Utilizadores do Windows 11 não poderão desinstalar o Recall da Microsoft

48 Comentários

O Recall foi anunciado pela Microsoft e gerou relativa discórdia por ser, na perspetiva de alguns utilizadores, invasivo. Apesar disto, a novidade do Windows 11 não poderá ser desinstalada.

Recall da Microsoft

Em maio, a Microsoft anunciou o Recall, um recurso do Copilot+ que, essencialmente, rastreia o comportamento do utilizador no PC e faz capturas de ecrã constantes. Segundo a Microsoft, o objetivo desta funcionalidade passa por assegurar que o utilizador encontra facilmente tudo o que esteve a fazer, caso precise.

Os críticos do Recall apontaram, desde logo, que este é altamente suscetível a falhas de cibersegurança, uma vez que guarda indiscriminadamente informações sensíveis como palavras-passe, trabalho confidencial e informações pessoais.

Aliás, Kevin Beaumont, antigo especialista em segurança da Microsoft, descreveu-o como um “desastre” em termos de cibersegurança: “Roubar tudo o que alguma vez escreveste ou viste no teu próprio PC com Windows é agora possível com duas linhas de código”.

Recall da Microsoft

 

A possibilidade de desinstalar o Recall era um bug

Apesar de ter circulado a informação de que os utilizadores poderiam desinstalar completamente o Recall, parece que essa possibilidade era apenas um bug.

Estamos cientes de um problema em que o Recall está incorretamente indicado como uma opção na caixa de diálogo ‘Ativar ou desativar recursos do Windows’ no Painel de Controlo. Isso será corrigido numa próxima atualização.

Esclareceu Brandon LeBlanc, chefe de produto sénior do Windows, à comunicação social, dando a entender que a novidade do Windows 11 não poderá ser desinstalada.

O Recall estava inicialmente previsto para ser lançado em junho, mas foi sendo adiado à medida que a Microsoft se esforçava para resolver os problemas de segurança. Agora, o lançamento está previsto para outubro, destinado aos utilizadores do Windows Insiders.

Comentários

48

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de eu
    eu

    Ja e tempo,de as pessoas irem para o linux,mais um balde de agua fria do ruindow.mais uma para controlar,as pessoas.estamos lixados.

    1. Avatar de AlexS
      AlexS

      O linux precisa de ter uma opção móvel, sem isso nunca vai crescer muito.

      1. Avatar de Nirelle
        Nirelle

        O um tipo nos estados unidos meteu o Ubuntu num surface da Microsoft e corre sem problemas.

        https://www.youtube.com/watch?v=17oLtwDfMAg
        https://www.youtube.com/watch?v=79Jj0jWXyWo

        há mais videos.

      2. Avatar de Snowy
        Snowy

        Bem, isso já existe AlexS, o Ubuntu Touch está ai, Manjaro também pode ser baixado para telemóvel na versão ARM, Existe um projeto no GitHub também chamado “Pine64-Arch” como esta no nome consiste na instalação de Arch ARM nos telemoveis Pine, OpenSUSE fez o mesmo se não estou enganado

  2. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    E com o NTLite?

  3. Avatar de Nuno
    Nuno

    Mais um prego no caixão!!!

  4. Avatar de Pgomes
    Pgomes

    Basta usar o comando no PowerShell:
    dism.exe /online /disable-feature /featurename:recall

  5. Avatar de cê erre sete
    cê erre sete

    Ah e tal era um “bug” lol. Copilot, recall, publicidade, bloated af o windows é actualmente mais adware e spyware que sistema operativo, a microsoft está a abusar como nunca antes e consequências? zero. Fazem o que querem não há limite para estas empresas.

  6. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Acho estranho a Europa ainda não se ter pronunciado acerca disto…

    1. Avatar de Técnico Meo
      Técnico Meo

      A Europa quer acabar com a criptografia hahaha

      1. Avatar de osi
        osi

        talvez haja uma minoria que gostasse de ver isso a acontecer, mas enquanto houver o minimo de bom senso e liberdade isso não passa

  7. Avatar de João
    João

    Adeus MS, já estou a estudar para qual Linux migrar. 90% inclinado ao mint

    1. Avatar de Veritas
      Veritas

      Aconselho Linux Mint.

      1. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        Já deram uma oportunidade ao Ubuntu?

        1. Avatar de joão
          joão

          E que tal Fedora?

    2. Avatar de Alves
      Alves

      sugiro que observe bem e compare antes de sua escolha definitiva: Linux Mint, Zorin OS, Big Linux.

      1. Avatar de iDroid
        iDroid

        Qual a distribuição Linux que me permite correr o Revit?

        1. Avatar de Nirelle
          Nirelle

          Uma com o Wine vai correr ou procura uma alternativa em Linux.

          https://alternativeto.net/software/autodesk-revit/?platform=linux

          Muitos recomendam o Sweet Home 3D (open-source)

        2. Avatar de SUperUser
          SUperUser

          Nenhuma nem com wine, eis a razão que ainda não larguei o Windows, um dia quando for possível correr nativamente em Linux programas Adobe, Autodesk entre outros eu penso mudar até lá é o que temos.

        3. Avatar de Coelho
          Coelho

          Nenhum programa da Autodesk funciona no Linux, o Archicad também não, nem com o Wine. O único software que funciona relativamente bem é o Sketchup.

    3. Avatar de Miguel Dias
      Miguel Dias

      Dê uma visgta de olhos ao Bluefin do projecto universal Blue, eu já uso desde o inicio deste ano e é muito estável, é baseado no Fedora Silverblue (é a versão imutável do Fedora), só que já vem todo configurado. Para jogos o projecto universal Blue também têm o Bazzite. Há muitas opções, mas nada como testar e ver o que se gosta.

