Vacinação para prevenção de HIV-1 – Momento histórico?

40 Comentários

Por Luís Fontão para o Pplware
Apesar das notícias preliminares de há várias semanas atrás, recentemente saiu o artigo completo sobre o estudo da vacinação para a prevenção da infecção por HIV-1. Os resultados desta investigação e as perspectivas que dela se abrem, podem ser um marco histórico, tão importante como o aparecimento do mesmo vírus.

Ilustração de vacina contra a HIV1

Afinal que estudo foi este?

Decorreu nas províncias de Rayong e Chon Buri, na Tailândia, onde se voluntariaram cerca de 16 mil pessoas, homens e mulheres entre os 18 e 30 anos, aparentemente saudáveis, e essencialmente com risco heterossexual para a infecção pelo vírus HIV1.

Cerca de metade dos voluntários recebeu a vacina a testar e a outra metade placebo.

Foi avaliada a presença e a quantidade de vírus HIV1 no decorrer da vacinação (6 meses) e depois a cada 6 meses durante 3 anos. Os resultados são bastante prometedores embora não sejam os melhores que se poderiam desejar – a vacina registou cerca de 30% de eficácia na prevenção da infecção por HIV1. No entanto, nos voluntários infectados por HIV1, a vacina não teve efeito sobre a quantidade (carga) de vírus e sobre o número de células CD4+ (células do sistema imune infectadas pelo HIV e que estão diminuídas nesta infecção). Além disso não ficou determinada qual a duração desta vacina.

Esta vacina, considerando os resultados verificados, dificilmente seria aprovada para um plano de controlo de infecção de HIV em grande escala. No entanto abre as portas para novas perspectivas na investigação sobre prevenção da infecção por HIV.

Controvérsias éticas e discussão destes resultados fica à opinião de cada um…

Mais Informação em: The New England Journal of Medicine

Partilhar:
Tags:

Comentários

40

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de cartoon
    cartoon

    É uma notícia animadora, mas o problema é que grandes empresas que produzem o AZT por exemplo (neste momento o único medicamento que permite atrasar a evolução da doença) não vão entrar na cantiga e vão fazer tudo o que puderem para invalidar esta descoberta, como já se desconfiou que tenha acontecido. O AZT é uma mina de ouro que, com a descoberta de uma vacina contra o HIV, deixa de render…

    Já agora é “Cerca de metade dos voluntários recebeu” e não “receberam” 😉

    1. Avatar de avlis rotiv
      avlis rotiv

      Concordo!..
      E já agora, “..Mais Informação ais em:..” 😉

    2. Avatar de Vítor M.

      Certíssimo, já corrigi. Obrigado.

  2. Avatar de ismael
    ismael

    e assim mesmo temos de comecar por algum lado, neste caso foi por pouco mas foi com certeza uma vitoria e um marco para que algo mais eficaz e mais certo surja .

    CyA

  3. Avatar de CarlosMC
    CarlosMC

    OT:

    Hackers acedem correio dos promotores do “aquecimento global” – leiam aqui – é tão demolidor que só visto:
    http://ecotretas.blogspot.com/

    1. Avatar de Santos
      Santos

      Se observarem atentamente vão constatar que as temperaturas estão com tendência para descer, pelo menos é a impressão que me dá.
      Segundo o que vi num programa do canal História, os Maias tinham por hábito registar as grandes alterações climáticas. Há 5600 anos atrás, houve um desses acontecimentos, em que uma área considerável da Terra ficava gelada.
      É tudo especulações, mas não deixa de ser preocupante. Se há muita coisa que nos escondem eu não tenho duvidas.

    1. Avatar de CarlosMC
      CarlosMC

      Uns excertos ao acaso:

      “As we all know, this isn’t about truth at all, its about plausibly deniable accusations.”

      “The fact is that we can’t account for the lack of warming at the moment and it is a travesty that we can’t.”
      “Our observing system is inadequate.”

      “I tried hard to balance the needs of the science and the IPCC , which were not always the same.”

      “If they ever hear there is a Freedom of Information Act now in the UK, I think I’ll delete the file rather than send to anyone.”
      “We also have a data protection act, which I will hide behind.”

      “I gather you’re going to collect the free lunch(?) with Esso !”

      “From: Phil Jones (p.jones@uxxxxx.uk)
      To: “Michael E. Mann” (mann@vxxxxxx.edu)
      Subject: HIGHLY CONFIDENTIAL
      Date: Thu Jul 8 16:30:16 2004

      […] I can’t see either of these papers being in the next IPCC report. Kevin and I will keep them out somehow – even if we have to redefine what the peer-review literature is !
      Cheers, Phil”

      Isto, só nos emails, imagino nos documentos…

      http://thepiratebay.org/torrent/5171206

  4. Avatar de Paulo Brinca

    Um excelente avanço nesse campo…

    …::: Off Topic :::…

    Desculpem lá a intrusão desta forma, mas gostaria de saber se mais alguém está com problemas em aceder aos sites do eBay ???

