Vai levantar dinheiro numa caixa ATM? É melhor pensar duas vezes

88 Comentários

Como é do conhecimento público, a rede Multibanco é gerida pela SIBS. Normalmente é a partir dos terminais Multibanco que fazemos levantamentos de dinheiro, pagamento de serviços e outras operações.

Além da rede Multibanco, sabia que em Portugal existe um concorrente à rede Multibanco, que tem já 300 caixas? Chama-se rede Euronet Worldwide mas há várias queixas relativamente ao pagamento de comissões que estão a ser cobradas sem aviso prévio.


Se vir um caixa ATM e precisar de levantar dinheiro, é melhor pensar duas vezes. As reclamações deste serviço estrangeiro no Portal da Queixa têm vindo a crescer, isto porque estão a ser cobradas comissões aos utilizadores sem qualquer aviso prévio.

De acordo com as informações do jornal SOL, as despesas extra verificam-se no caso dos cartões que disponibilizam as duas funções – débito e crédito – ao mesmo tempo. Isto porque, no caso da rede Multibanco, esse cartão assume apenas a função de débito e, como tal, fica isento de qualquer tipo de comissão porque respeita as regras que são aplicadas na rede tradicional. Mas no caso de recorrer a um ATM de rede estrangeira – como é o caso da rede Euronet – esse cartão assume apenas a função de crédito e, a partir daí, o cliente fica sujeito ao pagamento de comissões, sem receber qualquer tipo de aviso.

Em maio passado, um cliente revelou ao Portal da Queixa que levantou 200 euros nas caixas Euronet e, mais tarde, quando foi consultar o saldo verificou que tinha sido cobrado uma comissão de 15 euros, revela o SOL.

Segundo dados da Pordata, em 2015 existiam 12.437 caixas ATM, sendo este mercado claramente liderado pela SIBS. Mas a rede Multibanco tem um concorrente que começou a operar em Portugal em maio de 2015. De acordo com o jornal Público, a rede Euronet Worldwide tem instaladas em Portugal 300 caixas automáticas destinadas, especialmente, a estrangeiros.

A empresa tem actualmente 5600 funcionários, 59 escritórios em 41 países (a sede é nos EUA). Em 2015, a empresa lançou um sistema inovador de transferência de dinheiro diretamente entre caixas automáticas.

Comentários

88

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Paulo Santos
    Paulo Santos

    Hoje em dia, nada mas mesmo nada, que venha dos USA é de fiar.
    Não deve haver povo que tenha uma filosofia de se apoderar do que é dos outros, como este.
    E se alguém disser que é roubo, eles arranjam maneira de fazer passar leis em que deixe de ser.

    1. Avatar de JOSE
      JOSE

      o teu comentário tem 0 fundamentos….

      1. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        Exeto o facto de ser verdade.

      2. Avatar de Antonio Salaraz
        Antonio Salaraz

        Mais um serviçal

    2. Avatar de lunatic2000
      lunatic2000

      E os chineses e russos, já são de fiar?

      1. Avatar de int3
    3. Avatar de jaugusto
      jaugusto

      Por acaso a Sede é nos Usa mas a empresa nasceu na Hungria…

    4. Avatar de Bruno
      Bruno

      O comentário do Paulo Santos começa logo por um bom fundamento onde a Euronet – que de euro não tem nada pois é mundial – encontra-se em Portugal apenas para sacar umas comissões aos portugueses, pois é uma prestadora de serviços. Além do mais sabemos que os Americanos vão derrubaram governos e fizeram guerras com o intuito de se apoderarem dos recursos seja crude (Iraque) seja bananas (Honduras) etc…
      Mas enfim o objectivo deles é que as suas corporações sejam lideres mundias, que acabem com a concorrência e são extremamente agressivos para sacar o máximo possível para se manterem como primeira potência mundial.

      Resumindo e concluindo: A rede multibanco nacional é muito melhor

  2. Avatar de Rui
    Rui

    No caso dos nacionais é muito simples, utilizem apenas máquinas da SIBS (pertence a todos os bancos nacionais). Apesar de não ter grandes dúvidas de que este facto surgir como uma oportunidade para a SIBS ganhar uns trocos (implementar também comissões).

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Não o faz, porque a lei não permite. Porque já era vontade da SIBS cobrar taxas.

