Vai comprar carro novo? Sistema ‘eCall’ obrigatório em março

106 Comentários

Está a pensar comprar um carro novo? Se sim, então fique a saber que a partir de 31 de Março todos os veículos novos, produzidos a partir dessa data, têm de vir obrigatoriamente equipados com o eCall – sistema pan-europeu de chamadas de emergência. Apesar desta decisão já ter sido aprovada em 2013 pela União Europeia, só este ano é que entrará em vigor.



O que é o sistema de emergência eCall?

O eCall é o sistema pan-europeu de chamadas de emergência. O sistema eCall irá contribuir para a redução do número de vítimas e feridos nas estradas portuguesas. Sempre que seja detetado um acidente, o dispositivo eCall, instalado nos veículos efetua uma chamada de emergência que é encaminhada para o Public Safety Answering Point (PSAP) mais adequado, de acordo com os dados recebidos (nomeadamente a localização precisa do veículo).

A chamada para o 112 pode ser desencadeada de forma automática, em caso de acidente grave, graças aos sensores instalados nos veículos, ou manualmente, pelos ocupantes.

O sistema ‘eCall’ tem que estar obrigatoriamente instalado em todos os novos modelos de veículos ligeiros de passageiros e comerciais à venda na União Europeia a partir de 31 de março de 2018. Em Portugal os centros operacionais nacionais do 112 já estão prontos desde novembro do ano passado para receber chamadas ‘eCall’.

Este sistema já está em total funcionamento na Holanda, Eslovénia, Suécia e Finlândia.

Comentários

106

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de pedro
    pedro

    mais um argumento para os fabricantes / representantes aumentarem os preços dos automóveis e para o mercado desvalorizar comercialmente os que não têm “eCall” ….

    1. Avatar de int3
      int3

      lol. deixemos de evoluir e de salvar vidas.

      1. Avatar de Belmiro
        Belmiro

        Int3:

        se formos por essa teoria importante é o eCall, mas obrigar as marcas a incluírem sensores de distância à frente para evitar colisões (distração, déficit de distância de segurança etc) e airbags laterais/cabeça para todos os lugares e veículos, isso nada… E entenda-se que os sensores pressupõem um custo (real!) baixíssimo para os fabricantes.

        PS: por favor corrijam! este sistema está em funcionamento em todos os países da UE deste outubro 2017!

        1. Avatar de Bruno
          Bruno

          Este sistema não está em funcionamento em quase nenhum país da UE desde Outubro de 2017. Essa era a data oficial, mas infelizmente poucos foram os países que a cumpriram. Ao contrário do qua notícia dá a entender, Portugal por acaso até foi um dos primeiros, fomos até considerados muito recentemente como exemplo para os restantes países no que diz respeito à resolução de problemas com o eCall

        2. Avatar de Hugo Freitas
          Hugo Freitas

          O objectivo das marcas não é zelar pela segurança rodoviária, mas sim satisfazer os desejos dos compradores. Se assim fosse em vez de sistemas de infotainment com ecrãs touch 10″ que obrigam o constante desvio dos olhos da estrada e são claramente um factor de distração, tínhamos head up displays com informação útil à condução. Visibilidade para trás? Não… mete-se um óculo traseiro minúsculo com câmera… é mt mais giro.

    2. Avatar de pedro
      pedro

      não estamos perante uma revolução como foi a introdução de airbags!!! a vantagem do eCall é residual …. não falem é ao telemóvel e tenham 1 caixa de aspirinas (ataques cardíacos) no carro …. isso sim é que pode salvar muitas vidas!!!

  2. Avatar de Joao
    Joao

    Haverá algum custo periódico para os usuários?
    Qual a tecnologia de comunicações utilizada?

    1. Avatar de João Silva
      João Silva

      Qualquer telemóvel, mesmo sem cartão, pode fazer chamadas de emergência!

      1. Avatar de Joao
        Joao

        Sim, e então? Não responde a nenhuma das 2 perguntas.

