Unreal Tournament 3 terá versão Linux

27 Comentários

Uma coisa é certa: A atitude das sotware houses para com o sistema operativo GNU/Linux está a mudar.
Desta vez foi da produtora de jogos Epic Games que decidiu disponibilizar a próxima versão da famosa saga Unreal Tournament para várias plataformas, entre elas Mac OS X e Linux.

imagem_ut3.jpg

Segundo as palavras de Mark Rein, vice presidente da Epic Games, esta é uma empresa de jogos multi plataforma porque “Nós gostamos de PC. Nós gostamos da X-box 360. Nós gostamos da PS3. Nós gostamos de Machintosh. Nós gostamos de Linux. Nós iremos disponibilizar o UT3 para todas estas plataformas e este vai “bombar” em cada uma delas…”.

Para quem não conhece este jogo, trata-se de um famoso first-person shooter que tem a sua primeira versão publicada em 1999. Após este primeiro sucesso, já foram lançadas mais duas versões: Unreal Tournament 2003 e o Unreal Tournament 2004, estando prevista para breve a quarta parte desta saga de seu nome Unreal Tournament 3.

imagem_uttux.gif

Após ter lido esta noticia só me apetece dizer: Um pequeno passo para o jogador, um grande salto para o GNU/Linux.

UPDATE: O leitor Berto chamou-me a atenção de que os UT anteriores já tinham uma versão Linux, coisa que eu desconhecia por completo (mas fez-me respeitar ainda mais a Epic Games). Obrigado pelo reparo.

Homepage: Epic Games

Fontes: Softpedia, Wikipédia

Autor: Pplware
Partilhar:

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Berto
    Berto

    Já não me lembro se o ut goty (ou 99) tinha versão linux, mas todas as outras tinham (com desempenhos bem melhores =D)

  2. Avatar de PEDRO
    PEDRO

    Outro jogo com versão Linux é o Wolfenstein Enemy Territory

    Aliás já o Quake III tinha versão para Linux…

    Tanto a Epic Games como a idSoft fazem muito uso do OpenGL e correr em Linux é por isso algo natural 😉

  3. Avatar de gil

    um bem haja para o ppl da Epic e da IDS… gostava que o ppl da Konami e da EA seguissem esse exemplo… só tenho o windows instalado por causa do NFS e do PES 🙂

  4. Avatar de Abul Fadl

    é pena porque assim vão passar tempo a programar o jogo para um sistema operativo menor e que tem pouca importância para os verdadeiros gamers, e podiam usar esse tempo para programar melhor ainda a versão séria para os gamers e puxar ainda mais pelos gráficos.

    muito má decisão!!

  5. Avatar de MotoCrack

    menor so mesmo a microsoft que so faz porcaria atrás de porcaria e os gamer
    s a pagar a inconpetencia da firma. Ainda bem que as games house tão a ver que já xega de tanga de bill gate

  6. Avatar de Fonseca
    Fonseca

    É lamentável que existam comentarios como o do Abdul sem d 😐 …

    Sim porque falar de cór devia ser proibido, assim como mandar postas de pescada, se alguem faz jogos decentes é a ID software e com suporte para Linux, ET, RTCW, Quake III e III Arena o 4, e não é por causa disso que deixam de ser pormenorizados e puxar pelo hardware, muito pelo contrario, pura e simplesmente são programados como deve ser e numa plataforma profissional como o OpenGL, e não numa coisa aberrante chamada DirectX que a única coisa para que serve é dificultar o trabalho aos programadores.

    E dito pelos homens da ID fazemos o port para Linux “porque sim, porque podemos e queremos” além do mais já é necessário fazer o server para correr em Linux por isso o jogo é natural.

    Tambem os homens do UT tem o hábito de fazer o port para Linux sim o UT 99 tinha instaler para Linux, assim como todos os seguintes, excepto o Unreal II que não era da Epic.

    Ao contrario daquilo que possa aprecer não são assim tão pucos os jogadores que optam por estes jogos em linux, eu pessoalmente adorei e joguei muito RTCW, ET, e UT 99 e UT 2004 em Linux, com os belos dos drivers da Nvidia, Ati na época era para esquecer), basta para isso ir aos sites ver o numeros de vezes que são feitos os downloads dos instalers para linux e comparar com os outros de windows.

  7. Avatar de MotoCrack

    mas prontos quando sair o SP1 do vista que pelo seu tamanho deverá ser um SO novo para termos e fazer upgrade a maquina………….. se quisesse ter de novo um 486 DX 100 ( que ganda Bomba ) não comprava um dual core. Vista Rula!!! 🙂

  8. Avatar de Pedro Machado Santa

    Muito boa notícia!

    Resta saber quem é que vai ganhar a batalha. Se o OpenGL/SDL ou o DirectX10.

    O DirectX10 para mim já está a perder porque só funciona no Vista, que ainda tem uma fatia de merdado muito pequena. (Abul, ou seja fazer jogos para o DirectX10/Vista parece-me a mim um mercado ainda menor que para o Linux…)

    Cumps.

