Universidade considera iPhone ou iPod “obrigatório”!

87 Comentários

A Universidade do Missouri vai “obrigar” todos os estudantes de cursos de jornalismo a terem um iPhone ou um iPod a partir do próximo ano lectivo.


A mensagem surge no site da Faculdade de Jornalismo da Universidade do Missouri, onde se pode ler que quem entrar no curso de jornalismo a partir do próximo semestre terá de ter como material obrigatório um iPhone ou iPod touch.

O objectivo, segundo a mesma mensagem, é facilitar o acesso a informação recente e a conteúdos curriculares a partir do site iTunes University, uma versão da loja virtual da Apple com recursos universitários gratuitos.

Ter um destes dispositivos é para a instituição um «requisito mínimo» para entrar no curso, sendo que quem não tiver qualquer um dos gadgets é convidado a compra um na loja da universidade.

De acordo com o portal eWeek, a Universidade do Missouri pretende ajudar os estudantes bolseiros com dificuldades financeiras a comprar um dispositivo. SOL

Partilhar:
Tags:

Comentários

87

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Juan de Juan
    Juan de Juan

    E viva o fundamentalismo!!! xD
    Depois são os islâmicos que impõem tudo… LoL

    1. Avatar de Morbus

      Acho que anda por detrás disto a mão endinheirada da Apple.

      —–
      http://nocontinues.net/ – Os jogos que interessam

      1. Avatar de Rui
      2. Avatar de Jaime
        Jaime

        eu axo que é estupidez absoluta dos americanos

        1. Avatar de Newtomic

          Hek concordo plenamente… 😀
          Porquê um iPod ou um iPhone, porquê um site no iTunes, enfim…

    2. Avatar de tagravado.com

      Evolução!!

      Mas acho mal ser obrigatorio!!

      http://www.tagravado.com

  2. Avatar de R o B
    R o B

    Isto sim é monopólio

  3. Avatar de ADAO
    ADAO

    Lá para aqueles lados não ouviram falar de netbooks ?

  4. Avatar de PT

    Estúpido…

    Pk iPhone e não outro smartphone kk? Ou msm um netbook como já foi dito acima?

    Ou então uma ideia melhor… que tal não obrigarem ninguém a nada!!

  5. Avatar de J0n
    J0n

    Falta apenas dizer que, também têm de ter um chip instalado na cabeça para andar na Universidade.
    😛

    1. Avatar de dajosova
      dajosova

      Jon:

      um dia isso acontecerá para fazermos compras… mesmo que não seja com um chip !!

    2. Avatar de Rafa
      Rafa

      E é! Mas o assunto do chip é tão 2006… lol

  6. Avatar de neliojesus
    neliojesus

    ridiculo…para que servem os netbooks ou outro smartphone qualquer? completamente ridiculo…

  7. Avatar de Aptenodytes Tuxus
    Aptenodytes Tuxus

    Aposto que o responsável da universidade trabalha para a Apple 😀

  8. Avatar de Paulo Pereira
    Paulo Pereira

    O Sócrates já vai lá a correr com um magalhães na mão!

    1. Avatar de Bruno Bernardino

      grande comentário 🙂 Adorei

  9. Avatar de carlos rajas
    carlos rajas

    Bom se fosse por aqui, no Brasil, diria, logo de cara, que se trata de mais um caso de lobby descarado a favorecer grupos…tratando-se de lá temos que verificar se isso realmente se estabelecerá, o que duvido muito, mesmo porque o pessoal lá pensa um pouco sim…pessoalmente não acredito que isso chegue a vingar.

    1. Avatar de mmick
      mmick

      Obviamente que ha qualquer mal entendido nisto e se obrigar a ter um PC ja é bizarro (ja que os alunos podem usufruir dos da salas de informatica da universidade) entao obrigar a terem um dispositivo especifico como um iphone/ipod é ridiculo ja que nem sequer da para fazerem trabalhos! Uma tolice sem sentido à americana

  10. Avatar de Nuno-mc

    Isso já existia numa universidade á uns 2 anos.
    Eles inscreviam-se e eles davam um iPod eu achei uma ideia muito interessante pena é não adoptarem isso nas portuguesas.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      1 – estes não estão a oferecer nada, estão a impor a compra de um artigo que não vale minimamente o preço que custa.

