Utilizadores Firefox infiéis?

56 Comentários

A Mozilla, entidade responsável pelo browser open-source Firefox, está preocupada com a falta de utilizadores activos deste browser, apesar de o número de downloads estar a crescer.


Segundo a informação publicada no «Mozilla Wiki», «aproximadamente 50% das pessoas que fazem o download do Firefox chegam mesmo a experimentá-lo e destes só metade continua a utilizá-lo».

Ou seja, cerca de 75 por cento das pessoas que fazem o download deste browser acaba por nunca o utilizar activamente. Para combater esta lacuna, a Mozilla criou um plano para tentar atrair, e sobretudo fidelizar, mais cibernautas ao Firefox.

O plano, que inclui itens como melhorar o ícone do programa ou torná-lo mais acessível, é visto como «work in progress» e está aberto a sugestões de toda a gente. Se desejar participar e apresentar sugestões vá a http://wiki.mozilla.org/Retention

Fonte: Sol

Partilhar:
Tags:

Comentários

56

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Carlos

    Pois é para mim só IE ou Firefox depende do site e da minha disposição na altura, mas acho esses numeros da Mozilla muito péssimistas e irreais .

    Bem Haja
    Carlos

  2. Avatar de mic mic
    mic mic

    melhorar o icon? wtf

  3. Avatar de Diego Fernandes
    Diego Fernandes

    Acredito que essa historia de mudar icon,não vai fazer com que as pessoas que exprementam continuem…Acho que a Mozilla deveria achar outro metódo,apesar que só pelo Firefox em si não precisa fazer muita propraganda,enfim,é um ótimo browser,pena que pessoas que adoram ficar na mesmice(IE)!

    Abraços.

  4. Avatar de rikas

    O icon, na minha opinião, está muito bem conseguido. Eu só uso firefox, e acho que a política de usar IE para os sites que ‘ficam mal’ em firefox seria de evitar. Se ficam mal estão mal feitos. Isto é rigorosamente verdade.

  5. Avatar de MotoCrack

    também me parece que a Mozilla está pessimista pois comecei a pouco tempo com este browser e não o vou largar pelo simples facto dos plugins até dá para escrever *quase* sem erros 🙂

  6. Avatar de PTMblogger

    Eu não, eu faço de tudo para usar o Firefox e convencer outros a usá-lo. Se não puder usar o Firefox eu provavelmente enlouqueço.

    @mic mic
    O ícone está óptimo como é agora, pelo que concordo contigo. Mas há gente que não sabe nada sobre Internet e pensa que o E azul ( :X ) é que é a Internet. Cá por mim, o máximo que eles podem fazer é retirar a raposa do ícone, senão eu fico triste 🙁

  7. Avatar de CD
    CD

    Não é de admirar que tal aconteça que os utilizadores façam o respectivo download e depois de experimentarem abandonem o seu uso devido a haver opções mais evoluidas, rápidas e fiaveis… não vai ser pelo logo que a coisa vai mudar, o que tem de mudar é a filosofia do browser, digo eu.

  8. Avatar de RubeMicheL

    que tal torná-lo mais rápido, menos sorvedor de memória e com um aspecto mais user friendly? eu pessoalmente uso, adoro e recomendo o Opera, o melhor browser que ninguém usa, como dizem os nossos camaradas brasileiros.

  9. Avatar de JPP
    JPP

    Opções mais evoluidas?!….

    Eu sou da mesma opinao do Diego. As pessoas adoram ficar na mesma. As pessoas não estão habituadas ao design do Firefox.
    Sou utilizador do Firefox há pelo menos dois anos e acho que é o melhor browser na actualidade. Já experimentei tambem o Opera e o desaparecido Neoplanet.
    Acho que a mozilla ganhava se apostasse mais no aspecto do browser. Há Skins muito fixes para o Firefox.
    É o caminho a seguir, penso eu…

    Cumprimentos.

  10. Avatar de JDoe
    JDoe

    Uso o Firefox desde os seus primórdios e nunca mais quis outro, o IE não tem nada a ver com o Firefox, nada mm, quer em questão de segurança, quer em questão de personalização!!! As extensões e os plugins são essenciais para tirar todo partido do seu uso, quanto mais pusermos mais pesado fica, mas compensa e muito!!! Quem não usa, experimente, vão ver que não ficam desiludidos!!! Qto ao ícone, não mexam, equipa que ganha não se mexe!!! Agora as pessoas que criam os sites é que deviam pensar que existem outros browsers para além do IE e a prepotência da Microsoft e possibilitar a perfeita visualização dos seus sites para os outros browser do mercado!!! IE só para o Hotmail… Infelizmente!!!

