Valve junta-se à Linux Foundation!

40 Comentários

Muito se tem falado no novo sistema operativo (SO) da Valve, o Steam OS, recentemente apresentado como um sistema que tem por base o Linux, o mais conhecido SO de código aberto.

Não é, por isso, surpresa que a empresa se tenha juntado recentemente à Linux Foundation, uma organização sem fins lucrativos criada com o objectivo de apoiar o crescimento do Linux em todo o mundo.

valve-steam-logo


A Valve já apresentou, ainda sem grandes pormenores, as suas novas consolas, as Steam Machines, que terão instalado o Steam OS e serão controladas pelos novos Steam Controllers.

Segundo informações da própria Valve, os utilizadores poderão montar as suas próprias Steam Machines e fazer upgrades às mesmas. Serão nada mais do que PCs normais mas com o Steam OS instalado.

O co-fundador e CEO da Valve, Gabe Newell, descreveu o Steam OS e o movimento open source como “o futuro dos jogos” na LinuxCon há alguns meses atrás, depois do lançamento oficial do cliente Linux para o Steam em Fevereiro.

Da mesma forma, Newell descreveu o Windows 8 como “uma catástrofe para todos os utilizadores de PC”  e, apesar da maior parte dos jogadores do Steam serem utilizadores de Windows, é clara a posição tomada pela Valve.

“Juntar-se à Linux Foundation é uma de muitas formas de investir no avanço dos jogos para Linux”, afirma Mike Sartain, um membro-chave da equipa de Linux na Valve. “Através destes esforços esperamos contribuir com ferramentas para os programadores desenvolverem novas experiências em Linux, persuadir os fabricantes de hardware a dar mais prioridade ao Linux e, por último, produzir  uma plataforma elegante e aberta para os utilizadores Linux”.

Heterogeneous System Architecture (HSA) Foundation, um consórcio sem fins lucrativos fundado pela AMD, ARM, Qualcomm, Samsung, etc. para desenvolver especificações abertas e standard para computação paralela e a startup Cloudius Systems também se juntaram recentemente à Linux Foundation.

 

Comentários

40

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tiago Santos
    Tiago Santos

    Venha de la essa nova consola 😀

  2. Avatar de Manuel
    Manuel

    Death to mocosoft!!!!

  3. Avatar de Mr. Lol
    Mr. Lol

    Pode ser que seja desta que começam a trabalhar no Hl3

    1. Avatar de BigLord
      BigLord

      Não me espantava que fosse um exclusivo para Linux, por este andar… haha!

      1. Avatar de dbrenha
        dbrenha

        eles já disseram que seria contra a filosofia da valve lançar como exclusivo de uma plataforma só para que essa ganha-se mais visibilidade.
        Acredito mais que saia quando saírem as “consolas”, não como exclusivo mas por exemplo incluído na compra e quem sabe talvez funcionalidades que não sejam possíveis noutras plataformas.

  4. Avatar de dbrenha
    dbrenha

    Isto sim, uma empresa que faz uso do linux mas dá de volta à comunidade. Um bom exemplo de uso de tecnologias open source em projectos proprietários.

    1. Avatar de NewJ
      NewJ

      Faz-me confusão é a ideia da steam “à open source é que é o caminho” mas depois vais ver o preço dos jogos que lá estão..

      1. Avatar de zé Chula
        zé Chula

        Boas,
        estás a fazer alguma confusão de conceitos:
        – open source quer dizer que o código fonte está disponível que que é possível qualquer pessoa ter acesso ao mesmo. Isto não quer dizer que o programa seja grátis.
        – quando a Valve afirma que o open source é o caminho, refere-se ao steamOS não aos jogos presentes no steam.
        – os jogos do steam não são grátis nem open source.
        – pode haver software open source grátis(ex. quase todas as distros linux) ou pago(ex. Red Hat), assim como propietário grátis (ex. mp3) ou pago (ex. windows).

        1. Avatar de NewJ
          NewJ

          Percebeste com certeza o que eu quis dizer..

