Upsss…Administrador formata todos os PCs da Universidade

73 Comentários

…incluindo servidores

Ser administrador de sistemas informáticos sempre foi, e sempre será, uma profissão de risco. Normalmente  passam despercebidos, mas têm a grande responsabilidade de manter “vivas” todas as máquinas do seu parque informático. Mas se algo corre mal… a culpa será eternamente do informático!

O caso passou-se na Emory University onde acidentalmente foram formatados TODOS os computadores da instituição, depois de o Administrador ter dado ordem de formatação.

system_00

Longe vai o tempo em que as máquinas eram formatadas “manualmente” uma a uma. Hoje em dia, recorrendo a pequenos scripts, é possível formatar e instalar em massa, através da rede de dados, tudo aquilo que pretendemos de uma forma rápida e cómoda e sem a intervenção humana.

O pesadelo aconteceu na Emory University, quando acidentalmente uma imagem do Windows 7 foi enviada para todas as máquinas da rede, incluindo servidores. O script, produzido para o efeito, levava instruções para formatar e particionar o disco dos sistemas… só que em vez de ser lançada para um conjunto de máquinas específicas, acabou por chegar a todos os PCs, portáteis e servidores. Depois do “desastre”, os responsáveis do IT iniciaram de imediato acções com o objectivo de  restaurar o sistema nos servidores, tendo sido inclusive contratados consultores para ajudar em todo o processo.

This image started with a repartition / reformat set of tasks. As soon as the accident was discovered, the SCCM server was powered off – however, by that time, the SCCM server itself had been repartitioned and reformatted. Restoration of servers began immediately but the process took far longer than expected – we have been using consultants to help validate the health of the SCCM servers and that work only completed last night.

A Universidade referiu também que todos os processos de restauro têm sido realizados manualmente, recorrendo a dispositivos USB + Ghost + LANDesk + PXE, o que demora sempre o seu tempo.

“We were without our preferred methods for deploying images to desktops/laptops all yesterday and relied on older methods – USB + Ghost, LANDesk (we still had our old LANDesk server) + PXE. These methods required a lot of manual work plus our success was uneven with them”

Uma informação no próprio site da Instituição, refere ainda que estão a ser revolvidos vários problemas e que o Windows 7 ainda continua instalado em algumas máquinas.

windows7_incident

A Universidade adiantou ainda que estão neste momento a ser instaladas várias aplicações criticas, como é o caso do Microsoft Office, Flash, Firefox, iTunes, Adobe Reader, and McAfee Anti-Virus, Visio, Project e vários produtos da Adobe.

Comentários

73

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Brut00
    Brut00

    Não queria estar na “pele” desse senhor!
    Dasss

    1. Avatar de PatricioMorAis
      PatricioMorAis

      Isto e o que acontece com os android, todos os meses tem de ser formatados para funcionar!

      E mesmo assim cheios e lag e problemas.

      1. Avatar de byteMyBits
        byteMyBits

        Só podes ter um sammy

      2. Avatar de diogo
        diogo

        há duas coisas que eu não sei,

        1ª o que é que este artigo tem a haver com android.
        2ª não sei qual é o android que tu usas, mas o meu não é assim

      3. Avatar de LM
        LM

        É só vontade de dizer mal. Só dizes asneiras. A minha filha tem um android nexus 7 dos primeiros há já um ano tal e nunca o formatei e não tem quaisquer lags e isto apesar de estar praticamente cheio de apps. Desculpem o offtopic.

      4. Avatar de Balmer
        Balmer

        O que é que uma coisa tem a haver com a outra? Qual é a possivel comparação?
        A pegar em linhas muito fininhas, Appleboy.

        PS: É preciso um urso de alto nível para de facto conseguir por um android com “lag e problemas” todos os meses e ter que formata-los.

        1. Avatar de ACS
          ACS

          Não sei se sabes mas estás a chamar urso a 90% da população que usa android.

          Deves pensar que o zé e a maria andam todos os dias em sites como estes, foruns ou a pesquisar como se faz x ou y.

          O zé e a maria vão instalar apps com virus, tratar mal o telefone e fazer mil e uma coisas que nem imaginas.

