“Vão-se foder”, disse Elon Musk para os anunciantes que estão a abandonar o X

72 Comentários

Elon Musk disse “vão-se foder” aos anunciantes que recentemente abandonaram o X depois de ter surgido a teoria da conspiração antissemita na plataforma.


 

No palco da conferência DealBook, Andrew Ross Sorkin questionou o proprietário do X sobre estes abandonos na publicidade.

Musk respondeu: “Não façam publicidade”.

“Não queres que eles façam publicidade?” disse Sorkin.

“Se alguém vai tentar chantagear-me com publicidade, chantagear-me com dinheiro? Vão-se foder”, disse Musk. “Vão. Se. Foder. Está claro?”

Ele então acenou para o público e disse: “Olá Bob”, referindo-se ao CEO da Disney, Bob Iger, que também estava no evento.

 

Isto não melhora em nada a relação entre o X e os anunciantes

Escusado será dizer que não é uma mensagem encorajadora para os anunciantes que estão a decidir se devem ou não continuar a dar à plataforma o seu dinheiro para publicidade. E parece contrária à estratégia de trazer uma figura importante da indústria da publicidade como Linda Yaccarino para CEO.

“O que este boicote publicitário vai fazer é matar a empresa”, continuou Musk. “E o mundo inteiro vai saber que esses anunciantes mataram a empresa, e nós vamos documentar tudo ao pormenor.”

Ao longo do seu mandato como proprietário do X, Musk processou ou ameaçou processar organizações sem fins lucrativos como a Media Matters, o Center for Countering Digital Hate e a Anti-Defamation League, alegando que os seus relatórios são responsáveis pela relação cada vez mais ténue entre o X e os anunciantes.

As empresas que suspenderam ou retiraram a publicidade no X nas últimas semanas incluem a Apple, a Comcast/NBCUniversal, a Disney, a Warner Bros. Discovery, a IBM, a Paramount Global, a Lionsgate e a Comissão Europeia.

No post que Musk descreveu como “a verdade real”, um utilizador do X acusou as comunidades judaicas de espalharem “ódio dialético contra os brancos”.

 

Musk admite o erro

Musk admitiu que o seu comentário sobre a “verdade real” foi “tolo”. Ele até pediu desculpas e disse que está arrependido no palco. Mas Musk claramente não se arrepende de espalhar teorias da conspiração propensas à violência.

De acordo com a investigação do Center for Countering Digital Hate, o X não conseguiu moderar o discurso de ódio na sua plataforma que promove conspirações antissemitas, elogia Hitler e desumaniza muçulmanos e palestinianos.

A Media Matters for America, um órgão de vigilância dos meios de comunicação social de esquerda, publicou também um relatório recente que mostra como anúncios de empresas como a Apple, IBM, Bravo, Oracle e Xfinity apareceram ao lado de mensagens que elogiam a ideologia nazi.

Num comunicado, o X afirmou que o relatório “deturpava completamente a experiência real do utilizador no X, numa outra tentativa de minar a liberdade de expressão e enganar os anunciantes”. Desde então, o X intentou uma ação judicial contra o órgão de fiscalização dos meios de comunicação social.

 

Leia também…

Elon Musk quer reconstruir a Faixa de Gaza e promete acabar com a propaganda do Hamas

Comentários

72

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rit
    Rit

    Está debandada ordenada obviamente foi a mando de alguém, o que todos deviam estar a perguntar é que poder é esse que consegue ultrapassar tudo e todos.

    1. Avatar de Misspig
      Misspig

      Pois… O mundo pertence a 11 famílias… Talvez perguntar quem protege o Mafioso do BES você consiga descobrir uma delas ..

      1. Avatar de Impressionante
        Impressionante

        Eu admiro a coragem que esse cara tem. Todo mundo pensa que Elon é o mais rico do planeta e que manda em tudo. Mas esquecem que existe a Blackrock e uma outras como a concorrente dela que sao tudo farinha do mesmo saco.

