Vamos ficar 24 horas sem Google e Facebook

143 Comentários

A nova regra contra os chamados “pirataria” da propriedade intelectual nos EUA e conhecida como SOPA (Stop Lei Pirataria Online) tem aquecido os espíritos das grandes empresas ligadas ao mundo da Internet, de tal forma que estão a promover um ‘blackout’, já encabeçado pela Wikipedia.

Amazon, Google, eBay, AOL e Facebook terão chegado a um consenso para desligar os seus servidores dia 23 de Janeiro em protesto contra esta lei anti-pirataria da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos. Estaremos preparados para viver 24 horas sem estes serviços?


Os gigantes como Amazon, Google, eBay, AOL e Facebook poderiam-se juntar numa operação sem precedentes para alertar os utilizadores da Internet das reais consequências da SOPA, seria uma “opção nuclear de protesto”, conforme refere a ExtremeTech.

Estes regulamentos, ainda em projecto de lei, destinam-se a bloquear o acesso a qualquer site que infringe direitos de autor e os serviços que alojam esses sites online.

Embora não exista uma data específica para este ‘apagão’ que, hipoteticamente, afectaria milhões de utilizadores ao redor do mundo, de acordo com algumas fontes o dia 23 seria uma probabilidade, tendo em conta que um dia mais tarde, dia 24 de Janeiro, o Congresso Norte Americano irá debater esta controversa lei.

As empresas que se poderiam juntar a estes protestos são: AOL, eBay, Etsy, Facebook, Foursquare, Google, IAC, LinkedIn, Mozilla, OpenDNS, PayPal, Twitter, Wikimedia Foundation, Yahoo! e Zynga.

Estaria o mundo preparado para viver sem estas empresas?

Partilhar:
Tags:

Comentários

143

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de pfbc
    pfbc

    só pode ser a brincar…

    1. Avatar de ADS
      ADS

      Claro que não é!

      Eu espero que não seja, que é para verem como será o mundo da internet se essa lei for para a frente!!

      Estes americanos só pensam em coisas de mer** mesmo.

      Enfim. Espero mesmo que essa lei não passe, porque se não o mundo da internet nunca mais será o mesmo….

      1. Avatar de Jorge Rodrigues
        Jorge Rodrigues

        Nem mais … esses americanos têm demasiada mania de que são alguém neste mundo… digamos que as 20 maiores empresas fazem um blackout de 1 dia… essa lei não passa garantidamente.

        1. Avatar de Rúben Lopes [Lopesmaio]
          Rúben Lopes [Lopesmaio]

          Exatamente. A Internet nunca deve ser censurada desta maneira, assim é como regredir no tempo, voltamos ao tempo em que a Internet não tinha utilidade “nenhuma”!

        2. Avatar de Wilson
          Wilson

          Muita gente gosta de pirataria, mas reclama quando e assaltada, pelo que vi a espécie humana não reflete sobre a vida. Será que no futuro a humanidade será mais esperta?

          1. Avatar de Mário Ricardo
            Mário Ricardo

            Caro Wilson, pirataria e roubo são coisas distintas, caso nao saiba!
            Quando me assaltaram a casa, não me deixaram copias do lcd ou leitor de dvd, para eu poder usar!

            Mas o principal problema aqui não é a pirataria, mas sim a censura que isto vai impor, tanto a nivel de imagem como video e som. Companhias como Google, YouTube e outras vão sofrer muito com isto.

            Procura no youtube uma musica criada por p. diddy e outros, de apoio à comunidade e contra o SOPA.
            Nao vale a pena, procurares, foi retirada por supostamente roubar direitos de autor, a pedido “industria” da musica, que direitos, tinha 0, sobre a musica, mas pronto.
            Isto que vá em frente, e depois quero-te ver ter mesma opinião!
            Será que no futuro tu serás
            mais esperto?

            Censura não é a solução

          2. Avatar de Paulo
            Paulo

            Um que vem para aqui com a mania…
            E se na rua você chama-se me estilo “burro” e eu pusesse-lhe em tribunal para pagar uma fatia bem enorme ?
            Chamaria isso de um exagero não ?
            É apenas um exemplo como é a Internet, qualquer coisinha, já tem direitos de autor, mesmo que essa merda não valha uma peida.
            Como a sua resposta…

          3. Avatar de Luís
            Luís

            Desculpa lá Paulo, mas ias só perder tempo mesmo… Os tribunais também se estão pouco cagando, para o facto de alguém chamar “burro” ao Paulo. Pela mesma razão que a lei anti pirataria não serve para proteger o Wilson… Não sei em que mundo vocês pensam que vivem, caiam na real!

        3. Avatar de Lima
          Lima

          Para que essa dos “Americianos têm demasiada mania”??!! Não sei se reparou mas essas empresas que possivelmente vão aderir a esse apagão (AOL, eBay, Facebook, Google, LinkedIn, Mozilla, PayPal, Twitter,Yahoo! )são empresas Americanas!!!! O que está mal nessa equação são as pessoas que querem controlar o tráfico de informação no mundo e não uma questão de raças ou povos!

