Vem aí um tablet Nokia com Windows RT?

91 Comentários

…e também um phablet e um novo Lumia Dual SIM

A Nokia continua desesperada à procura de um rumo que volte a trazer a empresa aos lugares cimeiros no mercado de vendas. As últimas apostas não têm sido felizes e a Huawei até já admitiu a compra da empresa Finlandesa – ver aqui.

Hoje, a imprensa Internacional dá conta que a Nokia se prepara para lançar já em Setembro um tablet com Windows RT, um Lumia em Outubro e um Phablet em Novembro.

nokia

Apesar de serem apenas rumores, a verdade é que a Nokia tem de reagir ao momento muito negativo que atravessa. A gigante que liderou o mercado durante vários anos parece estar sem visão do mercado…e a confirmar-se o lançamento de um tablet com Windows RT há muitos que consideram que será mais uma decepção.

Mas vamos ao que será o equipamento; Segundo os rumores, o equipamento terá 32 de armazenamento interno, ecrã de 10.1” e 2/3 GB de RAM, suporte para LTE e um CPU Snapdragon 800 da Qualcomm….quase ao estilo do Surface RT que parece estar morto tal como avançou o site techcrunch – ver aqui!

Aqui fica uma imagem que vazou na Internet.

tablet_nokia

Além do tablet, há também informações do site NokiaPowerUser que dizem ter recebido o roadmap da empresa, no qual consta o lançamento de dois modelos da seria Lumia em Outubro e em Novembro deverá ser lançado um Phablet, concorrente ao Galaxy Note 3.

Do lado da Nokia não há ainda nenhuma reacção oficial, e os próximos dias prometem mais novidades relativamente a este assunto. Como sempre, o Pplware acompanhar de perto todos estes rumores.

A ser verdade, fazem sentido estes equipamentos no mercado actual?

Partilhar:
Tags:

Comentários

91

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel Ribeiro

    Os dois primeiros sim, um phablet com windows 8 é que näo estou bem a ver…

  2. Avatar de Rochita
    Rochita

    Por amor de Deus, RT não… larguem essa ideia e avencem é como o windows 8 pro.

    1. Avatar de JJ
      JJ

      Isso é verdade! Se apostarem no Windows 8 Pro em tablet, este Windows vai ganhar mercado… e muito.

      1. Avatar de Rochita
        Rochita

        Sei que provavelmente será muito pesado para este aparelho, mas que invistam num pro mais light que dê para todas as funcionalidades minimas, se até os netbooks de 200€ dão porque não funcionará aqui? RT têm poucas apps…

      2. Avatar de MigM.
        MigM.

        E queres um Tablet Pro por 300 euros, né?

        1. Avatar de Carlos
          Carlos

          Não!

          299 e não se fala mais nisso!

          :p

  3. Avatar de Marcos C.
    Marcos C.

    Vitor, o corrector ortográfico não deve ter funcionado…muda lá o titulo, “phablet”……….

    1. Avatar de Pedro Pinto

      É um tablet e um phablet também ..

      1. Avatar de Sergio J
        Sergio J

        Se calhar o Pedro não conhecera o termo phablet

        1. Avatar de MigM.
          MigM.

          Está no artigo phablet e Tablet porque irá sair um de cada.

        2. Avatar de Pedro Pinto

          Não sei Sergio…o que é? Explica-me sff…OMG!

          1. Avatar de Sergio J
            Sergio J

            Pedro, com certeza haverá muita gente que não conhece. O Pedro poderia perfeitamente achar que era um erro ortografico. Nao vejo qual a admiração disso

          2. Avatar de Sergio J
            Sergio J

            estou sempre a dizer Pedro, mas queria dizer Marcos.

            Pedro, sendo assim percebo que possas ter interpertado mal o meu comentário

    2. Avatar de pixar
      pixar

      https://pt.wikipedia.org/wiki/Phablet

      Antes de corrigir alguém, que tal pesquisar um pouco? Assim evitamos fazer figura de …

        1. Avatar de Sergio J
          Sergio J

          Como te disse acima, pode ter sido um comentário inocente do Marcos. Tens que concordar que o termo Phablet ainda não esta enraizado e pode ter sido interpertado como um simples erro ortografico. Não leves mal o moço. Com certeza estava apenas a tentar ajudar

          1. Avatar de Mário Sousa
            Mário Sousa

            eu vi ver os comentários só poor causa do phablet, nunca tinha visto tal termo, tb pensei que fosse um erro por isso vim cá abaixo ver se era um erro ou o que é um raio dum phablet.

            já agora o WIndows RT é uma versão do Windows 8?

