Utilizadores do Opera não o actualizam com frequência

70 Comentários

O Chrome é actualizado por 97% dos utilizadores, enquanto apenas 53% dos internautas que utilizam o Safari o mantêm “remendado”. Somente 24% dos utilizadores do Opera têm o cuidado de o actualizar.

O estudo é dos suíços Thomas Duebendorfer (da Google Suíça) e Stefan Frei e conclui que os utilizadores do Chrome e do Firefox mantêm os seus browsers mais actualizados do que os restantes internautas.

O facto de ter de se actualizar o sistema operativo Tiger ou Leopard quando se quer actualizar a versão do Safari é apontado como um dos dissuasores. Uma actualização do Opera, por sua vez, implica executar os mesmos passos de quem está a instalar o Opera pela primeira vez. Apenas 24% dos utilizadores é que têm as versões mais recentes, três semanas depois do lançamento.

Nesse sentido, o sistema Omaha, que a Google utiliza no Chrome é um sucesso. O Omaha procura actualizações a cada cinco horas e é silencioso: descarrega automaticamente as novidades e instala-as quando o programa é reiniciado. Resultado: 97% dos internautas corre a versão mais actual (só não chega aos 100% pois há utilizadores que não o reiniciam e muitos que acedem através de Internet Cafés).

O Firefox é actualizado por 85% dos utilizadores, no prazo de três semanas. O sistema da Mozilla procura frequentemente as novas versões e patches e incentiva o utilizador a instalá-las, noticia a PC World. Leia o estudo na íntegra. Exame Informática

Partilhar:
Tags:

Comentários

70

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Morbus

    Já era conhecido. O Firefox é o que tem os users mais “inteligentes”. O que faz dele, estatisticamente, o mais seguro.

    —–
    http://nocontinues.net/ – Os jogos que interessam

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Segundo sua lógica tortuosa, os utilizadores de Windows Seven são mais espertos ainda, pois estão a correr a última versão do IE8!

      1. Avatar de Eduardo Garcia
        Eduardo Garcia

        kkkk, essa foi a melhor!!!

      2. Avatar de Edgar Sousa
        Edgar Sousa

        Não percebi essa de atacar a lógica do Morbus… O que ele queria dizer é que o utilizador comum de Firefox é alguém com alguns conhecimentos e alerta para o histórico de problemas do IE, senão também não mudava.

        Isso faz com que o FF
        1º) não seja um alvo para os criminoso
        2º) não espere pelas terças para ser actualizado e
        3º) o seu utilizador muito provavelmente é um que tem um antivírus activo e actualizado.

        Já agora, o facto de ter o Seven não quer dizer que se use o IE8.

        1. Avatar de camarao
          camarao

          Talvez porque o Opera esteja tão mais avançado do que os outros, os seus utilizadores não sentem necessidade de o actualizar tão frequentemente.

      3. Avatar de EacHTimE
        EacHTimE

        É necessário actualizar sempre o IE com o Windows Update e há muita gente que não faz isso..

        1. Avatar de The Duke
          The Duke

          Firefox não actualiza automátic??? Onde está a inteligência dos users em relação a isso?

    2. Avatar de Paulo Martins
      Paulo Martins

      Lol…

      Ou isso ou o facto de ele se actualizar automaticamente ou pedir para ser actualizado no meu caso quando estou no Vista, em Linux ele é automaticamente actualizado com os updates do sistema, o IE também é actualizado com os updates do Windows, mas nem toda a gente os tem activos por razões óbvias…

    3. Avatar de tagravado.com

      o q acontece é q as pessoas instalam firefox e opera e depois n voltam a tocar no opera 😀

      1. Avatar de António Coutinho
        António Coutinho

        Só uso o FF por causa da compatibilidade com o Orbit.

        O Opera é tão avançado que nem é interessante actualizar. 😀

        1. Avatar de .q¹
          .q¹

          António se é só pelo Orbit, o link abaixo pode ajudar:

          oGet. Support 25 Download Managers in Opera

          1. Avatar de António Coutinho
            António Coutinho

            Bom, parece que já posso desinstalar o FF.