          1. Avatar de Pedro
            Pedro

            Nem por isso…

          2. Avatar de NewJ
            NewJ

            Eu diria que aqui a ideia são os lucros.. A steam quer ter uma consola baseada em opensource, para ter mais lucro na consola e nos jogos, ou sejam, maximizar os lucros

          3. Avatar de Pedro
            Pedro

            A Steam podia perfeitamente, como muitos outros fazem, fazer fork a uma distribuição e criar o Steam OS de forma proprietária, o que a maioria das licenças opensource permitem fazer sem problemas. No entanto optou por manter o OS com código aberto, podendo este ser também base para outras distribuições sem pedir nada em troca. Parece-me que estás a falar sem perceber bem o conceito de OpenSource.

  5. Avatar de D!
    D!

    Quando houver o mesmo desempenho em Linux que há em Windows (drivers, optimizações), será muito bem-vindo! Eu mudo!

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Tenho jogos feitos para Windows que correm melhor no Linux através do Wine do que no próprio Windows.

      1. Avatar de MrT
        MrT

        mostra-me um video disso a acontecer…..

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          Penso que existem já provas disso de alguns jogos, é questão de pesquisar. No meu caso, o Age of Empires III é um dos que acontece isso, depois faço um vídeo.

    2. Avatar de Carlos
      Carlos

      Quando houver mercado que justifique o trabalho da AMD, NVIDIA e Intel (há outros mas esses são de longe os principais) desenvolverem drivers para Linux, eles irão aparecer.

      Entretanto ou alguém se chega à frente com o trabalho e/ou o dinheiro, como parece ser o caso da Valve com a AMD, podes esperar sentado.

      1. Avatar de Sergio
        Sergio

        Exatamente… A Valve está a dar o primeiro passo. Drives e afins é uma questão de tempo, é preciso é alguém que dê o passo e que tenha costas largas para aguentar com tudo o resto, e a Valve tem tudo para ser esse alguém

    3. Avatar de Carlos
      Carlos

      E acrescentado, o que me interessa que o TF2 consiga um gazilião de FPS no Linux se o que eu quero é jogar ao Fallout New Vegas ou ao Crysis 2 ou ao BF3 ou ao Mass Effect 3 em multiplayer?

      Há coisas mais importantes do que o desempenho, ter os jogos é uma delas.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        A API do Windows limita bastante o desenvolvimento dos jogo nalguns aspectos, nomeadamente os que requerem chamadas a funcionalidades do kernel, como a criação de threads, etc. Nesse aspecto o Linux é superior. Com este movimento da Valve, esperemos que os developers tenham mais motivação em termos de mercado para implementarem cada vez mais em Linux.

    4. Avatar de João Matos
      João Matos

      Apoiado!
      Só ainda uso o Windows por causa dos jogos… E se as empresas os optimizassem para serem executados nativamente em Linux acredito que o desempenho ultrapassaria o do Janelinhas largamente.

      Só resta esperar, obrigado Valve 😀

  6. Avatar de Ajr
    Ajr

    Ótima notícia.

  7. Avatar de antonio
    antonio

    A revolução já começou

  8. Avatar de Carlos
    Carlos

    Sinceramente ainda não percebi qual é o interesse disto.

    Não fosse o fanatismo anti-Microsoft que por aí vai e que o Sr. Newell (que aliás trabalhou durante anos na Microsoft) tem vindo a aproveitar em beneficio próprio, e isto não seria mais que uma nota de rodapé.

    Alguém me explica para que serve o SteamOS, uma vez que nenhum jogo de topo funciona nele e, tirando o Half Life, o mais provável é nunca virem a funcionar? E quem diz os de topo diz basicamente todos os outros, mesmo no Steam mais de 90% dos jogos *não* têm versões para Linux, são até mais os que têm versões para OS X.

    E além disso, deito fora a coleção de jogos para Windows (alguns deles no Steam!) que já tenho e nunca mais os jogo? Faço dualboot e ignoro o facto dos mesmíssimos jogos do SteamOS poderem ser jogados no Windows?

    Alguém explica? Eu até percebo que deixar os jogos na mão da Microsoft e da Sony varia entre o mau e o péssimo mas a Valve é realmente melhor?

    1. Avatar de Sergio
      Sergio

      Não, mas é mais uma… E concorrência faz sempre bem 😉

    2. Avatar de rodrigo
      rodrigo

      é mais uma plão aos utilizadores do linux, se gostas da Microsoft, fique com ela, a mesma não perderá o suporte, apenas a Valve, está começando a olhar, um pequeno pessoal, que até ontem não a tinha, e que agora, estás a receber a devida atenção!