        1. Avatar de Jorge Mateus
          Jorge Mateus

          Sabe o poder de uma rede social como o X nas mãos do homem que luta pela liberdade de expressão?
          Não foi por acaso que durante a fraudemia controlaram todas as importantes RS para censurar toda a dissidência. Espero que também compre a Rede Globo para acabar com Lulas e Alexandres…

    2. Avatar de Jorge Mateus
      Jorge Mateus

      Sionismo

  2. Avatar de tbss
    tbss

    A atitude desse senhor (se é que se pide ser chamado assim) é de louvar aos deus

    Meu deus do seu, que grande idiotice

    1. Avatar de Álvaro Campos
      Álvaro Campos

      SEU ou CÉU?
      Fiquei confuso

      1. Avatar de Food Gym Todo
        Food Gym Todo

        neste caso acho que é Meu deus do CEO

        1. Avatar de David
          David

          Não será Meu Seus do Deu?

          1. Avatar de filipe
            filipe

            Acho que queria dizer Seu Meu do Deus

    2. Avatar de Jorge Mateus
      Jorge Mateus

      Se pensas como escreves, oh Deus do céu

  3. Avatar de Saiyajin
    Saiyajin

    A culpa… a culpa é os outros, os outros serão sempre o problema quando um CEO ou Gestor enfrenta adversidades

    1. Avatar de Keyboardcat
      Keyboardcat

      E todos os sucessos são sempre fruto do seu trabalho.

  4. Avatar de palex
    palex

    Negócio de uma “rede social”:
    – o produto são os utilizadores
    – os clientes são os anunciantes e utilizadores pagantes…

    Mandar fod## os clientes é dar um grande tiro nos pés, mesmo quando os “clientes” não têm razão. O propósito de qualquer empresa é ter lucro e para isso precisa de clientes…
    Uma empresa não precisa de “todos” os clientes, mas precisa de ajustar sempre a oferta à procura.

    1. Avatar de Victor
      Victor

      Nem todos apoiam um regime nazi que comete genocídio, como é o teu caso…

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Mas que raio de comentário. O palex apenas apresentou a teoria de um negócio, não se pôs do lado de alguém. Que grande idiota que saiste.,…

      2. Avatar de palex
        palex

        Calma Victor… Só falei de gestão, não falei de política ou apoio a qualquer regime! E não percebo o teu comentário, erraste o alvo…

      3. Avatar de Fred
        Fred

        Que raiva é essa? Alguém te mordeu? Ou não tomaste os comprimidos da manhã???

    2. Avatar de AnaS
      AnaS

      Ele nao mandou fod## os clients, sim as Empresas q fazem publicidade atraves do X

  5. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Liberdade de dizer o que pensa, infelizmente não é para todos.

    Para cancelarem o Musk as grandes empresas vão ter que comer muito arroz.

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Cancelar o Musk?
      Quem fica a perder com este discurso birrento é o X porque vai perdendo receita mesmo que se concorde ou não com a justificação.

      1. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        Como disse liberdade de expressão não é para todos, só para quem pode.
        Quem dera a muito CEO dizer o que pensa realmente sobre muitas situações mas não podem porque perdem emprego, são cancelados.

        Hoje em dia os activistas facebookianos são do piorio, por isso Musk comprou o X não precisa que lhe controlem os seus posts, ele pode mais meia dúzia de contratos de foguetões e está tudo pago…

        1. Avatar de Mr. Y
          Mr. Y

          Liberdade de expressão é mandar f#der os outros?
          Ninguém está a querer controlar os posts dele mas a reagir ao que ele colocou, ou seja, à sua liberdade de expressão.
          Ele já se arrependeu do que falou mas as marcas também têm direito de não continuar a investir publicidade. A liberdade funciona para os dois lados…

          1. Avatar de Técnico Meo
            Técnico Meo

            É sim senhor! E não são os outros, mas sim um grupo muito especifico, a carapuça é só pra eles. Liberdade é isso mesmo, querer publicar, publiquem, não querem, azar, até um dia, é o negocio, não façam é chantagem. Foi muito bem metida!