    Poderá ser um problema dos DNS da Telepac, alguém que utilize OpenDNS ou algo assim que confirme por favor, muito obrigado…

    1. Avatar de ismael
      ismael

      nepia esta tudo ok comigo.

  5. Avatar de Helder Capelo
    Helder Capelo

    É curioso terem feito o estudo em Rayong e Chon Buri na Tailândia. Estes testes são inevitáveis para a confirmação da eficácia de uma vacina e são necessárias cobaias humanas para o efeito. Mas será que estes supostos voluntários especialmente os 70% que ficaram infectados com HIV foram indemnizados o bastante pela sua participação? Duvido muito que tal tenha acontecido porque elas basicamente não valem nada para a sociedade acidental. Se tivessem feito o estudo na Europa ou nos EUA e mais de 11 mil pessoas tivesse ficado infectada quem fez o estudo seria enforcado.

    @cartoon
    E acerca dos anti-retrovirais: que eu saiba eles são testados em pacientes com HIV e portanto não infectam ninguém como nestes testes de vacinas que infectam 70% dos voluntários.
    E de que serve a vacina para quem já tem o virus?

    1. Avatar de Luis Fontão
      Luis Fontão

      Calma aí, a investigação não infectou ninguém com HIV, como é evidente! Eles apenas ofereceram a vacina, a voluntários que estavam classificados como grupo de risco, excluíndo os que já estavam infectados.

  6. Avatar de NT
    NT

    Boas…

    Existem mesmo coisas desconcertantes, então o vírus da gripe em meia dúzia de horas já com vacinas, e pelo alarme que vemos dia após dia na TV, rádio, jornais, net etc. é “muito má” essa gripe A. Agora doenças como o HIV dezenas de anos para o buraco, nem cura, nem meia cura e nem sequer uma possibilidade de cura… Acho que enquanto não deixarmos de ser hipócritas, até mesmo com nós próprios, vamos a continuar a “acreditar” como diz a palavra inglesa “beLIEve” que iremos descobrir a cura… Porém neste momento é mais rentável ir tratando…

    Sejamos mais humanos minha gente! (pois eu também vivo neste mundo)

    1. Avatar de kekes
      kekes

      Rapaz eu compreendo a tua ideia, eu ja li, vi, escutei mil e uma teorias da conspiração sobre a sida, nao te fies nelas.

      A realidade e que um virus da Sida e totalmente diferente de um da Gripe, devido a isso não podemos comparar, os alarmismos foram grandes e secalhar até foi debido a esses alarmismos que nao sofremos uma coisa pior, mas agora e giro mandar pedras ma se desse para o torto atiravamos calhaus, toda estas medidas que estamos a ter agora sao fantasticas, facilita emenço a nao contagiação das pessoas.
      Outra coisa é que não está uma pessoa a fazer investigação, não, estao milhares de pessoas, a descoberta da solução para o virus da sida = Premio nobel, reconhecimento mundial, para todo sempre, apenas isso ajuda imenso na investigação e a não ocultação de informações. Eu sei que temos sempre a tendencia de ser, tudo contra nos e nada a nosso favor, mas as vezes temos de analizar a situação.

      Acho que se aplica aqui muito bem a expressão, “os americanos andam a espiarnos…” 😉

      1. Avatar de NT
        NT

        Não se trata de conspiração…

        Vê por e simplesmente o que se investiu na descoberta de uma cura para a SIDA e no que se investiu para a Gripe A. Sendo a primeira muito mais mortal que a segunda.

        1. Avatar de Luis Fontão
          Luis Fontão

          “Vê por e simplesmente o que se investiu na descoberta de uma cura para a SIDA ”

          É claramente óbvio, que o investimento na investigação da SIDA é absurdamente maior do que no da Gripe. Basta pensar há quantos anos se fala em investigação em SIDA…

  7. Avatar de kekes
    kekes

    Vamos bater o record de offtopics neste post LOL

    O combate deste tipo de doenças e muito dificel e este e um pequenos passo da junção de varias descobertas de muita gente e muitas horas de trabalho, já andamos a QUASE para a vacina para o HIV desde… portanto este e mais um de muitas tentativas, vêem o problema que temos com uma “simples” gripe? Na realidade nós e os virus não nos damos la muito bem quer na investigação quer na saude 😀

    Anyway grao a grao enche a galinha o papo, e existem graças a deus muitas maneiras de prevenir o HIV, pelo menos nao se propaga como se fosse uma gripe.

