Vem aí o Windows 8

55 Comentários

A chegada do Windows 8 está prestes a ser uma realidade. É já no próximo dia 26 de Outubro que a Microsoft começa oficial e formalmente a disponibilizar, para venda, a mais recente versão do seu sistema operativo Windows.

Muito se tem escrito e dito sobre as qualidades e defeitos que este sistema operativo traz, sendo o ponto mais quente de discussão a decisão da Microsoft em introduzir a Modern UI como a principal em detrimento do nosso bem conhecido Ambiente de Trabalho.

O aproximar dessa data leva a que comece a surgir já alguma publicidade direccionada para este novo sistema operativo, fruto da preparação da equipa de marketing da Microsoft. O início da publicidade multimédia ao Windows 8 começou agora com a disponibilização do seu primeiro vídeo.



O dia 26 deste mês é a data em que a Microsoft colocará na mesa todas as cartas e onde apresentará a versão final do seu sistema operativo, o Windows 8. A versão RTM foi disponibilizada no inicio do passado mês de Agosto, estando inicialmente acessível apenas aos fabricantes de equipamento e posteriormente, em meados desse mês, aos subscritores de contas TechNet, gestores de redes IT e para todos os programadores que desenvolvem aplicações para Windows.

A grande festa de lançamento do Windows 8 vai ser feita na véspera, onde se esperam que sejam apresentadas outras novidades. A maioria destas aguardava a chegada do Windows 8 para poder ser apresentada de forma oficial e passar a comercialização.

As novidades, melhorias e pontos fortes foram já largamente apresentadas e detalhadas pelo que pouco se espera de novidades concretas sobre o Windows 8. A disponibilização na passada semana de várias actualizações mostra que o trabalho está fechado e que o Windows 8 está pronto para ver a luz do dia, na sua forma final.

A novidade agora é a apresentação do primeiro vídeo oficial do Windows 8, indicando a sua chegada iminente. Foi disponibilizado pela Microsoft e, como é normal, revela muito sobre as potencialidades deste novo sistema operativo.

Curiosamente o vídeo mostra uma faceta que se espera do Windows 8 e que tem sido muito publicitada . Falamos claramente no suporte a dispositivos multi-toque, ou, mais usualmente referidos como tablets.

É uma certeza que a mudança de paradigma que a Microsoft realizou na sua interface foi propositada e pretende adaptar o Windows às novas realidades e aos equipamentos que a sustentam. É assim compreensível que a mudança da interface seja feita no sentido de dar maior liberdade ao utilizador e disponibilizar-lhe formas correctas de interagir com o sistema operativo.

A verdade é que o Windows 8 está a chegar e a Microsoft aposta muito no seu sucesso. Vai abrir a porta a um conjunto de novos dispositivos e a novas formas de interagirmos com ele.

Homepage: Windows 8

Comentários

55

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    1. Avatar de Jorge Revés
      Jorge Revés

      Esse comentário é que é um flop…

  1. Avatar de M.Manuelito
    M.Manuelito

    Já o tenho, sacado do site da Microsoft pela conta da minha “empresa”, mas ainda não o instalei! Mas tenho alguma vontade de o instalar, para ver se realmente mudo a minha ideia, de “Flop” para “Muito bom” 🙂

    1. Avatar de Ridelight
      Ridelight

      Também já o estou a utilizar, versão ativada e genuína, através da conta empresarial, e estou agradavelmente surpreendido, ao início estranhas um pouco as duas interfaces, mas passado algum tempo entranhasse e torna-se simples e intuitivo.
      Em relação ao Windows 7 este consegue ser mais leve e fluido.
      Já utilizo acerca de 15 dias e não tive nenhum break.
      Mas não há nada como experimentares e explorares para poder ter a tua própria opinião e experiência, não nos podemos basear na opinião dos outros e falar sem conhecimento de causa.

      1. Avatar de M.Manuelito
        M.Manuelito

        Hoje instalei o win8 numa máquina virtual, e, apesar da experiência de utilização na ser tão rica como numa máquina real, fiquei agradavelmente surpreendido. Com o tempo, estou convencido, que o menu iniciar dos outros windows, nem se lhe vai notar a falta! Em breve vou instalar numa máquina mais a sério!