      2 – Em que é que a humanidade era mais feliz se as universiddes oferecessem ipods? era o que mais faltava, gastarem os meus impostos em ipods…. ainda se fossem PC’s, ou qualquer outra ferramenta de estudo..

      1. Avatar de gcha
        gcha

        Concordo plenamente

  11. Avatar de LULZZZ
    LULZZZ

    Ridículo.

  12. Avatar de Pacha
    Pacha

    Se fosse um EEE era monopólio da Asus e se fosse outra coisa qualquer era monopólio de outra empresa qualquer.

    1. Avatar de Lokier
      Lokier

      Pois… Não sei o que eles estão a tencionar fazer, nem conheço a aplicação mas não estou a ver o que é que que eles disponibilizaram de tão fantástico que um browser não consiga fazer mas… LOL

  13. Avatar de Yuy
    Yuy

    Menos algum dinheiro para as bebedeiras…

    1. Avatar de akueda
      akueda

      lol… é verdade…

    2. Avatar de kekes
  14. Avatar de aver
    aver

    Também achei um pouco estranho. Se quiserem ler o texto, na página do link seguinte, no canto inferior direito, tem um link para um texto em PDF “Undergraduate Handbook”. O texto sobre o iPod Touch/iPhone foi acrescentado ao texto sobre a necessidade de um portátil wireless.
    A coisa até faz sentido se lerem o texto, uma vez que 90% dos alunos já têm iPod. Por acaso cá por casa anda um iPod Touch, que tem um Wi-Fi notável.
    http://www.journalism.missouri.edu/undergraduate/computer-requirements.html#full-index

    1. Avatar de aver
      aver

      Só uma coisita mais. A universidade não vai obrigar ninguém a comprar o iPod Touch/ iPhone. Classifica-os é como material “required” (requerido) o que permite incluí-los nas despesas de educação para efeitos fiscais.

  15. Avatar de Emannxx
    Emannxx

    Só cá é que não existe nada disto!

    Okay, é um pouco exagerado mas prontos… se houvesse um disconto na universidade para comprar um destes bichinhos… -.-“

  16. Avatar de PCLIFTING.PT

    APPLE apoia a Universidade do Missouri!! eheheheh

    http://www.peliculas.pt.vu

  17. Avatar de lol

    lol uma “MAGALHANHEZITO” é sempre melhor que um ipod/ifone…hshasuhashuahusa

  18. Avatar de UKN
    UKN

    Mas !? Eles ainda não conhecem o Magalhães !? Querem ver que o 1º não andou lá a fazer campanha.

    Está-se a ver que ali à dinheiro à volta …

  19. Avatar de Miguel Guerra
    Miguel Guerra

    O semanário SOL também não sabe traduzir inglês.
    O iPod touch não é obrigatório e o iPhone muito menos. É aconselhado pela universidade com um razão: para os alunos poderem usufruir do desconto de estudante, porque de outra forma tinham que pagar por inteiro.
    A notícia do jornal da própria universidade.
    http://www.columbiamissourian.com/stories/2009/05/07/school-journalism-requires-ipod-touch/

    1. Avatar de paulo
      paulo

      Ok, assim esta melhor. Realmente, é por estas e por outras que nao compro o SOL…. Enfim, nao tenham em consideração o meu comentário anterior… (ou posterior! lol)
      Abraços alentejanos

    2. Avatar de carlos rajas
      carlos rajas

      @Miguel Guerra, absolutamente certo ! não houve uma tradução correta, alias eu ja estava a estranhar esse tipo de atitude logo pelas bandas de lá, que, gostemos ou não, são concientes de seus direitos e deveres.