  6. Avatar de Someone
    Someone

    mas quem é que ainda dá palco a isto?
    Se não querem o X…simplesmente abandonem e não falem disso…

    Para mim, como não consumidor/utilizador de X/Twitter, pouca diferença faz…ainda menos faz quando este se tornou CEO….

  7. Avatar de Nuno José Almeida
    Nuno José Almeida

    Esta porcaria nunca mais morre. Nunca usei o Twitter, não gosto.

    1. Avatar de Contador
      Contador

      Deve morrer porque não gostas? Sim senhor, aqui está uma pessoa normal e inteligente. Eu também não uso essa rede. Mas daí a querer que acabe só porque eu não gosto relembra-me quando tinha 10 anos de idade. Birrinhas.

    2. Avatar de Fusion
      Fusion

      Como não uso, então é porque não deve ser importe.
      Logica 101

    3. Avatar de Joaquim Afonso
      Joaquim Afonso

      gostas mais de Tik Tok, FB ou Insta, né?

  8. Avatar de Victor
    Victor

    Faz ele muito bem… Chega de “vitimização” de um grupo de pessoas que se “acham” mais que os outros. O que aqui escrevem como anti-semitismo, é na verdade anti-sionismo, o que é totalmente diferente, pois sionistas são nazis.

    1. Avatar de Fusion
      Fusion

      é o que dá combater causas poquer está na moda, seja estas ou outras..
      Está a começar a ficar feio o mundo com tanta polarização.

      1. Avatar de Pois
        Pois

        “A começar”? Olha para trás. Já começou há duas a três décadas

        1. Avatar de Fusion
          Fusion

          Quando digo começar é no sentido que agora sim vai “rebentar” a coisa, o ambiente é hostil em todas as areas e é perigoso para todos aqueles que usem o questionamento ou dialogo.

          Mas sim, isto começou 20 anos atrás, existe claramente um antes e depois do 11 de setembro

  9. Avatar de Rui Malveira
    Rui Malveira

    A prova que elon ja deu o que tinha a dar. Temos em Portugal muito melhor

    1. Avatar de PorcoDoPunjab
      PorcoDoPunjab

      Rui, temos melhor que o Musk?
      Importa se de dizer onde está?
      Obrigado.
      Ganhará uma medalha dada pelo Martelo, certamente.

  10. Avatar de Aves
    Aves

    Musk aderiu a uma das teses mais controversas divulgadas por partidos e movimentos da extrema-direita em todo o mundo – da “grande substituição”, ou seja, a substituição nos países ocidentais da população branca por minorias étnicas .
    O post no X que Musk apoiou, defendia ainda que os judeus estavam por trás dessa substituição – que tinha sido o motivo proclamado pelo autor de um massacre de 11 judeus numa sinagoga nos EUA, em Pittsburgh, em 2018.
    As empresas que suspenderam os anúncios no X na sequência desse comentário de Musk foram: IBM, Apple, Lionsgate, Disney e Paramount Global, Warner Bros, Comcast, a que se juntaram a Discovery e a Sony.
    Musk tem-se desdobrado em declarações em como não é antissemita e foi a Israel apoiar Netanyahu – e agora sai-se com esta a provocar os anunciantes? Não é nada bom para o negócio. Onde foi cair Yaccarino, que faz tudo para apagar os fogos e aumentar as receitas …

    1. Avatar de PorcoDoPunjab
      PorcoDoPunjab

      Aves, tese controversa da substituição?
      É controversa onde?
      Está à vista de toda a gente.
      Só não vê quem não quer.
      França em 2050 será maioritariamente habitada por muçulmanos, outros países idem.
      Onde está a controvérsia aqui?
      É só ver e fazer contas ..

      1. Avatar de Fusion
        Fusion

        Nessa altura serão apenas “Franceses” uma vez que já serão os filhos dos “originais”. E como são “Franceses” boa sorte em se conseguir fazer algo.. Na França ou outro lugar da Europa.

