uTorrent bloqueado por antivírus e pela própria Google

60 Comentários

O uTorrent sempre foi visto como um serviço e uma aplicação que poderia não ser totalmente legal, mas que dava acesso a todo um mundo de conteúdos de elevado tamanho.

A sua relação com as empresas de software sempre foi complicada e agora é a vez dos antivírus terem a sua palavra. A maioria destes softwares está a barrar o uTorrent e a marcá-lo como um potencial problema. Para complicar, a Google resolveu também bloquear o acesso ao site do uTorrent.

utorrent_1

O uTorrent é provavelmente o cliente de BitTorrent mais usado na Internet. Com milhares de utilizadores mensais, esta aplicação consegue ter obter os seus rendimentos através da apresentação de publicidade na sua interface e de outro software que é instalado juntamente com a aplicação principal.

Desde há alguns dias que a aplicação está a ser marcada como sendo problemática, por pelo menos seis antivírus. Os scans identificam o uTorrent.exe como estando associado ao trojan Trojan.Win32.Generic!BT e também está ao instalador de software OpenCandy, o que marca como sendo ‘riskware’.

O problema, do que se sabe, não está na aplicação do uTorrent, mas sim no software associado e que está presente na instalação da aplicação.

A decisão de instalar software de terceiros tem rendido bom dinheiro à uTorrent, mas também tem levado a queixas dos utilizadores e a que muitos abandonem este cliente.

Mas os problemas do uTorrent não se ficam por aqui e pelo problema dos antivírus. Também a Google resolveu agora bloquear o acesso dos utilizadores do Chrome ao seu site e também esta a reportar o download do cliente como potencialmente perigoso.

Ao aceder ao site do uTorrent, com o Chrome, aos utilizadores é apresentada uma mensagem a indicar que o site em causa pode conter software prejudicial, o que acaba por afastar os utilizadores do uTorrent.

utorrent_2

Esta parece ser uma decisão que está enquadrada na melhoria dos mecanismos do Google Safe Browsing, que pretendem garantir uma muito maior segurança aos utilizadores do Chrome.

A empresa já tinha anunciado que estes alertas iam ser mais frequentes e que iam afectar sites que até então não estavam a apresenta.

O problema do uTorrent parece estar apenas e só no software adicional que aceita instalar sempre que os utilizadores colocam o seu cliente nas suas máquinas.

Esta é parte da forma de obterem rendimentos, mas tal como já antes tinha sido alertado pelos utilizadores, este é um método que acaba por não ser vantajoso a longo prazo e a prova chegou agora, ao verem bloqueada a sua aplicação e o acesso ao seu site.

via TorrentFreak

Comentários

60

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Paulo Martins
    Paulo Martins

    Eu já há vários anos que só uso o Transmission, pode não ter a interface mais bonita, mas é leve e faz o trabalho. Como é software open source nunca vem com extras associados.

    1. Avatar de Rafael
      Rafael

      +1
      Simples e espartano, nunca me deixou ficar mal.

      1. Avatar de ptpedropt
        ptpedropt

        vocês chamam isso alternativa?

        1. Avatar de niquelnausea
          niquelnausea

          fica feio falar que é melhor que o “principal”.

    2. Avatar de serafim
      serafim

      so nao uso o transmission porque nao tem rss feed.

      1. Avatar de Jorge Franco
        Jorge Franco

        existe plugin não oficial , e no showrssinfo podes fazer push to transmition .
        Para mim o que não gosto muito é o sistema de labels não ser como o utorrent que grava em pastas separadas

        1. Avatar de Nuno José Almeida
          Nuno José Almeida

          No Ubuntu guarda em pastas separadas!

        2. Avatar de serafim
          serafim

          obrigado por essa informacao. nao conhecia o showrssinfo. thx

        3. Avatar de serafim
          serafim

          reparei agora que não dá para colocar diferentes links para o rss.
          So uso o torrentleech e não me permite essa opçao.. ou estou a ver mal?