  2. Avatar de rpf
    rpf

    Excelente S. O.
    Primeiro estranha-se, depois entranha-se 😉

  3. Avatar de Miguel Ribeiro
    Miguel Ribeiro

    Recorde-se da grande parada da Microsoft sobre o Windows Phone 7. Coreografias da musica “Thriller” de Michael Jackson, como se fosse uma encenação da morte do iOS e do Android. Bem… os resultados estão à vista de todos

  4. Avatar de vasconde
    vasconde

    Ainda bem que agora já dá para cortar fruta. lol.

  5. Avatar de José de Sousa
    José de Sousa

    Tenho usado nos ultimos tempos e estou deveras maravilhado com o S.O. Digam o que disserem, quem só tem mal a dizer é porque ainda não o experimentou mesmo! Decerto que conta com algumas arestas ainda a limar, mas de um modo geral, na minha opinião consegue superar o W7 (o que eu pensava que não poderia acontecer).

    Claro está que quem não perde 5 min. para configurar as coisas a seus gostos vai achar complicado e não funcional, mas percam esse tempo que vão ver como depois não querem outra coisa.

    Cumpts

    1. Avatar de rand
      rand

      E esses 5 minutos nunca mais seram gastos para quem usar um conta hotmail/live/outlook

  6. Avatar de Ricardo Vieira
    Ricardo Vieira

    Como muitos outros experimentei o Windows 8 CP e detestei. Também andei a cantar que iria ser um flop e a loucura de tirar o botão START, etc… Estava a pensar sobretudo nas pessoas que têm dificuldade a adaptarem-se a novas realidades nas TI.

    Mas depois de instalada a versão RTM e de o experimentar a fundo penso muitas vezes: Para que servia o botão START? A maior parte dos programas que uso estava na taskbar (e ainda estão no W8); o ambiente Metro é mais organizado e fácil de aceder que o botão START (a milhas); se quisermos aceder a uma aplicação basta aceder ao pesquisar (super rápido).

    Lanço um desafio que lancei também a um colega céptico quanto à mudança. Pusemos lado a lado W7 e W8 a ver quem acedia mais rapidamente às aplicações e funções do Windows. Como devem calcular eu a usar o W8 há 2 semanas e ele a usar o W7 há mais de 1 ano. evidentemente que dei um valente ‘baile’. Apenas um exemplo: para aceder ao Painel de Control basta usar a tecla ‘Windows’ e digitar ‘Contr’ e ‘Enter’. No Windows 7 demora um pouco mais.

    Quanto a performances e compatibilidades, até ao momento não tive problemas e o sistema está mais rápido. Mas isto também poderá ser a sensação que temos quando instalamos o SO de novo.

    Em conclusão….longe de ser um flop. Pelo contrário.

    1. Avatar de Jose
      Jose

      Não sei como é que o teu amigo demora tanto tempo a abrir o Painel de Controlo, ta logo no menu iniciar, enquanto que no Windows 8 esta escondido, e preciso procurar ou usar atalhos do teclado, so mais um dos exemplos que o Windows 8 ficou mais dificil de usar.

      1. Avatar de António Pereira
        António Pereira

        Está “escondido” de origem, mas após se perder os 5 minutos que alguém já referiu, cada utilizador tem aquilo que pretende facilmente acessível.

        O Windows 8 é tão difícil de ser usado, como era qualquer outros Windows antes de ser personalizado ao gosto do utilizador.

      2. Avatar de Hiro
        Hiro

        José, o windows 8 vai funcionar mais á base de atalhos, desde a mudança do windows xp para o windows 7 isso já foi evidente. E agora com o W8 ainda mais. Por isso sim é possivel ser mais rapido a abrir uma funcionalidade no W8 do que no W7 sabendo os atalhos correctos. É uma questão de decorar os atalhos. O proprio sistema operativo da apple funciona muito á base de atalhos para quem os souber… acho uma boa aposta para tornar a nossa interacção com o W8 mais rápida e funcional.

      3. Avatar de Ridelight
        Ridelight

        No ambiente de trabalho basta começar a escreveres o que queres que aparece logo, experimenta começar a escrever “pai” que ele apresenta logo o painel de controlo.
        E nas configurações tens a possibilidade de o tornar acessível no “metro”

        1. Avatar de Jose
          Jose

          Metade dos programas que uso e preciso, têm problemas de compatibilidade com o Windows 8, fora o pouco suporte que o Windows 8 esta a receber de produtoras de jogos, grande parte do meu catalogo Steam não funciona no Windows 8.