    3. Avatar de Vítor M.

      Bom, tapem lá o sol com uma peneira maior ou menor, mas esse método é uma forma de “obrigar”. Tipo publicidade subliminar 😉 embora eu considere uma atitude inteligente…. assim investe-se numa marca nacional e não entram “chenesisses” e afins.

      Mesmo a própria notícia do jornal, se lerem com olhos de ver, é bastantes sarcástica… bem humorada e tal, o que quer dizer que há ali fumo… mas…

      Mas volto a referir, é uma politica inteligente e os alunos saem a ganhar.

    4. Avatar de CarlosMC
      CarlosMC

      Jornalismo, em Portugal, é para se ler ao contrário, se não, vai-se ao engano…

  20. Avatar de paulo
    paulo

    A noticia é uma estupidez… Não pelo iphone ou ipod, pois nao tenho nada contra eles, mas pelo requisito em si. Eu nao sou muito a favor desse tipo de coisas. Existe mil e uma maneira de distribuir conteudos, com mil e um dispositivos para os aceder. Eu sou livre de poder escolher qual quero, sem me prejudicar para ter acesso à informação. Existem ferramentas basicas para frequentar o ensino superior, mas a meu ver, um iphone nao o é. Por mais que eu goste dele. (e por favor despenso comentários sobre a funcionalidade e preço e por ai fora)
    Fiquem bem.

    1. Avatar de Pestana
      Pestana

      Vamos manipular desde pequenos…

  21. Avatar de tide
    tide

    Eu tambem estou de acordo que não se deve impingir nada, os alunos são livres de escolherem muito bem qual o meio de descarregarem e lerem os documentos da universidade.

    Tambem não entendo o porque de todo este extremismo, pelo mesmo motivo que não vejo ninguem a espumar quando lhe é impinjido um windous ou uma suite do office na escola ou na universidade. Não será isto uma campanha endinheirada da Microsoft e de universidade com prespectivas futuras.

    Sejamos isentos ao comentar os factos…

    1. Avatar de Miguel Guerra
      Miguel Guerra

      Completamente de acordo.

      1. Avatar de Ecchin
        Ecchin

        Ao menos o Windows ou o Office tu “sacas da net” (qual será a percentagem de alunos com software original?) e usas na boa, do que Software estranho e completamente desconhecido que nem os teus professores dominam, mas é exigido por tal e tal cadeira na faculdade. Isso sim é giro.

  22. Avatar de keops

    Completamente ridiculo :S

  23. Avatar de goncalofbg
    goncalofbg

    eu tambem nao concordo mas a solução é simples:

    quem nao concorda nao entra no curso de jornalismo da faculdade…

    quando eles tiverem poucos alunos eles mudam de ideias

  24. Avatar de carlos rajas
    carlos rajas

    “The requirement will not be enforced, however, and there will not be a penalty for students who chose not to buy an iPod touch or iPhone, Brooks said.”
    Pessoal, eu não faço media com ninguem e é dever dizer a verdade doa a quem doa…O erro tanto foi do tal SOL quanto do Vitor ou pplware de publica-lo sem antes verificar a veracidade. Lá encima eu ja dizia da necessidade de se verificar e tal…Não se pode comprar tudo o que se oferece sem checar antes do que se trata senão vira batata, ou seja, noticia sem fundamento ou mal interpretada. É a velha preguiça das pessoas não aprenderem o idioma inglês, imprescindivel para quem trabalha na rede, sob o manto futil da preservação da lingua vernácula…
    Xenofobismo inutil que nos leva ao paredão da ignorância !

    1. Avatar de Vítor M.

      carlos rajas… lê a noticia completa homem e deixa de querer empurrar erros para o Pplware, já começas a ser um tanto irritante com essa tua atitude. Depois misturas tudo, desde erros de interpretação até xenofobia… só para tentar levar água ao teu moinho… isso é má politica homem.