          1. Avatar de Sumewun
            Sumewun

            Os do congresso da América são americanos… São esses que têm a mania.

          2. Avatar de Anonfag
            Anonfag

            @Sumewun

            Os deputados do congresso americano são fantoches dos gigantes corporativos e de uma selecta elite que puxa os cordelinhos por detrás do “palco”. Não haja o equivoco de pensar que os políticos têm estas ideias por eles próprios. Toda esta situação tem motivos fora da esfera política.

            A ideia geral, de quem está minimamente informado, é a de que são os grandes consórcios do cinema / música que estão a pressionar os congressistas, mas na minha opinião isto é só uma fachada para o “pseudo-intelectual” ver.

            A livre circulação de informação na internet dói a muita gente poderosa.

            Só a minha opinião.

      2. Avatar de Dan
        Dan

        Comentário ignorante…. Isto foi pensado (e vai ser aplicado) pelos ingleses, que caso não saibas residem na Inglaterra…

    2. Avatar de Rui Brito
      Rui Brito

      Concordo com o ADS e o que essas empresas estão a fazer é dar uma experiência em primeira mão aos utilizadores desses serviços de o que vai acontecer se uma lei tão absurda como a SOPA e a PIPA passarem.
      Sensibilizando assim o público a levantar-se e pronunciar os seus direitos agora enquanto é tempo e não mais tarde quando já não houver nada a fazer.

      Pessoalmente não gosto muito de ficar sem GMail (exemplo) durante 24h mas se é isso que é preciso para apanhar a atenção do público então FORÇA, têm o meu apoio!

    3. Avatar de Fábio Teixeira
      Fábio Teixeira

      Quem dera que sim ! Mostrar que a informação é livre e assim deve ser!

    4. Avatar de João Costa
      João Costa

      Achas que estão a brincar? Eu digo que não, porque não precisamos destes serviços tirando o Google claro por causa de uma pesquisa rápida!!!

      Eu não me importa, temos sempre o PPLWARE xD
      Abaixo esses fd*’s!!!!

      1. Avatar de Ecchin
        Ecchin

        Tu não precisas desses serviços. Nem dos da Google precisas. A questão não é que eles são serviços vitais, são são comodidades que surgiram com a evolução da Internet. Alguns tornaram-se mais do que apenas uma comodidade.

        Acho que quem devia juntar-se a estas empresas era a Wikipédia. Ia ter ainda mais impacto que a Google!!

        1. Avatar de Paulo Gaspar
          Paulo Gaspar

          isto começou com a wikipedia…….

    5. Avatar de JCF
      JCF

      LOL ainda acreditam no pai natal?

      Nenhuma empresa destas pode se dar ao luxo de deixar os seus milhões de utilizadores que são o seu ganha pão sem ligação.

      O próprio Mark Zuckerberg fica todo stressado se o facebook fica sem ligação nem que seja por 30segs….

      keep it real!!!

      1. Avatar de Ganondorf
        Ganondorf

        “O próprio Mark Zuckerberg fica todo stressado se o facebook fica sem ligação nem que seja por 30segs….”

        Tou a ver que viste o filme lol.

        É desta que o Bing vai ter o seu dia de glória lol.

        1. Avatar de Jorge Rodrigues
          Jorge Rodrigues

          hmmmm não me parece.. não estou a ver a microsoft a não alinhar nisto

          1. Avatar de Diogo
            Diogo

            Por isso mesmo!

            Como as pessoas não podem usar o Google, usarão o Bing!

            (Penso que seja isso que o Ganondorf queria dizer.)

        2. Avatar de Jorge Bigodes
          Jorge Bigodes

          Já vê estou a ver a utilizar o Hi5 ..em substituição do face book !

      2. Avatar de Tiago Bento
        Tiago Bento

        Eu não entendo nada de gestão financeira de empresas, mas acho que perderes dinheiro durante um dia é melhor do que veres o teu negócio fechado(ser retirado dos DNSes, fazendo com que utilizadores “normais” não tenham forma de aceder) por causa de uma lei patética.

      3. Avatar de GAA
        GAA

        O próprio Mark Zuckerberg não quer ver a sua empresa prejudicada por esta lei! Um dia não é nada comparado com o seu futuro se a tal lei for para a frente …

    6. Avatar de POC

      Que não seja a brincar!

      Verão o que será um dia sem e-mail. E nem falo do Facebook, que faz com que metade do mundo pareça estar dependente do mesmo para sobreviver.

      Esta e a #pl118 são apenas mais uma jogada de bastidores para alimentar os mesmos de sempre.

      Força Google e afins.

      Cumpimentos,

      http://simaoescuta.blogspot.com

    7. Avatar de darth
      darth

      concordo com o blackout… so comentarios como o teu é que so podem ser a brincar. claramente nao estas a ver a censura que se avizinha

  2. Avatar de Rafael Gonçalves
    Rafael Gonçalves

    Até aguentava 3 dias sem estes serviços, mas esta lei não tolero!