      1. Avatar de int3
        int3

        A SIBS não pode cobrar mas o banco sim. Se eu levantar pela SIBS 200 euros com o cartão de débito o banco não me cobra esse levantamento. Se for com um cartão de crédito já me cobram da mesma forma como me cobram quando pago os 50 cêntimos da taxa de gasolineira. Na euronet a rede é diferente. Na verdade não estás a levantar mas sim a efetuar um pagamento.

        1. Avatar de Luis Silva
          Luis Silva

          Olha claro!! que duvida, debito é diferente de crédito, mas no débito não podem cobrar, no crédito já é normal…..

          1. Avatar de int3
            int3

            Quem cobra não é a SIBS. É o banco porque estás a levantar dinheiro que não é teu!

        2. Avatar de David Guerreiro
          David Guerreiro

          Lá está, é um crédito, estão a dar-te dinheiro que não é teu.

        3. Avatar de Ana
          Ana

          O meu è multibanco e ainda sexta feira a caixa multibanco Do meu próprio banco cobrou 24.50 por pagamentos que fiz, e as caixas automáticas cobram sem nos darmos conta

  3. Avatar de Miguel
    Miguel

    E nao sao assim tao poucos como isso

  4. Avatar de Rrrrrr
    Rrrrrr

    Posso estar enganado,
    mas normalmente, nas ATM, se ha um valor extra pelo levantamento, esse aparece antes de se confirmar a transacao…

    1. Avatar de André
      André

      Estás enganado, sim.

      1. Avatar de Rrrrrr
        Rrrrrr

        aparentemente nao estou…

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Estás certo! Quando não há ATMs da SIBS utilizo esses da Euro Next e antes de levantar aparece um ecrã a dizer o valor seleccionado e a comissão. Só levanto se aparecer 0,00 € na comissão.

      1. Avatar de André
        André

        Tenho quase a certeza que no passado isso não aparecia, quando vi essas máquinas pela primeira vez. Já que não posso voltar ao passado para o confirmar, agradeço a informação de que actualmente já aparece essa informação e peço desculpa pelo meu lapso.

  5. Avatar de Sergio
    Sergio

    De facto é algo que devia ser esclarecido ou ter um alerta bem visivel.. nos aeroportos é certo que vão cobrar comissão no casino de espinho por exemplo já não se passa nada.. No estrangeiro, na Roménia, fui logo alertado por um colega meu para não fazer qualquer tipo de levantamento nessas maquinas.

  6. Avatar de Pedro
    Pedro

    Já tive de levantar dinheiro nessas caixas e confesso que não pensei duas vezes antes, pensei três ou quatro vezes para me assegurar dos riscos a que me estava a habilitar. A cautela nunca é pouca.

  7. Avatar de Marco
    Marco

    Se lerem bem o artigo vão perceber que só quem tem cartões com funções de débito e crédito é que a máquina irá assumir operações a crédito e isso irá gerar taxas (ex: cash advance), quem tem um simples cartão de débito não há muita razão para cobrarem comissões e/ou taxas.

    1. Avatar de André
      André

      Alguém ainda tem cartão só de débito? Todos os cartões que recebi do meu banco nos últimos 20 anos têm VISA Electron ou Mastercard.

      1. Avatar de rui
        rui

        era visa electrom ou maestro, que são só débito, que é diferente de visa e mastercard que agora são mais comuns pois qualquer conta ordenado acaba também por já permitir o cash advance

        1. Avatar de André
          André

          Ok, obrigado pelo esclarecimento. Actualmente os cartões que tenho são mesmo VISA (sem electron) e MC. Eu já no ano passado não levantei dinheiro nestas caixas na marina de Tróia por desconfiar que iriam cair comissões.

      2. Avatar de Mr.Antunes
        Mr.Antunes

        A maioria dos Portugueses…
        Lá por dizer no cartão Visa ou Mastercard não torna o cartão automaticamente de crédito, apenas informa que é compatível com as redes em questão.

        1. Avatar de André
          André

          Obrigado pela informação. Escusava era ser parvo, como “a maioria dos portugueses”.
          Estou a brincar, mas essa frase era um bocadinho escusada.

          1. Avatar de rodrigo
            rodrigo

            O Mr. Antunes falou bem. Estavas enganado e ele corrigiu-te

          2. Avatar de André
            André

            “A maioria dos portugueses” era escusado, como disse. Quanto a ter razão, tem ele e tenho eu, já que os cartões que tenho e que mencionei são de débito e crédito. De qualquer modo, como este assunto não vale nada, fico por aqui.