      Não me quero repetir, mas acho que a notícia é bastante esclarecedora quanto à tentativa de impingir uma ferramenta… ou achas que esse “owever, and there will not be a penalty for students who chose not to buy an iPod touch or iPhone” não está já a salvaguardar as criticas e queixas?

      Vá descruza os olhos, isso acontece com todas as grandes empresas, em Portugal a Microsoft mina tudo o que é pólo universitário e o mesmo acontece com a Apple nos Estados Unidos, principalmente.

  25. Avatar de J.C
    J.C

    Isto só pode ser ideia de um algum professor ou reitor que é fã do iPhone/iPod e decidiu que toda a gente devia ter um.

    Para quem conhece o sistema de financiamento das faculdades nos estados unidos estranhará concerteza se a Apple não tiver sido um dos contribuidores com donações generosas a mesma. Estas faculdades são empresas autenticas e são geridas como tal. Logo este tipo de notícias nao me fazem qq tipo de estranheza.

    Este tipo de gestao tem vantagens e desvantagens. Por um lado nao dependem da boa vontade do estado mas sim das empresas que tem interesses nos seus activos (leia-se alunos e o produto que eles mesmos geram). Por outro lado as vezes ha destas coisas.

  26. Avatar de André Silva
    André Silva

    Crise? Qual crise?! Bora comprar iPod’s e pagar propinas!

  27. Avatar de A friend
    A friend

    Bem.. ao menos “obrigam” um produto de jeito! eheh

    @offtopic

    Se alguem souber o numero exacto que o Socrates já disse magalhães que me diga se faz favor… já não durmo a 3 noites com pesadelos em que vejo o Socrates com olhar maléfico a esfregar as mãos e a dizer magalhães vezes sem conta…

    Se acusam a Apple e a Microsoft de monopolio… eu acuso o socrates de cansaço cerebral… 😛

  28. Avatar de r0cki
    r0cki

    Só whine, mas opiniões construtivas tá quieto… É logo porque a Apple ta por detrás disto, é porque querem fazer dinheiro, é porque isto, é porque aquilo…

    Talvez se considerassem que iPhone tem mais sucesso nos EUA do que na Europa/resto do mundo, TALVEZ, aí não dissessem tanta porcaria… Cada vez que se fala de Apple aqui, é uma carrada de whiners…

    1. Avatar de tide
      tide

      de facto qualquer mensão a produtos da Apple é motivo para insinuações de monopolio e comentários descabidos. Seria tão mais fácil dizer bem do iPhone se este não fosse da Apple.

      1. Avatar de A friend

        Não sei se são contra a Apple ou se é mesmo tipico do povo … ser-se do contra!

        ..e viver em lamentações…. uma marca disso é o Fado…

        O grave problema, na minha opinião, é que temos muitos tecnicos de bancada prontos a lançar bitaites sem mesmo sequer entender do assunto (de uma forma geral e não neste caso em especifico)

    2. Avatar de Duarte
      Duarte

      E vice-versa

  29. Avatar de Alexx
    Alexx

    Acho que há por aqui muita gente que tem opinião bota abaixo de tudo e sobre todos e neste caso, não imaginam sequer o que é a vida universitária americana. Um pouco de humildade só lhes ficaria bem. Mais não digo senão exalto me …

  30. Avatar de Miguel Guerra
    Miguel Guerra

    Acho normalíssimo que o iPod Touch / iPhone seja o aparelho aconselhado pela referida universidade de jornalismo.
    Ora vejam esta foto duma sala de aula numa universidade americana:
    http://macmagazine.com.br/blog/2007/10/02/apple-praticamente-domina-as-universidades-americanas/

    1. Avatar de A friend

      Eu em vez de criticar só digo…

      Quem me dera a mim estar a estudar e ter um desconto para comprar um Apple… 😉

      1. Avatar de Miguel Guerra
        Miguel Guerra

        Tens desconto para um Magalhães! 🙂

        1. Avatar de A friend

          STOP 0x00001(D1) 0x00023, 02231

          A problem has been detected..

          the file magalhaes.sys do not exist in your system.. please reboot the system to prevent a damage…

          😀 just joking…

          1. Avatar de Duarte
            Duarte


            A friend says:
            12 de Maio de 2009 at 11:30 am

            Não sei se são contra a Apple ou se é mesmo tipico do povo … ser-se do contra!