            Obrigado. 🙂

      2. Avatar de Drakul
        Drakul

        A mim foi ao contrário e amigos meus também não digo a 100% mas a maior parte que experimenta o Opera já não pega em mais nenhum.

        Quando digo experimenta, não estou a falar em 10m a ver o design da coisa.

        1. Avatar de Tijó
          Tijó

          O Opera é como uma “gaja” muito boa,tem pequenos defeitos mas a gente não a larga por nada deste mundo.
          É amor à primeira vista.

          hehehehe

          1. Avatar de clinis

            Eu actualizo o Opera sempre que vem o aviso de actualização

            Tijó: tens razão, eu ainda não larguei a minha “gaja” xD

            Drakul: eu já não me lembro como cheguei ao Opera, mas sei que foi o melhor browser que experimentei.

            Tens razão quanto ao experimentar, não é so 10 minutos…

    4. Avatar de camarao
      camarao

      São tão inteligentes que escolhem um browser que está sempre uns passos atrás do Opera e que necessitam de estar sempre a actualizar para ver se conseguem estar ao nível do Opera.
      Já os utilizadores do Opera, sabem que mesmo estando 3 ou 5 versões desactualizados ainda têm um browser muito à frente dos outros utilizadores, logo não têm esse problema. E muito menos, esses complexos de inferioridade.

    5. Avatar de Newtomic

      Lol ele diz isso só porque é um dos… 😀

      1. Avatar de Newtomic

        Bem não tinha reparado que existiam tantos FanBoy’s do Opera aqui por estes lados…

        1. Avatar de Tijó
          Tijó

          Não fales do que não sabes,okey?

  2. Avatar de Eduardo Garcia
    Eduardo Garcia

    Nada, o firefox demora demais pra inicializar só por causa dos complementos.
    Uso o chrome e diariamente verifico atualizações, tem vez que ele atualiza sozinho!!!

    1. Avatar de Eduardo Garcia
      Eduardo Garcia

      Ah é mesmo, é muito silencioso a atualização do chrome!

    2. Avatar de Ecchin
      Ecchin

      Eu não vivo sem os meus ricos addons… é verdade que há uns que me sugam o sistema todo, mas não os que eu uso.

      Não gosto da abordagem do Chrome… Prefiro que os meus programas não façam nada às escondidas. Fazer downloads silenciosamente não me soa assim tão bem, principalmente com internet limitada em casa.

  3. Avatar de Tijó
    Tijó

    No caso do Opera,o caso muda de figura com a chegada do novo Opera 10 em Windows, até porque em Linux é tudo automático.

    Cumps,
    Tijó

  4. Avatar de Geração HD

    E o estudo é da Google Suiça ? hummmmmmmmmm 😛

    1. Avatar de Zadkziel
      Zadkziel

      De facto este comentário e bastante pertinente! Um estudo feito pela google que deiz que a google é a melhor… Acho que não é nada de estranhar.

      1. Avatar de Ricardo Ferreira
        Ricardo Ferreira

        Onde é que viste que a Google era a melhor?!

        1. Avatar de Paulo39
          Paulo39

          A fundação Mozilla é patrocinada pela Google

        2. Avatar de Paulo39
          Paulo39

          Apenas um simples e leve add-on torna o FF o browser mais seguro (se é que não o é já de princípio): No Script

          1. Avatar de Newtomic

            Mas nem toda a gente tem cabeçinha para usar essa coisa 😉
            e principalmente não tem paciência, mas que não haja dúvidas segurança num browser = NoScript. 🙂

          2. Avatar de Yuy
            Yuy

            Podes permitir o JavaScript globalmente que mesmo assim o NoScript (https://addons.mozilla.org/pt-PT/firefox/addon/722) vai-te proteger contra alguns problemas de segurança existentes nomeadamente ataques ClickJacking e XSS.

  5. Avatar de nome
    nome

    com o opera 10 isso vai acabar. com o auto update

    1. Avatar de Yuy
      Yuy

      Mas pelo andar do desenvolvimento… ainda não é desta que é totalmente automático. Deveriam colocar a actualização totalmente transparente a menos que o utilizador final especifica-se em contrário… porque pode aparecer o aviso mas muitos utilizadores vão simplesmente ignorar só porque sim.