  11. Avatar de aver
    aver

    50% das pessoas que fazem o download do programa nem sequer o experimentam ?

    Não me surpreende muito porque conheço bastante gente que tem um medo terrível de fazer downloads de programas e experimentá-los. Estes são do mesmo grupo, a “coragem” só chega até ao download. Coitados, não sabia é que eram tantos.

    Isto também justifica bastante o domínio do IE … é o que vem com o windows, não se meche.

  12. Avatar de Nelson
    Nelson

    Acho que as estatísticas estão pessimistas eu já o uso a bastante tempo e posso dizer que é excelente e muito versátil ate se pode meter um cliente de FTP incorporado e sempre que uma pagina fique mal no Firefox sempre temos o “IE Tab”.

    Bem mas se as estatísticas forem reais acho que so temos de esperar que seja mais bem divulgado.

  13. Avatar de ZeX
    ZeX

    O meu palpite vai mais para o facto do FF “barebones” não ter grande poder de atracção.
    Ele brilha muito acima do pack só depois dos indispensáveis add-ons e exts estarem instalados e configurados ao jeito de cada um. O que complica bastante a questão pois cada qual terá os seus preferidos e as suas necessidades especificas.
    O que eu sei, como facto, é que por cada uma instalação “personalizada”, e já foram algumas, que fiz a amigos ganhei mais um indefectível do Firefox. 😉

  14. Avatar de vandread
    vandread

    putz, me amarrei nesses lápis do firefox! queria ter um pra mim! .. quer dizer.. vários!

  15. Avatar de Fabiano
    Fabiano

    A pergunta é:
    Como era a vida A.F.?? (Antes Firefox) 😀
    Isso sim é browser, eles só precisam melhorar o uso de memória (mto leak).

  16. Avatar de Dennis
    Dennis

    Mudar o ícone?
    Para atrair novos usuários:
    1- ter uma opção do browser já com alguns temas pré instalados e um tema melhor por padrão.
    2- idem anterior para alguns plugins/extensões úteis em comum para todos, pois essas existem
    3- para essa versão (que acho que aumentaria 1 ou 2 megas no tamanho) a primeira abertura do browser aparecer uma página ou algo do tipo muito intuitivo mostrando pra pessoa que pra mudar a cara dele ou adicionar uma função é fácil….isso sim atrairia mais usuários, pois quem é “experiente” já conhece o FF faz tempo e também está cansado de saber como funciona…

  17. Avatar de Tyurias

    como eu tanto uso o IE (no portatil) como o FF (no desktop, mais antigo), axo k podiam melhorar o interface grafico, o IE é bem agradável (eu sei k o FF ate ja tem um tema identico ao IE7 mas n é a mesma coisa).
    e axo k podiam apostar na divulgação, o povo so s pode interessar por algo k konhece.
    minha oppinião

    fikem bem
    hasta

  18. Avatar de João
    João

    Realmente é verdade!

    Eu demorei algum tempo ate ficar 100% com o Firefox, mas isto é porque as pessoas não conhecem na totalidade os plug-ins e é isto que torna o firefox Super. Alem de mais seguro, rápido e versátil, os plug-ins dão uma maior valia ao browser. O podermos fazer um backup completo com o MozBackup é para mim a 1º Mais Valia, depois para que é que vou utilizar o Ie, se há um plugin que com um só click mudo de Firefox para Ie na mesma janela… entre muitas outras funções eu utilizo e recomendo vivamente a sua utilização !!!

  19. Avatar de Rui Pedro

    Eu uso o Firefox para todos os sites e até mesmo para o hotmail. A extensão IE tab possibilita abrir os sites exclusivos do IE sem problemas.
    Uso e recomendo sempre Firefox!!!

    Abraço

  20. Avatar de manuel
    manuel

    EU ADORO O FIREFOX é o melhor brower

  21. Avatar de Delfim Mota
    Delfim Mota

    O comum utilizador, aquele que não mexe em nada, a não ser navegar em alguns sites não sabe o que é firefox, e é a esses que se deve dirigir a apresentação deste tão bom browser, porque o IE vem com o SO, e alguém pensa que eles vão procurar outro?
    Eu que tenho os dois dou preferência no uso do firefox, ainda para mais tenho a possibilidade de ver sites exclusivos ie no firefox.