          1. Avatar de Fabio
            Fabio

            Ola Serafim, tens alg convite do TL? Eu tinha conta c ratio superior a 2, mas devido a um cancro, deixei d usar o pc durante uns meses e deizei d ter cconta por inatividade. Fabiotaken1986@gmail.com

          2. Avatar de Joaquim Oliveira
            Joaquim Oliveira

            Olá Serafim, gostava de um convite também para o TL, se ainda tiveres algum… fnoliveira.joaquim@gmail.com… muito obrigado.

    3. Avatar de darkvoid
      darkvoid

      Já usei esse mas agora uso o qbittorrent e não quero outra coisa!

      1. Avatar de rmcrys
        rmcrys

        +1 leve e funciona bem

    4. Avatar de Joao
      Joao

      o Deluge também é uma boa solução!

    5. Avatar de DanielMM
      DanielMM

      Transmission é o melhor programa de Torrent que já vi. Para além de ser opensource, não tem anúncios sempre a correr e parece ser aquele programa que consome menos recursos. Já agora, para quem usa a versão Mac, a interface é igual à interface das apps nativas

      1. Avatar de FG
        FG

        Porque è uma app mesmo nativa!

  2. Avatar de Miguel
    Miguel

    Acho bem esse programa já chateia com tanto spyware/adware na instalação do mesmo!

    Existe alternativas limpas.

  3. Avatar de Pedro
    Pedro

    Deixei de usar o uTorrent desde que começou a vir cheio de tralha. Irónico tendo em conta a sua origem e nome.

    Agora é qbittorrent all the way.

  4. Avatar de João MS
    João MS

    Segundo percebi, se não aceitarmos a instalação do software “extra” não há qualquer ameaça e apenas é instalada a aplicação “limpinha”? É isto?

    1. Avatar de Bruno M.
      Bruno M.

      Sim, se escolheres NÃO instalar o software extra só tens utorrent “limpo” sem porcaria.

      1. Avatar de Emanuel Vitorino
        Emanuel Vitorino

        Então não percebo, vão bloquear o uTorrent porque as pessoas não sabem parar de carregar em Seguinte e escolher não? Isso é ridículo!

      2. Avatar de Nuno F.
        Nuno F.

        Não, não fica “limpo”. Mesmo instalando sem a porcaria associada, ficam sempre as publicidades inclusas. Tem de se editar sempre as propriedades avançadas para remover.

        1. Avatar de João Moreira
          João Moreira

          Isto para não falar no bitcoin miner que foi detectado à uns meses.

    2. Avatar de Bruno C
      Bruno C

      Joao MS
      Eu tenho o Utorrent e nunca instalei nada alem disso. mas sim durante a instalação é muito fácil para utilizadores mais distraidos ou menos experientes instalar as aplicações adicionais, e essas sim, podem ser consideradas spyware.
      Pelos vistos não se podem fazer reparos aos artigos do Pedro Simões
      Obrigado PPLWARE. Bom trabalho
      Cumps

    3. Avatar de Bruno C
      Bruno C

      Joao MS
      Eu tenho o Utorrent e nunca instalei nada alem disso. mas sim durante a instalação é muito fácil para utilizadores mais distraidos ou menos experientes instalar as aplicações adicionais, e essas sim, podem ser consideradas spyware.
      Excelente artigo Pedro Simões! Bom trabalho!
      Cumps

  5. Avatar de José Fonseca
    José Fonseca

    Deixei de usar o utorrent precisamente por achar que era muito invasivo. Tenho usado transmission ou deluge.