      3. Avatar de Sergio
        Sergio

        Deves estar a confundir maestro com mastercard..
        Sou lojista e posso te garantir que pra i 70% dos cartões que passam aqui são de débito.. E quando vais a fazer o pagamento podes ter várias redes de débito, visa electron/multibanco/ maestro..para mim como lojista convem que o cliente escolha o visa electron, devido ao contrato que tenho com o banco.
        De crédito tens varios exemplos, embora a Visa, mastercard ou american express são os que vejo mais

      4. Avatar de Marco
        Marco

        Eu só uso de débito já tem algum tempo.

  8. Avatar de Paulo Santos
    Paulo Santos

    Para o JOSE, aconselho-o a ler a lei de registo de patentes nos USA, depois volta aqui a dizer se o meu comentário tem 0 fundamentos.
    Mas volta mesmo…

    1. Avatar de jOSE
      jOSE

      o teu comentário continua a ter 0 fundamentos… não espera, agora ja vai em -1….

      1. Avatar de Paulo Santos
        Paulo Santos

        só podes ser americano, tanta ignorância é exclusiva deles.
        era essa o meu objectivo ao provocar uma resposta tua.
        obrigado.

        1. Avatar de jOSE
          jOSE

          Acho que tens um grave problema chamada ” não saber reconhecer opiniões distintas” so tu é que tens razão és o “bosse”, porem os teus argumentos são tão fracos e tão nulos que te justificas com a frase ” so podes ser americano, tanta ignorância é exclusiva deles” quem nos dera a nós ser como os americanos…

          1. Avatar de Paulo Santos
            Paulo Santos

            quem nos dera ser americanos?!
            nós não somos um grande exemplo por estes dias, mas americano, não por favor.
            já viste quem eles elegeram para presidente?….
            e quanto a reconhecer opiniões, reconheço quando as há, tu deste alguma?

        2. Avatar de jOSE
          jOSE

          Tu es aquele tipico tuga, os outros? estrangeiros? todos burros portugal é que é bom, é o MAIOR!

        3. Avatar de jOSE
          jOSE

          Sou Pro-Trump…

      2. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        E com isto tudo, é só desconversa, nem respondeu à questão original

  9. Avatar de zeca
    zeca

    consegues fazer isso com um telemovel de 45€
    parabéns 😀

  10. Avatar de Crypt0
    Crypt0

    deviam era meter mais ATM’s de criptomoedas, mais fiável do que o sistema actual. ´Code is law’ . Não devemos ser “obrigados” a confiar numa entidade ou noutra pessoa. A confiança é algo muito frágil, quando quebrada muito dificilmente é recuperada.

    1. Avatar de TSSRK
      TSSRK

      *puts tin hat on*

      1. Avatar de Crypt0
        Crypt0

        Já tá posto, amigo. Aqui não se fia

      2. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        Por oposição, entende-se então que tu consideras que o sistema atual é muito fiável. Até é. Excepto para quem sabe que não é.

    2. Avatar de rodrigo
      rodrigo

      criptomoedas? isso ja passou de moda.
      se nao confiares numa pessoa ou entidade mais val ires viver numa caverna.

      1. Avatar de Crypt0
        Crypt0

        passou foi? porque dizes isso?Não me digas que compraste criptomoedas em Janeiro? Lá porque desapareceram cerca de +450B doláres no primeiro trimestre de 2018 não quer dizer que a tecnologia Blockchain é inválida.
        Quem quer saber procura ,quem não quer continua negar a evolução natural e fica no antigo sistema.
        Cada um vive a sua realidade

        1. Avatar de rodrigo
          rodrigo

          calma rapaz! ja estas a’i a falar de realidades e evolução, etc

          E ja estas a misturar bitcoin com blockchain( que nem cheguei a falar)..estas mesmo fora de ti!

          Nao, nao comprei bitcoins pq isso nao passa duma moda como referi em cima. Mas pelos vistos tu tas forte nisso ja que estas a defender bitcoin.

          Blockchain tem futuro. bitcoin ja nao.

          1. Avatar de Sujeito
            Sujeito

            Aposto que tens as unhas do pés compridas.

