Vacinação COVID-19: Reclamações disparam 250% em maio

23 Comentários

Atualmente o processo de vacinação funciona melhor do que no passado. Segundo informações da Task Force, desde que haja vacinas tudo o procedimento está “afinado”. No entanto, as reclamações relacionadas com vacinação disparam em maio.

Falta de agendamento e desorganização são principais queixas apontadas pelos portugueses.

Vacinação COVID-19: Reclamações disparam 250% em maio


Processo de vacinação: 244 reclamações no Portal da Queixa

Uma análise do Portal da Queixa revela que a população quer vacinar-se, mas as falhas de agendamento no processo de vacinação estão a gerar descontentamento. Só no mês de maio, o Portal da Queixa recebeu 126 reclamações relacionadas com o Plano de Vacinação Contra a COVID-19, um crescimento de 250% do número de queixas comparativamente com o mês anterior.

Desde o dia 27 de dezembro de 2020 – dia em que se iniciou o Plano de Vacinação contra a COVID-19 em Portugal -, até ao dia 31 de maio, já foram registadas 244 reclamações no Portal da Queixa relacionadas com o tema.

Vacinação COVID-19: Reclamações disparam 250% em maio

De acordo com os dados recebidos e analisados pelo Portal da Queixa, entre os principais motivos de reclamação no processo de vacinação, 64% está relacionado com a falta de agendamento, 16% refere-se à falta de organização no momento da vacinação e 8% das queixas denúncia a falta de apoio e acompanhamento. 

A análise da variação ao longo dos meses, permite constatar que o aumento das queixas é crescente, porém, no mês de maio, assistiu-se a uma explosão de 250% das reclamações dos utentes relacionadas com a vacinação. Só em maio, foram registadas 126 reclamações, comparativamente com o mês de abril, onde se verificaram apenas 36 reclamações.

O Portal da Queixa é visitado por mais de 3 milhões de consumidores por mês e recebe uma média mensal de 15.000 reclamações. Tem mais de 700.000 utilizadores registados e 9.000 marcas estão presentes na plataforma.

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de R
    R

    Gostava de genuinamente perceber o que se passa para muitas pessoas relatarem que aparecem como “não elegíveis” para vacinação.

    1. Avatar de k
      k

      Eu sei que em grande parte também tem a ver com o pessoal que organiza estarem a passar à frente os amigos dos amigos dos amigos. Tenho menos de 45 anos mas se quisesse ir tomar era só dizer. Ainda no outro dia me perguntaram outra vez se queria ir. Mas obviamente ia queimar a vez a alguém que é de maior risco que eu e essa pessoa deve ser imunizada o mais rápido possível, então não quis.
      E isto atrasa o processo todo – enquanto os prioritários não estiverem despachados não passam para o resto. Vou quando chegar a minha vez.

      1. Avatar de dqdq
      2. Avatar de iAndroid
        iAndroid

        Obrigado pelo sentido de sociedade que possuis. Se existissem mais como tu o país era quase um paraíso. Mais uma vez obrigado!

  2. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    Eu tambem ja ouvi isso e ainda acrescento outra pergunta: O porque das pessoas levarem duas doses da vacina em tao curto espaco de tempo. Misterio a la covid. Muito segredo, falta de transparencia, mas nao se passa nada para os sofistas do costume.

    1. Avatar de Test User
      Test User

      Qual é espaço de tempo?

      1. Avatar de Sardinha Enlatada
        Sardinha Enlatada

        dois tres meses.

        1. Avatar de Urtencio
          Urtencio

          O meu pai foi 1 mês!

          1. Avatar de Ze Nandooo
            Ze Nandooo

            Isso depende da vacina… Pfizer é 1 mês, Astrazeneca são 3 meses

    2. Avatar de Marte
      Marte

      Está tudo no site da EMA. Se pesquisar encontra a informaçao que justifica as suas dúvidas.