  6. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Eu utilizo o tixati

  7. Avatar de luis
    luis

    Aos anos que uso o uTorrent, no entanto na instalação, numca instalei os tais third party software, porque os mesmos dao para recusar na instalacao, e nao tenho problemas, e tenho o AVG e o Chrome… 😉

  8. Avatar de Bruno C
    Bruno C

    Joao MS
    Eu tenho o Utorrent e nunca instalei nada alem disso. mas sim durante a instalação é muito fácil para utilizadores mais distraidos ou menos experientes instalar as aplicações adicionais, e essas sim, podem ser consideradas spyware.
    Pedro Simões, ontem dois comentários meus foram apagados simplesmente porque estava a tentar ajudar…
    espero que hoje não aconteça o mesmo. Leia o artigo que escreveu e veja se realmente não encontra erros.
    não é nenhuma critica negativa é uma pequena chamada de atenção, que quanto a mim, nao custa nada agradecer e corrigir…
    Não vejo a necessidade de apagar os meus comentários. Toda a gente comete erros.
    Cumprimentos

    1. Avatar de Vítor M.

      Bruno, sabes o que estava a comparar entre este produto da Runtastic e o da Polar?

      Aposto que nem leste. Repara no meu comentário onde digo que dispositivo da Polar tenho 😉

      Não fales sem ler o que digo, nem coloques palavras na minha boca. Estamos a falar de coisas diferentes. Diz-me lá um produto da Polar que seja comparável à algum destes aqui da Runtastic 😉

  9. Avatar de JJ
    JJ

    Já deixei de usar… principalmente porque as vezes passava-se e não estabelecia ligação ou demorava muito a estabelecer.
    Tenho usado o BitComet e estou satisfeito.

  10. Avatar de Dani Silva
    Dani Silva

    uTorrent versão “Portable”. Pode ser colocado num memory stick USB, e não necessita de instalação pois pode ser executado directamente.

    A solução é bastante simples!

  11. Avatar de daiquiri
    daiquiri

    é justo, para o spyware que instala até sem autorização.

    qbittorrent, transmission e deluge são excelentes alternativas (e por mim por essa ordem)

  12. Avatar de vitor
    vitor

    Não percebo o porquê de isso só aparecer agora, já a alguns anos que eles têm essa prática (Cheira-me a interesses). E já agora podiam mencionar que toda essa “tralha” que vem pode ser ignorada com um simples Skip.

  13. Avatar de Paulo Pires
    Paulo Pires

    Não percebi bem a situação do Google estar a bloquear o site. É só quem utiliza o Google Chrome para abrir a página do uTorrent que está a bloquear a página? É que se é isso não meu não bloqueia e tenho a versão mais recente do Chrome x64 (atualizada hoje) e a pesquisa no Google encontra a página do uTorrent e abre essa página bem sem erro nenhum.

  14. Avatar de piri_vm
    piri_vm

    Será que Google Safe Browsing vai marcar também o site do Chrome como potencial perigoso? É que o maior “vírus” que conheço é o Chrome.

    1. Avatar de sniperpt
      sniperpt

      Por acaso:
      https://pplware.sitedev.pt/google/o-seu-chrome-esta-vulneravel-actualize-ja-para-a-versao-44/

      Por isso quem tem, digamos versões antigas, a google devia bloquear automaticamente o acesso do chrome.

      A goolge anda demasiado preocupada com a segurança dos outros, parece que nem tem telhados de vidro.

    2. Avatar de José Agrião
      José Agrião

      Tiraste-me as palavras do pensamento!

  15. Avatar de LG
    LG

    Só digo, bem feita!

    O uTorrent foi muito bom durante anos e anos, lightweight e free. Agora, versão Pro + freeware com publicidade. Obviamente aceitável, mas publicidade != adwares em segundo plano sem o consentimento do utilizador…

    1. Avatar de José Carlos Ferreira
      José Carlos Ferreira

      Eu disse o mesmo no G+… “Bem feita! Por mim podia desaparecer todo o software que se vale de publicidade duvidosa para se financiar, tendo em conta as alternativas open-source”!.

  16. Avatar de Aybara
    Aybara

    Já à muitos meses que deixei o uTorrent pelo qbittorrent e não me arrependo.

  17. Avatar de RamaLho_88
    RamaLho_88

    Boas pessoal! Desde que descobri o programa “Deluge” que não quero outra coisa! =D bem leve e sem razão de queixas!