  8. Avatar de MB
    MB

    Em que ano se efectuou esse teste humano voluntário? Está estudada alguma mutação/incompatibilidade hormonal/genética a médio/longo prazo?
    Eu acho que isto foi tudo em cima da hora e os laboratórios químicos inventaram esta doença para venderem e saírem da crise (à custa disso ganharam milhões dos Estados) …

  9. Avatar de Navyseal

    Oh se formos a ter em contas as supostas promessa de vacinas que ao longo dos anos foram aparecendo… as pessoas têm que se mentalizar que vacinas só há 2 possíveis: abstinência sexual ou preservativo!
    Cabe aos governos criar soluções no que toca à prevenção e tratamento da toxicodependência (continua a ser a fatia com infectados) além de criar um programa de educação sexual para adolescentes/jovens e adultos, seja nas escolas ou nas empresas. A mudança de comportamentos passa pela informação acessível e cuidada prestada não por amadores mas sim por profissionais e sem tabus.

    1. Avatar de NT
      NT

      Ora (re)boas,

      “Oh se formos a ter em contas as supostas promessa de vacinas que ao longo dos anos foram aparecendo… as pessoas têm que se mentalizar que vacinas só há 2 possíveis: abstinência sexual ou preservativo!”

      Ok, vai dizer isso a um Policia (sim daqueles a sério que andam atrás dos ladrões em vez de estar a passear o carro com as sirenes a tocar para ir ao MacDonaldes*) que ao fazer a detenção de um individuo que tem o HIV a coisa “corre” para o torto, troca de murros e puf… sangue… HIV… GOT IT? Ou tens um preservativo gigante para “perseguições” policiais?
      Ou até mesmo um enfermeiro… Podemos dar milhões de exemplo em que se pode transmitir o vírus do HIV sem ser por via sexual…

      @ MB
      NEM MAIS!

      @ kekes
      “… vêem o problema que temos com uma “simples” gripe? ” o problema que vejo é nas cabeça oca de mais de metade da população mundial!
      Faz só a simples pergunta, quantas pessoas já morreram da tão “sei lá” gripe A e quantas morrem todos os anos da gripe “comum”?
      Acho que alí o MB tem resposta para isso “… (à custa disso ganharam milhões dos Estados)”

      * para os mais atentos… McDonald’s, porém fica mais à labrego MacDonaldes, porque infelizmente temos tudo do melhor e do pior…

      1. Avatar de Navyseal

        Isso só corresponde a 6% dos casos de infecção em Portugal. -_-
        Além do mais já inventaram algo chamado luvas… é possível cortarem-se? É sim senhor e já aconteceu várias vezes, mas o risco de infecção é baixo.

  10. Avatar de AA
    AA

    Isto é um grande avanço!!

    Ético ou não foi aprovado. Mas pelo que percebi, aquela população alvo já têm riscos elevados de contraírem o Vírus porque não há dinheiro para preservativos, nem há preservativos disponíveis gratuitamente em grande número nem a população está muito sensibilizada para tal. Sendo assim, foi um género de favor ou não. Muitos pela ignorância devem-se ter sentido protegidos e foram por aí “testa-la”…

    Relativamente sobre a nossa população, eu li no relatório da ONU que 0,5% da população está infectada, o que é muito alto em comparação com os restantes países da Europa, mas verdade seja dita, hoje em dia só se arrisca a contrair o vírus por descuido próprio e não por falta de informação. Há imensa informação por ai, a maioria dos jovens é que não presta atenção… Querem que um adolescente, mesmo na idade em que corre riscos, não consegue perceber que há riscos fique atento a estas coisas? Eles estão mais que sensibilizados, há consultas de enfermagem próprias para isso, mas só vão as meninas, principalmente, estas por causa da pílula (para receber a pala, mas ao menos vão e ouvem alguma coisa).

    1. Avatar de Alexsandro
      Alexsandro

      Realmente a gente le com cada coisa…

      Entao as pessoas que não passaram de “cobaias” fizeram um favor!!!

      Quer dizer todos sabem que eles correm um potencial risco, todos sabem que existem metodos para minimizar esses risco e todos sabem que por varios factores essas pessoas nao tem acesso a esses métodos e vens me dizer que eles fizeram um FAVOR…afinal eles iriam contrair o virus mais tarde ou mais cedo nao e mesmo ?!?!