          Até agora nada me prende ao Windows 8, muito pelo o contrário.

          E eu testei com o Windows 8 RTM, pode dizer-se versão Final ja.

          1. Avatar de Alexandre Amaral
            Alexandre Amaral

            Sinceramente não tenho qualquer problema em jogos no Windows 8, mas se isso te acontece não deixa de ser usual…o sistema operativo ainda nem saiu para o publico é normal que ainda não estejam lançadas as afinações necessárias para garantir a compatibilidade dos programas, logo esse teu argumento é um….não argumento!

          2. Avatar de rand
            rand

            grande parte do meu catálogo steam funciona sem problemas no Win8

          3. Avatar de Gonçalo Jorge
            Gonçalo Jorge

            Se voltares ao passado, relembravas-te que quando o W7 apareceu, a maior parte dos programas também não eram compatíveis, ou tinha breaks, para resolver os problemas de inicio, utiliza o modo compatibilidade para windows 7 ou mesmo xp. , o Pois, sendo que OS for, o inicio é sempre critico, porque muitas vezes, não é o S.O. que tem de ser compatível, mas sim os programas. Só assim se cresce e se melhora.

      4. Avatar de dc
        dc

        Mais rapido ainda… Windows + X

  7. Avatar de Jose
    Jose

    Cheira-me a FAIL o:

    1. Avatar de rand
      rand

      Então devias tomar banho

      1. Avatar de Jose
        Jose

        Então aprende a ser educado e a aceitar a opinião dos outros, e cresce <3

        1. Avatar de Hiro
          Hiro

          a opinão dele foi tão válida quanto a tua. “fail” não é uma opinião, é um comentário infantil.

          1. Avatar de Jose
            Jose

            Então temos uma industria muito infantil, tendo em conta que o termo e usado em quase todo o lado.

          2. Avatar de rand
            rand

            @Jose
            De certeza que mão é usado como tu o usas-te, caso contrário concordo contigo

  8. Avatar de zelameira
    zelameira

    Ja o tive instalado, mas ainda tinha algumas incompatibilidades, e achei estranho nunca apanhar aquelas cenas do msn, e no dia em que instalei o win8 as pessoas começaram-se a queixar que o meu msn estava a mandar mensagens em ingles. achei estranho e estou com o 7 outra vez. mas deu para perceber que é um bom sistema operativo, gostei da rapidez de arranque.

    1. Avatar de rand
      rand

      Experimebta a versão rtm, muitos desses bugs foram corrigidos

  9. Avatar de Miguel Ribeiro

    Instalei ontem o RTM e embora o esteja a estranhar… acho que habituando-me à coisa, vai ser fantastico.
    A integração de serviços está muito bem conseguida.
    E para quem não gostar do metro style, tem sempre o desktop 🙂

    1. Avatar de K
      K

      Acho que te vais habituar num instante 🙂

      protip: quando quiseres abrir um programa, experimenta começar a escrever mal abras o novo “menu iniciar” (para added effect, usa a tecla windows para abrir o “metro”. O windows encontra o que tu queres e filtra os resultados todos quase imediatamente.

      Na prática ele já fazia isso no 7 mas agora ainda está melhor.

  10. Avatar de Glink
    Glink

    continuo na minha ẃ bonito para tablets, e não passará disso…

    1. Avatar de Miguel Ribeiro

      Também mal posso esperar para testar isto num tablet. Deve ser qualquer coisa!

  11. Avatar de Arnaldo
    Arnaldo

    Tenho o windows 8 RTM também pela empresa, e estou a gostar. Mais rápido, mais apelativo, com uma nova aparência, entre muitas novas novidades. Inicialmente a adaptação não foi agradavel, anos de windows 95,98,XP e 7,mas agora é facil e intuitivo.
    A Microsoft não fez um update e diz que é um sistema novo como outras empresas, nomeadamente a Apple.

  12. Avatar de Marco Cipriano
    Marco Cipriano

    Já podemos fazer a pre order da versão online?

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Já, na FNAC por exemplo.

