Usa alguma VPN no seu iOS? Há uma falha de segurança grave conhecida pela Apple há anos

11 Comentários

A utilização de uma VPN nas ligações à Internet traz inúmeras vantagens aos utilizadores em termos de segurança, principalmente para quem se liga a redes públicas. Numa altura em que tanta gente está a viajar ou deslocado de casa em férias, ter uma boa VPN é ainda mais relevante.

No entanto, para os utilizadores do iOS, essa segurança poderá ficar comprometida. A falha existe há pelo menos 2 anos e meio e a Apple conhece-a bem… mas ainda não resolveu o problema.

Usa alguma VPN no seu iOS? Há uma falha de segurança grave conhecida pela Apple há anos


Foi em março de 2020 que falamos a primeira vez sobre o problema de uma falha grave de quebra de segurança no iOS para qualquer serviço de VPN.

VPN significa “virtual private network”, ou “rede privada virtual”, ou seja, é uma rede privada assente na rede pública da Internet, com tráfego encriptado e total proteção da sua identidade online. Com uma VPN, pode aceder a aplicações, sites e plataformas de entretenimento com segurança, virtualmente a partir de qualquer lugar do mundo.

Mesmo para quem é um mero utilizador da Internet e não tem nada a esconder, a segurança é essencial e uma VPN pode assumir-se como um passo à frente na segurança.

VPNs no iOS são uma fraude

Agora um especialista em segurança, Michael Horowitz, refere que as apps de VPN para iOS continuam a ter uma quebra de segurança grave, devido ao problema conhecido desde 2020.

Esta falha foi dada a conhecer graças a um relatório da ProtonVPN e está presente desde, pelo menos, o iOS 13.3.1, não havendo uma forma 100% confiável de garantir que os dados dos utilizadores estejam a ser enviados via VPN.

Num texto intitulado de VPNs on iOS are a scam, o especialista refere que com o problema existente no iOS, as aplicações de VPN não conseguem “fechar” todas as ligações não seguras existentes.

Sempre que uma VPN é ativada, todas as ligações devem ser terminadas pelo próprio sistema operativo. Estas são retomadas de imediato e encaminhadas pela VPN, garantindo que nada fica exposto e acessível para ser escutado na Internet. No caso do iOS, esse ponto falha.

As VPNs no iOS estão quebradas. Numa primeira análise, parecem funcionar bem. O dispositivo iOS obtém um novo endereço IP público e novos servidores DNS. Os dados são enviados para o servidor VPN. Mas, com o tempo, uma análise detalhada dos dados que saem do dispositivo iOS mostra que o túnel VPN tem fugas. Os dados deixam o dispositivo iOS fora do túnel VPN.

Acrescenta ainda que,

Esta não é uma fuga de DNS clássica/herdada, é uma fuga de dados. Confirmei isso ao utilizar vários tipos de VPN e software de vários provedores de VPN. A versão mais recente do iOS que testei é a 15.6.

Um problema de VPN herdado do iOS 13 que a Apple não resolve

No final de 2020, depois do problema ter sido detetado, a ProtonVPN atualizou a sua informação a dizer que a Apple ainda não tinha corrigido o problema, mas estava a dar aos developers das aplicações a capacidade de adicionar um recurso manual de “kill switch”, que fecharia todas as ligações de dados mediante solicitação. A ProtonVPN disse que iria adicionar tal recurso, mas deixou de atualizar a publicação.

Michael Horowitz durante os vários testes para comprovar o problema ainda existente, refere que ainda teve algum contacto com a Apple que parecia interessada pelo tema, mas que depois deixou de responder.

Até agora, cerca de cinco semanas depois, a Apple não me disse praticamente nada. Eles não disseram se tentaram recriar o problema. Eles não disseram se concordam que isso seja um bug. Eles não disseram nada sobre uma correção.

Estamos a poucas semanas do lançamento do novo iOS 16 e, apesar de não ter sido um problema mencionado nas várias versões já conhecidas, poderá agora ser o momento da Apple corrigir um problema que coloca em causa a segurança dos utilizadores, o que na verdade é uma das suas grandes bandeiras.

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Helder
    Helder

    A protonvpn ja tinha informado na altura que a soluçao para este problema, era ativar o modo aviao logo apos a ativação da vpn para cortar todas as ligacoes, e ao desativar o modo aviao a vpn ia ser reconectada já com tudo a ser enviado pelo túnel.

    1. Avatar de oh
      oh

      E achas que isso é o ideal? Sobretudo num aparelho que custa tanto dinheiro? Uma empresa que reclama para si ser “segura”?

      Isto é mais uma teimosia à lá Apple.

  2. Avatar de Apple Fun Boi
    Apple Fun Boi

    It’s not a failure, it’s a feature!

  3. Avatar de V.T.
    V.T.

    Isto é apenas e tão só outra fabulosa iFeature… pois o iOS não tem falhas nem defeitos!

  4. Avatar de Nuno
    Nuno

    Não admira que sejam caros… Vêm cheios de funcionalidades que ninguém precisa…

  5. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Este é o tipo de falhas que uma NSA/ CIA gostaria que estivesse presente numa VPN, sem falar na utilização de protocolos que eles consigam quebrar (como o L2TP/IPsec, IKEv2, etc. que são supostamente seguros, mas não há certeza que os protocolos sejam realmente seguros). A Apple não suporta ainda o OpenVPN nem o Wireguard que são considerados os protocolos mais seguros hoje em dia, se bem implementados e configurados… mas alguém na NSA/ CIA não deveria ficar muito satisfeito se tal tivesse implementado de origem no iOS.

    1. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      Podes instalar o openvpn se quiseres.

      Abc

      1. Avatar de Joao Ptt
        Joao Ptt

        Sim, mas não vem de origem, e já se sabe que as pessoas gostam mais de usar o que vem de origem.
        E aparentemente a fuga de dados continua a dar-se mesmo utilizando uma aplicação externa, o que é obviamente preocupante.

  6. Avatar de claudio
    claudio

    O povo gosta de ser roubado e enganado pelo Sr Cupertino e a malta que engenha o sistema operativo da Apple. Não dizem que os Iphones sao muito bons, aí teem o tão bom que são que a falha ainda nem foi corrigida.
    Para nao falar da publicidade que vai ser injetada nas apps e no sistema em si. Mais vale um Android de 500 euros que dois Iphones de 1300€. Quem gosta de andar iludido compra Apple. Já tive Iphone e detestei, não vale nada de nada.

  7. Avatar de Norberto
    Norberto

    Lolol, 90% dos utilizadores de iOS e android, ainda continuam a utilizar a mesma password para todas as contas, ou então a pass « 1234 » e « 0000 »!
    E vem os entendidos falar de segurança em VPN!!!

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      De onde veio essa estatística?