Uma decisão importante! Volkswagen vai vender os seus carros elétricos exclusivamente online

42 Comentários

O mercado automóvel está preso a dogmas e a modelos de funcionamento que estão parados no tempo. Estas formas de trabalhar têm muitos anos e teimam em estar opostas à mudança, algo que já deveria ter acontecido.

A Volkswagen quer mudar estes métodos e anunciou agora uma decisão muito importante. Os seus carros elétricos vão ser vendidos exclusivamente online, tendo reservado um papel especial e até essencial para os concessionários.

Volkswagen carros elétricos concessionários vender

Forma diferente de vender carros elétricos

A chegada dos carros elétricos da Volkswagen está eminente. Depois de vários anos a preparar estas propostas, a marca alemã terá tudo preparado para colocar no mercado aqueles que vão ser o seu futuro na indústria, em várias frentes.

Com o ID.3 a marca resolveu também mudar muito na sua forma de funcionar e reinventou vários dos seus processos, quer internos, quer externos. O mais importante deles foi agora revelado e foca-se na forma como vão vender estes carros elétricos.

Volkswagen carros elétricos concessionários vender

Volkswagen vai mudar a indústria e os seus métodos

Tudo passará a ser controlado pela Volkswagen, num ponto central e numa loja totalmente online. Será aqui que as encomendas e todo o processo de venda será realizado, mantendo o contacto com o potencial cliente e as suas necessidades.

Claro que a marca alemã não pretende eliminar os concessionários que tem espalhados pelos países onde tem representação. Estes vão passar a ser o local onde os clientes vão realizar o contacto com os carros elétricos, especialmente para os test drive e as entregas.

Volkswagen carros elétricos concessionários vender

Poderá estar a definir o futuro da indústria

O novo sistema vai ser adotado por todos os parceiros Volkswagen em todo o mundo e será lançado inicialmente na Europa no próximo mês. Este momento irá coincidir com o lançamento do ID.3, o primeiro carro elétrico da marca.

Esta é a prova clara de que os carros elétricos estão a mudar a indústria de forma completa. Para além da mudança real das formas de energia consumidas, vem ainda alterar o modelo de negócio e a forma como estes vão ser colocados no mercado.

Comentários

42

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Manuel
    Manuel

    mais desemprego e mais dinheiro concentrado no fabricante

    1. Avatar de Nuno Moura
      Nuno Moura

      A necessidade deo trabalho tambem tem que ser reiventada

    2. Avatar de Cícero
      Cícero

      Concordo totalmente….

  2. Avatar de Eu
    Eu

    Então… E a retoma? 🙂

  3. Avatar de TugAzeiteiro
    TugAzeiteiro

    “Volkswagen vai mudar a indústria e os seus métodos” Hummm… isso já não foi feito por uma certa marca Americana?!

    1. Avatar de Nuno Moura
      Nuno Moura

      Claro, os dessa marca americana já está a contruir outra mega-fabrica nas sua barbas, será que acordaram a tempo?

  4. Avatar de Hélio Musco
    Hélio Musco

    Andam a aprender com quem sabe 😉

    1. Avatar de António Augusto Almeida Pinto de Sousa
      António Augusto Almeida Pinto de Sousa

      Tal e qual

  5. Avatar de Fulano
    Fulano

    Será que este, ao contrário dos Tesla, consegue puxar uma caravana montanha acima sem queimar os motores?
    É que até agora vi ZERO VE a conseguir fazer isso.

    1. Avatar de Urtencio
      Urtencio

      onde é que viste os motores a queimar? manda ai link sfv

    2. Avatar de Nuno
      Nuno

      eu pergunto-me se tu ja viste mesmo isso acontecer ou estas so a inventar porque és hater mas só por si um motor eletrico é dificil de queimar muito mais facilmente um motor a combustão vai com os porcos com a força excessiva, mas sim ja vi um eletrico puxar uma caravana sem problemas nenhuns e os motores da tesla têm garantia de 8 anos mais que qualquer motor a combustao

      1. Avatar de Zim
        Zim

        Errado !
        A KIA oferece 8 anos de garantia !

    3. Avatar de Urtencio
      Urtencio

      Tens aqui um exemplo de um a subir montanha com um barco de 2500Kg as costas a fazer ultrapassagens serra acima!
      https://www.youtube.com/watch?v=op2JZi7zMbM

      E pelos vistos tens muitos mais e não vi nenhum a queimar como dizes! mas se tiveres para partilhar gostava de ver!