    3. Avatar de Dimitri
      Dimitri

      Ele quiz dizer FAPlet… 😀

  4. Avatar de André Lourenço
    André Lourenço

    A Nokia têm qualidade mas esta a perder muito tempo com a exclusividade Windows.

    Não sei que contrato é que assinaram com a Microsoft mas esta na hora de mudar a estrategia ou vai ao fundo.

    Os novos Lumia com Android ia ser um sucesso!

    1. Avatar de Rochita
      Rochita

      Com android? Estragar o que está perfeito? Já viste as vendas? Informem-se antes de abrir a boca.

      1. Avatar de André Lourenço
        André Lourenço

        Já vi as venda do que?! Do Android ou da Nokia\Windows Phone?

        Queres comparar os 79.3% Android contra os 3.7% Windows Phone (onde nem tudo é Nokia)

        http://www.idc.com/getdoc.jsp?containerId=prUS24257413

        Para uma empresa como a Nokia que já foi responsavel por mais de 50% do mercado, menos de 3% é muito pouco. Perfeito mas ninguem compra.. não vale de muito para uma empresa! Não estamos no mundo academico, estamos no mundo real onde as empresas têm que fazer vendas, lucro e não sistemas “perfeitos” que ninguem compra.

        Abrir a oferta não fazia mal nenhum, antes pelo contrario.

        1. Avatar de Pedro Pinto

          É isso André….ja que o pessoal nao percebo PT que escrevemos, a ver se com esses gráficos la vão 🙂

        2. Avatar de Rochita
          Rochita

          Num mercado onde produtos como iphone e galaxy´s são sobrevalorizados é dificil…

  5. Avatar de JJ
    JJ

    Sinceramente nunca fui grande fã da Nokia, mas talvez esses novos equipamentos podem ser importantes para a empresa no actual mercado.

    Mas, acho que a Nokia só se vai safar, quando trazerem para o mundo dos telemóveis algo diferente e que os utilizadores gostem, como aconteceu a uns 15 anos atrás.

    1. Avatar de MigM.
      MigM.

      Aí é que está, os Lumia estão a ser muito bem recebidos.
      Por acaso a Samsung conseguiu sucesso imediato?
      Nokia com Android era o fim da marca. Entrar bum mercado monopolizado pela Samsung é um erro.

      1. Avatar de Marcos
        Marcos

        Acho que a nokia iria fazer sucesso. A Samsung começa a saturar o mercado com o exagero de modelos, mas na minha opinião o mercado vai mudar de novo com a Motorola, uma vez que eles são a Google agora…

        1. Avatar de Dude
          Dude

          Vão mudar tantou ou nada que o modelo que saiu agora da Motorola da Google não foi assim um lançamento tão marcante quanto isso! 🙂
          O Android precisa mais da Samsung que ao contrário.

      2. Avatar de miguel
        miguel

        ham? monpolizado pela samsung?? vai ao google ver o que essa palavra quer dizer..
        o windows mobile é que é o monopólio da nokia.(se tivesse dado resultados, estavam cheios de dinheiro “monoplio” ).
        andoid tem como cabeça de carta 4 marcas distintas (samsung, htc, sony, azus, “motorola”), sem contar com o monte de lixo chinês que para ai existe. onde é que esta o monopolio???

        sobre o post, só acho mal é o windows RT.(sera um flop).
        de resto o lumuia e o Phablet acho que vão ter bastaste saida. eu pessoalmente adquiria um Phablet com o w8

    2. Avatar de Rochita
      Rochita

      Sim, porque lumia não é diferente e os utilizadores não gostam… menos.

  6. Avatar de ivo
    ivo

    Bom dia

    Offtopic: pplware saiu hoje a nova versão/atualização do Windows phone 8.

    E posso dizer que já a estou, a instalar no meu nokia lumia 920 como também já instalei no nokia lumia 520 de uma colega minha.