      1. Avatar de César
        César

        Quem lê o teu comentário a respeitar as virgulas parece que esta a chegar de uma maratona…

        De que me adianta ter um steam com 2, 3 jogos para linux quando no Windows tenho os mesmos jogos e muito mais? A questão é essa, ninguém está para fazer dual boot para depois ter de estar a reiniciar a máquina sempre que quer mudar de plataforma!

    3. Avatar de Nuno Vieira
      Nuno Vieira

      Eu se fosse a ti antes de falares ia ver primeiro a lista de jogos disponíveis para linux no steam. Vais reparar que já existem alguns jogos de topo para linux. É óbvio que o Windows têm mais, mas dizer que não existem é de quem é certamente cego.

      1. Avatar de ElectroescadaS
        ElectroescadaS

        Eu cá não gostaria de ficar subjugado à Steam para jogar em Linux…

  9. Avatar de int3
    int3

    The freedom is coming!!!!!!!!!!!!!!! 😀

    1. Avatar de NewJ
      NewJ

      Vais ter jogos livres vais.. espera sentado..

      1. Avatar de lmx
        lmx

        mas pelo menos não pagas o SO 😉

        cmps

  10. Avatar de sakura
    sakura

    o gameming esta na clud nao nas consolas, mais uma com uma distro linux? onde esta o mir ou wayland, com Xserver duvido. mesmo com hardware proprio. sempre foi o problema do linux lag em modo g. no drives……
    http://www.windowsphone.com/en-us/store/app/halo-spartan-asslt/8e162189-0baf-431e-966a-0d050eac9aab

    ha esta loja e mais antiga que o ios da apple. para quem nao sabe.
    e hoje nada bate o windows dircx 11 nada. pq nao usam o ie11. para verem a diferenca.

    1. Avatar de Nuno Vieira
      Nuno Vieira

      O futuro pode estar na cloud, mas daqui até lá ainda temos que melhorar de forma drástica a infraestrutura da internet. Eu já experimentei o OnLive e apenas posso dizer que para já o serviço é uma porcaria quando se têm um computador capaz de correr o mesmo jogo nativamente.

      Primeiro é o lag. Para certos tipos de jogos (RTS, FPS,…) o lag existente é simplesmente inaceitável.

      Depois são os gráficos do jogo. Estes são também são medíocres quando comparado com o que o meu computador produz nativamente. o Anti alias é basicamente não existente, a resolução é insuficiente, a qualidade da imagem é bastante degradada devido à compressão do stream, e o ocasional artefacto quando existem erros no stream.

      O sistema é porreiro para quem tenha um computador que não seja capaz de correr o título, de resto é para esquecer.

      O Mir ainda estão em desenvolvimento, afinal de contas foi anunciado à menos de um ano. Em principio o Mir vai passar a ser usado por defeito no 14.10. O Wayland como já têm mais tempo de desenvolvimento nos seus ombros, em principio vai ser usado por defeito na próxima versão do Fedora, a 21.

      O Windows Phone Store é mais antiga que a App Store? A primeira loja de aplicações para telemóveis da Microsoft (Windows Marketplace for Mobile) foi lançada em 2009, Tanto a Apple (App Store) como a Google (Android Market Place) lançaram os seus serviços em 2008.

      Hoje nada bate o directx 11 em quê?

      Podes-me explicar o que têm o IE11 melhor que os seus concorrentes?

      1. Avatar de lmx
        lmx

        hummm

        A primeira loja de aplicações para PC foi o ubuntu que a lançou, e a segunda foi a da Apple!!!!

        cmps

  11. Avatar de Emannxx
    Emannxx

    A Valve anda a cuspir no prato da sopa com todos estes ataques à Microsoft. Karma is a bitch, mark my words.

    1. Avatar de lmx
      lmx

      isto não são ataques…

      A valve quer uma plataforma que sirva para alguma coisa…o windows está a deixar de o ser…e a valve tem que procurar uma alternativa…é so isso.

      cmps

  12. Avatar de Pedro
    Pedro

    Disto tudo, espero que o mundo Linux fique mais enriquecido no geral, não propriamente em jogos, mas em “polish” (polimento?), com os contributos da Valve.
    Penso que estou a ficar fanático pela Valve, empresa que anteriormente nem me chamava à atenção.

  13. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    Porque é que este tipo de notícias me faz lembrar os filmes do Exterminador Implacável? Haverá semelhanças?