        1. Avatar de AS
          AS

          1 – Não
          2 – GSM

        2. Avatar de Não Interessa
          Não Interessa

          Por acaso responde a ambas e muito bem!

          1. Avatar de Joao
            Joao

            Não, não responde. Uma chamada de voz não é o mesmo que envío de dados como a localização geográfica ou informação dos sensores que fazem com que o alerta seja lançado. Aliás, numa chamada para o 112 não permite a localização da chamada, que é a grande mais valia deste serviço.
            Pelo que tenho estado a ver, a tecnologia é assente em GPRS e não em GSM.

        3. Avatar de Bruno
          Bruno

          Bem, não lhe sei precisar agora se apenas usar GSM ou se também usa GPRS. A verdade é que a informação é enviada pelo canal de dados, sendo que a voz é cortada durante esta transmissão.
          Não tem qualquer custo adicional para os condutores, sendo que muitos veículos já têm este tipo de serviço a pagar para os seus próprios call-centres.
          Estes serviços de terceiros vão-se manter, mas vão ser obrigados a de alguma forma integrar com o 112, sendo que no ato de compra, o cliente terá de ter a opção de abdicar dos serviços extra, ficando apenas com o eCall (pelo qual não poderá pagar nada).

    2. Avatar de Rui
      Rui

      Vai usar o SIRESP 🙂 (GSM 2ª geração)

  3. Avatar de Paulo Pereira
    Paulo Pereira

    Lá vão eles saber por onde andamos, dado que suponho que o sistema tem GPS…

    1. Avatar de António Fagundes
      António Fagundes

      GLONASS

    2. Avatar de int3
      int3

      Informa-te. O GPS é só uma rede de broadcast dos relógios atómicos dos satélites. Não existe comunicação.

      1. Avatar de Joao
        Joao

        Pensa um pouco…Terá de haver comunicação bidireccional portanto o que o Paulo Pereira diz é técnicamente possível e faz todo o sentido.

        1. Avatar de Bruno Martins
          Bruno Martins

          Sabes que podes mandar coordenadas via sms.. Se o sistema é unificado e standard é algo simples de se fazer é barato..

      2. Avatar de Samuel
        Samuel

        Ei!! int3 o teu pensamento está completamente errado o GPS dá exactamente a tua posição quando o sinal é forte. Vai-te informar.

    3. Avatar de nice
      nice

      ainda existe pessoal que pensa assim .
      Ligas a internet sabem de onde estar a ligar
      tens o telemovel registado a rede, sabem onde estas.
      estas preocupado em saber onde andas de carro ?
      no comments

      1. Avatar de NT
        NT

        E porque não partilhar essa informação com a Policia? Pois se demorastes X tempo de A a B é porque vais em “excesso de velocidade” digamos a 130 Km/h e o ecall passa a ser o e trama-te…..
        Este é um exemplo de como com a “simples” localização do carro pode não ser tão benéfica como parece.
        Mas pronto, como existe pessoal a partilhar vídeos no facebook com velocímetro a bater os 200 com titulo “hoje estava com pressa” …

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Se a policia quiser saber por onde andas e a que velocidade vais, basta teres um telemóvel activo (nem precisa ter GPS).
          A única opção é nao utilizar telemóvel

          1. Avatar de NT
            NT

            E se não tiver um telemóvel? Falta-me algum bocado?

        2. Avatar de Rui
          Rui

          Legalmente não podem fazer isso e que interesse têem os operadores/construtores em fornecer essa informação às autoridades? Se isso fosse verdade, imagina as velocidades que os pórticos registam à passagem e as empresas não comunicam nada às autoridades!

        3. Avatar de Alex
          Alex

          Se a polícia poder mandar multas assim também tem a obrigação de localizar o carro em caso de roubo.