          2. Avatar de Rodrigo Da Silva
            Rodrigo Da Silva

            @Sujeito Olha outro que investiu no bitcoin e agora esta arrependido 😉

  11. Avatar de iDespairing
    iDespairing

    Solução simples. Usar sempre cartões de débito so para MB/ATM e usar de C. crédito para compras caso tenham ou seja necessário se querem adiar o uso do saldo da conta corrente. Assim não pagam cash advance seja em que maquina de levantamentos for.

  12. Avatar de R
    R

    Julgo que foi numa dessas que tentei levantar dinheiro em Espanha. Apareceu um aviso de cobrança de comissão antes de completar a operação (que cancelei).
    E fazerem o mesmo cá???

    1. Avatar de Fátima Lopes
      Fátima Lopes

      Bom dia eu levantei o ano passado em Espanha e cobraram 1,80 por cada levantamento pela primeira vez.

  13. Avatar de Nunof
    Nunof

    Numa das últimas visitas ao terminal de partidas da Portela, após já ter passado a segurança e estar na área comercial lembrei-me que deveria levantar alguns euros caso tivesse alguma emergência em que não conseguisse usar o meu cartão. Qual o meu espanto quando me apercebi que a administração do aeroporto retirou TODAS as atm multibanco que existiam e substitui-as por essas porcarias Euronet. Claro está que essa empresa se está a aproveitar de algum buraco na lei e que está a fazer tudo para retitar do mercado o multibanco. Há muito que os bancos reclamam por não poderem cobrar taxas de utilização na rede multibanco. Com essa nova rede vamos voltar ao passado… Vejam os exemplos de outros países que não têm uma rede integrada….são comissões por tudo e por nada ao usar um atm errado…

    1. Avatar de Almeida
      Almeida

      Tambem me aconteceu o mesmo no porto. Ja tinha passado o controle de segurança, reparei que precisava de dinheiro em numerario…. maquinas da sibs, nem ve las

    2. Avatar de Rui
      Rui

      Os donos da Ana Aeroportos são franceses e duvido que estejam preocupados com os clientes nacionais, além de que a ATM deve oferecer-lhes melhores condições!!!!!!

  14. Avatar de Felix Batista
    Felix Batista

    Há algumas confusões neste artigo. Tudo começou com um artigo que saiu no Sol, com vários erros, e que muitos jornais reproduziram sem corrigir o conteúdo. Neste caso a confusão começa logo pelo título, porque ATM quer dizer “Automatic Teller Machine” ou caixa automático. Ou seja, as máquinas da rede Multibanco são ATM, mas nem todas as ATM pertencem à rede Multibanco.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      as da SIbs estão identificadas como Multibanco

      1. Avatar de Felix Batista
        Felix Batista

        Sim, mas há caixas da rede Multibanco que também têm o logotipo ATM. Ou seja, o vosso altigo pode confundir as pessoas. Em vez de falarem de ATM deviam falar apenas na rede estrangeira em causa que se está a expandir em Portugal, que é a Euronet Worldwide, e que cobrou comissões indevidas, sem avisar, para quem usava cartões duais (débito/crédito). Também existe outra rede da SIBS que é a ATM Express, mas penso que não tem havido problemas com estas.
        Em resumo, o vosso título devia ser “Vai levantar dinheiro numa caixa Euronet Worldwide?…”.

  15. Avatar de Carlos
    Carlos

    “como é o caso da rede Euronet – esse cartão assume apenas a função de crédito e, a partir daí, o cliente fica sujeito ao pagamento de comissões, sem receber qualquer tipo de aviso.”

    ERRADO. Podem fazer levantamentos a débito – sem comissões.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      A Euronet ja veio hoje dizer que a culpa é dos bancos… eles é que cobram as comissões

  16. Avatar de Carlos
    Carlos

    Só para informar que a Euronet foi fundada na Hungria – nada tem a ver com os Estados Unidos.
    Neste momento o maior acionista é indiano.

  17. Avatar de Sergio
    Sergio

    Tive uma experiência semelhante com um cartão MasterCard, fiz um levantamento a débito de 200€ e depois veio cobrado no extrato bancário uma comissão de cerca de 0,65€. Depois de vários contactos com o meu banco e a Euronet o meu banco devolveu a comissão. Com isto também fiquei a saber que é proibido por decreto lei cobrar comissões por levantamentos a débito, e a Euronet garantiu que cumpre essa lei. No meu caso foi o meu banco que aplicou a comissão, por se tratar de um cartão misto, mas como o levantamento foi a débito, a mesma teve de ser devolvida. Ainda esta semana levantei dinheiro num atm Euronet com um visa electron a débito e não me foi debitado nenhum valor extra, no entanto se utilizar o MasterCard a máquina avisa que poderão ser contadas comissões. Conclusão, se for levantamento a débito não são cobradas comissões, se não for podem ser cobradas comissões mas o atm tem que alertar o utilizador. Recomendo atenção e que imprimam sempre o recibo do Atm, seja em que rede for.