  6. Avatar de Helvio
    Helvio

    Eu uso o Chrome

    E a cada atualização tenho trabalho de remover mais ou menos 50 MB do lixo da versão anterior, isto é: inteligente por um lado, sem praticidade por outro

    Espero que no Opera 10 finalmente o update seja automático, mas não deixe restos como no Chrome

  7. Avatar de JuaAo
    JuaAo

    eu sempre atualizo o meu!
    eu adoro ficar atualizando meus softwares ;D

  8. Avatar de BlinZK
    BlinZK

    Off-Topic

    Chegou o meu CD do Ubuntu 9.04!
    Thank you Canonical!! 🙂

  9. Avatar de .q¹
    .q¹

    Alguns pontos importantes a referir:

    Os utilizadores do Firefox não são mais inteligentes que os outros.
    A diferença aqui consiste nos updates automáticos, nada a ver com inteligência…
    O Google Chrome por defeito instala um serviço especifico para o propósito de verificar a existência de updates.
    O Opera ainda não tem essa função implementada mas está em curso a sua integração na versão 10.
    No entanto, suporta upgrades cada vez que se instala uma nova versão mantendo todas as definições intactas.

    @Morbus

    Segundo a Secunia o Firefox é o browser mais vulnerável e o Opera o mais seguro

    No link acima aconselho a leitura do pdf da Secunia antes de tirarem conclusões precipitadas baseadas no vosso gosto pessoal por determinado software.
    Páginas 11 e 12

      1. Avatar de .q¹
        .q¹

        Conheço perfeitamente a posição da Mozilla em respeito ao relatório da Secunia.
        É óbvio que a Mozilla não iria deixar o seu browser receber tanta má publicidade…
        Eles tem uma percentagem de mercado assinalável e é natural que a queiram defender.

        Caso não tenhas lido o pdf, eu menciono um pormenor importante:

        O IE registou uma marca de 266 falhas de segurança na categoria de add-ons devido ao ActiveX.
        O firefox uma falha com uma extensão.

        No entanto há muitos utilizadores de firefox com a extensão IE Tab instalada, logo cada vez que a usam estão sujeitos às mesmas vulnerabilidades do IE.

        Já para não falar em extensões não controladas pela Mozilla.

        1. Avatar de Newtomic

          Mas agora podes crucificar o Firefox só porque alguns utilizadores usam extensões que não são monitorizadas ou extensões menos próprias, pá santa paciência!
          E depois são os outros é que decidem mediante a sua preferência, pois claro que tu não senhor tu decides tudo tendo em conta os FACTOS certo? :-/

          1. Avatar de .q¹
            .q¹

            Crucificar o Firefox?
            Leste bem o que escrevi?
            Se quisesse crucificar o Firefox, o texto seria bem diferente pois iria expor a minha opinião baseada em gostos (não gosto) e ao invés disso expus alguns factos.

            Quando é outro browser a falhar, os utilizadores de Firefox sabem mencionar a Secunia para reforçarem a sua convicção de que o Firefox é o mais seguro.
            Quando são atacados é vê-los a dizer que a Secunia não é uma fonte a ter em conta.

            Se todos podemos falar de outros utilizadores que instalam tudo e mais alguma coisa no IE, porque razão não posso eu falar de utilizadores de Firefox e as suas escolhas?
            É válido para qualquer um dos browers.

            Eu decido o que é melhor para mim baseado nos meus gostos e necessidades, não preciso de factos para escolher software A ou B.

            Tenho “instalado” (portable ou sandbox), Firefox, Chrome, Safari, SRWare Iron e outros…

            Alguns é só para estar a par das últimas novidades, outros porque preciso mesmo de os usar.

            Também tenho extensões no Firefox e continua cá portanto como vês não decido nada por factos mas sim pelo que preciso.