            ..e viver em lamentações…. uma marca disso é o Fado…

            O grave problema, na minha opinião, é que temos muitos tecnicos de bancada prontos a lançar bitaites sem mesmo sequer entender do assunto (de uma forma geral e não neste caso em especifico)”

          2. Avatar de A friend

            @Duarte

            O BSOD que pus, a brincar, não foi uma lamentação nem uma falha do “Windows”.. foi mesmo uma falha do meu sistema (pensamento..) porque o desconto para o magalhães pouco me serve… já vou a caminho dos 26 anos… não posso ir apresentar os meus trabalhos num magalhães.. muito menos faze-los… 😉

  31. Avatar de Diego Castro
    Diego Castro

    Estupides………. porque um dos menos potentes smartphones do mercado??????

    Quanto aos netbooks…. n tinham que ser só os eee, ja quase todos os fabricantes entraram na corrida dos netbooks…

    Se era para obrigar a utilização de um smartphone, então que fosse o Neo Free Runner da OpenMoko (http://wiki.openmoko.org/wiki/Neo_FreeRunner)

    Enfim… viva os monopolios…

    1. Avatar de A friend

      Já pensaste que pode ser pelo motivo que este smartphone seja um dos que mais aplicações oferece e melhor interage com os computadores?

      Monopolio ou modelo standard? … talvez tenham optado pelo smartphone da Apple devido à qualidade e suporte para o mesmo…

      Quem estuda sabe que tem que comprar livros da editora “X”…
      vamos acusar a editora “X” de monopolio? … 😉

    2. Avatar de r0cki
      r0cki

      E pronto, lá vamos nós outra vez pelo monopólio… Quantos anos tens pá? Não entendes português ou quê? Não tem nada a ver com monopólio, simplesmente nos EUA o iPhone é o “melhor” (nota as aspas) de momento… Não se compara o sucesso do iPhone nos EUA com o sucesso na Europa…

      Já agora, é estupidez em vez de estupides. E usa menos ?, só te faz parecer uma criança que tem o computador à cinco minutos…

  32. Avatar de Diego Castro
    Diego Castro

    Sr. r0cki, sei ler sim Sr., e percebo perfeitamente português, mas acho que quando se obriga a compra de um material que não é o melhor (nem com aspas nem sem aspas)(ele é sim o que tem mais sucesso), então estamos perante incompetência de quem deu a ordem ou jogadas de monopólios.
    Obrigado pela correcção do português, fico sempre contente quando alguém ao criticar um post meu faz notas a minha pontuação e erros de português, é sinal que não encontrou mais nada 🙂
    …………………….
    (só meti estes pontos para parecer mais com um miúdo, isto vindo do Sr. que tem números no nick, very mature, very mature indeed)

    1. Avatar de Miguel Guerra
      Miguel Guerra

      Se leres o artigo original (em inglês), facilmente se percebe que ninguém obriga a nada. A universidade decidiu incluir o iPod touch no material necessário para que os alunos pudessem usufruir do desconto de estudante, que de outra forma não tinham.
      Se vires a fotografia que “linkei” no meu post anterior, podes verificar que a realidade americana é bem diferente da de cá. Ninguém obrigou os alunos a comprarem portáteis Apple, mas eles “monopolizaram” as salas de aula com Macbooks.

      1. Avatar de Vítor M.

        Miguel é verdade, aqui também não te obrigam a comprar obras dadas nas aulas, mas ao disponibilizarem conteúdos dessas obras e dirigindo exercidos para esses autores, estão a condicionar a tua liberdade de escolha… ou será que não?