          Se achas que não é verdade então devias tentar programar algo e dar a alguem que nao entenda muito de informatica e telemóveis que o teste e verás a quantidade de erros estupidos irão acontecer que com qualquer pessoa informada e a que tu e otros chamam de “normal” nunca iriam acontecer.

    2. Avatar de Jaeleth
      Jaeleth

      SysAdmin é Deus… Deus não erra! Se Deus quis formatar todos os PC’s da univ. então Deus terá os seus desígnios que os meros mortais (utilizadores) não podem compreender mas têm de aceitar e obedecer!!

      É assim que os mortais têm de ver o SysAdmin, e não como peças descartáveis (que não são), nem como seus iguais (que não são). Deus está acima de tudo e todos, acima de Reitor, conselho executivo e outros mortais, são todos iguais para Ele…

      Porque se renegam Deus… Deus manda-os para o INFERNO!!! Onde ficarão para sempre a arder, sem sistema, sem dados, e sem nada!

      Não invoquem o Santo Nome do SysAdmin em vão! Nem provoquem a sua Justa Ira!

      Ide em paz e espalhai o Meu Nome

      Ass: SysAdmin

      1. Avatar de Filipe YaBa Polido
        Filipe YaBa Polido

        LOL…. lindo 🙂 parti-me a rir.
        Devia ser assim devia, mas na realidade:
        – sysadmin coloca política de segurança e complexidade para prevenir passwords simples.
        – patrão queixa-se que não consegue arranjar password mais complicada que 12345 ou qwerty e nem tem tempo para se chatear com isso
        – sysadmin retira política
        – server gets hacked
        – patrão reclama que o server foi atacado
        – sysadmin verifica logs e vê que usaram a password do patrão (12345)
        – sysadmin despedido por incompetência

        Apenas um exemplo exagerado, claro que na realidade há muitas formas de contornar e proteger, mesmo que teimem em usar passwords estupidamente simples.
        Mas deu para entender onde quis chegar 🙂 🙂

        BTW, andas a ler muito BOFH ? 😉 cumps.

  2. Avatar de Bruno

    lol… coitado 🙂 mais um pro desemprego

    1. Avatar de Bruno

      já agora:

      “A Universidade adiantou ainda que estão neste momento a ser instaladas várias aplicações criticas: iTunes”

      lololol

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        O iTunes U é bastante usado nas universidades. Mais info aqui http://www.apple.com/pt/education/ipad/itunes-u/ Exemplo Universidade Coimbra: http://www.uc.pt/itunesU/aceda

      2. Avatar de Tobias
        Tobias

        Também fiquei para aqui a rir sozinho com essa anedota!

  3. Avatar de ComputedLife

    E o que aconteceu ao senhor? Coitado….

  4. Avatar de cc
    cc

    Grande galo!

    ps: a imagem do homem com as mãos na cabeça partiu-me a rir

  5. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    Antigamente era fácil fazer o unformat, desde que não se instalasse nada em cima.

  6. Avatar de Paulo Pires
    Paulo Pires

    Acontece, o meu ex patrão também formatou por engano o servidor de uma escola que tinha os vários programa JPM. Por sorte conseguiu recuperar tudo com software de recuperação.

    1. Avatar de Julio Pinto
      Julio Pinto

      Viva, quem é o teu ex patrão?

  7. Avatar de José Pereira
    José Pereira

    Não queria estar na pele dele…

    E para resolver o enorme problema devem ter contratado consultores e não consultadores, como é referido no artigo, digo eu.

  8. Avatar de André
    André

    Vai dar uma trabalhinho vai, mas para alem do trabalho todo que vai dar o pior mesmo será a informação que pode ter sido perdida.

  9. Avatar de Nuno Fernandes
    Nuno Fernandes

    Uma notícia priceless, que me fez partir o coco a rir, imaginando o sentimento de “ohhh f*d*sse!!!!!” que lhe passou na cabeça quando viu a cag*da que fez…
    Não posso deixar de apontar que “consultadores” é “consultores” 😉

    1. Avatar de Asdrubal
      Asdrubal

      Ficava mais fixe “consultadeiros”.