      Era de valor se algum gigante da Europa ou os Estados Unidos movesse uma palha que fosse para alterar a situaçao daquele pais por exemplo…

      Só penso que o pior cego é aquele que não quer ver…

    2. Avatar de Luis Fontão
      Luis Fontão

      @AA
      Ufa… Até que enfim vejo um comentário sensato…

  11. Avatar de Ricardo Reis
    Ricardo Reis

    OFFTOPIC

    Vejam isto depressa, antes que retirem este vídeo.

    http://www.youtube.com/watch?v=JpOB4xkpjgQ

    Depoimento da ex-Ministra da Saúde da Finlândia, Dra. Rauni Kilde, é muito claro e corajoso.

    1. Avatar de ZiLOG
      ZiLOG

      Eu tive o H1N1 (fiz o exame) na semana passada e neste momento estou bem. Pelos vistos não é assim tão perigoso. É tudo propaganda para as pessoas levarem a vacina. Também concordo.

  12. Avatar de Helder Capelo
    Helder Capelo

    Antes de dizerem mais tretas sobre teorias da conspiração vejam este documentário de TV:

    Discovery.Understanding.Viruses.x264.AC3.MVGroup.org

    (podem encontrá-lo via torrent nos sítios do costume)

    PS: A vacina para a gripe A só foi possivel de obter tão rapidamente porque a gripe A é apenas mais uma mutação do virus influenza A para o qual já se produzem vacinas há decadas. No documentário que é de 1994 já se falava de gripe suína(Swine flu).
    PPS: Vocês só dizem essas tretas de conspirações porque não sabem como era o mundo antes das vacinas.

    1. Avatar de cartoon
      cartoon

      Helder! Helder! Acorda para a realidade. Parece-me que não sabes o que as grandes empresas podem fazer só para obter lucros descomunais…

      1. Avatar de Helder Capelo
        Helder Capelo

        Cartoon, sei muito bem que neste mundo toda a gente procura o lucro e neste caso 11 mil pessoas ficaram infectadas com HIV como consequência disso. Isto é um facto. As tuas teorias da conspiração o que revelam não são factos mas sim a tua ignorância sobre a natureza dos vários virus e o esforço hercúleo para nos proteger contra eles.

        1. Avatar de cartoon
          cartoon

          Eu não tenho nenhuma teoria da conspiração, simplesmente sou realista, e esse esforço hercúleo de que falas, não é assim tão grande como imaginas, convence-te disso!

      2. Avatar de ZiLOG
        ZiLOG

        Acho que isso tem tudo a ver com a Maçonaria.

    2. Avatar de Ricardo Reis
      Ricardo Reis

      Ó amigo… não disse nada, pensa o que quiseres. Quem diz é a ex-Ministra da Saúde da Finlândia, Dra. Rauni Kilde. Não sou eu!

      1. Avatar de ZiLOG
        ZiLOG

        Ela nunca foi ministra da Saúde. Na Wikipedia diz que é uma medica que desde que teve um grave acidente de viação deixou de exercer a profissão e que agora diz que foi raptada por extra-terrestres e que escreveu um livro sobre OVNI’s.
        Mas o que ela disse pode ser verdade…

        1. Avatar de Ricardo Reis
          Ricardo Reis

          Wikipedia??? Pensei que ias falar de alguma coisa credível…

          1. Avatar de Luis Fontão
            Luis Fontão

            “agora diz que foi raptada por extra-terrestres e que escreveu um livro sobre OVNI’s”

            São as tais fontes de confiança, só essa e a médica freira espanhola.
            Quando encontrar um médico-padre vou também pedir-lhe para fazer uma investigação sobre sei lá, a Diabetes… Se calhar são um lobby farmacêutico para vender insulina e que na realidade não existe…

    3. Avatar de Luis Fontão
      Luis Fontão

      @Helder Capelo
      Ufa… 2º sensato…

  13. Avatar de maneulxinhu
    maneulxinhu

    bm isto sao noticias q interessa ha pessoa mais nova deste mundo….
    este virus com tantos anos i ainda consegue ser o q mais mata neste mundo…. é sempre bom haver assim umas coisas… podem ñ ser as melhores mas sem duvida q ja ajuda para uma melhoria…

    🙂

    1. Avatar de Helder Capelo
      Helder Capelo

      Porque é que ela não reza a deus que ele acabe com os vírus e o resto das doenças? Quem mal é que nós lhe fizemos para merecermos isto? Ah o fdp do Adão comeu uma maçã…

      Deus livra-me dos teus seguidores!

  14. Avatar de Joao Fernanders
    Joao Fernanders

    Mas ainda se duvida que a gripe A é uma criacao humana??