    1. Avatar de Ruaben
      Ruaben

      ainda bem para ti que é só 1dia XD

  3. Avatar de ricardo Silva
    ricardo Silva

    força com isso para a frente, agora não é só os grandes a bater nos pequenos… são os grandes a porrada entre si. xD
    agora asserio, dou o meu apoia a iniciativa, pois se ninguém fizer nada, pelo que li da SOPA, fica a net cheia de censura

  4. Avatar de Emannxx

    Era muito bom que isto se realizasse.

    Seria um apelo radical, direto, e com abrangência mundial garantida contra o que o governo Norte Americano anda a preparar (SOPA/PIPA).

    Se isto for para a frente, com este objectivo, estarei 100% disposto a passar 24h sem estes serviços (até porque, não me restaria grande alternativa eheh).

  5. Avatar de Jackfowl
    Jackfowl

    podiam fazer mesmo, só pra ver no que ia dar essa locurage

  6. Avatar de João
    João

    Já dizem as mais sábias crianças por esse mundo fora: “Não à SOPA!” (LOL)

  7. Avatar de David
    David

    por mim, podia ser o resto do mês…
    para ver se aqui na europa se começam a desenvolver projectos dependentes da america…

    1. Avatar de David
      David

      IN+dependentes da america…

      1. Avatar de David
        David

        oi pplware. já colocavam um botão para editar o post…

    2. Avatar de okapi
      okapi

      Mas os alemães já estão a pensar em enviar um satélite para contornar a SOPA. A Europa não vai permitir, nem embarcar a comer esta SOPA. 🙂

      1. Avatar de mais um
        mais um

        Não é preciso nada para contornar esta lei. A jurisdição desta lei é o trafego doméstico norte-americano. ie, os norte-americanos podem ficar sem acesso a um site norte-americano ou sem acesso a um site europeu, mas isso de nada afecta a disponibilidade do resto do mundo para o resto do mundo. O que pode acontecer é termos os sites norte-americanos mudados para outros paises e ver os cibernautas norte-americanos ficarem com acesso apenas a uma amostra da internet que o resto do mundo tem!

  8. Avatar de Leo
    Leo

    E o povo é que paga o pato?

  9. Avatar de BigLord
    BigLord

    24 horas sem facebook nem google?

    Não faz mal, ainda temos o twitter 😀

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      “As empresas que se poderiam juntar a estes protestos são: AOL, eBay, Etsy, Facebook, Foursquare, Google, IAC, LinkedIn, Mozilla, OpenDNS, PayPal, Twitter, Wikimedia Foundation, Yahoo! e Zynga.”

    2. Avatar de Manuel Reis

      “As empresas que se poderiam juntar a estes protestos são: AOL, eBay, Etsy, Facebook, Foursquare, Google, IAC, LinkedIn, Mozilla, OpenDNS, PayPal, Twitter, Wikimedia Foundation, Yahoo! e Zynga.”

      Not really, no.

      Vai ser tudo a voltar ao MSN. Se a Microsoft entretanto não mudar de posição (não vai mudar).

    3. Avatar de Nelson N
      Nelson N

      Até posso passar 8784 horas, com o twitter incluído! Mas sou contra esta SOPA e contra a Pirataria; há outras formas de a combater.

      1. Avatar de Galactus
        Galactus

        O que pessoas como tu (contra pirataria) não entendem, é que se esta não existisse, as mesmas pessoas que fazem download de filmes/jogos, não disfrutariam destes serviços, tanto por serem caros, ora por não serem essenciais.

        Exemplo: Apesar de ser bom apreciador de cinema, uso certos serviços online (P2P) para ver filmes (que já não estão no cinema ou que tenho as minhas duvidas acerca) que se não tivessem online, não veria no cinema.
        Tanto o cinema como os jogos são demasiado caros; como tal, só vejo filmes no cinema que sei que vão ser bons.

        A única maneira de combater a pirataria é fazer filmes de jeito que dêem prazer de ver no cinema (ou 3D), e não “chick flicks” de m****, por exemplo. No caso dos jogos, eles estão a fazer isso bastante bem, apostando no modo online cada vez mais: não paga, não joga online.

    4. Avatar de João Almeida
      João Almeida

      “As empresas que se poderiam juntar a estes protestos são: AOL, eBay, Etsy, Facebook, Foursquare, Google, IAC, LinkedIn, Mozilla, OpenDNS, PayPal, Twitter, Wikimedia Foundation, Yahoo! e Zynga.” Secalhar também não…:D

    5. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Isto se eles não aderirem também…

    6. Avatar de Vítor M.

      😀 boa mas não acredito que alguns serviços, do tipo Twitter não façam o mesmo.

      Embora estejamos a falar nos serviços mais “sociais” dessas grandes empresas… digo eu!