    Se depois poderem fazer um artigo com a novidades da mesma era brutal, para dar a conhecer este brutal sistema, a pessoas que anda não conhecem 😉

    um abraço e continuação de um bom trabalho 😉

    1. Avatar de irlm
      irlm

      Qual é a tua rede?
      A minha é TMN, e ainda não recebi update via procura atualizações.
      Tenho um Lumia 620

      1. Avatar de Valeriu
        Valeriu

        No meu 520 da vodafone também não aparece.

        1. Avatar de ivo
          ivo

          AMBOS OS NOKIAS (920,520) SÃO DESBLOQUEADOS

          1. Avatar de Valeriu
            Valeriu

            Tens a certeza? Não tenho outro micro-sim para testar.

          2. Avatar de ivo
            ivo

            Tenho a certeza absoluta estão neste momento os dois a rodar as novas versões sem qualquer problema, para não falar das novas funcionalidades que esta versão traz.

  7. Avatar de jace3rt
    jace3rt

    Desesperada?
    Ultimas apostas não correram bem??
    Por favor informem-se antes de escreverem….

    1. Avatar de newJ
      newJ

      Estou chocado com este artigo.. Então a Nokia que está a dar passos sustentáveis e a ganhar terreno por se superiorizar pela qualidade e boa aposta de hardware*software, e vem este título sensionalista dizer que a Nokia está desesperada? Eu como utilizador Nokia lumia (tenho androids tb) só posso estar em desacordo, pois a mim parece-me uma aposta muito boa e sustentada por parte da Nokia.. Quem não gostar e criticar, que compre outras marcas e sejam felizes.

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Acho que vives fora da realidade…pelo menos os números assim o dizem

    2. Avatar de tavares
      tavares

      Realmente esta frase do artigo”A Nokia continua desesperada à procura de um rumo…” foi bastante infeliz.Penso que,pelo contrário,os “números” de vendas dos “aparelhos” com WP8 são bastante positivos.Ganham cota de mercado todos os meses,estão com um bom ritmo de lançamento de novos produtos…não se pode é “obrigar” que a empresa ganhe,em poucos meses,tudo aquilo que perdeu nos últimos anos por não ter antecipado a “evolução” dos gostos dos consumidores.Se tivessem optado pelo Android…a Nokia seria hoje apenas uma subsidiaria da Samsung. Caso ainda existisse…

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Tens dados daquilo que estás a referir?

        1. Avatar de jace3rt
          jace3rt

          Ainda nem acredito que estás a tentar defender-te.
          Market Share do windows phone assim como da nokia em smartphones está a aumentar.
          Tens algum dado que diga o contrário? Se tiveres publica-o pois não encontro nada que sustente a tua teoria.

          1. Avatar de Pedro Pinto

            Samsung was the top mobile handset vendor in the world by a huge margin according to IDC’s data. The South Korea-based giant shipped an estimated 113.4 million cell phones worldwide in the second quarter to take 26.2% of the global market, up from 23.9% in the same quarter last year. Nokia retained the No.2 spot, but it handset shipments dropped 27% to 61.1 million units, good for a 14.1% share of the market, according to IDC.

            Queres mais???? Volto a dizer, não é chegar mandar umas papaias e depois não ter argumentos. Se as coisas estão escritas assim é porque o mercado está com essa tendência…No Pplware nao inventemos nada meu caro. Se achas que a Nokia está a crescer…tudo bem…é a tua opinião

          2. Avatar de MigM
            MigM

            Estás a analisar mal a coisa e isso já foi mais que uma vez alvo de análises de especialistas.
            A Nokia actualmente tem duas frentes e dois números que são analisados para se saber a sua sustentabilidade. Se por um lado a venda geral está a diminuir a olhos vistos (a venda geral = todos os modelos Nokia, asha, Lumia, etc.), por outro lado os Lumia estão a aumentar a venda, o que é o lado positivo e o que faz com que os investidores não abandonem a marca.
            Actualmente os Lumia estão no top 3 de vendas da Amazon, e esta, quem diria?
            O WP por seu lado está a marcar um crescimento sustentável. Cresce devagar mas de forma estável que faz antever o seu crescimento trimestralmente. QUalquer investidor sabe que caso as coisas continuem assim, a Nokia irá voltar a ser sustentável daqui a pouco tempo (há quem antecipe que para o ano a coisa estabilize).
            Pedro, tu é que estás a analisar mal a situação.