  22. Avatar de Nuno Amaral
    Nuno Amaral

    Eu como WebDesigner tenho de usar IE6, IE7 e FF.

    E gosto tanto do IE7 e FF.

    O problema é que há algumas diferenças a nivel de CSS.
    É por isso que tenho de usar os 3 para corrigir esses problemas.

  23. Avatar de Edward
    Edward

    Eu só uso Firefox Mozilla,gosto e tenho muita confiança nele.Acho que pode ser melhorado ainda mais.

    Fuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

  24. Avatar de IR
    IR

    Pois eu tb sou dos que experimentaram e nunca mais largaram, e ate agora não me arrependo….

  25. Avatar de Rui Peixeiro
    Rui Peixeiro

    Para mim, o FF é optimo.
    Com icon, sem icon, skin, … por mim o aspecto é o que menos conta. Mas sei que para muitos não é bem assim…

    O publico que a Mozilla deveria tentar consquistar, são aqueles que compram um PC e ficam 2 ou 3 anos com ele, sem o formatarem e quase sem instalar qualquer programa.
    Este grupo são muitos, têm medo de tudo, principalmente de fazer borrada!

    Uma forma de ir até eles, é atravez dos pacotes e agora que podem integrar o Staroffice, é uma boa oportunidade de o divulgarem… Tentar que os computadores já saiam das lojas com o pacote instalado, e o FF com um skin mais agradável e uma ou outra extensão.

  26. Avatar de Miguel Jeri

    Eu continuo a usar o firefox. Não acho que uma taxa de retenção de 50% seja mau, no fundo a questão é se o copo está meio cheio e meio vazio. Para mim se de cada 2 pessoas que experimenta o firefox uma o vai usar de facto, não é nada mau.

    Agora, pelo que tenho visto a grande maioria das pessoas está se pouco preocupando para que browser usa, por isso usa o IE que já vem com o windows e nem pensa mais nisso. Eu também o fazia até o meu primo me dizer que existia o fox, à uns anos atrás. O comodismo de não procurar alternativas ainda é muito forte; mas isto não ignorando que muita gente usa o IE por opção própria.

    Cumps a todos

  27. Avatar de joao
    joao

    Eu utilizo o IE 7, embora tenha o firefox e o opera…
    Tenho o IE 7 + Pro es estou satisfeito, mas tb ja ouve vezes em q tive de recorrer aos outros browsers!
    A nterface do IE 7 ate que nao esta má e é onde tenho la os meus favoritos todos e n utilizo os outros talvez por isso!

  28. Avatar de joao
    joao

    Talvez o IE 7 com o Pro viesse a realçar mais a sua utilizaçao ate pq da para fazer downloads dos videos do youtube facilmente!
    E tenha muitas outras opçoes interessantes..

  29. Avatar de FNP.PT
    FNP.PT

    Aqui está uma notícia verdadeira mas preocupante!
    Vou sugerir que tornem o “Raposa” tão bom como o IE e verão que os infieis virarão fieis!

  30. Avatar de Yuri Pelz Gossmann
    Yuri Pelz Gossmann

    Ok, eu confesso que não estou a utilizar o Firefox…

    Mas é porque estou a testar a sua próxima versão, a 3.0.

    Estou maravilhado com a biblioteca gráfica Cairo, usada na renderização de gráficos no Firefox 3, tamanha a beleza das páginas com uma maior suavidade nos textos e bordas.

    http://yur1t3ch.googlepages.com/Firefox3.0a8preNightlyTesterTools1.3.png

    Já dá para sentirmos um gostinho do que vem por aí no Firefox 3, e ele promete.

    Mozilla/5.0 (Windows; U; Windows NT 5.1; en-US; rv:1.9a8pre) Gecko/2007081505 Minefield/3.0a8pre ID:2007081505

    DOM Inspector 1.9a8pre
    Nightly Tester Tools 1.3b2

  31. Avatar de zarauuu
    zarauuu

    Boas!
    Eu sou um verdadeiro Firefox Fan!
    Tenho a bosta do Vista (conhecido como Millenium Edt 2) no pc de casa, e um macbook pro com Mac OS, e nos 2 os’s uso o Firefox, nao so por estar habituado, mas tambem porque o acho seguro e practico de utilizar, embora ache o safari fantastico, o firefox é bem melhor!!!