        4. Avatar de Hogan
          Hogan

          Estás preocupado que saibam a velocidade a que vais, mas ficares encarcerado, não se sabe por quanto tempo já não faz mal.
          Eu francamente não entendo o medo que alguns têm.
          Isto é igual para as Camaras de Vigilância.
          ???????

    4. Avatar de Miguel
      Miguel

      que não usas telemóvel
      não é?

    5. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      para “eles” saberem por onde andamos, basta possuíres um telemóvel, nem é preciso GPS

    6. Avatar de Bruno
      Bruno

      Não vão saber por onde andamos.
      Primeiro: o fabricante automóvel já sabe hoje por onde andamos. Quase todos os carros no mercado têm GPS, mesmo que não o usemos.
      Segundo: a tecnologia eCall apenas transmite para o 112 a informação de geolocalização após o utilizador carregar no botão de emergência ou o carro detetar um acidente e despoletar o processo automático.

  4. Avatar de João Serra
    João Serra

    Boa altura para comecar a fazer negocio a vender bloqueadores de sinal

    1. Avatar de António Fagundes
      António Fagundes

      É ilegal cá na nossa terra, possuir e vender.

      1. Avatar de nop
        nop

        ha a venda na secção de embalagens dos supermercados… se souberes o que fazer

    2. Avatar de Bruno
      Bruno

      Porque raio haveria de querer bloquear o sinal GSM no meu carro?
      Para não poder fazer chamadas?
      Ou para o 112 não saber onde estou a morrer?

  5. Avatar de TugAzeiteiro
    TugAzeiteiro

    Em Portugal com a quantidade de acidentes que há todos os dias (muito devido à maioria não saber conduzir ou ir ao telemóvel) o sistema vai logo bloquear!!

    1. Avatar de int3
      int3

      Porque os azeiteiros dos tugas preferem subornar os examinador para passar do que aprender e passar pelo conhecimento. Depois são os primeiros a reclamar da corrupção.

  6. Avatar de RG
    RG

    Não tem custo nenhum, na SKODA ja temos em alguns veículos desde o ano passado. São serviços Pro activos e que tem somente que trocar de pilha creio que de 13 em 13 anos.

    1. Avatar de Pedro Albuquerque Santos
      Pedro Albuquerque Santos

      Pilha? Pensei que este sistema fosse alimentado pela bateria do veículo, visto que faze parte integrante do mesmo.

      1. Avatar de Nuno Machado
        Nuno Machado

        Faz sentido que o sistema seja completamente autónomo, uma vez que em caso de acidente poderia ficar sem energia para funcionar.

      2. Avatar de António Fagundes
        António Fagundes

        O carro despenha-se, pega fogo e rebenta a bateria, são 5 da manhã no meio do alentejo, quem vai ao teu auxilio?

        1. Avatar de Ricardo
          Ricardo

          Tás lixado… se o serviço de assistência for alentejano…

          1. Avatar de Paulo
            Paulo

            tens alguma coisa contra os alentejanos??

          2. Avatar de Bino C
            Bino C

            Não há rede! :-I

        2. Avatar de Pedro Albuquerque Santos
          Pedro Albuquerque Santos

          Sim, poderia ter uma pilha de backup para esses casos. Mas também é possível que o acidente seja tão grave que nem assim o sistema fica intacto ao ponto de funcionar.

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            parece-me que
            nesse caso
            não haja grande pressa na assistência

          2. Avatar de Alex
            Alex

            as caixas negras dos aviões ficam praticamente intactas depois de eles se despenharem. É uma questão de construção.

      3. Avatar de Tiago Oliveira
        Tiago Oliveira

        Pilha, assim com o carro mesmo desligado, as marcas podem espiar-te na boa xD Assim não notas a diminuição da bateria nem nada

      4. Avatar de Hugo
        Hugo

        A board do teu pc também tem uma pilha, embora o pc esteja ligado à corrente ou com uma bateria.