          3. Avatar de Pedro Pinto

            @MigM, tens de avaliar o crescimento integrado nos valores do segmento. Se vendias 3 nokias e agora vendes 4…mas os outros vendem 100….isso é residual para mim.

          4. Avatar de MigM
            MigM

            Então, estás a dizer que vendas da Sony, Huawei, HTC, etc., em Android é tudo residual?
            Que a propria Apple está a começar a ser residual?

          5. Avatar de jace3rt
            jace3rt

            Só censura por aqui…

          6. Avatar de jace3rt
            jace3rt

            Porque não aceitas a resposta que comentei? 🙂

        2. Avatar de newJ
          newJ

          Sim, uma notícia do ppware à uns dias atrás com um gráfico que dava conta de um aumento de 133.3% de vendas do WP no últimos trimestres.. E se andas tu atento já devias ter reparado nesse crescimento de utilizadores que se vêm aqui pelo pplware também.

          1. Avatar de Pedro Pinto

            nao notei ainda…é residual…Vi sim, que ja publicaste esses dados pelos menos 3 vezes…

          2. Avatar de MigM
            MigM

            Residual?! Uma marca que renovou toda a sua linha de telemóveis, que criou novos telemóveis, que começou a re-aparecer no mercado de forma atabalhoada mas que com o WP (versão 8), as coisas ganharam um rumo e tu chamas de residual?! Desde que saiu os novos Lumias (x20), quanrto tempo passou? 1 ano sensivelmente. e tu chamas de residual o aumento tido neste período de tempo? Se fosse residual a Nokia não se tinha aguentado na bolsa. Ainda há muito pouco tempo houve uma situação que podia ditar o fim da Nokia. Alguns investidores começaram a vender as suas acções em grande volume – isto quando acontece é muito mau para uma empresa “cambaleante”. Sabes o que aconteceu? Nesse mesmo dia todas foram compradas e no final do dia o preço das acções tinha subido porque a procura é muito boa.
            Conselho, fica-te pelas análises ao equipamento e não te metas em análises de mercado e de sustentabilidade de empresas.

          3. Avatar de Pedro Pinto

            uiiiii…Criou tudo e mais alguma coisa…mas não vende…o que vale? Uma empresa que era líder destacada e agora anda cá para baixo. Sabes qual o market share do Windows Phone?
            Quanto ao teu conselho…meu amigo, aprendes aquilo que eu escrevo..nada mais te tenho a dizer…apesar de seres novato, já devias saber mais umas coisas…

          4. Avatar de MigM.
            MigM.

            Podes começar então a escrever um artigo sobre a queda de vendas da Apple e como a cada trimestre perde quota de mercado.
            Tu até me podes ensinar sobre tecnologia, mas sobre mercado empresarial não me parece.

          5. Avatar de Pedro Pinto

            🙂 Ficam registadas as tuas palavras…Vamos ver qual a tendência do mercado…ou melhor, a tendência dos utilizadores! Um dia destes eu volto aqui a este artigo para te dar a resposta.

          6. Avatar de MigM.
            MigM.

            Eu sou leitor assíduo da pplware. Todos os trimestres costumam editar os números da evolução do mercado das telecom. Portanto, podemos perfeitamente ambos ver quem está a analisar melhor este mercado.

          7. Avatar de Pedro Pinto

            Ok, está lançado o desafio. Falamos daqui a uns tempos.

          8. Avatar de newJ
            newJ

            Ai fui eu que publiquei a tabela na notícia do pplware? Acho que estás mal focado.. Dá uma vista de olhos pelas vendas de lumias destes últimos 3 meses e argumenta..

          9. Avatar de Sergio J
            Sergio J

            1000% de 0 continua a ser 0. 1000% de 1 telemovel significa que venderiam 1000 telemoveis. A Nokia tinha uma quota extremamente pequena de smartphones. Qualquer aumento de vendas corresponde a um aumento exponencial percentualmente.
            Corrijam-me se estou enganado, mas a Apple pode estar a perder quota de mercado, mas não numero de vendas. Que eu saiba os smartphones mais vendidos do mercado são o iphone 5 e o iphone 4S

          10. Avatar de newJ
            newJ

            Oh raio.. Imagina então uma loja que já tenha vendido 1 lumia no passado, vendeu 133 lumia ultimamente.. Nada mau hein..