  10. Avatar de fernando G
    fernando G

    Claro, chega de tanto controlo, já não conseguimos fazer quase nada que não seja vigiado, nem passa pela cabeça do comum dos mortais, acho muito bem que se proteja os direitos dos agiotas, mas tudo o que é demais cheira a B……

  11. Avatar de António Pereira
    António Pereira

    Políticos, a fazer m***a desde sempre!

    1. Avatar de rv
      rv

      os politicos que a aprovarão, são os mesmos que não sabem como é que esses serviços lhes são entregues.

      já não se lembram de quando eram estudantes

      1. Avatar de J D
        J D

        “já não se lembram de quando eram estudantes”

        Queres então dizer que há 20 anos já se trocavam filmes na Internet?

  12. Avatar de anon
    anon

    WATCH ALL THE PORN !!!!!!11!!

  13. Avatar de Jorge Désirat
    Jorge Désirat

    24 hrs sem google é que não… la vou ter de usar o bing 🙂

    quanto ao facebook 24 hrs ou 1 mes é igual 😀

    1. Avatar de Dumitru Toderici
      Dumitru Toderici

      Exacto 24 hrs sem facebook ou mais tanto faz! mas vamos morrer sem isso! agora quanto ao google ate faz bem! é para começar a aprender a nao serem dependentes so do google! ha outros serviços alem do google! “bing” “yahoo” e outros! sao melhores ou piores la se sabe, mas que sao uma alternativa isso sim!

      1. Avatar de Ruaben
        Ruaben

        eu uso o yahoo, e tb pelo jeito vou ter de usar o bing

        1. Avatar de Carlos
          Carlos

          Se usas o Yahoo já usas o Bing.

    2. Avatar de Paulo Simões
      Paulo Simões

      tenho uma ligeira impressão que com o Google em baixo o Algoritmo do Bing vai ter uns ligeiros problemas nas pesquisas 😉

  14. Avatar de Hugu

    A G7 Electronica.net tb vai ser mais um GRANDE a desligar nesse dia! 😀

    1. Avatar de Ecchin
      Ecchin

      Não vou sentir a sua falta.

  15. Avatar de Czar
    Czar

    Acho grande ideia, os US nao sao detentores das nossas interwebs!

    1. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      mas são de 70% dos seridores qua as suportam mais esse o problema ….

  16. Avatar de Bezzy_
    Bezzy_

    Viva la revolucion õ/
    //Quero ver como vai ser o mundo sem internet [facebook] por 24h

  17. Avatar de Manel
    Manel

    Se acontecer, o PPLWARE vai ter um record absoluto de consultas 🙂

    1. Avatar de Vítor M.

      Venham elas… 😉 mas atenção, que estas empresas citadas são “proprietários” da 70% da Internet no mundo… o que poderia, hipoteticamente, significar mesmo um apagão. 😀

      1. Avatar de Jonas
        Jonas

        Aproveitavam e desligavam tudo e faziam uma redistribuição de endereços IPV4 xD

        Just kidding

  18. Avatar de Fábio Teles

    Pode ser que o Facebook seja desligado mais do que 24 horas…se isso acontecer acho que vai haver suicídios pois há gente que não passa sem isso! Pelo menos vai tudo sair a horas do trabalho porque não é percas de tempo…menos mal!

  19. Avatar de Luís

    Bem … estive a dormir 2 meses e meio e hoje é 1 de Abril, correcto?

  20. Avatar de Samuel Gomes
    Samuel Gomes

    Vitor, Bom dia. Desculpa, qual foi a fonte de informação desta noticia ?

    Abraço.

    1. Avatar de Vítor M.

      São várias, principalmente algumas ligadas ao artigo inicial, citado no principio deste artigo.

      1. Avatar de Zé

        Mas julgo que nenhumas das empresas referidas afirmou que iria fazer este blackout ou sequer que estaria a pensar nisso, muito menos falou no dia.
        Mostrem-me se estiver errado, porque pelo menos eu não encontro nenhuma citação.
        Tudo não passa de especulações.

        Quanto à possibilidade de tal acontecer, tem o meu apoio.

        1. Avatar de Samuel Gomes
          Samuel Gomes

          Não, foi este senhor que disse: ” According to Markham Erickson, head of the NetCoalition trade association, there’s been talk of a so-called “nuclear option,” in which the likes of Google, Amazon, eBay, and Yahoo!”

          Procurei em alguns desses gigantes e nenhum referiu o mesmo.

        2. Avatar de Vítor M.

          Zé, pessoalmente não acredito neste “apagão” e claro que se for avante algum protesto será, digo eu, ao nível de serviços “sociais” e não daquilo que traz receita e onde existem contratos.

          Mas a lei, caso seja aprovada, traz a essas empresas muitos inconvenientes 😉 e a nós todos também, isto será um inferno.

          Mas… já nos estamos a habituar a cenários infernais… este seria mais um.

          1. Avatar de Emannxx

            Vítor, será pior passar 24h sem Facebook ou Google (o inferno, como indicas), ou ficar para sempre a ver os nossos sites preferidos a serem apagados (literalmente)? Se não me engano, o Pplware até poderia estar na categoria a abater, apesar de não infringirem direitos de autor, há diversos itens que para aquelas associações americanas idiotas são o suficiente. (Por exemplo, vídeos do youtube etc.)

