Vêm aí os CD e DVD com chip integrado!

24 Comentários

XCD foi criado pela Alladin e pretende revolucionar os sistemas de protecção de conteúdos, através da inclusão de um pequeno chip em discos CD e/ou DVD. Os novos discos com chip incorporado podem ser lidos e gravados por CD e DVD, bem como por leitores USB, noticia a News Scientist. O chip dispõe de eléctrodos que permitem a conexão directa a uma porta USB. Com a inclusão do chip, os responsáveis da Alladin acreditam ter criado um sistema de protecção de conteúdos bastante mais fiável que os existentes até à data.


O chip pode armazenar chaves criptográficas que impedem a reprodução ou a cópia indevidas dos conteúdos que se encontram nos CD e DVD. A Alladin não adiantou qualquer data ou preço para o lançamento do novo produto. Até porque, por enquanto, trata-se apenas de um sistema registado em patente.

Fonte: Exame Informática

Partilhar:
Tags:

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Carlos
    Carlos

    O progresso é sempre bem vindo
    Bem Haja
    Carlos

  2. Avatar de DamagE
    DamagE

    tem lados positivos e negativos (como tudo na vida)

  3. Avatar de t@ndre
    t@ndre

    Sim concordo.. bastante interessante e perigoso ao mesmo tempo…

    mas acredito que logo mais aparecerá um gravador de chips, capaz de passar as protecções

  4. Avatar de CHAGAS

    Também concordo!
    Existem os pontos a favor e pontos contra de cada nova tecnologia.

    Mesmo assim a mim parece-me uma tecnologia com futuro.

    Abraço,
    CHAGAS.

  5. Avatar de Evandro
    Evandro

    Concordo também q não dure muito tempo. Não existe um sistema 100% infalível.

    Creio q o caminho contra a pirataria não é só criar sistemas anti-pirataria e sim baratear o preço dos produtos. Um CD de musica no Brasil custa aproximadamente o preço de 38 CD-R. É claro q sistemas anti-pirataria ajudam a diminuir, mas a pirataria diminuiria mais ainda com preços mais acessíveis. O ultimo CD original de musica que comprei vai completar 6 anos.

  6. Avatar de LeonelF

    Concordo em absoluto, eu preferia 100x dar 15 euros por um Programa Original (e contribuir assim para o seu desenvolvimento) que pagar absurdos 500 e tal euros por um programa para enriquecer a editora que está a distribui-lo…

    Um exmplo, Adobe Photoshop CS2, custa para cima de 500 euros, mais que a maioria das máquinas fotográficas á venda…isso justifica-se ?!

    Existe por aí um jogo multiplayer, se não me engano é o WorldOfWarcraft, em que rendia aos “criadores” cerca de 70.000.000 de euros por mês com o que os jogadores tinham de pagar para jogar mensalmente…fora as receitas da venda do jogo directas….

    É um autentico absurdo!

  7. Avatar de Felipe'Corvo

    Podem até achar mentira, mas eu já havia pensado em um processo de chaves criptográficas em CD’s e DVD’s para evitar cópias… Mas agora me surpreendi vendo que foi lançado agora…. :S

    Se bem que apesar de ser bem seguro, não é impossível de se burlar… Nem difícil…

    Abraços

  8. Avatar de CHAGAS

    @LeonelF
    Cada um tem a sua maneira de enriquecer!
    Eu também sou da opnião que os CD’s e programas são muito caros por isso é que existe tanto pirataria. Talvez se fossem mais baratos eu deixa-se de piratiar e começa-se a comprar material legal.

    Já agora o que pensam da pirataria informática?
    Acham justo alguém que copia software seja preso por violar os direitos de autor? Então e as rádios têm toda a música que passam em CD’s originais? Se eu copiar um CD estou a violar os direitos de autor! Então e se eu gravar a musica que está a dar na rádio para uma K7? Os estudantes universitários andam sempre com montes e montes de fotocópias, entre muitos outros exemplos possiveis!

    Tudo isto é violação dos direitos de autor! Mas apenas dão atenção ao que lhes interessa!

    O que acham disto?

    Um abraço,
    CHAGAS.