          11. Avatar de Sergio J
            Sergio J

            newJ, se tiveres 1 e aumentares 133% não passas para 133, mas para 2.33

          12. Avatar de newJ
            newJ

            Então e 1000% de 1 são 1000 como dizes acima ou 10? Decide-te

        3. Avatar de tavares
          tavares

          Pedro…baseio-me em artigos publicados(inclusive no Pplware)em que me “informam” um aumento de mais de 133% nas vendas do Lumia.Baseio-me no top de vendas da Amazon em que aparece em 2º/3º lugar e baseio-me nos relatórios da Nókia que a cada trimestre indicam uma diminuição dos prejuízos desde que adotou o WP8 como SO dos seus gadgets.Claro que quem “partiu” com o atraso que a Nokia tinha(por culpa própria!) no “campeonato” dos Smartphones…não pode esperar ganhar durante a primeira volta!! Mas no fim desse “campeonato”(daqui a dois ou três anos)veremos quem é o campeão!!É que o “pessoal do banco”(atualizações,novos serviços,amadurecimento do SO,qualidade dos aparelhos,etc)pode fazer(vai fazer de certeza) que muitos “fanáticos” de outros “clubes” regressem à origem…

          1. Avatar de Vítor M.

            Espera, mas estás a falar dos produtos Nokia para a Microsoft… mas o Core, o grosso não é isso!

            Lembras-te desta notícia?

            Nokia despede 10 mil trabalhadores

            Tudo porque o Core business da marca, tal como o Pedro Pinto falou, não estava a crescer mas sim a cair 😉

          2. Avatar de MigM
            MigM

            Mas afinal qual é o core? Não me vão dizer que são os symbian, porque isso já foi dado como fim de linha pela Nokia (até o Symbian já venderam). Os Asha servem para ocupar aquele mercado onde os Lumia não conseguem nem podem estar.
            Segundo alguns analistas, a linha Lumia está a meio caminho caminho para atingir o breakeven nos smartphones – apesar dos números variarem de análise para amálise. No final, como todos referem, a Nokia está a dar sinais positivos aos investidores e é isto que conta. Se o breakeven é atingido para o ano, ou daqui a 2 anos, acho que nem é isso que está em causa, porque os ganhos de uns departamentos da Nokia cobrem as perdas de outros, daí terem margem para apostarem em novos produtos – e claro, a MS está certamente a investir fortemente na Nokia e a subsidiar em grande escala alguns riscos.
            No que toca aos 10 mil trabalhadores. Uma empresa em reestruturação obriga à dispensa de colaboradores, até a Apple já passou por isto, tal como IBM e tantas outras. No tempo das vacas gordas uma empresa suporta excesso de mão-de-obra, nos tempos de hoje já não.

          3. Avatar de Vítor M.

            Obviamente que o Core é o “tudo”. Hardware, software e serviços. Nesta altura o melhor hardware é vendido com partilha de receitas para a Microsoft, o melhor software é da Microsoft e os serviços, a melhor store é a da Microsoft… tudo o resto é uma sombra do que o Android, por exemplo, consegue movimentar, coisa que no passado, com os muitos symbian a Nokia gerava milhões.

  8. Avatar de N.
    N.

    Um Lumia Windows Phone Dual SIM! Até que enfim!

    Segundo o que consta, parece que vai ser uma variante do 625, a avaliar pela foto que foi publicada na Nokia Líbano: http://www.phonearena.com/news/Nokia-to-offer-a-dual-SIM-variant-of-the-Lumia-625_id46047

    Aguardemos…

  9. Avatar de Pedro Tavares
    Pedro Tavares

    Windows rt? Antes de sair já era….

  10. Avatar de Ismael Guimarães AJ

    O problema da Nokia é que levava vantagem nós telemóveis tradicionais pois tinha um sistema operativo simples de usar. A qualidade do seu hardware era acima da média, o que permitia liderar facilmente.

    O problema da Nokia foi ter surgido o Android e eles não se terem apressado a entrar no mercado de equipamentos que utilizavam o Android. Deixaram a Samsung entrar nesse barco e, quando viram a Samsung subir na tabela de vendas de Androids, já outras marcas de telemóveis se tinham apressado a entrar na onda Android.