          2. Avatar de Vítor M.

            Emannxx é uma boa questão e eu acredito que o projecto SOPA seja uma treta que vá encher o bolso Às grandes produtoras que têm vindo a pressionar os Senado Norte-americano para “voltar” a trazer o monopólio a essas companhias.

            É uma espécie de escravatura tecnológica que querem impor. Mas como não sei ao certo todos os pormenores (não acredito que alguém saiba) estou à espera dos próximos capítulos.

            Se vier um apagão… olha, façamos parte dele.

        3. Avatar de Ecchin
          Ecchin

          Pode ser que se mostrarmos o nosso apoio todos concordem em faze-lo na mesma.

      2. Avatar de Samuel Gomes
        Samuel Gomes

        Obrigado! Continuação de bom dia de trabalho.

  21. Avatar de Telmo Neves

    Alguém vai dar em doido sem entrar no facebook xD entre outras coisas lol

    Acho bem que as empresas se revoltem com essa política.

  22. Avatar de Gooden
    Gooden

    Apoio a 100% esta iniciativa.
    Daqui bocado estamos proibidos de ir a feira porque la vendem cd’s piratas. 😐

    1. Avatar de SexOnaSal

      vais colocar o cd da feira no pc, e vão-te banir a drive de cd’s ! 😀

    2. Avatar de JoaoM
  23. Avatar de lumitoro
    lumitoro

    Isto é uma boa noticia(se for para a frente). Se pensarmos nos milhões que estas empresas perdem por fechar os seus serviços por apenas um dia rapidamente chegamos à conclusão que todas elas estão ameaçadas de morte por estes projetos lei e com elas 70% da internet. A pirataria é apenas uma desculpa utilizada pelo lobies das empresas de conteúdos audio visuais que querem continuar com o modelo de negócio que tantos lucros lhes rendeu. É tb uma desculpa para legitimar o governo americano na censura da internet e implementar um controlo aos cidadãos sem que com isso sejam acusados de ditadores. E falam da China?!? Tá-se mesmo a ver que os políticos são iguais em todo o lado 😀

  24. Avatar de Bruno Sales
    Bruno Sales

    Não sei bem qual a extensão deste apagão nos servidores da Google, mas assumindo que são todos os servidores, não nos devíamos esquecer da quantidade de empresas que abdicaram da utilização de um Exchange Server em prol da utilização de Google Apps.

    Essas empresas (como aquela em que trabalho) tomaram essa decisão com base na fiabilidade garantida pela Google (99,9% de uptime por ano, sendo os 0,1% quebras muito pontuais nunca superiores a uns meros segundos).

    Se esta premissa se alterar, haverá muita gente a repensar o “cloud based”…

    Sou completamente contra o SOPA, mas devemos também ter em consideração que este tipo de greves põe em causa justamente aquilo que estão a defender…

    Faz-me lembrar os empregados de empresas que estão numa situação difícil e que fazem greve. É a forma mais rápida de empurrar a empresa para o buraco

  25. Avatar de TelmoB
    TelmoB

    Acho muito bem o blackout!
    Só faz bem, para eles verem que temos uma palavra a dizer sobre o assunto.
    Até em Portugal teriamos sucesso em mostrar o nosso descontentamento, por exemplo, com a forma como o TDT está a ser conduzido, mas acomodamo-nos e deixamos passar e depois essa “máfia” dos políticos que anda para ai faz tudo o que quer! E nós sempre a investir! Porreiro pá, é sinal que ainda temos dinheiro para gastar e eles gostam de saber isso, porque assim mais tiram!

  26. Avatar de dasilva
    dasilva

    eu ainda sou do tempo de não haver nada disto. Além disso para muitas empresas até seria bem bom que estes serviços estivessem desligados para aumentar a produtividade, principalmente o facebook… quanto á pirataria em si. O problemas deles é mais a troca de conhecimento a nível mundial, quanto mais soubermos menos nos enganam. Acho estranho só agora estarem a falar do SOPA. Já existe há algum tempo.

    1. Avatar de Galactus
      Galactus

      Quem não quer trabalhar arranja sempre algo que fazer durante o trabalho: tiras o facebook, essa pessoa arranja outra coisa para ocupar/passar o tempo.

    2. Avatar de Toni
      Toni

      Há um facto importante que não é dito em relação à produtividade nacional: a sua maior causa está na má gestão e administração da maioria das empresas portuguesas. Os nossos trabalhadores são bem aceites em todo o mundo, trabalhamos mais horas/semana e gozamos menos férias que franceses e alemães, fazemos menos greves que os franceses e no entanto os níveis de produtividade são muito mais baixos. Por outro lado temos os gestores e administradores com rendimentos acima da média europeia, mas a nível de competência estão muito abaixo da média.