    2. Avatar de Aj
      Aj

      Então tem opção de remover a pilha, melhor do que ter que remover um fusível 🙂

    3. Avatar de O RG é um individuo decente
      O RG é um individuo decente

      como são feitas ass comunicações? GSM? há mensalidade?

      1. Avatar de Joao
        Joao

        Tenho a mesma dúvida. E em caso de ser GSM, como funciona a nível de operadoras? E que acontece se o veículo não estiver na Europa?

        1. Avatar de Pedro Albuquerque Santos
          Pedro Albuquerque Santos

          Deve funcionar como o 112 normal. Podes ligar para o 112 a partir de um telemóvel sem cartão SIM. É de acesso livre. O sistema instalado no carro deve ligar-se à rede com melhor sinal e fazer a chamada automaticamente.

          1. Avatar de Joao
            Joao

            Mas uma chamada para o 112 é apenas uma chamada de voz. Aqui fala-se em envío de localização logo terá de haver uma comunicação de dados. As operadoras assumem a operacionalidade de essa infra-estrucutra? Sem contrapartidas? Duvido…

          2. Avatar de Pedro Albuquerque Santos
            Pedro Albuquerque Santos

            Dados ou voz é basicamente a mesma coisa hoje em dia.

      2. Avatar de Belmiro
        Belmiro

        O aparelho recebe sinal de posicionamento de satélite e tem alimentação autónoma bateria/pilha e tem um módulo GSM.

        Em caso de acidente (ou simulação, na Alemanha num Crash Test o “112” foi acionado e chegaram ao centro de testes a pensar que era real) o aparelho comunica via GSM (os operadores apenas retransmitem o sinal carro-centro de assistência gratuitamente, tal como uma chamada 112) a urgência e localização.

        Problema GRAVE: há ainda em muitos países zonas sem cobertura GSM, se tal acontecer não há nada para ninguém …

        1. Avatar de Bino C
          Bino C

          Exato, há muitos sítios sem cobertura, são também os locais onde uma solução destas faria mais sentido por serem zonas isoladas onde há menos pessoas que poderia chamar socorro.
          Hoje em dia, onde há boa cobertura GSM é onde há procura (utilizadores) e logo este sistema é quase inútil porque há sempre alguém que logo pede socorro. Ou seja, onde isto faria mais falta é onde não vai funcionar.
          Este sistema pede ajuda se a pessoa desmaiar e o carro parar devagar sem se despenhar contra alguma coisa?

          1. Avatar de Bruno
            Bruno

            O que diz não é válido.
            É verdade que o sistema não funciona em zonas sem cobertura, por exemplo, num túnel.
            Mas nas zonas com cobertura, mesmo que alguém ligue para o 112 a pedir ajuda, não vai ser capaz de dar a informação tão depressa ou tão precisa como o sistema eCall, sendo esse um dos problemas que o eCall vem solucionar.
            É que com eCall, o operador tem acesso á informação do veículo e da localização antes sequer de falar com a pessoa.

        2. Avatar de Bruno
          Bruno

          Há sim zonas sem cobertura GSM. O eCall não vem resolver um problema das operadoras móveis.
          Mas para que saiba, já se está a trabalhar no SAT eCall (eCall por satélite) para permitir o use em zonas sem cobertura.

      3. Avatar de Rui Gonçalves
        Rui Gonçalves

        não te qualquer mensalidade, somente tem de se trocar a pilha quando ela acabar.

      4. Avatar de Bruno
        Bruno

        Não há mensalidades, ou pelo menos o sistema não está pensado para tal.
        As comunicações são GSM e a transmissão de dados, julgo que é GPRS.
        O sistema faz uma chamada de emergência para o 112, e os dados são transmitidos pelo canal de dados. Ao contrário do que as pessoas pensam, é possível transmitir dados por uma chamada de voz.
        O 112 já se encontra equipado com um eCall router capaz de processar a informação enviada.

  7. Avatar de Ar.
    Ar.

    Peugeot 407SW 2009 – já trazia este sistema instalado….