            Se não tens paciência para ler factos sobre outros utilizadores, nem quero imaginar se crucificasse o browser.
            Estamos a falar de software apenas. Não consigo compreender essas reacções…

  10. Avatar de Hell_Shoot
    Hell_Shoot

    O problema por assim dizer está nas actualizações automáticas, coisa que o Opera não faz. O Opera notifica que existe uma nova versão, quem quiser actualizar está à vontade, quem não quiser não necessita. Para mim é a melhor opção, visto que nem sempre queremos actualizar certo software nesse momento. Já me aconteceu querer pesquisar uma coisa muito rápidamente e aparece-me a janela a perguntar se queria actualizar, mas como estava com pressa disse que não, e actualizei mais tarde. Este para mim é o melhor sistema como já referi, inclusive é como tenho definidas as actualizações do Windows.

  11. Avatar de Felippe
    Felippe

    esta sempre em faze beta os programas hoje em dia?
    nao aguento mais falar em atualizaçao kkkkkkkk
    parece até uma brincadeira que eu estou com a pulga atras da orelha sobre programas que ficam toda hora se atualizando!!!!!
    o caso do AVG e do Firefox se atualizarem toda semana é uma coisa meia pra chamar a atençao das pessoas para baixarem o programa!!!!

    as atualizacoes serve pra chamar a atençao e gerar mais downloads

    1. Avatar de Yuy
      Yuy

      Lol… a Mozilla não tem interesse em estar sempre lançando versões novas por causa de problemas de segurança… é má publicidade, mas fazem-no para manter o browser o mais seguro possível.

  12. Avatar de aospapeis.blogspot.com

    Eu cá, actualizo o Ópera mais vezes do que o utilizo 🙂

  13. Avatar de Drakul
    Drakul

    Talvez porque o Chrome e o Firefox têm actualizações automaticas, não?

  14. Avatar de Sílvio Horta

    @tagravado.com
    Usei o Firefox primeiro que o Opera, instalei o Opera e nunca mais quis nenhum outro. Apesar de ter tambem instalado o Firefox simplesmente não o uso.

    @António Coutinho
    Concordo em absoluto.

  15. Avatar de Canelas
    Canelas

    Entre chrome, FF3 e opera, este último consegue ser + seguro mm sem essas actualizações. O chrome em termos de actualizações automáticas ainda consegue ser pior que o FF3, pq enquanto o FF3 diz que há uma nova versão, o chrome é preciso o utilizador verificar (pelo menos foi é o que me acontece).

  16. Avatar de ZiLOG
    ZiLOG

    Não sei qual é o melhor nem o pior…só sei que não troco o Firefox por nenhum outro. Nunca tive problemas com ele e preciso dos plugins dele.

  17. Avatar de Hell_Shoot
    Hell_Shoot

    @Paulo39

    Como o .q¹ já referiu: “Segundo a Secunia o Firefox é o browser mais vulnerável e o Opera o mais seguro.”

    @Yui

    Isso foi uma resposta rápida para “salvar a pele” do Firefox

    Se leres o primeiro comentário percebes logo como isso foi feito. lol

  18. Avatar de Newtomic

    Na minha opinião um utilizador com mais experiência prefere na sua grande maioria o Fx, não porque este seja o MELHOR-BROWSER-DO-MUNDO, mas porque é o mais costumizável e personalizável de todos e mesmo assim, com pouco investimento em leitura e em aprendizagem, pode também passar a ser o mais seguro e o mais limpo, no entanto o Opera é a meu ver um melhor browser para quem não quer perder tempo com a coisa e andar mais ou menos bem montado! Todos os outros browsers são utilizados na sua maioria só porque sim…
    – O IE só usa quem é desinformado nestas coisas .FINAL;
    – O Safari usa basicamente quem usa o OS da Apple e também não é assim lá muito informado na coisa;
    – O Chrome usam alguns só porque sim e outros porque gostam da sua agilidade, no entanto quem percebe realmente da coisa continua a usar ou o Fx ou o Opera.