  9. Avatar de Nuno Reimor

    O comércio global tornou-se uma máquina de ganhar milhões absurdamente á custa de pessoas que ganham um valôr que mal dá para comer.
    As Adobes,Microsofts e afins deviam pagar uns 90% de imposto e ainda ganhariam milhões.Estão sempre a ver onde podem comer o pessoal,é lamentável,mas apenas uma revolução a nível mundial poderia travar esta loucura.Acho que se deve ganhar dinheiro e muito,mas explorar desta forma é que não deveria acontecer.As softwares houses trabalham,investem para rentabilisar,mas daí ate venderem programas por exemplo texteis a 50.000 euros,photoshops a 600 euros,programas de gestao a 25.000 euros é demais!Claro que geram biliões de lucro por ano.Mas em contrapartida meio mundo anda com fome e com doenças que nem sequer pode tratar.Não encontro negócios paralelos que gerem tanta riqueza.Penso que nem o tráfico ou qq coisa desse género.
    Depois vêm com essa de multar um tipo em 5000 euros só porque tirou uma música da net.
    Humanizar o mundo precisa-se,e distribuir a riqueza tambem.

    Cumprimentos

  10. Avatar de Lápis Azul
    Lápis Azul

    A meu ver, a cópia ilegal de software é a mais bem conseguida (consentida?) técnica de Marketing…
    A título de exemplo, se os mecanismos anti-cópia usados pela Microsoft fossem realmente eficazes (ou deliberadamente ineficazes!), o Windows não seria hoje, o S.O. mais utilizado no mundo…

  11. Avatar de Paulo Ribeiro

    1/2 off topic:
    Dizem que nao ha sistemas 100% seguros?
    Bem… todos os portugueses tem um e nem sabem como:
    Já tentaram ligar ao pc um simcard do telemovel e creckar o pin, pin2, puk e puk2 ?
    Eu já tentei, e andei semanas em forums a fazer perguntas e cheguei a uma conclusao, é impossivel. 3 tentativas e o cartão pede o puk, 3 puk’s errados e ele bloqueia para sempre…
    A unica coisa possivel de se fazer com algum conhecimento, é clonagem de simcards. mais que isto nunca encontrei, que alguem me corrija se estou em erro…
    Outra coisa nunca quebrada, o sistema de encriptação de ficheiros protegidos por palavra pass no formato WINRAR.
    O unico metodo existente é “brute-force” o que se a password tiver mais de 20/30 caracteres pode levar anos ou decadas a descubrir a palavra pass.
    Que me lembre são os unicos metodos de protecção que funcionam + ou -, mas ha mais!!
    E mais uma vez, se estiver em erro, alguem que me corrija.

    On topic:
    Cds… Acreditem, se alguem quizesse a 100% proteger a informação, os fabricantes de cd’s nao vendiam quase nada, e ha metodos para o fazer, de certeza, mas como não convem a muita gente….

  12. Avatar de Evandro
    Evandro

    @Lapis Azul, concordo com vc qdo diz a pirataria favorece as empresas. Recentemente vi uma pesquisa que falava q a MS é a mais favorecida pela pirataria.

    @Chagas, com relação a ter uma copia do CD. Pelo q me recordo vc pode ter uma copia do CD desde q tenha o original. Como uma copia de segurança. Algo assim, vc pode ter um CD gravado do Windows XP desde que tenha o Original. Se não pudesse isso acho q nem venderiam mais gravadores de CD/DVD. Com relação a MP3 é a mesma coisa. Vc pode baixar e ter MP3 no computador por tempo indeterminado desde q tenha o CD original. Se vc tiver uma copia para uso pessoal (não compartilhar) não estará quebrando as leis de direitos autorais.

    @Nuno Reimor, trabalho desenvolvendo um ERP especifico para confecções. Se fiz a conversão correta o pessoal vende o sistema por 28.000 Euros e mais 500 Euros por computador instalado. Eu acho caro, mas o nivel que está no sistema os clientes compram sem reclamar.

  13. Avatar de Chioli
    Chioli

    Sera mesmo Eficaz para diminuir a pirataria? !!!!!!

    Acredito que não tem força maior que pirataria…. !!!!!

    Tecnologia bem vinda.. !!!!!!!! ^^ !!!!!!!!!!!

  14. Avatar de CHAGAS

    @Evandro
    Já sabia tudo o que disseste de puder ter cópias desde que tenha o CD original, mesmo assim obrigado pela informação.

