Vai viajar de avião? Novas regras para a bagagem de mão a partir de hoje

32 Comentários

Com a entrada do mês de setembro, entram também novas regras em várias áreas. Ao nível dos aeroportos, a partir de hoje há também novas regras que afetam o que pode levar na bagagem de mão. Saiba tudo!


Como sabemos, desde o 11 de setembro que as regras de segurança mudaram nos aeroportos em todo o mundo. As regras são mais limitativas, especialmente ao transporte de líquidos, e até dentro dos aviões passaram a existir outros procedimentos.

Bagagem de mão: apenas podem entrar líquidos em frascos até 100ml

A regra dos 100ml volta a ser uma imposição da Comissão Europeia. De referir que esta regra foi implementada em 2006 e o objetivo é limitar a entrada de líquidos em frascos que ultrapassem os 100ml, limitado assim a possível entrada de explosivos líquidos nos aviões. Todos os líquidos têm de ser colocados num saco transparente. 

A partir de hoje os recipientes só poderão ter no máximo 100ml, totalizando no máximo um litro quando somados. Mas há mais…

Relativamente às dimensões da bagagem de mão, não existe ainda uma regra fixa nem há ainda legislação. No entanto, a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) recomenda que:

  • Uma mala de cabine só poder ter o peso máximo de 10 kg;
  • Dimensões de até 55 cm x 40 cm x 20 cm;
  • Um item pessoal menor, como uma bolsa ou mochila, que deve caber sob o assento à frente, com dimensões de até 40 cm x 30 cm x 15 cm.

    Antes de viajar, consulte a página oficial da companhia aérea para saber quais as regras definidas.

    Comentários

    32

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      As dimensões ainda não estão em vigor, ainda não foi aprovado pela UE o standard.
      Os líquidos tem a ver com os scanners novos deixarem de ser usados. Ainda não sei como é a situação dos electrónicos, espero que não tenhamos de voltar à loucura de andar a abrir malas para tirar os electrónicos

      1. Avatar de Joan Laplace
        Joan Laplace

        Em todos os aeroportos de portugal e muitos na europa, todos pedem que tiremos os electronicos das malas e liquidos. Por isso, isso de não tirar são excepções.

        1. Avatar de Ricardo Patrao
          Ricardo Patrao

          Em lisboa nunca pedem para tirar pcs ou tablets da mala. Nunca os tiro e ainda ha 2 semanas viajei

          1. Avatar de Naodou
            Naodou

            Não é verdade, já me pediram pra tirar

            1. Avatar de LR
              LR

              Já há muito tempo que só tens que tirar os liquidos, pelo menos em Lisboa

            2. Avatar de Zé Fonseca A.
              Zé Fonseca A.

              Em 2022 só os scanners 1 e 2 que ainda eram antigos obrigavam a retirar, foram trocados ainda nesse ano, já não deves voar há muito tempo, infelizmente estou lá a cada 2-3 meses.

        2. Avatar de sddd
          sddd

          O retirar depende da maquina de Rx

          1. Avatar de José Carlos da Silva
            José Carlos da Silva

            Isto.

            E a questão de ter de se deitar a garrafa de água no lixo antes de passar a segurança é um scam impossível. Não acontece em vários países pela Europa.

            1. Avatar de Zé Fonseca A.
              Zé Fonseca A.

              Acontece em todo lado, já me aconteceu inclusive esquecer-me de água na mochila do portátil e ser chamado para revista depois de ter surgido a garrafa no scanner. Já me aconteceu isso até nos EUA, como ando sempre com uma garrafa de água extra na mala do portátil just in case acabo por me esquecer muitas vezes, a maioria são situações engraçadas, numa delas tive um beagle a cheirar-me a bagagem 😀

        3. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Oi? Há quanto tempo não viajas?
          Há mais de 5 anos que não é preciso tirares no aeroporto de Lisboa e na maioria da Europa, não são excepções, excepções é onde é necessário tirar

          1. Avatar de Oh
            Oh

            +1

            Nunca tirei no Sá Carneiro e nunca tive stresses, por diversas vezes.

            1. Avatar de Rui Machado
              Rui Machado

              Pois a mim ja me pediram para retirar.
              Tem dias que pedem tem outros que nao.

              Se perguntar quase de certeza pedem para tirar. Se nao tirar da mal passa muitas das vezes sem problema.

            2. Avatar de Zé Fonseca A.
              Zé Fonseca A.

              Não tem nada a ver com perguntar, tem a ver com o scanners, há algum tempo que todos os scanners não precisam que se retire nada, já me aconteceu sim uma avaria nos scanners e eu questionei o que se passava e pediram desculpa mas os scanners estavam avariados e por isso estavam a fazer revista manual

        4. Avatar de gttt
          gttt

          No Porto nunca tiro.

    2. Avatar de Grunho
      Grunho

      A aviação tal como a conhecemos tem os dias contados. Poderá crescer mais 2, 3 ou 5 anos, mas depois vai levar um monumental Crash.

      1. Avatar de 123
        123

        Explique-se ….

        1. Avatar de Rodrigo
          Rodrigo

          Inventaram o teletransporte!

      2. Avatar de PeFerreira
        PeFerreira

        dizer isto quando só se discute aeroportos duplicados e as linhas férreas ainda estão em 1990 é no mínimo engraçado

      3. Avatar de gttt
    3. Avatar de Mico
      Mico

      Viajei há um mês…
      Mala com essas dimensões, frasquinhos de 100ml numa embalagem plastica.
      Telemoveis e portateis à vista.
      Qual é o problema?

    4. Avatar de Tafc
      Tafc

      Turismo a mais. São os grandes contribuidores para a poluição mundial.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        E para os PIBs de países que vivem do turismo como Portugal.
        A poluição será sempre uma realidade sem controlo populacional

        1. Avatar de Oh
          Oh

          Daí que é obrigatório compensar esta poluição. Mais que nunca. A Economia não pode parar, mas pode e DEVE adaptar-se

          1. Avatar de Joao Magalhaes
            Joao Magalhaes

            Só se voltarmos 300 anos atrás, com o excesso de população que existe no mundo pouco há a fazer, mas agora é moda falar na poluição.

        2. Avatar de Tafc
          Tafc

          Deviam aumentar a taxa de turismo 500%. Quem dá 200€ também pode dar 250€.

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            A taxa de turismo varia de sítio para sítio.
            Eu quando vou ao Porto a trabalho pago taxa turística e sou tuga e estou em trabalho

          2. Avatar de Joao Magalhaes
            Joao Magalhaes

            Claramente um aziado por não poder viajar, só olhas para ti mas toda a gente precisa de comer.

      2. Avatar de Quim Formação
        Quim Formação

        Ya, uns incríveis 2.5% da poluição global que os aviões é que são o problema

    5. Avatar de Naodou
      Naodou

      Ou seja uma notícia pra dizer que nada mudou…

    6. Avatar de BateNaAvó
      BateNaAvó

      Eu sempre usei frascos até 100ml em saco transparente e de forma a nunca passar de 1Lt no seu conjunto. Por sua vez tudo colocado também numa bolsa transaparente.
      Não entendo, mas isto já não era regra dantes? Ou seja, para mim nada mudou então porque sempre fiz assim.
      Certo?

      1. Avatar de Ana Sofia Neto

        Certo! A regra tinha sido eliminada em alguns sítios, mas voltou.