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Provavelmente não.. visto que a norma não é assim tão velha.
      O sistema a que se refere é certamente o sistema de SOS da própria marca.

  8. Avatar de Victor F.
    Victor F.

    Acho muito bem sim senhor. Creio até que no EUA já existe algo parecido? (pelo menos assim o vi num filme lol)
    Aos que se queixam da privacidade, vocês devem ser uns trafulhas do catano, tal é o medo eheheh

    1. Avatar de Pedro Albuquerque Santos
      Pedro Albuquerque Santos

      Ser ou não trafulha não tem nada a ver com o direito à privacidade. Posso ser a pessoa mais honesta do mundo e não querer ser constantemente espiado. Mesmo que não tenha nada a esconder, devo ter direito a esconder o que quer que seja, desde que não seja alguma acção ilegal.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        usas telemóvel

        se ‘eles’ quiserem saber onde andas..
        já sabem…

    2. Avatar de nop
      nop

      nao somos… mas acredito que tens cortinas nas janelas… porque sera? es trafulha?

    3. Avatar de André R.
      André R.

      Então porque usas estores/portadas/cortinados em casa?…

      1. Avatar de Victor F.
        Victor F.

        Odeio correntes de ar e para que a luz da rua não me perturbe enquanto tento adormecer 🙂

    4. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      Vitor F., Como é habitual nos states são serviços pagos privados, exigem ter um cartão móvel, contato anual e a maioria tem um assistente (podes telefonar pelo carro e dizer que queres um restaurante, que o carro pifou, tiveste acidente, etc). Nos states quase tudo tem que ser pago, pouco é feito para a comunidade.

    5. Avatar de André R.
      André R.

      Então porque usas estores/portadas/cortinados em casa?…

    6. Avatar de NT
      NT

      Então pronto… posta aí os dados de utilizador com respetivas senhas do facebook, email, etc… que o pessoal aqui, PARA TEU BEM!!!, filtra tudo o que possa ser considerado mau, ou trafulhice… Já viste não teres que te preocupar com spam alheio? O pessoal “vê” o que gostas e só deixa ficar lá isso… E vê lá se tiveres preso no elevador porque faltou a luz, mandas um email que o pessoal chama os bombeiros para te salvar… Já agora mete sempre a webcam lá em casa a fazer streaming, já viste se a tua namorada/esposa cai no banho e ninguém se apercebe? Pois é…

    7. Avatar de hsff
      hsff

      Mais um sem noção. Mais um que acha que os outros não devem ter privacidade.

  9. Avatar de Zeze
    Zeze

    E quando comecarem a determinar a velocidade dos automóveis utilizando o sistema ecall. Circulou numa localidade a 55km hora. Tau, coima! Basta abrir o precedente. Vai ser bonito vai.

    1. Avatar de Pedro Albuquerque Santos
      Pedro Albuquerque Santos

      Sim, já pensei em cenários desse género. Ou, tal como os carros actualmente já avisam com base em GPS e leitura de sinais na estrada, limitar automaticamente a velocidade máxima do carro. Por mais que pises não passa dos 50 dentro de uma localidade ou na auto-estrada.

      1. Avatar de Joãozito
        Joãozito

        Como se sentirá um condutor de um Panamera ao ser ultrapassado por uma 4L num hipotético cenário desses?

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          ultrapasso panameras
          de bicicleta

          em cenário real
          ,D

        2. Avatar de Hugo
          Hugo

          Depende do condutor. Se for um condutor normal não sofrerá qualquer alteração de espírito.

        3. Avatar de Hogan
          Hogan

          Mas que chatice ter gasto tanto dinheiro, e agora esta tartaruga a passar-me, o que dirão os meus amigos quando eu lançar nas redes sociais, sim porque aí já não faz mal saberem a minha vida toda, é só para o statos.