      Depois o Facebook offline aumentar produtividade é de rir. Estou mesmo a ver o pessoal nas máquinas fabris a aceder à internet, ou trolhas com fio de prumo com acesso 3G, para não falar de agricultores com a sua iEnchada 4S…

      1. Avatar de dasilva
        dasilva

        trabalho numa fabrica, acredita que sei do que falo… além disso, hoje em qualquer lado há acesso á internet não é difícil um trolha ter um telemóvel com acesso á internet, aliás até ganham um bom salário se compararmos com o de alguns licenciados e podem ter bons telefones. Com o medo de muitas pessoas sujarem as mãos eles ainda ganham salários mais altos, é um trabalho tão digno ou mais que outros…

  27. Avatar de João Caldeira
    João Caldeira

    Oh… e desliguem… acham que vou ficar a chorar? Quando era pequenino eu passava bem sem televisão.. quanto mais hoje sem computador. Sou professor e o recurso à informática é uma mais valia… mas não passa disso. Google? Quem precisa do Google se pode pesquisar numa biblioteca? Facebook? Poupem-me…

    1. Avatar de Galactus
      Galactus

      “Quem precisa do google se pode pesquisar numa biblioteca?”

      … numa biblioteca não podes fazer pesquisa costumizada, por citações, ou palavras-chave; tens que manualmente procurar numa infinidade de livros e páginas pelo assunto de interesse. Obviamente perdes IMENSO tempo a fazer isto, tempo este que poderia ser utilizado a completar uma dissertação, por exemplo.

      Comentário idiótico e despropositado de uma pessoa retrógada e anti-mudança. Nem sei o que fazes num site relacionado com tecnologia com essa maneira de pensar.

      1. Avatar de João Caldeira
        João Caldeira

        Vá, queres ver que agora queres tirar um curso só a pesquisar no google. Nem 8, nem 80. O google é uma excelente ferramente de pesquisa rápida. Mas somente isso. É superficial. E se entras em sites destes relacionados com tecnologia só para dizer mal, sem acrescentares nada de útil, até era melhor nem escreveres.

    2. Avatar de Alexandre Amaral

      A realidade é que são diferentes tipos de buscas, quem faz pesquisas numa biblioteca tem objectivos completamente diferentes daqueles que usam o google por exemplo.

      1. Avatar de Mariana Lopes
        Mariana Lopes

        Não, não tem. Os dois tipos de pesquisa são de certa forma complementares. Se de cada vez que num livro encontramos uma referência a um facto histórico, a uma personalidade, a um manifesto artístico etc. etc. com o qual não estamos familiarizados tivessemos de ir à procura em catálogos de biblioteca e livros bem que estavamos condenados a perder o tempo que antigamente se perdia. Concluí recentemente uma dissertação. Ia à biblioteca buscar livros, por vezes até os consultava online, quando disponíveis…mas nunca dispensava o Google ao lado para me ajudar na leitura.

  28. Avatar de The STK
    The STK

    Mas no caso do Google é só para o motor de busca? E no caso de clientes empresariais, vão ter o gmail e os docs em baixo? Quem vai pagar os prejuízos às empresas?

    1. Avatar de Paulo Pereira
      Paulo Pereira

      Usas Gmail na tua empresa?
      Entregas os teus email´s empresariais nas mãos do Google?
      Se tiveres prejuízos, não tens que reclamar com ninguém, é um serviço gratuito…. Não estás a pagar para ter uma conta gmail ou para escrever um texto no Google Docs.

  29. Avatar de Gil
    Gil

    Não acredito que o pessoal está a concordar e apoiar um “apagão” dessas empresas/serviços.

    Só prova que as pessoas apenas olham para os interesses próprios e não das consequências que essa medida pode ter.

    Alguém pensou nas empresas que dependem dos serviços fornecidos pelos (supostos) apoiantes do apagão. Tal como o Bruno Sales referiu à muitas empresas que dependem, por exemplo, dos serviços do Google ou OpenDNS. Quem é que pensa nesses casos e quem é que vai cobrir o prejuízo causado?

    Eu também passo bem sem alguns deles, mas existem casos que não é bem assim. Não podemos pensar só no utilizador doméstico.

    Já agora, deixo uma reflexão, será que os envolvidos estão mesmo dispostos a perder umas centenas de milhares de dólares, arruinar as suas estatísticas de uptime e deixar o utilizador comum tomar consciência de que podem desligar os seus serviços quando querem?

    1. Avatar de Henrique
      Henrique

      Se essa SOPA for aprovada, esse apagão não vai ser nada em comparação com o estrago causado por essa lei….

      1. Avatar de Gil
        Gil

        @Henrique não estou a defender a SOPA, estou apenas a questionar se esta será a melhor opção para uma resposta.

        Muita gente sem culpa nenhuma vai ser apanhada no “fogo cruzado”.

        Imagina as empresas que têm grade parte da sua operação suportada, digamos, pelo Goggle, caso estes desliguem os seus servidores, qual será a perda de capital e de credibilidade para a empresa. E mesmo que sejam remunerados pelo dinheiro que perderam, como é que são remunerados pela perda de confiança a que foram sujeitos?

