Veja a Lua da perspetiva dos astronautas da Apollo 13

8 Comentários

Nunca imaginou como foi que os astronautas da Apollo 13 viram a Lua? Qual o impacto de estar perto de um astro que está a 384 403 quilómetros da Terra? Decerto já passou pela mente como seria. Então, a NASA mostrou agora imagens fantásticas que nos dão uma perspetiva completamente arrebatadora do satélite natural do nosso planeta.

A agência espacial lançou na segunda-feira um vídeo da Lua do ponto de vista dos astronautas da missão da Apollo 13.


A Lua logo ali tão perto

A NASA lançou um vídeo, em resolução 4K, recorrendo aos dados da Lunar Reconnaissance Orbiter, uma nave espacial robótica da NASA que orbita a Lua. Como tal, a agência espacial deu a conhecer muitos dos aspetos vividos pelos astronautas da missão Apollo 13. Na verdade, estes nunca pousaram em solo lunar, mas fazem parte de um restrito grupo de seres humanos que viram a Lua de perto.

No vídeo, a NASA refere que os astronautas estiveram na escuridão durante oito minutos quando a nave estava entre o início da Terra e o nascer do Sol até que o terreno lunar emergiu. É aí que o vídeo começa.

 

A viagem da Apollo 13

A agência espacial leva-nos através do nosso satélite natural, vislumbrando o solo lunar, acompanhado de informações e de uma banda sonora. Depois de seguirmos “por trás” da Lua, a çuz do Sol ilumina e dá forma ao astro que nos acompanha desde sempre, pelo menos desde que existimos.

Durante algum tempo, no lado escuro, os astronautas ficaram sem comunicações, o silêncio invadiu-lhes a alma, até que a Terra apareceu e a Apollo 13 restabeleceu o contacto via rádio com o Controlo da Missão.

O vídeo termina a mostrar a trajetória que os astronautas fizeram ao redor da Lua para voltar para casa em segurança.

Imagem da Lua pelos olhos da Apollo 13 da NASA

 

Houston, we’ve had a problem

Astronautas da Apollo 13, John Swigert, Fred Haise e James Lovell planearam alunar. Contudo, durante as manobras, perderam acesso a um tanque de oxigénio necessário para fornecer ar e energia. Nessa altura, Swigert disse as famosas palavras: “Houston, we’ve had a problem (Houston, tivemos um problema)”, durante a missão. Como resultado, esta frase ficou até hoje e é uma das frases mais famosas na história da conquista do Espaço.

A tripulação de três homens circulou a Lua com sucesso e regressou em segurança à Terra.

 

Leia também:

50 anos do primeiro homem na Lua. Por que razão Armstrong saiu primeiro?

Comentários

8

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Bruno
    Bruno

    Não foi o Lovell que disse a famosa frase?

    1. Avatar de Vítor M.
    2. Avatar de Fulano
      Fulano

      No filme sim, mas não na realidade

  2. Avatar de Wishmaster
    Wishmaster

    Umas vezes a Terra está pequena, outras vezes a Terra já aparece enorme…Já não percebo nada…

    https://www.nasa.gov/image-feature/goddard/lro-earthrise-2015

    https://www.nasa.gov/multimedia/imagegallery/image_feature_1249.html

    Nesse novo vídeo, a Terra já aparece de novo quase como uma “Lua” vista da Lua. E comparando os raios de um e outro objecto…1700km a Lua, mais de 6000km a Terra…

    1. Avatar de TwoEyez
      TwoEyez

      Estas imagens não são reais são baseadas em dados da Lunar Reconnaissance Orbiter, e o video é para tentar recriar o que os astronautas que não pousaram na lua viram durante a orbita à lua…

    2. Avatar de Nuno V
      Nuno V

      A sério? Já alguma vez pegaste numa máquina fotográfica? Nunca deste conta que dependendo da lente, esta pode fazer objectos parecerem mais próximos ou mais distantes? Comparas duas fotos de um objecto tirado com a mesma câmara, mas uma usando uma lente de 30mm e outra usando uma lente de 600mm, e vai notar que o objecto parece 20x maior com a segunda lente, do que com a primeira. Isto significa que o tamanho do objecto mudou?

    3. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      +1
      Também já vi várias fotos da Lua umas vezes está pequena, outras vezes está grande. Às vezes nem percebo

    4. Avatar de rr
      rr

      É pá…és um bocado pateta eh eh eh