Usa o WhatsApp? Instale já a última versão

21 Comentários

O WhatsApp é, provavelmente, um dos serviços de messaging mais usados em todo o mundo. De acordo com dados recentes, são mais de mil milhões de utilizadores em todo o mundo, estando este serviço disponível para os mais diversos sistemas operativos.

Recentemente, um grupo de investigadores da Check Point descobriu uma nova vulnerabilidade nas versões para browser do WhatsApp e também do Telegram. Se usa estes serviços, atualize já para a última versão.


Numa Conferência Internacional sobre Cibersegurança, realizada no Instituto Politécnico da Guarda, e em declarações ao Pplware, Rui Duro, da Check Point, revelou que os serviços de messaging WhatsApp e Telegram tinham uma vulnerabilidade que permitia aos atacantes assumirem o controlo completo sobre as contas das vítimas e aceder às suas conversas pessoais e de grupo, assim como às suas fotos, listas de contactos, vídeos e outros ficheiros partilhados a partir de qualquer dispositivo.

Ao enviar uma foto, aparentemente inofensiva, um cibercriminoso pode passar a controlar a conta de um utilizador, aceder ao historial de mensagens, ver e descarregar todas as fotos partilhadas e enviar mensagens em nome da vítima.

Oded Vanunu, diretor de investigação de vulnerabilidade da Check Point

A vulnerabilidade descoberta, e já corrigida pelo WhatsApp e Telegram, permite ao cibercriminoso enviar o código malicioso oculto dentro de uma imagem de aspeto inofensivo. Assim que o utilizador clica na fotografia abre o acesso completo aos dados armazenados no WhatsApp ou Telegram. O cibercriminoso pode enviar o ficheiro malicioso a todos os contactos da vítima, o que potencialmente permite um ataque de grande escala.

A Check Point revelou esta descoberta às equipas de segurança da WhatsApp e Telegram no passado dia 8 de março. Ambas as empresas reconheceram o problema de segurança e desenvolveram uma solução para os clientes web em todo o mundo.

Recomenda-se aos utilizadores do WhatsApp Web e Telegram que utilizem a última versão disponível, reiniciando o seu browser.

Partilhar:

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de um gajo na net
    um gajo na net

    talvez fosse fixe saber que a atualização foi feita apenas nos servidores deles e que isto afeta principalmente quem usa os clientes web e para estarem protegidos basta fazer ctrl+F5 ou cmd+shift+r …

  2. Avatar de Carlos Ferreira
    Carlos Ferreira

    Clickbait?!

    O Whatsapp (em iOS pelo menos) não tem updates desde 28/02/2017 e o Telegram desde 06/01/2017…

    Uma não notícia!!

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Esta vulnerabilidade foi descoberta na versão web como está na noticia. Commentbait!!!!

      1. Avatar de Carlos Ferreira
        Carlos Ferreira

        Claro que sim! Chutar para canto!!

        “Usa o WhatsApp? Instale já a última versão”
        Pera aí, que vou já instalar a última versão de uma página WEB!!

        1. Avatar de Gangplank
          Gangplank

          Já devias saber como funciona este blog

    1. Avatar de P
      P

      Não é bem assim

  3. Avatar de Gangplank
    Gangplank

    Quem tem lumia quando é que vai ter whatsapp? Mais vale mudar para android

      1. Avatar de Gangplank
        Gangplank

        Só tem em espanhol? Esse So anda mesmo moribundo

        1. Avatar de José
          José

          Não. Eu tenho-o em bom português!

        2. Avatar de João MS
          João MS

          Existe exactamente nos mesmo idiomas que para iOS y Android.
          É verdade que o SO anda moribundo mas o que tem isso a ver com este artigo? E porquê essa necessidade de dizer mal do SO? porquê esse clubismo?

    1. Avatar de Caetano
      Caetano

      Gangplank primeiro compre um Lumia, depois instale o WhatsApp no seu Windows 10 mobile

    2. Avatar de Pedro Penetra
      Pedro Penetra

      Procure na loja….

    3. Avatar de José
      José

      Eu sempre tive! Veja lá bem.

    4. Avatar de rui
      rui

      já existe se não estou em erro, acho k foi lá k houve a primeira beta das videochamadas

    5. Avatar de rudua
      rudua

      Eu tenho e ainda por cima com gif enquanto no Android ainda não tem!

  4. Avatar de Alvega
    Alvega

    Horas extraordinárias para os tipos da NSA. Outra abordagem vai ser precisa, se é que nao existe já !!!

    1. Avatar de Joao 2348
      Joao 2348

      Memorize: teclados virtuais & NSA = melhores amigos.