        1. Avatar de Mike
          Mike

          Nessa altura ja ninguem vai querer fazer nada, porque serão quase todos com a mesma mentalidade sem interesse em mudar seja para melhor ou pior…

      2. Avatar de Aves
        Aves

        Repetes o André Ventura.
        “Ventura recupera teoria racista da substituição na reunião da extrema-direita europeia” – Notícia do “Expresso” de 25/11/2023:
        “[N]a reunião do grupo europeu de extrema-direita Identidade e Democracia, em Lisboa, apesar de ser uma das teses mais controversas divulgadas por partidos e movimentos da extrema-direita em todo o mundo, o líder do Chega repisou a chamada Teoria da Substituição, que alimenta o discurso de líderes populistas dos Estados Unidos à Europa, e que, por exemplo, chegou a inspirar autores de massacres como em maio de 2022 em Buffalo, Nova Iorque.”

    2. Avatar de Impressionante
      Impressionante

      Tambem reparei nisso. O erro do Musk foi ter agido precipitadamente apos ele voltar de Israel. Ele devia ter esperado e dado uma chance de uns 6-12 meses para os anunciantes voltarem. Apos isso, se os anunciantes nao voltarem, aí sim falar o que falou “vai se fuder”. Ou seja, foi uma atitude precipitada parece pois ele mal acabou de chegar de Israel e falou isso.

      1. Avatar de João
        João

        Sabes lá tu o que se passa por trás!

    3. Avatar de jorgeg
      jorgeg

      kakakaka mas que grande comunista. Esses tipos todos que adoras aplaudiram de pe o teu querido lider.

      https://twitter.com/thinking_panda/status/1725472898943738146

      MUITO GRANDE MUSK pago e continuarei a pagar no X para nao ter essas empresas comunas a censurar. O instagram e mesmo bom para ti correcto,… porque sera?!

  11. Avatar de Peace
    Peace

    Que classe…

    1. Avatar de jorgeg
      jorgeg

      Sem Duvidas Muito Grande este Musk!

  12. Avatar de Gervásio
    Gervásio

    o homem com eles no lugar ja se fazem poucos

    1. Avatar de Pois
      Pois

      E ele não é um desses

      1. Avatar de Fusion
        Fusion

        Ao menos deu liberdade de expressão novamente ao Twitter, ao contrario dos outros que só querem silenciar aqueles que não seguem o que eles pensam.

    2. Avatar de PorcoDoPunjab
      PorcoDoPunjab

      Gervásio, quando ele foi feito já se fizeram poucos, agora é que não se fazem mesmo nenhum.
      O que se faz agora é florzinhas lgtdi intercooler…

  13. Avatar de Técnico Meo
    Técnico Meo

    Grande Musk, mais uma pedrada contra o wokismo choraminga. Ao ler o artigo, continuo apreensivo, temos pessoas que todos os santos dias continuam na senda em que liberdade de expressão é igual discurso de ódio, a não ser que ser a opinião seja igual á deles, mas depois não têm vergonha de dizer que o Hamas é um grupo de resistência….
    Contra o wokismo, marchar, marchar!

    1. Avatar de Fusion
      Fusion

      Adorava que todos os wokes defensores do Hamas fossem para gaza 😀 😀
      Depois até se podia fazer um jogo online, do género Squid Game e ver quantas horas aguentavam esses wokes “in the wild” lá em gaza sem serem:
      – Mortos a pedrada
      – Mortos a paulada
      – Degolados
      – etc etc

      Os Hamas é que são bons para os woke

      1. Avatar de Victor
        Victor

        Gaza ou Palestina? É que Gaza não é um País, mas sim um campo de concentração a céu aberto… Como és daqueles tristes que concorda com tudo o que vê na TV e lê na CS, ficámos a saber que o teu nível de idiotice é bem superior ao do comum idiota.
        E como andas completamente desinformado , ficas a saber que os ataques de 7 de Outubro foram feitos em território PALESTINIANO, ocupado pelo regime nazi de israel.

        1. Avatar de João
          João

          Olha outro a defender terroristas… enfim, este mundo está ao contrário!
          Vai para lá defender o Hamas se os tens no sítio, falar é muito fácil!
          Fazes bem em não ver TV mas falta-te um pouco de conhecimento de história.