      2. Avatar de Rui
        Rui

        Os construtores não têem qualquer interesse em passar essa informação às autoridades. Tenta responder a esta questão, a que velocidade devem passar muitos carros e motas nos pórticos novos? E já alguém se queixou da velocidade que comprovadamente o sistema regista?

    2. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      O sistema é muito limitado a nível de autonomia, não tem capacidade para tal sem ser usando a bateria do carro; e mesmo se fosse modificado presumia uma quantidade exorbitante de dados (gratuitos) sobre a rede móvel que óbvio não deixariam.

    3. Avatar de Bruno
      Bruno

      O eCall é um standard europeu associado à resposta de emergência.
      Para passar multas por GPS não precisam de eCall para nada. Já em 2012 trabalhei num projeto que fazia isso mesmo usando o GPS que qualquer carro trás equipado de fábrica e que ninguém desliga.

  10. Avatar de Paulo de Almeida
    Paulo de Almeida

    Errado ! É somente para carros produzidos DEPOIS E ABRIL !!!

      1. Avatar de Leandro Santos
        Leandro Santos

        Sim Pedro, mas pelo que li também, é produzidos depois dessa data e não comercializados. Claramente, não é a mesma coisa. 😉

      2. Avatar de Leandro Santos
        Leandro Santos

        https://www.gsa.europa.eu/news/european-parliament-makes-ecall-reality

        “The European Parliament votes in favour of a new regulation requiring all newly manufactured cars to be equipped with ‘eCall’ from April 2018.”

      3. Avatar de Leandro Santos
        Leandro Santos

        Fonte: https://www.sg.mai.gov.pt/Tecnologias/112pt/ECALL/Paginas/default.aspx

        (…)
        • Todos os carros fabricados a partir de 31 de março de 2018, terão de ter instalado de origem um sistema eCall capaz de comunicar e enviar informação para o número de emergência europeu (112).
        • Os 28 estados-membros deverão implementar até 1 de outubro de 2017, a infraestrutura necessária para a receção e tratamento de chamadas eCall enviados por veículos automóveis acidentados;
        (…)”

  11. Avatar de Miguel
    Miguel

    ” irá contribuir para a redução do número de vítimas e feridos nas estradas portuguesas.”

    a sério?

    com isto instalado no carro
    o Zé Tuga vai passar a saber o Código??

  12. Avatar de scherek
    scherek

    e o Siresp vai funcionar?????????????????????????????????????????????????????

    1. Avatar de Rui
      Rui

      É a questão que coloco, porque é esse o sistema de emergência que temos e é de 2ª geração. Para além de como referiram, há muitos locais remotos do país, onde o sistema faz todo o sentido e não tens cobertura GSM de nenhuma rede!
      Mas não me admiro, em 2007 os pesados de passageiros começaram a ser comercializados com o novo tacógrafo digital e o IMTT não emitia cartões para os mesmos. Andaram os veículos vários meses sem cartão!!!!!

  13. Avatar de poiou
    poiou

    Pelo que me parece, este sistema não passa de um tradicional telemóvel com uma capa/nome diferente e que apenas permite chamadas para um número.
    E já agora uma curiosidade, será que cá a central do 112 consegue receber a localização, ou é como as chamadas, que eles não conseguem localizar?

    1. Avatar de Rui
      Rui

      É só uma questão de tempo, saber se a localização é imediata ou posterior (apesar de que o artigo recebe que a ecall envia a localização automaticamente). Conheço um resgate de uma vítima que se despistou na A24, entre Lamego e Régua, em que só foi possível encontrar o local da queda pela triangulação do telemóvel da vítima!

    2. Avatar de Bruno
      Bruno

      Portugal, ao contrário do que a notícia indica, foi dos primeiros países europeus a ter o sistema a funcionar em pleno.
      As soluções portuguesas estão também a ser impostas aos restantes estados membros como referência.
      Sejamos bons em alguma coisa!

      1. Avatar de Vítor M.

        Não digo que não, e a ser verdade agradeço a tua informação, mas podes documentar isso que dizes sff?