        Se se disponibilizarem nessa universidade, conteúdos na já existente “iTuneslibrary” somente quem tiver dispositivos dedicados é que os vai usufruir, certo?

        Miguel, não se trata de nada horrendo ou ilegal, é sim, como outras coisas de outros feudos, formas de dirigir o estudante para um segmento.

        C’est La Vie

        1. Avatar de Miguel Guerra
          Miguel Guerra

          Mas pode-se aceder à iTunes library através de um PC.

  33. Avatar de r0cki
    r0cki

    So what…? Ao menos o meu português é correcto, seja na Internet ou lá fora na vida real, lol… Atrás do monitor somos todos uns mauzões 😉

  34. Avatar de mehrlicht
    mehrlicht

    a lei anti-trust não funciona?

    1. Avatar de A friend

      Onde está o acordo de exclusividade com a Apple?
      Onde está a proibição de usar outro aparelho?

  35. Avatar de A friend

    Para os mais “teimosos” e que mal entra o nome Apple ficam loucos…

    Eu desde que me lembro, quando estudava e queria fazer trabalhos na escola em computador, existia uma mediateca para tal, e nessa mediateca recheada de computares, era tudo com o Windows 95… um Mac nem ve-lo….. mas tudo bem, servia para o que queria, então usava-o…

    Com o passar dos anos, internet e afins, os PCs iam sendo actualizados e mais uma vez… falo dos “PCs” e nao dos MAC…

    e claro…. com o exigir dos anos lá me pediam trabalhos para serem feitos em computador.. onde ouvia a “bela” voz da professora a dizer… “isso tem que ser feito no Word… e a tabela têm que apresentar em Excel”… claro que ela dizia aquilo inconscientemente… não é porque era PRO-Microsoft… nem Anti-Apple, mas porque era o produto mais usado…

    Mais tarde começaram as aulas de informática, e das primeiras aulas tinha-mos que saber tudo sobre Bites e Bytes, aprender em MS-DOS… a linha de comandos, etc… e os testes feitos eram baseados no mesmo… não se tratava de UNIX nem coisa parecida, alias.. isso nem sequer se falava….assim como para os mais leigos se ensinava a clicar no botão “INICIAR”… “PROGRAMAS”… e não se ensinava … “FINDER” … ou a linha de comandos “LS” para ver os directorios, mas sim o “DIR”….

    Isto porque a Microsoft estava implantada em todo o sistema escolar… e era o sistema mais banal e mais usado….
    “Apples?” só as via penduradas nas arvores da escola e já ia com muita sorte…:D

    Mais tarde surgem as aplicações que teria-mos que usar… “amigos é so instalar o ficheiro .exe….” e fica pronto a usar…pera… falamos de ficheiros .exe… mas isso corre no Mac?… hum… ok… eu também não tenho um Mac não me vou preocupar…

    Agora pergunto-me… seria a Microsoft a causadora deste dito “monopolio” ou era um modelo standard usado? …

    Nunca ninguem me impediu de usar um Mac, mas estariam eles a restringir o meu acesso se as aplicações que me forneciam era apenas para Windows não havendo para Mac?….

    É obvio, a meu ver… que é um modelo standard e que todos tinhamos que seguir, não obrigatóriamente, mas quase… e posso acusar a microsoft por isso?… Obviamente que não 😉

    1. Avatar de Miguel Guerra
      Miguel Guerra

      Acabaste de responder aquela velha pergunta que muitos fazem:
      “Se Mac é assim tão bom como dizem, porque é que tão pouca gente o usa?”

  36. Avatar de Joana
    Joana

    Ridiculo!
    Fanatismo autentico. Nunca, mas nunca se deve obrigar alguem a usar formatos fechados em vez de abertos.