  32. Avatar de Miguel Jeri

    Yuri
    Realmente o aspecto está óptimo : )

  33. Avatar de sergio
    sergio

    Eu também sou usuário do Firefox e não troco por outro, mas acho que o problema é que a maioria está ainda acostumada com o IE e muitos ainda tem muito pouco interesse ou preguissa, pois devido ao fato de existirem tanto add-ons e a maioria ser um tanto leiga, eles têm medo ou preguissa de mexer.
    Eu já, quase não uso o IE, sómente em casos de alguns tipos de site, principalmente alguns de atualizações online que nescessita o IE.

  34. Avatar de Anderson Lopes

    Eu só uso firefox…

    apesar de não acreditar nos números aí mostrados, pode ser que seja realmente verdade…
    eu só uso firefox e indico para meus amigos e etc…
    muitos estão acostumados com o IE e acham que outro navegador dará problema, ou muitas vezes baixam e até deixam instalado, mas esquecem de usar o firefox como browser padrão, ou seja, fica como um programinha não ultilizado…

    =/ é foda… pra mim o firefox não precisa melhorar em nada, acho ele perfeito, apenas falta conhecimento por parte dos usuários, poucos sabem que o ff é mais seguro e só tem pontos a + que o IE7, e a maioria usa IE por ser o browser padrão do WINdows, portanto “acham” que é o mais confiável e o único que presta!

    =/ falta conhecimento! talvez divulgação…

  35. Avatar de nismonuno
    nismonuno

    meus amigos .. coitados de quem nao usa firefox.. lol
    para mim so existe firefox… sem duvida o melhor..

  36. Avatar de Preto
    Preto

    Eu sou utilizador de firefox, tento tb aconselhar aos amigos, por o achar o melhor navegador.

  37. Avatar de Agapito

    Firefox domina.

    Espalhem a palavra e expliquem como usar:

    Palavras-chave : “Control T” ; “Control K”

    A primeira abre uma “tab” nova, a segunda leva ao motor de busca integrado do Firefox (Google).

    A spessoas que usam o IE7 vão à mesma janela para escrever “Google”, porque aquilo tem o MS Live ligado.

    E assim se convertem utilizadores do IE. Vão por mim.

    cumps ao pessoal.

  38. Avatar de Carlos

    Como eu escrevi no primeiro comentário depende dos sites, agora li muita coisa género usam IE porque não conhecem outros browsers, sim uma pequena minoria O FF é o maior não pensem nisso pode ser quase equivalente ao IE7 mas não é tão apelativo e asa Skins na sua maioria não são muito aconselháveis deixam o FF mais lento e mais vulnerável , temos que concordar que tem uma aparencia um pouco infantil ou mesmo tosca mas isso é que lhe dá graça e originalidade e o Icon esse é perfeito, agressivo e simpático, e como não acredito nessas estatisticas pessimistas, acho que é mais um golpe publicitário bem orquestrado . Espero que o FF 3.0 saia em breve assim como o IE8 .

    Bem Haja
    Carlos

  39. Avatar de Pedro
    Pedro

    @ Carlos

    “…Skins na sua maioria não são muito aconselháveis deixam o FF mais lento e mais vulnerável…”

    Gostava de saber desde quando é que uma skin deixa um browser vulnerável, mais lento ainda acredito, agora vulnerável não tem nada a ver!

  40. Avatar de Rui Santos
    Rui Santos

    Firefox Sempre(Não há melhor)

  41. Avatar de Carlos

    @Pedro

    Já me aconteceu instalei uma skin e veio uma série de erros que me obrigaram a reinstalar o FF tendo perdido os marcadores todos, quando reinstalei instalei a mesma skin e aconteceu o mesmo, desde aí está como a Mozilla o colocou no mundo e está a 100% . E eu disse na sua maioria não todas .

    Um Bem Haja para ti
    Carlos

  42. Avatar de Pedro
    Pedro

    Vulnerável eu penso que é em questões de segurança do utilizador, isso é outro tipo de erros.

  43. Avatar de Carlos

    @Pedro

    Não te estou a entender, e se calhar é melhor assim .

    Sem Mais
    Carlos

  44. Avatar de Vítor I.

    É tudo uma questão de ”marketing”. O Opera (que é de longe o melhor browser de todos) tem uma percentagem de utilizadores reduzida devido à fraca promoção.

  45. Avatar de Majesticskull

    Eu simplesmente AMO o firefox, depois que comecei a usar este browser não troco por nenhum outro. Firefox forever!