    E digo tudo isto baseando-me no conhecimento pessoal que tenho que até pode não ser muito mas é algum e por o que vejo a maioria das pessoas que usa o Chrome é só mesmo porque gostou e não se está para chatear, a maioria que usa o Opera é porque também tal como no Chrome gostou e não se está para chatear. Já a maioria que usa o Fx e porque gosta desta ou daquela funcionalidade que dá para meter através de uma ou outra extensão, é claro que também existem depois as excepções e em todos os browsers eles existem. No entanto creio que o que o Morbus quis dizer inicialmente é que muitos dos que usam o Fx é porque realmente sabem o que andam a fazer enquanto NAVEGAM!

    E com tudo isto não quero dizer que nenhum dos browsers é melhor!

    1. Avatar de .q¹
      .q¹

      “E com tudo isto não quero dizer que nenhum dos browsers é melhor!”

      Pelo teu depoimento em letras maiúsculas não se nota nada…

      Concluí com tudo o que escreveste que estás mesmo muito mal informado sobre os browsers e os utilizadores que falas e é por utilizadores como tu que o Morbus disse o que disse.

      À excepção de os fanáticos de Mac nunca vi tamanho fanatismo como os utilizadores do Firefox.

      1. Avatar de Newtomic

        É uma questão de entendimento da tua parte se achas que sou FanBoy problema o teu se não percebeste o meu post temos pena mas nada posso fazer…

        1. Avatar de .q¹
          .q¹

          😀

          Primeiro chamas os outros de fanboys e depois escreves em letras maiúsculas que o Firefox é o melhor browser do mundo, depois contradizes-te nos teus argumentos, agora dizes que é um problema meu não ter entendido o teu post…

          enfim…
          Tu é que não entendes o que fizeste aqui.
          Estamos num artigo sobre o Opera e tu decidiste fazer spam sem razão aparente.

          Ou já não te lembras dos teus primeiros posts?

          “Lol ele diz isso só porque é um dos…”

          e

          “Bem não tinha reparado que existiam tantos FanBoy’s do Opera aqui por estes lados…”

          Quando vires posts meus em artigos do firefox com a mesma atitude que a tua avisa… 😉

          1. Avatar de Newtomic

            É pá ok já fui reler o que escrevi e compreendo que posso ter passado a mensagem errada, pois afinal eu disse isto…

            “Na minha opinião um utilizador com mais experiência prefere na sua grande maioria o Fx, não porque este seja o MELHOR-BROWSER-DO-MUNDO, mas porque é o mais costumizável e personalizável de todos e mesmo assim, com pouco investimento em leitura e em aprendizagem, pode também passar a ser o mais seguro e o mais limpo, no entanto o Opera é a meu ver um melhor browser para quem não quer perder tempo com a coisa e andar mais ou menos bem montado!”

            O que eu queria dizer ou o que queria fazer transparecer é que o pessoal que prefere o Fx não é por o considerar o melhor de todos, mas sim porque ele é extremamente personalizavel, mas compreendo que tenhas percebido que eu tivesse afirmado que era o melhor do mundo, mas não não o fiz, ou melhor nunca foi essa a minha intenção, até porque como podes ler no mesmo post considero que sem mexer uma palha nos browsers de origem o Opera é o melhor de todos eles e mantenho a minha opinião em relação a isso. Depois se foi spam peço desculpa não pensei que num simples blog se desse tanta importância a isso mas desde já peço desculpa. 🙁 E já agora o post em resposta ao Morbus é porque o conheço e sei o que é que a ‘casa’ gasta! 😀
            Aniway se ficaste com a impressão de que sou um FanBoy tenho pena de poder ter transparecido isso, mas não foi nem é minha intenção agora que existem muitos coment’s do género FanBoy por parte de quem gosta do Opera isso julgo que é inegável, seja como for nunca apliquei isso a nomes em concreto! :-/

          2. Avatar de .q¹
            .q¹

            Tréguas 🙂

            Pontos de vista esclarecidos de ambas as partes e as minhas desculpas se disse algo menos correcto para com a tua posição sobre esta matéria.

            Fica bem
            8)

          3. Avatar de Newtomic

            Claro as minhas desculpas também se disse algo menos correcto com o “calor” da discussão! 😉 😎

  19. Avatar de Programmer
    Programmer

    O Opera quando usei achei irritante, mas extremamente leve.