    2. Avatar de Nuno V
      Nuno V

      A razão pela qual a Disney, bem como a IBM decidiram sair do X, foi por causa do Musk ter concordado com um comentário anti-semita. Sendo tu um judeu pensei que não tivesses gostado dessa atitude, mas afinal enganei-me. Afinal a culpa é do wokismo choraminga, seja lá o que isso é.

      1. Avatar de Técnico Meo
        Técnico Meo

        Olha o meu amigo Nuno! Tudo bem camarada? Eu não penso que ele não seja antisemita, não vi nada de errado no comentário dele, isto são outras agendas mas sei que não vais concordar nunca, e sim, abaixo o wokismo , sempre! Sim sou Judeu, feliz e com orgulho , e circuncisado , amigo do amigo, bom rapaz e trabalhador, folgo sempre em ver-te na PPware, o melhor site de tecnologia e não só 🙂

        1. Avatar de Nuno V
          Nuno V

          Estás a dizer que o comentário que ele disse que era verdadeiro não era anti-semita? Concordas que as comunidades judaicas têm propagado o mesmo ódio pelos brancos que estes querem que as pessoas deixem de usar contra eles?

          Também concordo, abaixo o wokismo. Afinal essa palavra não têm qualquer definição sem ambiguidade. Esta significa, basicamente, qualquer aspeto político que não concordamos. Sabes da mesma maneira que tu usas os termos esquerda e direita.

          1. Avatar de Técnico Meo
            Técnico Meo

            Sim Nuno sim…. pronto vá, tens razão. Faz lá pouco barulho que tenho os putos a dormir sff

          2. Avatar de Nuno V
            Nuno V

            Fim, foge lá com o rabo entre as pernas.

          3. Avatar de Técnico Meo
            Técnico Meo

            Então o dito devia estar onde senão entre as pernas camarada? Ai ai mestre Nuno, sempre a inventar homem. Não te portes bem não, que o pai Natal não te desce pela chaminé. Boas festas para todo o agregado, viva á paz 🙂 Viva á PPware

          4. Avatar de Nuno V
            Nuno V

            Faz bom uso do microscópio caro técnico.

  14. Avatar de freakonaleash
    freakonaleash

    Já perdi o respeito ao camarada Elon Muskovite, aka Joseph Starlink, mas gabo-lhe a atitude de mandar essas quadrilhas mafiosas que publicitavam no X ir apanhar onde o sol não brilha! Principalmente a Disney!

  15. Avatar de PJ
    PJ

    Acho que fez muito bem em não ceder à chantagem. A pressão para controlar a liberdade de expressão no Twitter é muito grande, espero que ele se aguente.
    Seja como for, se o Twitter voltar a ser capturado pela máfia e voltar a censura, teremos sempre o Nostr.

  16. Avatar de irlm
    irlm

    O Linus Trovalds também não disse “f@you” à Nvidia, e hoje a própria tem suporte para o Linux.

  17. Avatar de camt
    camt

    Ele pagou 44 milhoes pelo Twiter, é o vão se f*der mais caro da história.:) 🙂

  18. Avatar de PTO
    PTO

    Este Musk é um cretino do maior calibre. Tem a diplomacia de um elefante numa loja de cristais e a educação de um chulo de rua.

    Já em arrogância e egocentrismo é um rei, sem dúvida.

    Triste criatura.

  19. Avatar de TiagoR
    TiagoR

    É um idiota e as pessoas adoram idiotas !

  20. Avatar de Paulo Jorge
    Paulo Jorge

    Mais um palerma que só poderia existir na América!

    1. Avatar de Contador
      Contador

      Um palerma que faz mais pelo mundo do que tu alguma vez farás. lol…putos birrentos e invejosos.

  21. Avatar de kilim12
    kilim12

    Só 10 milhões é que entederam o significado, qual o problema?

  22. Avatar de palex
    palex

    Negócio de uma “rede social”:
    – anunciantes são clientes;
    – utilizadores são produtos;
    – utilizadores pagantes são pseudo-clientes/produtos.