssd. Comprei o i7 com a finalidade para aumentar a longevidade de fazer um novo upgrades. Faço tudo no fixo e só utilizo o smartfone quando quero consultar alguma coisa quando estou fora de casa ou jogar um jogo de entretenimento. O portátil está parado. Instalei o win10 com dual boot com win7 home premiun, mas não dá vontade de tirar da mala para o ligar.