  18. Avatar de David
    David

    Eu deixei de usar o utorrent porque alem de pesado, o instalador instala appsmanhosas mesmo sem a nossa autorizacao. Neste momento uso o bitorrent no pc e telemovel

  19. Avatar de Meh
    Meh

    Apesar de se poder abortar a instalação dos referidos programas aquando da primeira instalação, quando o uTorrent se actualiza, instala toda a catrefada de PUPs, Trojans, spyware que lhe apetece… Já tive problemas com isto. Agora uso o Tixati e estou bem satisfeito com os resultados.

  20. Avatar de k
    k

    já não uso a imenso tempo. Perderam-me quando começaram a incluir extras ao programa (publicidade, etc). O que mais há são alternativas. Neste momento, entre deluge e qbittorrent.

    1. Avatar de Felipe Teixeira
      Felipe Teixeira

      +1. quando começaram a incluir software que não pedia, passei para o qbittorrent, e estou bastante satisfeito, simples leve e sem publicidade.

  21. Avatar de Jose
    Jose

    Espanta-me como fazem isto ao uTorrent, e ignoram o Daemon Tools (Free). Esse sim que inclui spywares e afins, e não há maneira de evitar que sejam instalados. Já no caso do uTorrent facilmente se evita a instalação de softwares terceiros.

  22. Avatar de David.pt
    David.pt

    Transmission

  23. Avatar de José Carlos Ferreira
    José Carlos Ferreira

    rtorrent + rutorrent FTW!!!

  24. Avatar de Marco
    Marco

    Uso a versão 2.2.1 do utorrent e está limpinha e funciona bem.

  25. Avatar de Johnny
    Johnny

    Se não são atentos aos programas que instalam com instaladores, instalem o unchecky é um programa que desmarca essas ofertas nos instaladores.. recomendo este software para quem é menos desatento, alias a pplware já devia fazer um post sobre o Unchecky e a falar dos “famosos” instaladores! isso sim era útil! Há muita gente que não sabe o que é um instalador e que o mal que pode fazer ao nossa maquina 😉

  26. Avatar de PorquinhoBranco
    PorquinhoBranco

    Uso ha muitos anos. Experimentei muitos outros e voltei sempre atras. Nunca tive um problema.
    Mas entendo, num mundo em que tante gente usa IOS, a instalacao do utorrent sem “crapware” pode ser dificil para alguns! lol

    1. Avatar de vitor
      vitor

      Realmente uma conversa sobre torrents e acaba em IOS faz todo o sentido…

  27. Avatar de RJCA
    RJCA

    Eu uso o Free Torrent Download do programa FreeStudio. Até à data nada a assinalar de negativo…

    Se quiserem dar uma vista de olhos…
    -> http://www.dvdvideosoft.com/pt/free-dvd-video-software-download.htm

  28. Avatar de Inteligência
    Inteligência

    Só piratas…..

  29. Avatar de Sandro
    Sandro

    Vuze – chega. Desinstalei o utorrent depois da constante publicidade em pop-ups que me abria. Instalei o Vuze, e é optimo. Agora experimentei o Vuze Leap… mais simples e faz o trabalho na mesma.

  30. Avatar de Luiz Peterli
    Luiz Peterli

    Deluge na veia!!!

  31. Avatar de TiAgO
    TiAgO

    Sinceramente não percebo certas e determinadas pessoas e empresas… desde que deixei de usar o BitComet, começei a usar o Utorrent e sempre me lembro dele com add-ons… pura e simplesmente é ter atenção ao instalar o que se está a instalar!!! E nunca tive publicidades, pop-ups e afins…

    Até porque existe milhoes de programas que têm opções para instalar… as pessoas é que não vêem o que estão a fazer e vai tudo á frente…

    Aliás a google não devia falar muito até porque quando instalamos o chrome ele vem designado logo para ser o navegador predefinido…

  32. Avatar de Banzai
    Banzai

    Para mim o TiAgO deu a melhor resposta!