    Foi erro da Nokia querer ter o seu próprio sistema operativo MeeGo que acabou sendo descontinuado pois não fora apreciado. Agora vem aí o novo sistema operativo da Nokia – o Asha – que será utilizado (apenas?) em equipamentos Low Cost.

    Será que esta nova estratégia vai resultar?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Concordo na totalidade. Quanto a esta estratégia..tenho serias duvidas

    2. Avatar de Rochita
      Rochita

      O Asha é mesmo para quem não quer complicações… mas era bom investir noutro sistema operativo para os aparelhos low cost, não aprecio muito android mas para esses telémoveis de gama baixa não era má ideia…

  11. Avatar de Jorge Rodrigues
    Jorge Rodrigues

    Este artigo + o artigo da publicidade comparativa da microsoft … que estoiro de riso, então o tablet brutal da microsoft corre jogos e não corre o windowa 8 pro? que como diz na publicidade é um pc autêntico … LOL @ Micro$oft

    vou fazer um esforço para não me alargar com mais comentários, até porque continuo sem compreender a utilidade de um tablet.

    1. Avatar de MigM
      MigM

      A mesma utilidade que iPad e Android. 🙂

    2. Avatar de eu
      eu

      serve basicamente para urgencias no caso de nao teres um portatil perto ou vontade de andar com ele as costas. nesse caso da muito jeito. esse argumento tabem diziam antes de haver smartphones

      1. Avatar de Jorge Rodrigues
        Jorge Rodrigues

        o meu Galaxy S2 faz o mesmo que um tablet ou seja web, jogos Gps musica e por ai fora até um office eu tenho.
        Certo que com ecrã maior ajuda… mas são brinquedos caros.

        1. Avatar de Leonardo Macedo
          Leonardo Macedo

          Tens toda a razão… Tenho um tablet e acho que é um brinquedo. Só na Hora de transportar é que ganha alguma vantagem’ mas na hora de usar, o portátil é quem cumpre com todos os requisitos.

        2. Avatar de miguel
          miguel

          like, só compro um tablet se tiver o w8pro.
          tenho um galaxy s.
          é verdade que ele as vezes fica um bocado begado mas ja tem uns anitos, e para ir para a net, fazer cabulas, musica, gps serve lindamente.
          agora tablets como vejo pessoa a ir para o cafe só para ir a net, o que 200€ por um pisa papeis que só serve para ir a net??”nem chamdas faz nem manda msg lool”
          (e não vais estar a jogar no cafe jogos que usem o sensor de movimento pois pareces ridículo )

          1. Avatar de Tomás
            Tomás

            O meu Fonepad (Asus)com processador Intel é tablet e faz chamadas como se fosse um telemóvel!
            Tens também um tablet Benq nas mesmas condições.

        3. Avatar de eu
          eu

          eu estou de acordo contigo no aspecto de ser caro(embora haja tablets para todas as bolsas),ate porque tenho portatil e um telefone dito normal,por isso nao tenho a necessidade de ter tablet nem smartphone,ate por causa dos custos adicionais de net.o meu ponto de vista é só o lado pratico de coisa(tablet ou smatphone)para quem os quer usar.

          1. Avatar de Jorge Rodrigues
            Jorge Rodrigues

            compreendi e tb concordo, cada um usa o que quer e acha mais adequado ás suas necessidades.

    3. Avatar de Ismael Guimarães AJ

      Um tablet tem bastante utilidade. Por exemplo, poderás com a tecnologia necessária, assinar documentos com a tua própria letra o que num portátil não deixa de ser possível mas se torna algo mais caro e menos prático.

      Depois nós que, com os smartphones, aprendemos a utilizar os dedos na interação com as aplicações, passamos a ter um dispositivo com a tela maior que nos permite visualizar notícias, ler livros de forma bastante mais confortável quando vamos em viagem, por exemplo.

      Servem estes dispositivos muitos outros intentos. Até veículos automóveis já são manobrados através destes. Nunca isso poderia ser feito com um portátil.

      Podemos ainda com um tablet ter um portátil através da integração de um teclado externo. É o futuro para os utilizadores domésticos. A informática doméstica vai mudar muito nos próximos tempos, por um lado já tinha mudado com a popularidade dos portáteis. Os informáticos domésticos, infelizmente, têm os seus dias contados. (Sou um deles mas já me estou alargando noutras áreas).