      —- Assinatura de Valor —
      GoParity: Ganhe 5€, invista em Projectos Sustentáveis e obtenha um retorno médio de 5%
      https://goparity.com/pt-pt/signup/referral/VMGMA7824

    3. Avatar de UnExpert
      UnExpert

      Ai cardumes, sempre a complicar no que toca ao covid (e para alguém que não gosta nada do assunto, faz questão de não perder uma notícia mas isso são outros 500…)
      De resto tal como alguém disse, transparência não é o mesmo que alguém espetar com as informações no seu nariz. 5 minutinhos online e tem a resposta mas assim não dava para implicar não é? Eu percebo completamente

  3. Avatar de Test User
    Test User

    Não resultou em queixa porque entretanto centro de saúde resolveu.

    Um familiar da fase 1 anularam um agendamento quando cancelaram AstraZeneca.
    Posteriormente fez um pedido agendamento no auto agendamento e anularam devido a existir um agendamento anterior. O que não faz sentido se quer vacinar-se e não foi vacinado.

    Foi contactado SNS24 sem resposta e centro vacinação disse esperar, no espaço cidadão não conseguiram fazer agendamento e centro saúde não fazia agendamentos. No centro saúde encaminharam para centro vacinação acabou por vacinar. Irónicos foi dizerem no centro de vacinação no dia vacina que estavam com falta de pessoas para vacinar.

    Se o processo têm falhas, não existe local ou meio de contacto para resolver as falhas.

  4. Avatar de Bruno
    Bruno

    Grande parte dos problemas deve se a estupidez das pessoas. Recebem data e hora para receber a vaccina, se todos respeitassem o horario era so chegar e pouco esperar. O problema é irem fora da hora marcada e assim atrassam logo tudo. As vaccinas deviam ser dadas por hora marcada e nao de chegada….

    1. Avatar de Test User
      Test User

      Nem sempre culpa é das pessoas

      Aconteceu nalguns locais que marcaram todos para mesma hora
      https: //www.cmjornal.pt/sociedade/detalhe/idosos-esperam-em-fila-para-tomar-vacina-da-covid-em-oeiras

      Os que foram convocados por engano
      https: //www.jn.pt/local/noticias/porto/valongo/pessoas-convocadas-por-engano-para-vacinacao-contra-a-covid-19-13532682.html

      etc

    2. Avatar de Ze
      Ze

      Enfim existe um povo nos confins da ibérica que nem se governa nem se deixa governar .

  5. Avatar de k
    k

    Eu sei que o título é suposto ser relativamente sensasionalista para chamar atenção para a notícia. Normalmente não ligo, mas acho que podemos concordar que o tema é sério. Como tal, era preferível se usassem algo que não levasse as pessoas a poder deduzir que o problema é com a vacina em si. Há muito burro que só lê o título e, está certo que é burrice de quem lê não querer ler mais, mas pelo menos nestes assuntos mais sérios, por favor evitem esta ambiguidade. A última coisa que isto precisa é de mais desinformação.

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      O título devia ser: “Reclamações com a organização nos centros de vacinação disparam 250 % em maio”. Este também foi o mês onde mais pessoas foram vacinadas.

    2. Avatar de Vítor M.

      Só é desinformação se não lerem o que deixamos, como disseste e bem, é burrice só ler intitulo, porque no título só cabem “meia dúzia de palavras” que introduzem o tema, não o explicam. É importante ler tudo, pois claro.

      1. Avatar de Thomas
        Thomas

        Concordo com o que o K disse. Provavelmente 60% de quem vê o titulo nao lê a noticia, mas vai estar a circular que leu que bla bla subiu 250% e depois é o que é…
        Tentar ajudar com titulos nao tao “violentos” seria melhor num assunto serio como este. ainda por mais que o zé povinho em portugal é casmurro e ouviu aquilo e so fica com aquilo na cabeça.

        1. Avatar de dqdq
          dqdq

          Processo de vacinação COVID-19: Reclamações disparam 250% em maio

        2. Avatar de iAndroid
          iAndroid

          concordo a 100%

  6. Avatar de miguel
    miguel

    Quando vivemos num País quando jogadores da selecção são vacinados a frente de profissionais de saude e até de muitos idosos que ainda não foram chamados podemos dizer que vivemos num país de merd@ 🙁

    Então os atletas profissionais novos não fazem parte daqueles que o virus tem menos consequências ou nenhumas até?
    https://sicnoticias.pt/especiais/coronavirus/2021-06-06-Covid-19.-Maior-parte-dos-tecnicos-de-saude-comunitaria-diz-que-ainda-nao-foi-vacinada-631f0db2