Vai instalar o Chrome no Windows? Microsoft agora quer que preencha um inquérito

24 Comentários

A Microsoft tem estado muito ativa a promover o Windows e as suas apps, procurando deixar propostas como o Chrome longe do seu sistema e dos seus utilizadores. Com várias ações já bem conhecidas, surge agora mais uma relevante. A Microsoft está a pedir aos utilizadores que preencham um inquérito antes de instalar o Chrome da Google.

Microsoft Chrome Edge browser Windows

Há uma verdadeira guerra silenciosa entre a Microsoft e a Google. Estas empresas têm procurado que os utilizadores optem pelas suas propostas de software, deixando a concorrência longe e sem a possibilidade de ganhar ainda mais quota de mercado.

Assim, tem sido normal a presença de alertas e banners sempre que se pesquisa por um determinado browser ou notificações no próprio Windows, recordando que o Edge ou o Chrome existem. Os utilizadores por norma não gostam destas medidas e já o têm mostrado quer à Microsoft, quer à própria Google.

Uma nova situação foi agora detetada e está a revelar as táticas da Microsoft para ajudar a manter os utilizadores junto das suas propostas e em especial com o Edge. A diferença é que desta vez não se limitam a apresentar um banner ou outra qualquer notificação. Tudo parece assentar num questionário.

Microsoft Chrome Edge browser Windows

Este está a surgir quando os utilizadores tentam descarregar o Chrome e parece procurar recolher informações sobre este processo. Quer saber porque o utilizador está a instalar o Chrome e a abandonar o Edge, o browser padrão que a Microsoft quer ativo no Windows.

Aparentemente, as questões apresentadas neste questionário são as maiores queixas que os utilizadores do Edge apresentam deste browser. A Microsoft parece assim querer ter uma noção das razões para esta mudança e entender se estão assentes no que este browser tem de menos positivo.

Este parece ser mais um caso em que a Microsoft está a tentar cativar os utilizadores e procurar mantê-los com o Edge, o seu browser. Nas muitas situações anteriores o impacto parece ter sido pouco positivo, o que na verdade se espera aconteça novamente neste caso.

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de cK
    cK

    A sério? Cheira-me a desespero por parte da Micro$oft…

    1. Avatar de iDespairing
      iDespairing

      Press cancel. voila lol

  2. Avatar de Chico Fininho
    Chico Fininho

    Instalem ubuntu ou chrome os flex e deixem o windows para o passado.

    1. Avatar de DJ
      DJ

      só encontro um grande inconveniente no chrome os flex, as dificuldades com algumas drivers em pc mais antigos, fora isso, para acesso à internet, processamento de texto, folhas de calculo… etc. tudo ótimo.

  3. Avatar de Zé

    Nada de especial. Aos anos que programas apresentam um inquérito aos utilizadores para o motivo da desinstalação. Mas concordo com o cK que parece um pouco desesperante. Talvez se não estivessem constantemente a esfregar na cara sobre o edge e a meter nojo, o pessoal experimentava mais.

  4. Avatar de Zé Tuga
    Zé Tuga

    Nas atualizações vem sempre a porcaria do EDGE cheio de informação e bonecos, fotos, locais, notícias e lixo ue ocupa quase metade do processamento no meu PC; toca a desmontar quase tudo, porque se tiro mesmo tudo desaparece-me a procura no menu do WIN.
    passado um mês o Edge ataca de novo…. Vou ChatGPT e toca a saber a chave que se põe no Registry para não reinstalar e já está!
    quanto ao questionário, digo que seim e depois apago e siga;
    Muito pior está a ser o Toutube que para ser ver um filme de informação, uma vez obrigou-me a esperar 2 minutos e 13 segundos por causa de anúncios e todas a extensões que ponho, ao fim da 3ª visualização, bloqueia.

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      “EDGE cheio de informação e bonecos, fotos, locais, notícias e lixo ue ocupa quase metade do processamento no meu PC”
      Que exagero…

      1. Avatar de Zé Tuga
        Zé Tuga

        Certo… tenta lá desmontar o Edge através do SO e depois vai ao Registry que depois voltamos a falar..

    2. Avatar de maicon
      maicon

      segui video explicando como burlar, os bloqueos das extesao no youtube que agora aparece na tela .
      https://www.loom.com/share/d469710f4d654258bc026a0d8b8a67af?sid=4bedb4bf-fc89-43b0-803d-cf7027b94894

      1. Avatar de Zé Tuga
        Zé Tuga

        site marado..

  5. Avatar de Dodi
    Dodi

    Isso é completamente opcional e nem precisas olhar para o inquérito. Continua exatamente igual instalar o Chrome. Abre-se co Edge, link para Chrome, download, instalar e feito!

    Tanto que o inquérito só abre depois de carregar para fazer o download d Chrome.

    A MS ainda tem muito a percorrer com o Edge, a começar pela treta das “noticias” que aparecem na página inicial, cheio de spam! Do tipo, Empresário fez investimento de 250€ e agora é milionário, ou m#rdas do género!

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      “A MS ainda tem muito a percorrer com o Edge, a começar pela treta das “noticias” que aparecem na página inicial,…
      Podes ocultar. Não vejo problema nenhum nisso.

  6. Avatar de mikado
    mikado

    KO. Google Wins.

  7. Avatar de LA
    LA

    Deveria ter como razão “Estou farto da Microsoft e das suas politicas”

  8. Avatar de micro$oft
    micro$oft

    Cedo irão começar a perguntar «porque está a fazer download dum Linux mint iso? :.((»

  9. Avatar de KO
    KO

    Não é inquérito se tem um botão de Cancel, mas enfim.

    1. Avatar de papagaio
      papagaio

      é pois, que não respondas ou que não seja obrigatório já é outra questão

      mas cada um é livre de lhe chamar o que quer

  10. Avatar de Jaime
    Jaime

    Chrome é que não entra no meu PC, prefiro o edge + firefox

    1. Avatar de Tiago Claranet
      Tiago Claranet

      Concordo mas o edge sem dúvida é o melhor, apesar de ter base chromium.

    2. Avatar de Zé Tuga
      Zé Tuga

      Experimenta só o Brave, por exemplo; senão gostares depois desmontas..

  11. Avatar de Zé

    É que nem edge nem chrome…

  12. Avatar de Pedro Afonso
    Pedro Afonso

    Isto que a Microsoft está fazer é apenas chantagem para usar o Edge. Sinceramente Chrome, Firefox ou Brave são boas apostas.

  13. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Muito mas muito satisfeito com o Edge. Fui um dos early adopters do Chrome e um seu fan. MAs agora adoro o Edge.

  14. Avatar de ZERTO
    ZERTO

    Quando temos uma versão do Chrome mais segura e estável instalar o Chrome é andar de cavalo para burro, literalmente te falando. Isto sem falar na parte da segurança mas cada um deixa a porta de casa conforme quer