        Desligar os servidores é muito bonito para o mercado doméstico, já para o mercado empresarial…

    2. Avatar de Paulo Simões
      Paulo Simões

      Se as paginas e os servidores estiverem up, mas cada vez que se fizer uma pesquisa ou se tente fazer logon nos serviços formos reedireccionados para uma página comum, com por exemplo o manifesto, julgo que tecnicamente as estatisticas de uptime não serão alteradas, os servers não estão down, não estão é a mostrar o que é suposto mostrar 🙂

      1. Avatar de Gil
        Gil

        @Paulo Simões tens razão, os servidores podem estar up, no entanto os serviços estão down.
        Tudo depende das métricas.

  30. Avatar de Toni
    Toni

    Uma verdade inconveniente sobre esta SOPA:
    http://www.youtube.com/watch?v=2g6bVtTmOKA

  31. Avatar de Abílio
    Abílio

    Era um espetaculo.

  32. Avatar de kish
    kish

    É mais que óbvio que muita gente está contra a SOPA e asseguir vem mais o quê? Há muita gente que quer uma internet livre e vai ter!(Menos o EUA) Isso é o que vai acontecer…façam eles o que fizerem! Sinceramente eles não pensam nas consequências que isso pode trazer em processar pessoas em larga escala e operadores. Será que vai compensar as perdas nos serviços de hospedagem e afins?? Talvez querem que a Europa saia da crise?! Eheheh 😀

  33. Avatar de Rocha
    Rocha

    FIGHT THE POWER !!!

  34. Avatar de Telmo Neves

    Vão ter que arranjar outra forma de combater a pirataria… desta forma é que nao 🙁

  35. Avatar de Ruaben
    Ruaben

    vai ser giro vai!!
    só faltava as redes moveis para haver uns ataques de fúria na minha escola.
    que importa… temos cartas de sueca para dar e vender lol XD

  36. Avatar de Amiguel
    Amiguel

    Lobby + lobby + lobby + lobby + ….. + lobby
    … acho que não é preciso dizer mais nada 😉

  37. Avatar de J
    J

    A pirataria irá existir sempre !
    Estranho é não constar o “youtube”, fonte principal dos downloads de música.. 😀 Quê da Microsoft e Apple?, e muitos maisssss..

    Iremos ver, o que dúvido mesmo muitooo.
    Google, Yahoo, etc.., fechar durante 1 dia? Perder dinheiro? Algo que se pode faze de outras maneiras? Fixe, então siga lá perder dinheira à grande por algo que se pode fazer de outras maneiras!

    Isto é como o “velho” ditádo, o “Fim do Mundo em 2012” by Maia

    1. Avatar de João Dias
      João Dias

      O Youtube é propriedade da Google.

  38. Avatar de Paulo Ribeiro

    apoio a medida a 100%
    o poder politico tem de aprender que há limites para tudo.

  39. Avatar de Xico o Rei do Kuduro
    Xico o Rei do Kuduro

    Desde que não fechem o XVideos ou o Pornhub, é na boa.

    1. Avatar de andre
      andre

      podes bem perder o acesso a eles através do google caso não comprovem que têm os direitos sobre os filmes que la metem xD, ai já te chateava

  40. Avatar de Carlos
    Carlos

    Apoio…. mas crítico quem crítica aqui os americanos! Nós para criticarmos os outros temos que olhar para nós primeiro! Não somos nós o povo que está a inventar uma lei para cobrar uma taxa por cada GB comprado, porque supostamente poderemos fazer pirataria?

    Afinal…também nós, portugueses, somos uma mer**… 😛

  41. Avatar de FSantos
    FSantos

    Este apagão a ser feito pode ser bem vindo pois muitas empresas estão tão enraizadas com estas tecnologias (google, facebooks, etc.) que se esquecem de ter um plano “alternativo” no caso de um apagão destes mesmos serviços.

    Isto poderá ser um grande alerta para alguns. Faz-me lembrar a história dos backups que são importantes mas muita gente esquece. Quando o “serviço” (disco rígido) avaria. Ai meu deus… Ai meu deus…

  42. Avatar de SexOnaSal

    pq o pplware nao faz apagao tmb?

    vai tudo abaixoo

  43. Avatar de Jaime
    Jaime

    Quando dizem 24h, deveriam dizer: “Indefinidamente até esquecerem a ideia da SOPA”.

    Quero ver esse pessoal a passar sem muitos dos grandes serviços.

    1. Avatar de João Martins
  44. Avatar de Joni Oliveira

    Como webmaster prevejo um grande prejuizo.. mas acho muito bem que seja feito.
    Os sites de warez deveriam ser excluidos dos motores de busca era uma grande ajuda.