  10. Avatar de Ricardo Ribeiro
    Ricardo Ribeiro

    Tinha de haver alguma vantagem no SCCM! Recordista em formatação de máquinas! 😉

    1. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      🙂 🙂 🙂

  11. Avatar de int3
    int3

    lol. eu uso deployment e é preciso inserir as credenciais em todas as máquinas quando fazem boot pelo PXE…..
    Não sei como é que isto se passou, mas está muito mal contado… 😀

    1. Avatar de lmx
      lmx

      pois…

      podem ter sido muitas coisas a mistura, ou pura e simplesmente um “grito” de desabafo, contra alguma coisa…

      A malta mete trabalho com fartura em cima das pessoas, parece que não percebem que um sysadmin anda sempre no redline, e depois…as coisas acontecem…comos enão bastasse hoje um sysadmin é muito mal pago, para a vida precaria que temm…obviamente existem casos e casos…

      Mas é uma vida de desgas-te rapido, e de uma responsablidade incrivel…

      Eu sou da opinião que as bd’s devem ter redondancia, deve haver imagens dos servidores com as config’s religiosamente guardadas, etc.

      Depois ….depois ja é tarde!!

      1. Avatar de ZéTone
        ZéTone

        O que fazem é importante, mas diria que mais de 80% do tempo estão a coça-los 🙂

        1. Avatar de keytek
          keytek

          Provavelmente estão a coça-los aos utilizadores. Deves julgar que chegas a sysadmin e encostas-te e desfrutas da vida ou vais 80% do teu tempo de férias.

          Se dissesses que quase trabalha 80% do dia(24h) serias mais levado a sério.

          1. Avatar de ZéTone
            ZéTone

            Se não sabem o que fazem sim, trabalham 80% do dia.

          2. Avatar de lmx
            lmx

            O ZéTone é um brincalhão!!

            Mas está muito enganado!!

          3. Avatar de RaCcOn

            Lol,

            É que tu deves mesmo de saber o que estás a dizer…
            Aposto que até és sysadm e tudo…

        2. Avatar de Filipe YaBa Polido
          Filipe YaBa Polido

          Um dia mostro-te onde trabalho e depois conversamos sobre esses 80%…..

        3. Avatar de Paulo
          Paulo

          Com uma boca dessas sabes tanto da profissão como de “bombas antónias” e “centrais no luar”.

          Cresce, aprende e, quando fores grande, talvez te deixem jogar FlappyBird.

          Ou achas que, por exemplo, o Update1 do W8.1 é metido sem testes em 20 máquinas?
          Ou que migras 200 máquinas de 7 para 8 sem verificar se tens drivers para todas as impressoras? Leitores de cartões? POS? etc…?

          Ou que metes um servidor novo em exploração sem garantir que voltas ao velho em 3 minutos se for preciso?

          Deves achar que uma rede é como um televisor: liga à corrente, à box e dá uma cerveja ao fulano da MEO/ZON/Vodafone/outra

          Ou então ainda estás no xispe porque se funcionou até aqui também funciona mais 20 anos.

        4. Avatar de lmx
          lmx

          O keytek tem razão!

          Coça-los??deve estar a confundir a profissão certamente!!

          Mas sim passamos o dia(e muitas das vezes a noite) a resolver problemas, muitas das vezes criados por programadores…ou por simples utilizadores…

      2. Avatar de ultrapassado
        ultrapassado

        Coitados de vocês. Estão tão esgotados que já nem sabem escrever, mas todos gostam de dar aqui um ar da sua desgraça. Será que redondancia queria dizer redundância? Neste caso, estava a mais, não era preciso. Ou será que os desgaçrados precisam de fazer rotação? Eu apetecia-me dizer “roulement”, só para chatear. É que vocês assim acabam não sabendo nada. Nem falar, de tanto “brainstorming”. E está a gente nas mãos de loucos!

        1. Avatar de lmx
          lmx

          vocês estão nas mãos de loucos, mas é de loucos que vos governam, ou orientam nas empresas…esse é que é o problema!!