    Quanto ao que disseste de achar barato 28.000 Euros e 500€ fica sabendo que eu acho que é muitoooooooo dinheiro por um programa (ATEnÇAO NAO SEI QUAL E O PROGRAMA NEM PARA QUE SERVE) mas acho que é um abuso por parte da empresa que comercializa o programa.

    Um abraço,
    CHAGAS.

  15. Avatar de Lápis Azul
    Lápis Azul

    @Evandro
    Amigo, eu não falei em pirataria! Mas sim em “cópia ilegal de software”…
    Um pirata furta, rouba e saca. Retira o objecto ao proprietário!
    O “Jack Sparrow” é que era um pirata e não fazia cópias ilegais de software!

  16. Avatar de CHAGAS

    [OFF-TOPIC]

    @Lápis Azul
    gostei desse tua comparação 😀 heheheheeeeeeee!

    Abraço,
    CHAGAS.

  17. Avatar de Carlos
    Carlos

    @Evandro
    Agora estives-te menos bem penso que aqui quase toda a gente conhece as leis do copyright , e achas que vinte e tal mil euros é pouco por um programa, só se fôr o da chave do euromilhões,mas não faz mal aconteçe aos melhores.
    Abraço
    Carlos

  18. Avatar de Rogeer
    Rogeer

    mas afina l quem ganha com a pirataria?as grandes empresas de software nem dá para imaginar os milhões de dolares que ganham anualmente,a meu ver nada é 100% seguroe já houve muitas situações em que diziam que agora é que era vamos acabar com a pirataria e tá tudo na mesma..fiquem bem

  19. Avatar de Evandro
    Evandro

    @Chagas

    Eu acho caro, mas o nivel que está no sistema os clientes compram sem reclamar

    Como disse eu acho caro para o nosso sistema, mas as empresas não estão achando, creio q isso implica que tenha software mais caros!

  20. Avatar de CHAGAS

    @Evandro
    Desculpa! Percebi que ta,bém achavas caro. Mesmo assim penso que seja um abuso o dinheiro que pedem por esse programa.

    Um grande abraço,
    CHAGAS.

  21. Avatar de Joao Santos
    Joao Santos

    Boas pplwareianos!!

    Isto tudo, sem esquecer que sao progamas que trazem erros, bugs, falhas de incompatibilidade e falhas de segurança!!
    Eu pagar 500€ ou 20.000€ por um progama destes??? Acho que estaria sempre a reclamar!
    Ou ate pagaria, se eles me pagassem, cada vez que o progama “crasha” ou e preciso fazer alguma actualizaçao de estabilidade ou segurança!!

    Abraço

  22. Avatar de UKN
    UKN

    Bah … independentemente ou não do aspecto pirataria, penso que quem se lixa é o utilizador que paga legalmente a cópia já que vai ter que pagar a protecção também e que a ser com chip é sempre mais cara.

    Em vez de usarem preços justos nas coisas e capacidade de puxar os utilizadores possiveis … tá quieto.

  23. Avatar de VSM_by_PM
    VSM_by_PM

    Meus amigos pensem só um pouco como seria o mundo se nao houvesse pirataria ou cópias ilegais de software musica jogos ou filmes. Mas tentem pensar mesmo a serio. Eu acho que seria o caos. Já pensei nisso, e acho que uns 70% das empresas ligadas ao desenvolvimento e distribuiçao iam falir. Eu nao tenho dinheiro pra ir ao cinema nem a concertos, nem comprar licensas nem jogos etc. Como eu existem milhoes no mundo.
    Existem quantidades minimas pra se produzir midias. Por isso meus amigos eles que lançem sistemas anticopia. Vão fabricar o seu proprio caixão. Existem sistemas inviolaveis os sim cards são.

  24. Avatar de Matheus
    Matheus

    bom,um exemplo seria os roms de super nintendo,q para se ter um rom legalmente teria q ter o cartucho do jogo em casa,mas se a pessoa esta baixando o jogo sendo q teria q telo em casa pq ela nah joga na propria plataforma super nintendo ao invez de jogar no emulador?
    e outra coisa,programas são realmente caros,por isso q a maoiria das pessoas preferem ter um pirata do q gastar um monte de grana num programinha 😛
    para isso existem os torrents … … … …
    shuahushauhsuhaushuahsuhaushus