  12. Avatar de Diogo R.
    Diogo R.

    é desta que a nokia fecha as portas.

  13. Avatar de Rui
    Rui

    Muitos comentam o fim da Nokia sem saberem o que dizem.
    1º) A Nokia não produz só telemóveis e telemóveis inteligentes (smartphones), a Nokia está a apostar muito forte noutras áreas de mercado lucrativas, como no sector das telecomunicações, através de uma parceria 50%/50% com a toda poderosa Siemens (não sei se fazem ideia do colosso que é a Siemens): http://money.msn.com/top-stocks/post–nokia-buys-itself-a-future
    2º) Para os que não entendem porque a Nokia aposta bastante no SO da Microsoft, basta referir que em 2011, depois de 6 anos a caír nas vendas, abdicou de produzir SO próprios (passou a poupar bastante em investigação), contratou um quadro superior da Microsoft e concentrou-se naquilo que sabe fazer, telemóveis, e deixou para outros o que também sabem fazer, Sistemas Operativos (Microsoft);
    http://www.informationweek.com/mobility/smart-phones/microsoft-doesnt-buy-nokia-good-news/240157016

    Só para que saibam, a aposta não tem corrido assim tão mal, porque a microsoft olha para a Nokia como a sua principal prioridade para combater o mercado de telemóveis, e não é por acaso que 8 em 10 novos telemóveis com SO da microsoft são da Nokia, sabiam?
    Agora outra previsão mais aliciante, se os surface fracassarem (podem muito bem tombar), passando a microsoft a fazer o que sempre fez, programar (e não construír), acham mesmo que a Nokia não vai ocupar essa vaga e passar a produzir tablets, um mercado que falhou e deixou passar ao lado no passado? Não é por acaso que a Microsoft tem feito várias tentativas em comprar a Nokia!
    Outro pormenor, a parceria com a Microsoft, que tantos criticam, permitiu que TODOS OS OPERADORES AMERICANOS comercializem Nokias com fidelização! Tal nunca aconteceu nem quando a Nokia reinava!!!!!
    Não menosprezem ambas as empresas, uma sabe produzir a outra não sabe o que é essa coisa de prejuízos desde que nasceu!!!!

    1. Avatar de newJ
      newJ

      Tenho a mesma perspetiva.. Ate porque como utilizador Android e utilizador WP, tenho cada vez mais gosto em utilizar WP.

    2. Avatar de Ismael Guimarães AJ

      O problema do Windows Phone é a falta de um ecossistema onde o Android utiliza o ecossistema Google (onde até o Facebook apostou mesmo que sendo um adversário nas redes sociais).
      Já a Apple tem a seu cargo ter apostado de uma forma diferente nos smartphones. É um ecossistema diferente mas que também possui aplicações com todas as redes sociais.
      A Microsoft não tem um ecossistema apesar de estar mais forte com o Outlook Mail. Tem o Skype que também roda em Android. Não a Nokia, no que aos dispositivos com Windows Phone diz respeito, não vai no bom caminho.
      Eu não compro Windows Phone por falta do ecossistema Google.

  14. Avatar de Rui
    Rui

    Só mais um achega da rentabilidade das empresas Apple, Microsoft e Google.
    http://royal.pingdom.com/2010/04/09/the-money-made-by-microsoft-apple-and-google-1985-until-today/

    Os números não enganam!!!!

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Essas gráficos não são surpreendentes, tendo em conta o passado

  15. Avatar de hsilva
    hsilva

    Como é de esperar, só quem não usa wp8 é que não compreende que a Nokia está no bpm caminho, de tantos OS que exprimentei, realmente este destasca-se de longe dos outros
    .. Só vejo um caminho para a Nokia…. Muitos anos de sucesso. Boa aposta é uma questão de tempo ate voltar a ser líder de mercado

  16. Avatar de Gabriel Águas
    Gabriel Águas

    Sinceramente acho que a nokia está no caminho errado a partir do primeiro momento em que começou a fabricar telemóveis com windows, a nokia já não é nokia há bastante tempo, ficava muito melhor uma noticia tipo “Nokia Prepara o Lançamento de um telemóvel com Android”, isso sim seria algo digno de se ver. ^^