  13. Avatar de Sérgio V. V.

    Eu já o tenho desde 25 de Agosto – a versão Pro RTM do MAPS da empresa onde trabalho. Já tinha testado a versão Preview e fiquei convencido logo desde essa altura. E agora já é praticamente o meu SO principal.
    Já dou comigo no trabalho, por vezes, no Windows 7, ir com o rato aos cantos do ecrã ou fechar a janela arrastando-a para baixo. lol

  14. Avatar de Tiago F
    Tiago F

    Que desgraça está a microsoft a procura da rolha…

    Este windows devia chamar-se “WINDOWS RAINBOW” tanta cor

    meu rico MAC e OSX 😛

    1. Avatar de Hiro
      Hiro

      Antes de chamares windows rainbow olha para o teu ícone “de espera” ou quando um programa fica sem resposta no OSX.

    2. Avatar de K
      K

      És livre de usar o que quiseres, mas para ser sincero isso até nem é totalmente verdade, coisa que podes descobrir se usares durante algum tempo (ou até mesmo nos primeiros minutos de utilização)
      :
      – os padrões de cores são quase todos configuráveis a gosto (eu uso um padrão de cores escuras), não tens que ter “tantas cores”;

      – a separação por cores a que provavelmente te referes, deve resumir-se ao menu ModernIU, mas ajuda imenso a encontrar o que quiseres com uma simples “passagem de olhos” mas, como eu disse acima, é personalizavel;

      – Acabaram os efeitos 3D e os gradientes em quase tudo que é janela, menu e barra, muito ao novo estilo “flat” simplificado da microsoft que eles agora estão a uniformizar.
      Visto que esses efeitos eram todos criado com gradientes e várias tonalidades de cores, podemos dizer que, efectivamente, este windows até tem “menos cores”.

      1. Avatar de Alexandre Amaral
        Alexandre Amaral

        Quanto a esse estilo flat das janelas, sinceramente é daquelas coisas que eu detesto no Windows 8…as janelas na sua grande maioria ficam feias (tirando um ou outro estilo de cor)…acho que foi um passo a trás nesse aspecto.

        1. Avatar de K
          K

          Entendo o que queres dizer e eu até pensei da mesma maneira.

          Mas até entendo o porque de ter feito isto e até é lógico. Primeiro, é a nova imagem deles, flat coisas.
          Segundo, um pc tem todos os recursos que o windows pode alguma vez precisar para mostrar os efeitos todos, mas o tablets provavelmente não. Visto isto ser preparado para correr nos 2 ambientes com a mesma versão, provavelmente foi pensado nesse sentido.
          Do ponto de vista da performance, seja qual for o cenário, só pode ajudar.

          Ao fim de algum tempo, sinceramente já nem reparo. No meu caso, é para ser útil e rápido, bonito passa para segundo plano 😛
          Só a velocidade de arranque do windows compensa toda e qualquer falhar que o windows possa ter tido até agora (e ainda não vi nenhuma :P)

  15. Avatar de Tiago M.
    Tiago M.

    Tenho testado o Windows 8 em VMWare e é uma beleza de SO.

    Ok o gosto pela a interface pode ser discutível, cada um tem o seu, eu até gosto, mas o que não compreendo é toda a confusão à volta do botão start, que eu saiba ao meter o rato no canto inferior esquerdo, surge lá o painel Start, que na prática é o novo menu iniciar onde se podem afixar os programas favoritos, excepto que o acesso agora é muito mais rápido e simples (1 clique) porque não é necessário perder tempo a navegar pelos menus.

    Também só é preciso 1 clique para aceder ao Desktop, que tem agora um gestor de ficheiros bastante completo, portanto outra crítica na qual não vejo fundamento.

    Todas as configurações e aplicações instaladas estão à distância de uma pesquisa.

    O painel Start é altamente configurável, com quantas tiles nós quisermos, tem uma vista mais abrangente e outra mais focada, apenas é preciso habituar ao scroll horizontal em vez de vertical.

    Eu acho que está fantástico e muito bem trabalhado, além de estar altamente optimizado em termos de performance e consumo de recursos (tem trabalhado sem problemas com apenas 1,5GB de RAM e a partilhar um Core2duo com o Windows 7), algo que já era expectável em virtude de os efeitos como o Aero terem sido removidos.

    Todos os dispositivos foram devidamente reconhecidos, as aplicações a que estamos habituados no Windows 7 correm na perfeição no modo desktop, Internet Explorer 10 está bem rápido mas ainda com certas instabilidades.