  8. Avatar de Ze
    Ze

    Onde andam as agencias defensoras dos direitos à privacidade e proteccao de dados?

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Onde é que uma feature que podes decidir se usas ou não e gere os teus dados dentro de um equipamento que é teu vai ligar com privacidade e proteção de dados?
      Não se informam e depois andam a fazer figura de ursos

    2. Avatar de João
      João

      Devem estar a utilizar o w11.

    3. Avatar de Olhão
      Olhão

      Atarefados a contar as Roxas….

  9. Avatar de João
    João

    Devem estar a utilizar o w11.

  10. Avatar de Nilson
    Nilson

    Os próprios capitalistas destruindo a riquesa que eles criaram, com essas desgraças de monopólio, patente, impressão de dinheiro etc,

  11. Avatar de joselao
    joselao

    Até o novo notepad já mandei para as urtigas. É mato apanhar formadores a abrir notepad e a escarrapachar as passes todas no teams.

  12. Avatar de Damnupa Kot
    Damnupa Kot

    a ver vamos,,,

  13. Avatar de Ivo
    Ivo

    Penso que, em Portugal, esta medida da Microsoft está a violar o RGPD. A entidade que regula o RGPD deve começar a investigar.

    1. Avatar de Lei RGPD
      Lei RGPD

      A entidade que regula RGPD, têm um nome (CNPD) e queixa-se que cerca de 30 funcionários para o país inteiro não permite actuar…Mas nada impede as pessoas a fazerem queixa!

      Se não for uma expressão livre do utilizador, mas a Microsoft a impor, então sim provavelmente viola RGPD, mas só no dia em que a CNPD, assim deliberar!

  14. Avatar de Contador
    Contador

    Mais um artigo sobre Windows onde os do Linux vêm tentar novamente convencer as pessoas a usar aquilo que eles tão espetacularmente usam. Ainda não vai ser desta. Irá arranjar-se uma maneira de não usar esta feature. Se não der para desligar irá concerteza dar para desinstalar. Hoje pode não dar, amanhã é outro dia.

    Divirtam-se os vendedores de linux.

    1. Avatar de Nirelle
      Nirelle

      Lê o artigo xulista

      “Apesar de ter circulado a informação de que os utilizadores poderiam desinstalar completamente o Recall, parece que essa possibilidade era apenas um bug.”

      A Microsoft manda e tu obedeces sem protestar.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Informa-te sobre o que é a funcionalidade e se vem activa e se podes desabilitar

  15. Avatar de AO
    AO

    Embora não seja possível desinstalar é bastante simples desativar o Recall da Microsoft por intermédio de uma opção existente nas definições.

    1. Avatar de Ismas
      Ismas

      já instalei a ultima versão do Windows 24h2 e basta desativar o serviço como comentou o @AO , pelo visto o Autor: Ana Sofia Neto não pesquisou mais sobre esta matéria!

      1. Avatar de Miguel Dias
        Miguel Dias

        Também pensei nisso, mas acho que perdi a paciência para as invenções de Microsoft, mudei para Linux Bluefin e só me arrependo de não ter mudado antes…é tudo perfeito? Claro que não, nada é, mas para o que faço está impecável.

  16. Avatar de irlm
    irlm

    ou em então via ctt script

  17. Avatar de oscar
    oscar

    E ainda se queixam dos chineses que veem tudo….

  18. Avatar de PJA
    PJA

    UE toada de posição exige-se.

  19. Avatar de Nirelle
    Nirelle

    Recall é uma feature da Microsoft que tira printscreens a cada 5 segundos e é uma das falhas de segurança. Mas pode ser parada ou pausada dependendo do que o utilizador querer (segundo a Microsoft). Eu tenho duvidas em relação a isto.

    1. Avatar de SUperUser
      SUperUser

      Mas não usas só Linux??? qual é a tua preocupação mesmo???

    2. Avatar de João
      João

      Sim, confia. Nada será enviado para a ms

  20. Avatar de Jorge Aragão
    Jorge Aragão

    É por essas e outras que continuo com o W10.

    1. Avatar de SUperUser
      SUperUser

      Sim claro, pareces os mesmos com o windows xp quando surgiu o win7 e depois os com win7 quando surgiu 10, eventualmente tiveram de mudar para a ultima versão porque mataram todo o suporte…

      1. Avatar de Marcos
        Marcos

        Ora nem mais, eu próprio mudei de XP para 7 e depois para o 11 , saltei várias versões e nem o 10 cheguei a usar, só mudei do 7 para o 11 a cerca de ano e meio, mas como disseste, não é parcial, foi mesmo morte total ao suporte…e até não me espanta que desenvolvam drivers com bugs para forçar a mudança mas isso é outra história.
        Afinal de contas vai dar para desativar ou não? Pelo que li não vai…..se der muito bem mantenho o dual boot, se não der sem dúvidas que no mínimo vou tentar usar o Linux mint para o que for possível…..
        O PC é meu, paguei pela licença do Windows, porque é que é a Microsoft que decide o que tenho a esgotar ou não os recursos da máquina…..

  21. Avatar de Tafc
    Tafc

    Windows 10, SEMPRE!

    W11 está cada vez pior!

    1. Avatar de Marcos
      Marcos

      A pensar assim não sei porque não metes o XP…..foi bom, o 7 tbm e o 10 tbm teve o seu tempo, mais tarde vais ter de mudar, se não for para o 11 vai ser o 12 ou outro SO….. é até anularem todo o suporte