Vacinação: 30.500 SMS enviadas apenas 55% das pessoas responderam

46 Comentários

Com o mundo em plena pandemia e a necessidade de vacinar as pessoas, surgem, mais uma vez, dificuldades na comunicação. Apesar de atualmente existir muita tecnologia, nem todos têm acesso a ela, especialmente os mais idosos.

Em Portugal as pessoas estão a ser “contactadas” via SMS. Das 30.500 SMS enviadas, apenas 55% dos convocados responderam.

Vacinação: 30.500 SMS enviadas apenas 55% das pessoas responderam


O processo de vacinação contra a COVID-19 decorre à escala mundial. Em Portugal o plano de vacinação foi definido, no entanto, a opinião sobre os grupos prioritários quase nunca reuniu consenso. Para complicar toda a idoneidade do processo, algumas vacinas foram administradas a pessoas não prioritárias.

Como sabemos, o primeiro contacto foi através de SMS e apesar de ser uma boa forma de comunicação a verdade é que não chega a todos (especialmente aos idosos).  Segundo revela o Público, desde que se iniciou a vacinação contra a COVID-19 — das pessoas com mais de 80 anos e entre os 50 e os 79 — já foram enviadas 30.500 SMS de agendamento e obtidas 16.799 respostas.

Destas, “16.393 pessoas responderam sim à vacinação e 406 disseram não”, o que significa que só 2,47% das pessoas recusaram ser imunizadas.

Vacinação COVID-19: 30.500 SMS enviadas...apenas 55% das pessoas responderam

Mensagem para vacinação é enviada do número 2424

A ANACOM atribui o número 2424 para envio de SMS à população no âmbito da vacinação COVID-19. A convocatória das pessoas é feita por este meio, sempre que haja informação do número de telemóvel do utente no sistema.

Quando a pessoa responde que SIM, o agendamento fica confirmado. Se responder NÃO ou não responder no prazo, irá receber uma nova SMS com uma nova proposta de data, à qual deverá responder SIM ou NÃO.

Vacinação COVID-19: 30.500 SMS enviadas...apenas 55% das pessoas responderam

Quando a resposta vai com um formato errado, o utente recebe a seguinte mensagem: “COVID19: Formato da resposta incorrecto. Responda: SNS.NUMERO UTENTE.SIM ou NAO.” Se responder com um número de SNS de um utente que não é elegível para esta fase “recebe informação de que o número de utente da resposta não coincide com o número de utente da pessoa contactada”.

Na véspera da data marcada para a vacinação é enviado uma nova SMS a lembrar o agendamento.

Comentários

46

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jonny
    Jonny

    Eu realmente não percebo esta gente. Se não tem vacina é porque ainda não existe se já existe e podem ser vacinados não querem. Para além do mais que oportunidade só exista um se não aproveitarem já foram…

    1. Avatar de Ze Nandoooo
      Ze Nandoooo

      Leste na notícia que a maioria da população a vacinar são idosos? Quantos não terão números desatualizados e/ou não tenham quem os ajude na resposta…

    2. Avatar de Artur Peralta
      Artur Peralta

      Estás a supor que as pessoas que recusaram andaram no ultimo ano a dizer que “só uma vacina é que nos salva”. Certamente quem não quer tomar é porque não se sente seguro com uma vacina desenvolvida tão rápidamente, e estão no seu direito.

      Se as próprias farmaceuticas não se responsabilizam por efeitos colaterais… porque havemos de nós correr esse risco? Quem quer correr o risco que a tome, quem não quer, que não a tome.

        1. Avatar de Artur Peralta
          Artur Peralta

          A questão não é receber uma indemnização se algo correr mal. É o facto de quem mete o “produto” não se responsabiliza. Levando a um extremo, se eu morrer e se verificar que a causa foi a vacina, este fundo vai pagar uma indemnização, mas o produtor da vacina continua com o lucro e sem onus.

          Eu tenho uma empresa e sou responsável por todos os erros e problemas que os meus produtos e serviços possam causar.

          É mesmo caso para dizer que estão a “fugir com o c@ à seringa”

          1. Avatar de scp
            scp

            Quem é responsabilizado pela vacina da gripe, pela vacina contra o tétano, etc.?

          2. Avatar de Artur Peralta
            Artur Peralta

            A farmaceutica em questão. Cada medicamento (seja vacina ou um simples paracetamol) é da responsabilidade da farmaceutica que a distribui.

