Venda do Here Maps não está a correr como esperado

8 Comentários

A venda do serviço de mapas da Nokia tem estado a decorrer de forma pouco fluída. Depois de todos os rumores que surgiram sobre esta potencial venda, a lista de interessados também não parou de crescer, com nomes sonantes a aparecerem.

Mas há mais de 2 meses que estas manifestações de interesses e negociações decorrem, mas sem que surja um comprador efectivo. O grupo de fabricantes automóveis alemão é neste momento o mais provável comprador, mas as negociações não estão a decorrer como esperado por ambas as partes.

here_0

Eram vários os candidatos à compra do Here Maps da Nokia, com empresas de renome a quererem adicionar este novo serviço e todas as suas vertentes à sua lista de aquisições.

A decisão da Nokia surgiu ao mesmo tempo que conseguiram a compra da Alcatel-Lucent e muitos especularam que a venda se destinaria a cobrir os valores gastos na aquisição da empresa Francesa, que rondaram os 15,6 mil milhões de euros

A verdade é que a maioria dos potenciais compradores está a desistir deste ter para si o Here Maps, em parte devido às condições que a Nokia está a colocar para libertar o seu serviço de mapas.

Neste momento, e segundo várias fontes ligadas ao processo apenas o grupo de fabricantes automóveis Alemão continua a discutir com a Nokia as condições para a venda.

Talks have not broken down, but they are at a delicate stage of brinkmanship

Essas mesmas fontes revelaram ainda que estas negociações estão a chegar a um impasse, com ambas as partes e não querer ceder nas suas condições.

here_2

O principal motivo de discórdia é neste momento o preço que a Nokia está a pedir pelo serviço de mapas Here. Mas os fabricantes têm também as suas armas e o facto de serem agora os únicos interessados dá-lhes alguma margem negocial, agora que se pensa que a Uber deixou de estar interessada.

Por outro lado estes três fabricantes são dos principais clientes da Nokia no seu serviço de mapas e a sua saída para serviços rivais seria um rude golpe para a empresa Finlandesa.

Os analistas estimam que o valor do Here Maps ronde actualmente os 2 a 4 mil milhões de dólares, um valor que os interessados não estão interessados em pagar.

O interesse das três marcas Alemãs (Daimler, Volkswagen e BMW) neste serviço não é novo e as marcas querem passar da posição de consumidores dos mapas para os seus modelos topo de gama para a posição de produtores destes mesmos mapas e assim libertar-se esta despesa.

Comentários

8

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Zukunft
    Zukunft

    No artigo fala-se em “três fabricantes” e só no fim se explica.

  2. Avatar de Filipe Silva
    Filipe Silva

    “as marcas querem passar da posição de consumidores dos mapas para os seus modelos topo de gama”
    Já era de esperar.

  3. Avatar de Maxim
    Maxim

    mas a Nokia não foi comprada porque estava falida? “seria um rude golpe para a empresa Finlandesa” e eu a pensar que ja era americana xD

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      foi apenas vendida a parte mobile mas o nome e o resto nao.

    2. Avatar de Nuno
      Nuno

      A Nokia continua a ser a principal detentora de patentes na área de dispositivos mobile e como tal continua a receber por cada patente que é usada, mesmo que já não fabrique telemóveis. E já em 2016 poderá voltar a fabricar telemóveis.

  4. Avatar de Rui Cruz
    Rui Cruz

    Andem lá com isso que eu fui fotografado no Porto e queria-me ver ainda este ano…!
    Ahahaha 😀

  5. Avatar de Rlvs
    Rlvs

    Ainda hoje os vi a fotografar na zona de Oeiras eheh

  6. Avatar de pedrostrik
    pedrostrik

    Mais um big fail da NOKIA o que é pena pois já foi a grande empresa de telemóveis