        1. Avatar de Bruno
          Bruno

          Vitor M. Podes ver as apresentações de Outubro de 2017 onde anunciamos Portugal como eCall ready mo site do IMT. Fui um dos oradores portanto sei do que estou a falar.

          http://www.imt-ip.pt/sites/IMTT/Portugues/Noticias/Paginas/3-Workshop-Português-projeto-I_HeERO-PortugalreadyforeCall-10102017.aspx

          1. Avatar de Pedro Pinto

            obrigado pela interessante info.

      2. Avatar de Pedro Pinto

        @Bruno
        Em Portugal os centros operacionais nacionais do 112 já estão prontos desde novembro do ano passado para receber chamadas ‘eCall’.

        1. Avatar de Bruno
          Bruno

          Mais precisamente final de Setembro de 2017.

  14. Avatar de João Silva
    João Silva

    As informações são contraditórias: Uns dizem que é para carros fabricados depois de 31 de março, outros dizem para carros vendidos depois…
    Valeria a pena existir, se não existe já, uma App que possa ser instalada num smartphone para o mesmo efieto.

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Não será necessário uma App no smartphone. Já existe uma norma que define o mesmo tipo de serviço que o eCall a partir do telemóvel, mas para tal é necessário que o 112 esteja equipado para receber a informação.
      O protocolo é diferente do eCall, e logo, a solução também será. Portugal está a concorrer a um projeto europeu que visa a instalação desta tecnologia por toda a Europa.

      A informação que podemos tirar de um telemóvel é diferente do que podemos tirar do eCall, sendo que o eCall dá ao operador informações como o tipo de veículo, marca e modelo; numero de passageiros e localização do acidente.

  15. Avatar de Bruno
    Bruno

    Seria importante corrigir a notícia de forma a indicar que Portugal foi dos poucos países que tinha o eCall implementado e a funcionar em pleno.
    Ao contrário da Finlândia, que até pediu adiamento visto que teve problemas na sua implementação.

  16. Avatar de AiOGajo
    AiOGajo

    Eu comprei um machimbombo que irá ser entregue agora em Janeiro (ou inicio de Fevereiro).
    Como fiz a compra em Novembro, o e-call era um extra facultativo… mandei tirar :p

  17. Avatar de nuno
    nuno

    Tenho um C-zero de 2013 importado de França com um sistema desses. Não tinha a certeza se o sistema funcionava ou não,até meu filhote carregar no botão e atenderam em francês. Falei com um operador (depois em ingles) e pedi desculpa pelo sucedido e o operador disse que não tem problema, pois o miúdos fazem muito isso. O sistema no meu carro funciona e posso usar em caso de emergência. Vão é atender em francês.

  18. Avatar de Pedro Pinto

    Boas Bruno

    tens fonte disso?

    Abraço
    PP

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Tenho sim.
      Ver site do IMT.
      Estive envolvido diretamente nos testes eCall em Portugal e participei da sua apresentação oficial.

      http://www.imt-ip.pt/sites/IMTT/Portugues/Noticias/Paginas/3-WorkshopPortuguês-projeto-I_HeERO-PortugalreadyforeCall-10102017.aspx

  19. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Grandes dramas que o pessoal faz… 😀

    Lá está, é como o presidente da mercedes disse á uns anos: “Os carros ficaram inteligentes, as pessoas não”

    Tambem muitas marcas á anos atrás criticavam o airbag e o cinto de segurança e agora é quase como aqueles itens que são proibidos de faltar a um carro…

  20. Avatar de Pedro Lourenço
    Pedro Lourenço

    Será preciso melhorar o atendimento e o registo digital das chamadas no 112, para além da sobrecarga das “falsas chamadas” que iram disparar, há que acabar com os operadores sem paciência nenhuma para ajudar ninguém e capazes de empatar um socorro por não se conseguir dar a informação do código postal e freguesia do local do acidente.