          3. Avatar de Artur Peralta
            Artur Peralta

            @SergioFerreira, exactamente isso, os governos ainda protegem essas empresas. Elas não vão ser responsáveis por quaisquer danos causados pela toma das vacinas.

          4. Avatar de Michael J.
            Michael J.

            “Eu tenho uma empresa e sou responsável por todos os erros e problemas que os meus produtos e serviços possam causar.”

            Isso é falso. Uma empresa avalia sempre os riscos e só se responsabiliza até certo ponto, isto numa gestão inteligente .
            No limite faz-se uma gestão à “portuga” e diz que se responsabiliza por tudo, mas vai acabar por “fugir com o c@ à seringa”.

            Mas vamos imaginar que eu tenho uma farmaceutica e tenho uma vacina. Você quer e à minha reponsabilidade, certo?
            Ok, são uns milhares de euros cada.
            Já que vou fazer como as empresas fazem e vou precisar de analisar bem o caso – preciso do seu historial médico e análises… e daqui a uns meses falamos.

            Como deve imaginar isto seria absurdo, dado que na medicina as variáveis humanas são demasiadas.

            Mas concordo com um ponto – só toma quem quer.

        2. Avatar de Ricardo
          Ricardo

          Os meus passos com 70 anos não sabem ver nem enviar SMS ao está a explicação….

          1. Avatar de Petrus
            Petrus

            Agora percebo! 😀

        3. Avatar de Artur Peralta
          Artur Peralta

          @Michael J., entenda-se “responsável por tudo” o mesmo que fazem com todos os outros tipos de medicamentos e vacinas. A questão aqui é que para estas vacinas as empresas que as fazer/distribuem não têm qualquer tipo de responsabilidade. Isso é facto.

  2. Avatar de Rebenta anilhas
    Rebenta anilhas

    O (des)GOVERNO em vez de mandar sms, que mande mas é equipas para o terreno. Tá-se mesmo a ver que se querem é livrar de pagar reformas a estas pessoas…

    1. Avatar de Michael J.
      Michael J.

      Lá por não terem respondido ao SMS não quer dizer que não tenha sido possível entrar em contacto com estas pessoas.
      Aprenda a ler e a interpretar.

    2. Avatar de fak
      fak

      e tens pessoas no terreno, tens as forças de segurança a fazer sensibilizações.
      agora, claro que não vão mandar equipas médicas para vacinar, é um risco extremo tanto para as equipas como para os idosos. O virus é invisivel, hoje estás bem, amanha podes ter o virus… agora imagina uma equipa médica que hoje tá com 50 pessoas, amanha 30, depois de amanha 40, etc. agora imagina se um, por ventura apanha covid…
      dia 3 50 pessoas estiveram em contacto, dia 4 30 pessoas, e por aí a diante… depois tens um SNS a rebentar com chamadas e os hospitais a rebentar com pessoas para fazer teste covid…

      há que pensar um bocado no longo prazo, eu percebo a tua ideia, vacinar o mais rapido possivel… o problema é que se o pior acontece… vai tudo para o esgoto.
      e relembro que a vacina não torna ninguem imune ao covid, só faz com que os sintmas sejam menos mortiferos. mesmo depois de tomares a vacina, podes apanhar e propagar o covid na mesma.

  3. Avatar de g0tH1c.X
    g0tH1c.X

    Não aprenderam nada com o setor da aviação e outros…?! OVERBOOKING!!! É a melhor estratégia! *face palm*

  4. Avatar de Flavio
    Flavio

    Mandar sms a idosos e esperar que eles saibam ler mensagens é um bocado ridículo. Deviam era ligar a essas pessoas ou mandar a gnr a casa deles.
    Os meus país com mais de 86 anos não sabem ler sms e tenho de ser eu a verificar diariamente se receberam sms.

    1. Avatar de Paulo Martins
      Paulo Martins

      Isto é uma primeira fase, supostamente vai haver uma segunda tentativa de SMS e depois senão houver resposta os centros de saúde vão ligar aos utentes.

      O processo de ligar e marcar será muito mais lento, se eles tentassem logo ligar e marcar muito provavelmente teria agendado nem metade das vacinações.