  9. Avatar de Carlos

    Fico contente ao contrario do que muita gente pode pensar, com noticias destas, penso até que todas as empresas de Jogos e software deveriam fabricar os seus produtos para os SO´s mais importantes, MS, Mac e Linux pois apesar de os números de utilizadores deste ultimo ainda ser inexpressivo comercialmente falando, esse numero é certo que irá crescer se assim o permitirem . Os comentários do @Abul Fadl, são um pouco extremistas mas não ofendem e os comentários do @Fonseca idem até porque vão contra toda a teoria “Free” do GNU/Linux, porque ao afirmar que que os comentários de “falar de cór” deveriam ser proibidos está a ter uma atitude fasciszante e de pura censura, mas mais há frente quando chama o DirectX10 de aberrante, tem o mesmo erro de que acusa o Abul, fala de cór só por falar, da tecnologia que está a permitir que ainda este ano sairem os jogos graficamente mais espectaculares vistos até hoje e para terminar prefiro os comentários do Abul porque ao fim e ao cabo são apenas de opinião e não vão no sentido de ofender ninguém em particular .

    Bem Haja
    Carlos

  10. Avatar de RukaPT
    RukaPT

    so tenho de dizer que este senhor é de louvar
    todos deviam de fazer o mesmo e podia desinstalar de vez o meu xp para quando preciso de jogar

    cump’s

  11. Avatar de Antonio Aguiar
    Antonio Aguiar

    Continuo a brincar com o UBUNTU 7.04 para me habituar ao linux como SO e deixem-me que vos diga , cada vez estou mais apaixonado pelo raio do linux.Quando sair a GYBSON de vez penso que a vou aplicar no meu Q6600 para ver o XP a sair de VISTA…tenho quase a certeza.Entretanto vou continuar a brincar…a sério!!

  12. Avatar de sLUGo

    @ Antonio Aguiar

    Gutsy Gibbon e não “Gybson”… 😉

    http://www.ubuntu.com/testing/tribe5

    Sem mais,

    Cumpz

  13. Avatar de Bruno Miguel

    Berto, o ut 99, conhecido por goty, dava para Linux.
    Das 3 edições foi a melhor de todas. Tenho bastantes saudades desse jogo e das competições.

    Abraços para a comunidade UT

  14. Avatar de Nastase

    Ora grande notícia sim senhor! O que leva muita gente (como eu) a manter o Windows instalado são os jogos e alguns programas especializados tais como o Photoshop (sei que há o gimp mas a interface é pura e simplesmente horrível e não tem metade do poder do Photoshop – corrijam-me se estiver enganado) ou ainda Corels, Illustrator, Premiere, etc, etc…. 🙁 E com o Wine não me consigo entender nem por nada :p

  15. Avatar de Ricardo Rodrigues
    Ricardo Rodrigues

    Alguns comentarios so revelam um total ignorancia sobre a materia.

    Quer se queira quer nao foi a M$ q revolucionou a forma de como se ve os jogos dos nossos dias. O DirectX e’ a API mais usada para graficos e som quer se queira quer nao.
    Em relacao ao Linux.. e’ como falar de carros.. cada um tem a sua propria opiniao.
    Em relacao ao vista.. vamos dar tempo ao tempo.
    O facto do DirectX 10 so’ (+-) poder ser implementado no vista e’ devido a uma mudanca de politica (por parte da M$) de forma a criar um novo padrao para de certa forma eliminar problemas derivados da retrocompatibilidade de placas graficas com as API’s DX.

    Cumps a todos

  16. Avatar de hugo
    hugo

    Sim o DirectX 10 só no VISTA, mas este já tem mais cota de mercado que o Linux. O jogo para Linux é gratuito? Não? Então lá se vai a teoria ….

  17. Avatar de Dinis Domingos
    Dinis Domingos

    As políticas da Microsoft são dictatoriais. Aproveitam-se do facto de terem o domínio de mercado para imporem as suas regras aos utilizadores/equipes de desenvolvimento e isso não acontece só no campo dos jogos. O facto de uma editora como a epic apostar no linux é saudavel para o mercado porque qualquer concorrência é boa, principalmente para o utilizador final. Eu sou jogador desde os meus 11 anos, altura em que comprei um spectrum e só opto pelo windows xp por não haver outras opções. Pensem nas possibilidades do linux: Ja imaginaram um sistema operativo customizado só para jogos? Os xp permite fazer alguns tweaks (eleminar services etc) mas o linux pode se ir ao osso do sistema para retirar o maximo possível da maquina.
    Em resposta ao Abul: e então os ports pc/consola e vice versa? Os programadores tem possibilidades de compilar os mesmo programas em SO’s diferentes desde que usam uma linguagem comum. Não acho que fazer um port seja das coisas mais caras e difíceis de fazer… O ideal era realmente o standart ser o OpenGL por poder ser usado em todas as plataformas… Isso ou a microsoft por o directx em open source… LOL… Todos gritam: O XP é melhor, o linux eh melhor, a intel é melhor, a amd é melhor… só o futuro o dirá mas concorrência só melhora as empresas

  18. Avatar de fox88

    o comentário do Abul Fadl deixou-me triste… 🙁

  19. Avatar de João Rocha
    João Rocha

    Dinis, “Isso ou a microsoft por o directx em open source…”? Essa até me deu vontade de rir. A Micro$oft nunca, mas nunca abriu o código fonte de nenhuma das suas tecnologias principais… Windows, Office, .NET, Live, etc… porque o faria com o DirectX?