    Aquilo que tenho a criticar neste SO é de facto o SecureBoot e se se vier a confirmar a impossibilidade de instalar outros sistemas operativos/browsers, o que é sempre de lamentar tendo em conta a liberdade de escolha, espero que tal só suceda nos equipamentos próprios da Microsoft (Surface).

    Tenho testado juntamente com o Windows 8 o novo Office e embora se mantenha fiél às versões anteriores, tem um visual muito agradável e uma fantástica integração com o Skydrive.

    Não tenho dúvidas em afirmar que é o melhor de sempre da Microsoft.

    Contudo confesso que não migrarei os meus PC’s actuais com Windows 7 para Windows 8, simplesmente porque o grande diferencial deste SO está na integração que vai proporcionar entre todos os dispositivos Windows e no multitouch. Como ainda não tenho smartphone nem tablet ou PC com touch, prefiro esperar até ao momento em que possa adquirir equipamento que esteja preparado para dar a melhor experiência possível com Windows 8.

    Que venha ele, o Windows reimaginado!

  16. Avatar de João Reis
    João Reis

    Sinceramente também estava muito desconfiado quando instalei o W8 a pensar que iria voltar rapidamente ao W7. Mas até ao momento estou a gostar bastante, e é bem mais rápido que o W7.
    Existe um curto tempo de adaptação como em qualquer outro OS novo que se experimenta, mas depois não se vão arrepender.
    Aconselho a experimentarem!!!

  17. Avatar de CK
    CK

    Só uma pergunta. Neste lançamento está incluída a versão portuguesa de Portugal? Abraço a todos

    1. Avatar de K
      K

      Penso que sim. A versão disponível para empresas já era PT de PT (a que eu uso). Não vejo porque não haveria de estar incluido.

  18. Avatar de Vitorino Oliveira
    Vitorino Oliveira

    Já utilizo este s/o deste à uma semana e estou agradavelmente surpreendido, (1) pela estrutura do sistema, (2) pela lógica de funcionamento e execução das funções e sobretudo pela performance do sistema e navegação web (Internet Explorer 10). Tinha no portátil o Win7 e o Win8 é bastante melhor nos parâmetros que referi. Para aqueles que são renitentes à mudança, apenas proponho o seguinte: que o testem, e testem e testem e depois se pronunciem. Para mim está reconhecidamente bom, além das minhas expectativas. O futuro dirá como ele se comporta nos outros parâmetros, designadamente na questão da segurança.

  19. Avatar de Serginho M

    O Windows 8 vai ser mais barato que os anteriores. Vai andar na casa dos 80 euros. Assim sendo, temos menos motivos para o piratear. Acho que a Microsoft, finalmente esta no caminho certo.

  20. Avatar de m4nr
    m4nr

    Algum comentário em relação ao iTunes e ao Google Chrome?
    Funcionam bem no Windows 8?

    1. Avatar de rand
      rand

      iTunes em windows…. isso nunca foi uma boa ideia mas sim ambos funcionam no win8 x86/x64 na versão RT provavelmente não

  21. Avatar de Carlos Cláudio
    Carlos Cláudio

    Boas,

    Testei no meu Asus 1225b e gostei imenso, o boot demora metade do tempo, ma sjá desinstalei porque a Asus ainda não me disponibilizou drivers compativeis, principalmente com o HOTKEY (teclas Fn) e com a placa grafica por exemplo. Testei em modo de compatibilidade com W7 mas dá erro na mesma.
    Vou comprar, mas só quando souber que há drivers compatíveis com o W8.

    Outra coisa PPLWARE, deviam fazer um tutorial do visual studio free para criar aplicações do metro, é uma ferramenta fantástica e que ainda não teve o crédito que merece!

    Cumps para todos,
    CC

  22. Avatar de Carlos Cláudio
    Carlos Cláudio

    Correção, peço desculpa mas depois de uma pesquisa notei que já falaram do VS2012, admito que errei.
    Ainda assim deixo a ideia de um breve tutorial para criar metro apps através de VS 2012!

    Cumps

  23. Avatar de nuno
    nuno

    cuidado com a virose

  24. Avatar de Pereira
    Pereira

    Boas Peopleware será que podem fazer um post de como conseguir fazer dual boot com windows 8 !! ???