  45. Avatar de Iv@n
    Iv@n

    Em seguida ao “apagão” entra a PiratNet, a BuccaNet… rsrs

  46. Avatar de NT
    NT

    O pior de tudo é que dar SOPA à internet vai afetar toda net… E esse maneis que querem avançar com isso são os próprios a admitir “… Não sei o que é isso da internet, mas temos que acabar com a pirataria…”, pois as cassetes de áudio também iam arruinar a indústria, o VHS, os cd, os DVD’s…. O pior é que nós gostamos muito de “reclamar” mas, por exemplo, em Portugal sempre que se compra um CD virgem (mesmo que seja para backups de dados/fotos teus) tem que pagar para os direitos de autor ou lá que raio isso é… Porquê? porque quando fazem estas “leis” dá um jogo do Benfica ou do Porto, está a dar um reality show qualquer…

    Como a bronca do vídeo do Megaupload veio provar a indústria do cinema e companhia, já pode retirar vídeos do youtube e abusa desse poder retirando mesmo o que não está protegido pelos direitos de autor ou copyright que eles defendem…

  47. Avatar de Maxxx
    Maxxx

    Nesse dia, milhares de utilizadores irão descobrir outros motores de busca, outras redes sociais e outras ferramentas bem mais interessantes… a internet não é só esse limite como estão habituados a emprenhar pelos ouvidos…

  48. Avatar de JC
    JC

    Concordo plenamente com o dia de blackout do Google e outros.
    NÃO À CENSURA!!!

  49. Avatar de Geiras
    Geiras

    Nunca gostei de SOPA…

  50. Avatar de Freelander
    Freelander

    Se de alguma forma esse apagão ajudar a resolver o problema da crise mundial seria uma maravilha mas não devera dar em nada, pois os governantes não estão nada preocupados em ajudar essa parte da população mundial.

  51. Avatar de Orite
    Orite

    Só espero que o pplware não adira ao apagão, senão aí é que será o fim do mundo!

  52. Avatar de Ryck Moraes
    Ryck Moraes

    Quem mal isso traria aos utilizadores? um dia sem busca no google? ou um dia sem postar uma foto no FB?

    1. Avatar de zp
      zp

      pfff! desde que hajam alernativas…podiam fechar o ano todo!

  53. Avatar de Hell_Shoot
    Hell_Shoot

    Isto é só SOPA, PIPA(s), e ACTA.

    Para quem não sabe o que é. ACTA -> http://youtu.be/My4c82IxM94 | http://www.laquadrature.net/ACTA

    Para quem quiser acompanhar as intenções de voto em relação à SOPA e PIPA. -> http://sopaopera.org/

  54. Avatar de Anon
    Anon

    onde está o evento no facebook? tb quero aderir o:

  55. Avatar de Alan
    Alan

    Digamos que vc e a madona, ou o just biba faz um super clipe que custou milhões. Vc gostaria q ele fosse compartilhado por um site q ganha muito dinheiro com videos alheios? E se vc for um escritor q passa anos escrevendo um livro? eis a questão.

    1. Avatar de AA
      AA

      1º Eles ganham dinheiro por nº de views, nesse ”site de videos alheios”;
      2º Quem ganha a fatia grande é a editora, nem são os cantores;
      3º Sim as editoras e produtoras querem voltar aos lucros milionários da era pré-internet;
      4º Um escritor anos escrevendo um um livro… isso já não existe, atualmente o ”escritor” é o sujeito que assina e dá a cara e recebe uns trocos das publicadoras.

  56. Avatar de mais um
    mais um

    A jurisdição desta lei é o trafego doméstico norte-americano. ie, os norte-americanos podem ficar sem acesso a um site norte-americano ou sem acesso a um site europeu, mas isso de nada afecta a disponibilidade do resto do mundo para o resto do mundo. O que pode acontecer é vermos os sites norte-americanos mudados para outros paises. No fim serão os cibernautas norte-americanos que vão ficar com acesso apenas a uma amostra da internet que o resto do mundo tem!

  57. Avatar de gteles
    gteles

    É por isto e muito mais que os miudos nao gostam de SOPA, lol

  58. Avatar de Wesley
    Wesley

    Quando se diz “vamos ficar 24 horas sem o Google…”, inclui todos os serviços (Youtube, Gmail, Agenda, Google Plus, etc)?

    1. Avatar de alex

      Youtube é de certeza, porque vai ser dos mais prejudicados com esta lei.. Mas creio que seja tudo.

  59. Avatar de Tiago Correia
    Tiago Correia

    Espero mesmo que façam o “blackout”. Pode ser que no dia 24 voltem atrás na decisão.

  60. Avatar de Adriano Cruz

    Acho muito bem!
    Até me vai incomodar, porque sou estudante de Mestrado e nesse dia, tenho apresentações de trabalhos, mas alguém tem de se manifestar!
    Está na hora de mostrar aos EUA, que eles não mandam na INTERNET.
    Força!

  61. Avatar de LUIS
    LUIS

    O FACEBOOK,O MSN E O HOTMAIL DESLIGARAM O SERVIDOR HOJE DIA 29 DE MARÇO DE 2012