    2. Avatar de Eu
      Eu

      Exactamente o que eu pensei.
      Neste governo existe mesmo gente mal intencionada ou com muito poucos neurónios.
      Idosos e SMS não fazem qualquer sentido na sua grande maioria, e toda a gente de bom senso sabe disso perfeitamente.
      Só se safam os poucos que sabem mexer no bicho e aqueles que estão sempre acompanhados pelos mais novos!
      Muitos deles têm daqueles telemóveis de teclas grandes e mal os sabem usar, usando quase sempre a marcação do número completo, pois nem uma agenda de contactos sabem usar.

      1. Avatar de Michael J.
        Michael J.

        Lá por não terem respondido ao SMS não quer dizer que não tenha sido possível entrar em contacto com estas pessoas.
        Aprenda a ler e a interpretar.

    3. Avatar de Tx2
      Tx2

      A junta entrou em contacto com os idosos da minha freguesia para a vacinação os que quiseram já levaram a primeira dose na semana passada

  5. Avatar de F Gomes
    F Gomes

    Eu sou “idoso”. Tenho formação técnica na área de informática quer em software, quer em hardware. Sou eu que instalo, monto e reparo as minhas máquinas. Ah! E também sei ler e enviar SMS’s. Será que tudo o que é idoso é analfabeto digital? Em ordem ao artigo, não sei como responder (se receber SMS) porque não é contemplada a resposta NIM…

    1. Avatar de Eu
      Eu

      Mas, a maioria do pessoal dito “idoso” mal sabem usar um telemóvel, fazendo marcações pelos números decorados ou anotados em papel, sem usar a lista de contactos, quanto mais ver ou usar as SMS!

      1. Avatar de Eu
        Eu

        Mas, a maioria do pessoal dito “idoso” mal sabe usar um telemóvel, fazendo marcações pelos números decorados ou anotados em papel, sem usar a lista de contactos, quanto mais ver ou usar as SMS!
        O seu caso é uma excepção que deve representar menos de 0,001% da população portuguesa!

  6. Avatar de Daniel
    Daniel

    Mais uma prova que as SMS da Proteção Civil não funcionam. Não é o sistema correto.
    Temos aqui o exemplo como as SMS são descartadas por dificuldades na leitura ou mesmo acesso às mesmas. Se a informação surgisse no ecrã do telefone no caso das SMS da Proteção Civil, a informação seria sempre recebida. Quem vai enviar SMS, ou telefonar tem de olhar sempre para o DIsplay.

    1. Avatar de Eu
      Eu

      +1
      Este governo julga as pessoas todas pelo mesmo nível de conhecimento e acesso aos meios tecnológicos e depois faz coisas absurdas como querer a obrigatoriedade da App STAYAWAY COVID.
      Só falta dizer para todos usarem um Magalhães!

  7. Avatar de Miguel
    Miguel

    Cerca de 500.000 portugueses são analfabetos (info de 2011), nem sequer estamos a falar em termos digitais! Creio que com grande incidência na população alvo da 1 fase de vacinação.

    1. Avatar de Viviano
      Viviano

      Mais de 4Milhoes sao leigos em informatica basica em Portugal logo e normal que isto não corra bem..

    2. Avatar de Thomas
      Thomas

      +1

      Ora nem mais. A minha mae tem telemovel e nao percebe nada de sms… Assim como o meu pai avo, avó. Eles simplesmente ignoram as sms. so sabem atender chamadas e fazer e mal xD.

  8. Avatar de David
    David

    Tendo em conta as fraudes que aí andam como é que as pessoas, principalmente idosos, vão saber que esse SMS é fidedigno…

  9. Avatar de Eu
    Eu

    O que isto demonstra mais uma vez é que está tudo a ser gerido por gente muito incompetente, como já aconteceu anteriormente na gestão do Plano de Vacinação Covid-19.
    Já se cometeram erros de palmatória ao permitir que se abrissem novas embalagens sem terem pessoas prioritárias disponíveis no local, vacinarem pessoas não prioritárias primeiro que as prioritárias e outras coisinhas mais…
    Esperemos que alguém esteja atento e corrija mais uma vez estas situações pouco pensadas!
    Existem muitas pessoas inteligentes neste país que até poderiam dar uma mãozinha a organizar situações destas com muita eficácia. Mas, não me parece que estejam a ser usadas neste Plano. Infelizmente para nós!