  46. Avatar de Fabiano
    Fabiano

    Firefox para todos, tenho uma lan house e percebo que as pessoas foram treinadas a usar o IE, mais elas nao sao culpadas e sim as politicas de um sistema operacional, mais apartir do momento que as pessoas navegam no Firefox nao querem mais saber do IE, pra cada cliente novo que aparece aqui eu mostro o firefox, assim eu ajudo a comunidade e meus clientes.

  47. Avatar de Carlos
    Carlos

    “Isso sim é browser, eles só precisam melhorar o uso de memória (mto leak).”

    Só? Parece-me uma grande falha! 😛

  48. Avatar de b@bykhan

    Foi aqui que conheci o FireFox e desde que o conheço nunca mais senti necessidade de utilizar o IE. Concordo totalmente com a ideia postada aqui atrás que se um site não é bem visualizado no FireFox é porque está mal desenhado. Por essa razão também tenho o IE e o Opera, vivendo numa democracia temos que aceitar a liberdade dos outros de criar o que quiserem, da maneira que quiserem. Há várias alternativas mas nenhuma chega perto do FireFox.

  49. Avatar de Paulo
    Paulo

    O Firefox é um lixo. A janela de download desapareceu do meu pc, ele faz downloads sem eu saber que começaram, se não usa URL helper nunca saberia o que está acontecendo. Já desinstalei e reinstalei várias vezes, sempre é o mesmo lixo. Ninguém pode usar o firefox para qualquer coisa séria, ele chega a ser perigoso. Não sou fã da Microsoft, mas o IE é melhor. Além disso o Firefox tem vários problemas com AJAX.

  50. Avatar de PTMblogger

    @Paulo

    Eu tenho a impressão que isso é spyware ou um browser hijack. Acredita em mim quando o digo, o Firefox é melhor do que o IE. Tudo o que o IE tem de bom o Firefox também o tem ou pode ter. Eu aconselho a reinstalar outra vez e limpar a pasta com o perfil que usas (que tem os favoritos, extensões, etc…). Talvez experimentar o “Adaware” e o “Spybot Search & Destroy”, além de um bom antivírus.

  51. Avatar de antonio
    antonio

    Boas. Detestava o FF até o começar a usar, agora não quero outro, para mim o único rival à altura é o Opera mas como ainda não é suportado por muitas páginas perde para o FF. O IE não tem nada de novo, e se falarmos de visual é muito melhor que os IEs mesmo o 7 que me surpreendeu pela negativa quando abri as opções e… surpresa eram iguais ao 6. Com FireFox veio o interesse pelo opensource, agora até linux tou a experimentar eu que à um ano atrás nem queria formatar o pc com medo. A sugestão tenho é melhorar um pouco a skin default (mas nada parecido com o IE), aumentar um pouco a rapidez, e criar uma já falada pagina ou plugin de iniciação rápida para quem chega puder ver o que nas mãos e não ir assustado por não saber mexer… cumps

  52. Avatar de Diogo
    Diogo

    A mudança de ícone não terá quase de certeza o efeito desejado, pois no máximo vai levar mais pessoal a experimentá-lo e não a continuar a usá-lo, que era o objectivo!

  53. Avatar de paulo
    paulo

    alguem por favor poderia me ajudar? 🙁
    botei ontem o meu windows vista. (eu tinha o xp antes)
    e o mozila funcionava normalmente.. sempre fazia meus downloads e salvava depois e quando completava, estava no lugar que eu sempre salvei.. enfim, quando eu mudei para o vista e comecei a fazer meus downloads (tentar, no caso) ele simplesmente ao completar o download, desaparecia do lugar onde eu tinha deixado. como se ao terminar, ele fosse deletado do meu computador. pois ele nao some dali e vai pra outro canto nao(isto é, eu acho), ele simplesmente some do meu pc! :S
    alguem saberia o que tá acontecendo? =/
    pode ser alguma configuração que eu nao saiba onde é…
    mas se alguem souber como me ajudar vou ficar super agradecido pois AMO o mozila hehe 😛

  54. Avatar de Nuno

    Mozilla Firefox, sem qualquer sombra de dúvidas.

    Sempre que pego num PC para utilizar Internet, a primeira coisa que faço é “mandar” passear o Internet Explorer..
    🙂

  55. Avatar de Paulo (outro Paulo)
    Paulo (outro Paulo)

    Paulo de cima, deve estar na pasta Download em Documentos.