  20. Avatar de Abul Fadl

    Não quero deixar ninguém triste. Eu sou apenas da opinião do senhor-que-não-me-lembro-o-nome da Factor 5 que defendeu haver só uma plataforma para a criação de jogos. Se eu estou a dizer mal do linux não tenho a culpa. Apenas me restringo à maioria que usa Pc e windows. Se a maioria fosse linux, nao teria problemas.

    além disso apenas disse uma cena. não ofendi ninguém acho eu @.@ .

  21. Avatar de Angelo M. Rodrigues

    Se todas as pessoas tivessem o Windows e todos os jogos realmente legalizados, acho que poderiam falar mal do Linux, pois estão pagando por algo.

    Mas a maioria, utiliza Windows, Office e vários jogos que compraram na Santa Efigênia e outros camelôs da vida.

    No Linux, se as pessoas também realmente COMPRAREM os jogos, muitas empresas se animarão a desenvolver para Linux também.

    Enquanto o Brasil e o Mundo não tiverem consciência de que software pirata prejudica muitas empresas, o Windows vai continuar padrão para todas as coisas que você faz em um PC pelo fato de ser fácil você comprar em qualquer esquina, ILEGALMENTE!

    Antes de fazerem comentários a favor de uma coisa ou outra, observem que muitos também reclamam do que está a mão, seja Windows, Linux, MAC ou qualquer outro SO por aí.

    Vamos tentar Ensinar e Mostrar aos outros que a saída é utilizar software ORIGINAL, independente do preço dele, se não quiserem, que utilizem as ferramentas que são de graça, pois utilizar GENERICAMENTE é CRIME!

  22. Avatar de Carlos

    @Angelo M. Rodrigues

    Grandes e louvaveis palavras as tuas é bom vêr que ainda existem pessoas verdadeiramente inteligentes e sobrias, para ti o meu Maior Abraço e

    Bem Haja
    Carlos

  23. Avatar de Pedro Machado Santa

    Pela primeira vez estou de acordo com o Carlos… xD (hi hi hi)

    Abraços.

  24. Avatar de Dinis Domingos
    Dinis Domingos

    Que a microsoft nunca pos nada em open source sei eu. Alias se reparares eu tenho um “LOL” à frente… Quando, e se, alguma vez no futuro as empresas se preocuparem realmente com o consumidor e com o progresso da humanidade no geral e não no progresso do dinheiro no bolso deles em particular haverá sempre coisas do tipo “a minha é melhor cá tua…”

  25. Avatar de Dinis Domingos
    Dinis Domingos

    @Angelo M. Rodrigues

    Que a pirataria prejudica a industria (seja de jogos, musica, filmes ou software) não há a mínima dúvida. Que os autores sao prejudicados por ela também… Mas o que é engraçado é que ninguem fala do dinheiro que as distribuidoras ROUBAM no preço de um cd ou etc. Um bom artista ou criador (e eu digo bom no sentido de já ter creditos firmados) se receber 10% do preço final de venda daquilo que criou é muito. Como toda a gente sabe um cd feito industrialmente deve custar com capa e tudo por volta de 1 euro… e o resto? o resto é pra engordar terceiros que nada contribuiram para a obra. Que tal para acabar com a pirataria baixarem radicalmente os preços? Se calhar o pobre honesto e honrado (que são a maioria dos consumidores portugueses) pudesse pensar em ter uma colecção de originais… Outra coisa a ter em conta é que em portugal os preços são dos mais caros da europa: numa amazon.co.uk ao fim de um filme ter uns 2 ou 3 meses o preço desce radicalmente… cá alguns filmes chegam a estar mais de um ano sem baixar o preço… para não falarmos do poder de compra dos ingleses ser muito superior ao nosso.
    Compreendendo o teu comentario e até concordo mas quando se coloca a seguinte questão: cultura ou comida? acho q todos sabemos qual é a escolha para a grande maioria das pessoas.
    Eu pessoalmente respondo a outra pergunta sem cultura ou com cultura pirateada? eu opto por cometer um crime porque não tenho dinheiro para aceder a tudo aquilo que gostaria.

  26. Avatar de phoenux
    phoenux

    O Unreal Tournament é dos meus jogos favoritos para lan… É um jogo extremamente rápido e viciante apesar de poder ser um pouco violento para os jogadores mais sensíveis. Eu já à muito que jogo este jogo no linux, pelo meu conhecido gosto pelo sistema e também pela velocidade e jogabilidade do jogo neste SO.

    É importante dizer que (se esta versão do jogo seguir os passos das versões anteriores) que não saíram 3 versões do jogo para cada SO: Existiram sim três executáveis na raiz do DVD (um para cada sistema operativo).

  27. Avatar de Benedito
    Benedito

    eu quero saber pq o meu Unreal III não funciona?
    só isso
    credo tô ldoido para jogar me ajudem