  10. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Existem pessoa com certas idades que não sabem ler sms, é o caso da minha mãe. Em vez de mandarem sms mais vale telefonarem.

  11. Avatar de Revolução
    Revolução

    Com tantos funcionários do estado que não têm nada por fazer, têm tanto tempo para contactar as populações para serem vacinados.

    1. Avatar de Michael J.
      Michael J.

      Lá por não terem respondido ao SMS não quer dizer que não tenha sido possível entrar em contacto com estas pessoas.
      Aprenda a ler e a interpretar.

  12. Avatar de Do que sei
    Do que sei

    De acordo com o Plano de vacinação, disponível em https://www.sns.gov.pt/wp-content/uploads/2021/01/Apresentacao_PlanoVacinacao_2020.01.28_VFINAL.pdf , a 1ª Fase de vacinação abrange diversos grupos prioritários, prevendo-se a vacinação de 811.000 pessoas até final de Março.

    Relativamente a dois grupos prioritários “com 80 anos e pessoas dos 50 aos 79 com determinadas morbilidades associadas ” pode-se consultar a lista para comprovar se constam da 1ª Fase em https://covid19.min-saude.pt/vacinacao , botão “Verifique aqui se consta das listas para vacinação da 1ª Fase “ (Há também um simulador para a data prevista de vacinação nas situações não abrangidas na 1ª fase).

    A lista refere-se a pessoas de que o SNS tem informação. Outras pessoas, com 80 anos ou dos 50 aos 79 com essas morbilidades, devem obter do médico uma prescrição eletrónica para passar a integrar a 1ª fase (Ver o Plano de vacinação, link acima).

    A marcação da vacinação é comunicada por SMS através do número abreviado 2424, atribuído ao SNS/SPMS para o efeito, com o texto: “COVID19: (PRIMEIRO NOME) vacinacao (data/hora/local). Responda SNS. NUMERO UTENTE.SIM/NAO até (data) Ex: SNS.111111111.SIM

    O SMS não é o único meio de contacto. Os Centros de Saúde também contactam pessoas por telefone.

    1. Avatar de Do que sei
      Do que sei

      Do que sei … e porquê…
      Recebi o SMS que refiro, nem sabia que pertencia a um grupo prioritário.
      “2424? Qu´é qu´é isto? Será que é verdadeiro?” – foi a primeira reação.

      Acabo de receber uma chamada do Agrupamento de Centros de Saúde da minha área a confirmar a hora de vacinação.

      Deixem de ser c*nas e falar mal do vosso país. Este governo – ou outro qualquer que estivesse no seu lugar, faz o melhor que pode com as vacinas que vão sendo disponibilizadas. Informem-se, vejam se estão, ou os vossos familiares, na vacinação da 1ª fase – e se não estão e deviam estar, o que devem fazer, como digo acima. E confirmem se o SNS tem o telefone de contacto.

  13. Avatar de Rui
    Rui

    Se estão a mandar SMS através do numero que consta no cartão de cidadão tem tudo para dar errado, muitos idosos já não tem o numero ou sequer puseram qualquer numero no cartão de cidadão

    É muito mais certo que conseguiam chegar a essas pessoas através dos centros de saúde que tem os números atualizados seja da pessoa ou de algum agregado familiar

    1. Avatar de Do que sei
      Do que sei

      Os avisos por SMS são realizados/coordenados pela SPMS (Serviços Partilhados do Ministério da Saúde). O nº de telefone é o que esteja no SNS.

  14. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Os meus pais com 70 há não sabem ler nem enviar SMS… Acordem

    1. Avatar de Michael J.
      Michael J.

      Lá por não terem respondido ao SMS não quer dizer que não tenha sido possível entrar em contacto com estas pessoas.
      Aprenda a ler e a interpretar. O SMS é apenas a primeira tentativa de contacto.

  15. Avatar de sfma
    sfma

    Apenas 55%? Das 30500 SMS que a minha mulher, se respondi a meia-dúzia foi muito!

  16. Avatar de Black Russian
    Black Russian

    A Ti Jaquina com 93 anos vai mesmo responder a uma SMS com a palavra SIM em maiúsculas, lol !!!

  17. Avatar de informado
    informado

    O problema é também o facto de um telemóvel ser caro para alguma população e, mais ainda, ter cartão e pagar para ter serviço ligado ao telemóvel. Mas o governo não quer saber disso para nada.