    è por isso que se promove o ogg ao mp3, o odt ao docx, o linux ao mac/windows, o apache ao ISS, o .pls ao mms://, etc etc etc

    esta universidade para mim é criminosa

    1. Avatar de viperbruno
      viperbruno

      Leste a noticia completa? Sabes, eles não estão a obrigar, estão a dizer que e um requisito para a entrada naquele curso. Como o aver disse e bem:

      “Só uma coisita mais. A universidade não vai obrigar ninguém a comprar o iPod Touch/ iPhone. Classifica-os é como material “required” (requerido) o que permite incluí-los nas despesas de educação para efeitos fiscais.

      Já agora, tens o cartão do clube “aberto”? Deves de ir a todos os concertos (aka conferencias onde se diz mal da MS) organizados por esses xitas del LIniX0.

      1. Avatar de Joana
        Joana

        nao sejas parvo.

        A liberdade está quando se dá o direito às pessoas de acederem e utilizarem informacao com os meios que lhe apetecem.

        Ja viste alguma rádio que te obrigasse a usar um receptop da marca Pioneer?

        ah bom..

        1. Avatar de viperbruno
          viperbruno

          Eu tambem nao concordo com o que a universidade fez pois nao da alternativa. Se dissesem que era necessario um smartphone/portatil com acesso a internet, ai ate compriendia pois pode ser uma necessidade para o curso agora um ipod/iphone??? Acordo com a apple ou revendedor naquela cidade nao?

          A minha resposta ao teu comment foi por causa disso:

          “è por isso que se promove o ogg ao mp3, o odt ao docx, o linux ao mac/windows, o apache ao ISS, o .pls ao mms://, etc etc etc”

          O que isso tem a haver para o caso? Uma coisa é seres defensora do opensource. Agora se dizes isso so por ser um Ipod ao inves de por exemplo um smartphone com Google Android ai ja é ser fangirl neste caso.

      2. Avatar de r0cki
        r0cki

        @#
        viperbruno says:
        12 de Maio de 2009 at 3:34 pm

        Man, enterraste.te tanto… Então o iPhone/iPod Touch teem Wireless para que? LOL!

        1. Avatar de viperbruno
          viperbruno

          Sabes Português? Vou voltar a repetir para ver se consegues entender.

          “Se dissessem que era necessário um smartphone/portátil com acesso a Internet, ai ate compreendia pois pode ser uma necessidade (…)”

          Foi isso que disse, certo? Depois disse isto:

          “agora um ipod/iphone???”

          Limitar a escolha a isso. Existe ao pontapé de smartphones/PDA com wifi meu amigo. Não achas ridículo limitar a escolha a apenas dois aparelhos caros e que por esse preço podia escolher outra coisa? Se não consegues entender o monopolismo que ouve nesta situação, tudo bem, agora não digas que o meu argumento não e valido.
          Se a ideia era criar um standard tudo bem, mas não desta forma. Exemplo: Um smartphone com suporte a ficheiros x e wifi integrado.

  37. Avatar de Dark
    Dark

    acho bem…

    em engenharia cá tambem devia ser obrigatorio!

    1. Avatar de nome
      nome

      troll alert

      1. Avatar de viperbruno
  38. Avatar de aver
    aver

    A discussão já vai longa. Já deve ter sido dito tudo o que havia para dizer.
    E no entanto, quem viu a coisa na lógica iPhone-outros smartphones “erou”.
    O produto Apple que, verdadeiramente, a universidade estava a promover era o iPod Touch – pelas capacidades wireless, de vídeo e de ecrã (o iPhone foi claramente explicitado como mais caro, mas como tem idênticas capacidades, não havia razão para não indicar a compra).

  39. Avatar de Pedro R.
    Pedro R.

    eu acho isso um pouco exagerado, mas se virem bem as pessoas que têm menos possibilidades talvez irão ter um ipod touch ou o iphone por um preço mais baixo.

    Digo isto porque a universidade tem como escolho dois produtos da Apple, talvez tenham uma pareceria e talvez o produtos estejam muito mais baratos.

    basta ver que um iphone em Portugal para empresas custa 100 euros enquanto para uso de uma pessoas normal custa 500 euros.

    É apenas uma opinião, não é nada concreto nem com certezas!