          É colocarem pessoas á frente das coisas que não teem noção do que estão a falar…depois acontece como o tonezé…que diz que passam a vida a coça-los…

    2. Avatar de Cláudio Barbeiro
      Cláudio Barbeiro

      Não precisas necessariamente, podes ter agentes a correr e já credenciados no lado do server.

      1. Avatar de int3
        int3

        A “imagem” é o “Windows 8.1 pro x86_64.iso” é um iso da microsoft, original obviamente. E eu faço a instalação nas máquinas todas ao mesmo tempo pela rede. Não é automático como ghost ou udpcast ou tftpd

        1. Avatar de Danilo
          Danilo

          Como vai int3?!

          Poderia me enviar um passo a passo como realiza esse procedimento de instalação via rede?!

          Desde já agradeço,
          Abraços.

          e-mail: icd0v7hbw8mei1k @ jetable.org

          1. Avatar de int3
            int3

            O google é o meu melhor amigo.

    3. Avatar de Carlos
      Carlos

      Ya.

      E além disso, se o servidor do SCCM já tinha ido para o maneta, como é que a imagem continuou a ser distribuída e instalada?

      1. Avatar de Glitchmaker
        Glitchmaker

        A partir do momento que a imagem chega à maquina de destino, torna-se independente da rede.

    4. Avatar de Jonny
      Jonny

      Basta ter feito deployment da TaskSequence para uma collection por engano ou simplesmente ter-se enganado na query da propria collection…

      O que estas a dizer é diferente, tu queres por uma imagem numa máquina e vais a mesma, boot pelo PXE e pede-te pwd para continuar (se assim estiver definido)… O senhor basicamente fez deploy dessa TaskSequence para uma Collection, eventualmente para a “All Systems” 😀

    5. Avatar de Claudio
      Claudio

      O SCCM consegue fazer o deployment sem nenhuma interação do usuário. Neste caso ele não vai dar o boot por PXE. A máquina estava instalada e o agente local, o agente local que prepara a máquina toda e ao reiniciar, ela é particionada e a imagem baixada. Isso é bem possível sim…

  12. Avatar de full
    full

    Ja me a conteceu isso lol mas tive sorte que so foi a um server, so que foi o errado, é de partir tudo naquela hora e rezar para que nada aconteça LOOL

    1. Avatar de lmx
      lmx

      “…é de partir tudo naquela hora e rezar para que nada aconteça LOOL”

      Eu nestas alturas tento isolar-me, para não acertar em ninguém LOL

  13. Avatar de Sérgio Lackmann
    Sérgio Lackmann

    Seria possível fazer tutoriais com essas formatações por scripts? Windows e Linux? um bom tema heim! 🙂

    1. Avatar de José Marques
      José Marques

      Pede ao senhor que fez esta cagada… Ao que parece vai ter muito tempo disponível agora :p

      1. Avatar de Luis Rosa
        Luis Rosa

        lol 🙂

  14. Avatar de Jóni Oliveira

    Desemprego certo sem dúvida…

    1. Avatar de helcap06
      helcap06

      Que desemprego???
      + um recorde do Guinnes.

    2. Avatar de Pmar
      Pmar

      O senhor deveria estar num ato desespero do que havia de fazer, correu algo mal para o lado dele como técnico TI-Gestor de Redes. É um trabalho minucioso,responsabilidade, Físico e Mentalmente.
      Trabalho sob pressão, Stress “ninho de Cabos que ligam aos routers, Switchs, IP´s etc…. as maquinas não podem ficar paradas tem que estar ligadas 24h, sob 24h, para não correr algo de errado, uma panóplia de coisas em conjunto.
      Gosto imenso de Informática do base, em Redes já é muito complicado e uma profissão de elevadíssimo risco, não é ser só jogador futebol existem tambem outras, apesar de a nível de mercado existe ofertas, mas como profissão não vou elaborar.

  15. Avatar de Duarte Sousa
    Duarte Sousa

    Se fosse bom administrador de sistemas tinha, “ghost’s” no minimo dos servidores, efectuados todos os dias.

