Veja a Estação Espacial Internacional a olho nu

22 Comentários

Olhe para o céu, 45 a 90 minutos antes do nascer e pôr do Sol. A ‘estrela’ mais brilhante é a Estação Espacial Internacional.

Até Agosto, se estiver com atenção e olhar para o céu, antes de amanhecer e anoitecer, poderá ver não só a Estação Espacial Internacional (EEI), mas também os satélites artificiais que orbitam a Terra.


Os satélites são avistados somente à noite porque são iluminados pela luz solar nestes reflectida. Existem actualmente perto de 10 mil satélites artificiais em órbita terrestre.

A Estação Espacial Internacional (em inglês International Space Station – ISS) é de longe o maior e o mais brilhante ponto observável ao longo deste mês e até ao final de Agosto.

https://www.youtube.com/watch?v=RtU_mdL2vBM

Para saber quando e como observar melhor a EEI no céu, aceda a estas três páginas:

 

Informação Adicional:

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno José Almeida
    Nuno José Almeida

    Costuma procurar a MIR no verão quando era mais novo mas uma vez saí para o meio do mato no alentejo para ver as estrelas e tive a sorte apanhar a EEI quando ela tinha acabado de passar a MIR como objacto mais brilhante, acreditem vale a pena.

    Há um programa muito bom para ver como fica o céu logo á noite é para linux mas como sempre também corre nas outras plataformas,
    http://www.stellarium.org/

    1. Avatar de emanuel
      emanuel

      Oi?
      Não tenho certeza se era a estação espacial, mas já vi duas vezes uma “estrela” enorme passando perto da minha casa, e conforme ela “andava” ela ia se apagando. Ela não caia como um meteorioto ou outra coisa, ela “andava” e ia se apagando.
      Foram duas vezes.

      Uma vez qnd tive a chance, perguntei pra um futuro físico da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, ele me disse q poderia ser a ISS.

      Ainda tenho a dúvida: O que será que era? Será que é msm a ISS? Se for eu tenho sorte de ver duas vezes.

    2. Avatar de Renato
      Renato

      Ola a todos!
      Já tive a de vê-la! Estava conversando com uns amigos e ao olhar para o céu, vi algo se movendo muito rápido e em linha reta. Mostrei para meus amigos e um disse que era a ISS. Depois consegui confirmar a resposta dele e me senti um felizardo por tê-la visto por acaso.

  2. Avatar de Victor Gaspar
    Victor Gaspar

    Haja alguém que possa dar as coordenadas, porquanto o céu é imenso e com coordenadas talvez seja mais fácil localizar a estação internacional.

  3. Avatar de Toni Almeida

    De facto 😀 as vezes lá se vê um satélite ou outro, não sei é destingir se é a EEI ou não :O

  4. Avatar de Wolf
    Wolf

    Também conheço e recomendo

  5. Avatar de Nuno José Almeida
    Nuno José Almeida

    @Toni Almeida

    Se vires um objecto mais brilhante que qq estrela ou planeta a mover-se em linha recta é a EEI

    1. Avatar de Andreia
      Andreia

      Pois eu por acaso já tinha reparado nisso, mas como nao sabia que era a EEI pensava q estava a ver um Ovni ou coisa assim LOL

    2. Avatar de emanuel
      emanuel

      Então eu já vi duas vezes em minha cidade, no Brasil. 😀

  6. Avatar de Napalm_Death
    Napalm_Death

    Excelente programa o Stellarium, Nuno José Almeida.
    Em relação à EEI para que lado devemos procura-la? Sul, Este? é que nao me entendi com esses links :p

  7. Avatar de Imike
    Imike

    É o EEI, não, é uma estrela, não, é o SUPERHOMEM!!!

  8. Avatar de Nuno José Almeida
    Nuno José Almeida

    @Napalm_Death

    hmmmmmm acho que a órbita aparente da EEI é sempre diferente este fds vouver os site e tento explicar

  9. Avatar de lucas santos de oliveira lins
    lucas santos de oliveira lins

    Eu gostei muito das imagens do sol, terra e outras imagens.Adorei o site otimo para pesquisas.

  10. Avatar de Jota
    Jota

    Eu já a vi, dia 02-08-2008 23:40. O mais impressionante é sem dúvida a velocidade a que se desloca, cerca de 8 Km por segundo, 28800 Kms/hora. Que tal Porto-Lisboa em 30 segundos, hãã! Não se esqueçam que está sensivelmente a 350 Kms de altitude, dmorando cerca de 4 minutos a passar por nós, desde que é avistada num qualquer ponto “infinito”, mais ou menos a Oeste, até que desaparece no lado oposto do céu (Este) traçando uma linha recta. Devido à posição do sol e à rotação da Terra, a estação vai perdendo luminosidade à medida que se desloca.

    http://www.n2yo.com/

  11. Avatar de Adilson do Nascimento

    Acesse o site e confira em tempo real, sem burocracia, onde a Estacão Internacional Espacial está passando neste momento.

  12. Avatar de MRG

    Para saber mais informações sobre a Estação Espacial Internacional (ISS) pode consultar a página:
    http://teknospace.no.sapo.pt/iss.htm

    Para saber a sua localização em tempo real pode consultar a página:
    http://teknospace.no.sapo.pt/previsao.htm

    Para saber para onde deve olhar e a que horas pode usar o programa Orbitron:
    http://www.stoff.pl/

  13. Avatar de Lima
    Lima

    Isto, não poderá acontecer pois a mesma gira em torno da terra, num velocidade de aprox 27 mil/kh. O que vc poderá ver será uma pequena luz vermelha, semelhante aquelas que ficam no predio, numa fração de segundo, no céu e numa noite bem estrelada sem lua.

  14. Avatar de Andre Luis Costa Paulino

    sou fascinado por astronomia e tecnologia espacial.

  15. Avatar de Beth
    Beth

    Moro no interior do Rio de Janeiro.Tem sido fácil identificar a EEI no céu.É bem grande e até fotografei com minha camera, sem qualquer lente acoplada.Muito legal!

  16. Avatar de carlosmoreira
    carlosmoreira

    “Moro no interior do Rio de Janeiro.Tem sido fácil identificar a EEI no céu.É bem grande e até fotografei com minha camera, sem qualquer lente acoplada.Muito legal!”

    Pois…..fotografar a EEI???
    Achei piada 🙂

  17. Avatar de Ana
    Ana

    Tenho de fazer uma Estação Espacial Internacional ate dia 25 de Novembro todas as imagens que existem na net nenhuma mostra o que eu queria ver (especificado) impossível de o realizar
    🙁

  18. Avatar de Marcos Vinícius
    Marcos Vinícius

    Olá.Moro no Rio de Janeiro,Brasil.
    Eu já vi algumas vezes luzes brilhantes se deslocando no céu depois do anoitecer(com tempo limpo).
    Também eu já vi umas mais brilhantes.Pode ser a EEI.