  18. Avatar de Carlos T.
    Carlos T.

    Bem eu fui surpreendido por uma comissao de 8euros mais IS, após efectuar um levantar numa maquina da Euronet no aeroporto do Porto. O meu cartao tem duas funcoes, neste caso a maquina assumiu o credito e nao me informou sobre quaisquer comissoes a advir. Existe legislacao oficial do Banco de Portugal, as instituições de crédito estão proibidas por lei de cobrarem comissões “pela realização de operações de levantamento, de depósito ou de pagamento de serviços, em caixas automáticas (Decreto-Lei n.º 3/2010)”.

    A minha questao é sobre a legalidade da operacao desta lindas maquinas? Bem como a sua funcionalidade de acordo com perguntar ao usuario: ” deseja levantamento a credito ou debito?” Assim o usuário saberia exactamente que tipo de operacao está a efectuar e quais serao as comissoes a pagar. Acho que sinceramente que se querem operar em Portugal deveriam oferecer a mesma funcionalidade das nossas actuais maquinas de multibanco our entao que tenham a coragem de colocar num tom bem colorido “se me usares – Vais pagar comissao, porque nem tens outras hipotese”. Assim as regras serao claras e andarem mais 10 metros para usar os nosso classico e muito bom sistema da SIBS que considero um dos melhores do Mundo.

  19. Avatar de Clarice
    Clarice

    Boa tarde. Peço a ajuda de quem puder ter a resposta. Moro no Reino Unido. Tentei levantar dinheiro em algumas máquinas dessas. Mas, como não justificava o valor cancelei todas as vezes. Pois queria levantar 400 libras. Mas nao aceitava e dizia na máquina 200.00 e tinha uma taxa de 227.00. Eu pensei ” neim pensar ” mas alguns portugueses me disseram no aeroporto não se cobra essa taxa. Ok. Fui. Bem era o mesmo valor. Mas dessa vez mesmo cancelando a operação foram descontados na minha conta no meu banco que fica no Reino Unido. Ja liguei ao banco. Mas dizem que tenho que pedir aqui. Fica a dúvida , vou aonde??? Ligo aonde??? Pois o dinheiro faz me falta. E sinto me roubada. Alguém que possa ajudar me.???

    1. Avatar de Nunof
      Nunof

      Não sou um especialista, mas começaria por reunir toda a documentação das transações, incluindo os recibos da ATM. Tira fotocópias dos mesmos já que a tinta apaga-se facilmente. Antes de mais, contacta a surcursal portuguesa da Euronet. Os detalhes estão disponíveis no site oficial https://www.euronetworldwide.com/?s=Portugal&post_type=location

      Caso não te resolvam o problema, deves escalar a situação junto do regulador do setor bancário e financeiro, o Banco de Portugal, através de uma reclamação do Livro de Reclamações Eletrónico. Mais informações no site oficial https://www.bportugal.pt/page/livro-de-reclamacoes-eletronico-uma-nova-forma-de-apresentar-sua-reclamacao-ao-banco-de

      Existem alguns comentários mais antigos sobre situações semelhantes de cobrança abusiva de comissões. Utiliza esse feedback como referência a como proceder.

      Boa sorte!

    2. Avatar de Nunof
      Nunof

      Esqueci-me de acrescentar. Na próxima viajem, talvez seja útil usares cartões das fintech, como a Monese, Monzo, N26, Revolut, etc. Algumas são britânicas e as condições de utilização e levantamento em ATM no estrangeiro são geralmente melhores que a banca tradicional. Costumam ser bem claros nas comissões e limites. Falo por experiência própria, mas não sei até que ponto no pós-Brexit essas condições melhores não se degradam.

  20. Avatar de Marcos Albuquerque
    Marcos Albuquerque

    Alguém saberia informar, se entre o desembarque internacional e a imigração, existem caixas ATM, para saque em Euros em LIS?
    Desde já agradeço a atenção.