    1. Avatar de Ricardo Fonseca
      Ricardo Fonseca

      Tenho uma questão:
      Consegues fazer Ghosts de servidores de produção sem os parares?

      Outra das questões que por vezes complicam muito, é a falta de espaço para backups de múltiplos servidores com múltiplas VMs a correr.

      1. Avatar de 2xtreme
        2xtreme

        Claro que consegues. Há algumas soluções que te permitem bare metal image com o servidor online. Entao se for um servidor virtualizado mais fácil ainda.

  16. Avatar de Johny
    Johny

    run forest, run!!!!!!!

  17. Avatar de Filipe YaBa Polido
    Filipe YaBa Polido

    Coitado 😐
    Certo estagiário que andava comigo também desligou um server SQL à bruta (puxou o cabo); Conclusão: até às 2h da manhã a refazer a BD.
    Acontece 😐

  18. Avatar de Abílio
    Abílio

    Coitado, já foste…

  19. Avatar de NoFait
    NoFait

    Até parece fácil administrar o SCCM como deve ser… E até é… Para quem tem atenção ao que faz 😀
    Não é o primeiro a fazer esta “bela cagada” de serviço, já assisti a uma artista a fazer a mesma asneira e ia limpando 800 máquinas se não tivesse “puxado a ficha” ao servidor antes que este despejasse a task sequence em todos.
    System Center não é para todos…. 😉

  20. Avatar de Felipe
    Felipe

    Como eu faço para formatar um computador pela rede? Me interessei neste tópico

    1. Avatar de Pmar
      Pmar

      Vi uns comentários daqui de alguns dos comentários do pessoal, uns concordo do que dizem outros não, Gestores de Redes, da percentagem que mencionaram que os técnicos andavam o dia todo ou quase todo a “coçar a perninha ou afins” estão muito enganados tem sempre que fazer para as maquinas não parar é como o nosso coração.
      Se houver um erro crase é o fim da picada.

  21. Avatar de Jose
    Jose

    Pelos comentarios percebe-se que a maioria das pessoas não conhese SCCM, uma das ferramentas mais poderosas da MICROSOFT esta situação tem ocorrido em diversas empresas a nível mundial, portugal já passou pelo mesmo em diversos locais.
    Um concelho para todos os que quiserem usar esta ferramenta ter muito cuidado ao enviar uma sequência de tarefas para Collection especificas e nunca para a Collection com todas as maquinas.
    Para quem e completamente verde nesta area e pretende realizar deploy de imagens de sistemas operativas existe uma ferramenta gratuita mais simples mas muito funcional chamada MDT – Microsoft Deployment Toolkit 2010 Update 1 existe centenas de site com step by step.

    SCCM so deve ser usado por TI com experiência e com domínio de diversas tecnologias e conceitos

  22. Avatar de Lm
    Lm

    Windows… = … Virus

  23. Avatar de pirotas
    pirotas

    ….várias aplicações criticas, como é o caso do… iTunes….

  24. Avatar de sakura
    sakura

    correu, mal …… lol. em linux …. ok. mas windows!!!!!!!! selinux evita isso, em windows em teoria e inpossivel.

    foi de proposito.

  25. Avatar de SMA
    SMA

    Deveras… Se fosse Linux… possivelmente não ocorreria… (umount) e várias maravilhas do Linux…

  26. Avatar de chapeu vermelho
    chapeu vermelho

    ja agora podiam fazer um artigo sobre “mecanismos” de gestão de salas informaticas
    implementação/gestão de imagens (so + aplicativos), difusão, problemas de hardware diferente …

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Estamos a tratar disso 🙂

  27. Avatar de Maico Andrade

    Tb sou a favor de um artigo sobre tutoriais com essas formatações por scripts, win e linux! 🙂

    1. Avatar de lmx
      lmx

      estou a ver que também queres atacar a instituição onde trabalhas 😀

      Se isto pega, não ha “maquina que se aguente!! 😀

    2. Avatar de Filipe YaBa Polido
      Filipe YaBa Polido

      Para Linux: Puppet

  28. Avatar de Filipe YaBa Polido
    Filipe YaBa Polido

    Dia não hoje… delete * from xpto acidental… rais parta