  20. Avatar de zl
    zl

    Eu uso em vista / xispa e wn6.1

  21. Avatar de Regis
    Regis

    A razão é muito simples. Em 1º lugar só anos depois de o Opera apresentar inúmeras novidades e funcionalidades é que os outros Browser as implementam. Assim os Operamaniacos estão sempre actualizados.
    2º as constantes falhas de segurança detectadas no Ff ou Ie tornam imprescindível que os seus utilizadores passem horas sem fim à espera das respectivas correcções, enquanto os utilizadores Opera vão surfando calma e seguramente 😀

    1. Avatar de Hell_Shoot
      Hell_Shoot

      Exactamente, o Opera como algums devém saber tem o Mouse Gestures, que de certa forma facilita a navegação. No dia 1 de Abril a equipa do Opera mostrou ao mundo um novo conceito de navegação web, o Opera Face Gestures, que com o nome indica, simula as acções do rato com a cara. Quem quiser ver pode visitar este link [url=http://labs.opera.com/news/2009/04/01/]Opera Face Gestures[/url]

      Também aconselho a ver este pequeno cartoon sobre a história do Opera. [url=http://www.opera.com/bitmaps/portal/15/strip.png]Celebrating 15 years of browser innovation[/url]

      PS: Pesso desculpa se os links não estão a funcionar correctamente, mas se a codificação http estiver a funcionar, não deve haver problemas.

      1. Avatar de Hell_Shoot
        Hell_Shoot

        Parece que não ficou a funcionar, para quém tiver dificuldades com os links pode sempre utilizar os próximos.

        Opera Face Gestures: http://labs.opera.com/news/2009/04/01/

        Celebrating 15 years of browser innovation: http://www.opera.com/bitmaps/portal/15/strip.png

        1. Avatar de .q¹
          .q¹

          Tens que usar:

          titulo

          não deixes espaços entre as aspas, foi apenas para exemplificar.

          No que diz respeito aos Face Gestures foste bem apanhado 😀
          É de facto uma partida de 1 de Abril. Aliás se leres com atenção o link para o artigo irás ver algo como:
          “Face Observation Opera Language” o que abreviado passa a “FOOL” ou seja April Fool’s Day.
          😀 :busted:

          1. Avatar de .q¹
            .q¹

            titulo

            espero que assim dê para perceber.

          2. Avatar de .q¹
            .q¹

            Isto assim não está a dar por isso vê o código aqui:

            Ref Tag

          3. Avatar de Hell_Shoot
            Hell_Shoot

            Peço desculpa se parece que estou a dúvidar de ti, mas não sei onde viste isso, pelo menos eu não consigo ver.

            E obrigrado pela dica dos links. Não me tinha lembrado do famoso .

          4. Avatar de Hell_Shoot
            Hell_Shoot

            Peço desculpa se parece que estou a dúvidar de ti, mas não sei onde viste isso, pelo menos eu não consigo ver.

            E obrigrado pela dica dos links. Não me tinha lembrado do famoso .

            Mas uma coisa é certa, o Opera ganha com facilidade em termos de inovação e segurança. E o cartoon tem uma pergunta engraçada no final, o que remonta para a qualidade do Opera.

          5. Avatar de Hell_Shoot
            Hell_Shoot

            Peço desculpa, a minha net foi abaixo, e eu pensava que não tinha enviado o comentário.

          6. Avatar de .q¹
            .q¹

            No link do artigo das Face Gestures procura pelo texto:
            “(…) By using an internal technology dubbed Face Observation Opera Language, we are able (…)

            Mas se queres mais provas vê aqui:

            http://my.opera.com/community/forums/topic.dml?id=271533

  22. Avatar de José Carlos
    José Carlos

    Uma questão para os utilizadores do Opera: como gerir os Bookmarks entre vários computadores e manter sempre apenas uma versão updated leia-se?

    Eu faço isto de modo transparente com um add-on do Firefox chamado Foxmarks (http://www.xmarks.com/).

    Obrigado