      1. Avatar de Tiago Batista
        Tiago Batista

        Para todas as zero vezes que vou fazer isso, estou mesmo muito preocupado! LOL

    4. Avatar de Vai-te catar
      Vai-te catar

      Cenário que não é realista para mais de 95% dos automobilistas. Não tem grande interesse do ponto de vista comercial.

    5. Avatar de Lince ibérico
      Lince ibérico

      Tens de ver mas é o que andas a queimar!
      https://m.youtube.com/watch?v=bXFHgoon7lg

  6. Avatar de ...

    Tesla e os outros.

  7. Avatar de BC
    BC

    Quem é que compra um carro, que custa várias dezenas de milhar de euros, sem o ver por dentro e sem o experimentar primeiro?
    E como se negocia a retoma do usado?
    Basta haver um carro da concorrência que não faça a venda exclusivamente online, para ter uma vantagem concorrencial apreciável…
    Só dura enquanto houver o efeito da modernidade ou estiver na moda. Quando for normal vender elétricos, vão ter de fazer a venda presencial…

    1. Avatar de Pedro Simões

      É precisamente para isso que os concessionários vão continuar a existir.

    2. Avatar de Nuno
      Nuno

      venda online nao quer dizer que nao o possas experimentar vais a um concessionario vês experimentas e dps fazes a compra online

      1. Avatar de Gaspar Oliveira
        Gaspar Oliveira

        Futuramente podem ter carros espalhados por aí, até os de rent.
        Pedes um test-drive, eles dizem onde esta o carro chegas la pegas no carro e vais fazer o teste e até podem fazer acompanhamento virtual.

      2. Avatar de BC
        BC

        Venda EXCLUSIVAMENTE online, para mim significa não ter despesas de logística com exposição e test-drive.
        Fazer o ato administrativo de vender um carro (faturar) é a atividade mais lucrativa que existe. Ter o carro em exposição, mostrá-lo, fazer test-drives e convencer o comprador é que custa dinheiro…
        Se querem vender só online, não é para ter carros em exposição…

  8. Avatar de Dark Sky
    Dark Sky

    Há uma coisa que a Volkswagen precisa de melhor – a apresentação do veículo em 3D interativo.
    Continua tudo na mesma, na era do digital: foto do veículo e do tablier => características técnicas principais/destaques para atrair o comprador => simulador “pique a opção para ver o preço” => agora tá aí o manual, enorme, para várias versões, vá lá procurar o que lhe interessa (se for capaz de encontrar).

  9. Avatar de jaugusto
    jaugusto

    Humm… e o software já funciona ou um gajo fica com o carro “atravessado” a meio da viagem? E os updates são feitos on air ou um gajo tem de ir ao “mecânico” e perder horas com a coisa?
    https://insideevs.com/news/406375/vw-id3-software-problem-update/

    1. Avatar de Dark Sky
      Dark Sky

      Anda por aí uma guerra Tesla – VW?
      Da mesma fonte, um artigo mais recente:
      https://insideevs.com/news/420281/vw-id3-wins-automotive-brand-contest/

  10. Avatar de pj
    pj

    carro é para conduzir, ver, apreciar. online é treta, só para gente que não sabe nada. o que a pandemia devia deixar era o desprezo pelo digital…
    carro que se conduz sózinho já existe chama se comboio.

    1. Avatar de TugAzeiteiro
      TugAzeiteiro

      E que tal ler a noticia em vez de vir mandar postas de pescada para o ar? Parece que o velho habito Português de falar sem saber continua….. “Claro que a marca alemã não pretende eliminar os concessionários que tem espalhados pelos países onde tem representação. Estes vão passar a ser o local onde os clientes vão realizar o contacto com os carros elétricos, especialmente para os test drive e as entregas.”

      1. Avatar de BC
        BC

        Isso é conversa da treta para não assustar os concessionários…
        Fazer o ato administrativo de vender um carro (faturar) é a atividade mais lucrativa que existe. Ter o carro em exposição, mostrá-lo, fazer test-drives e convencer o comprador é que custa dinheiro…
        Se querem vender só online, não é para ter carros em exposição…
        No longo prazo, se a moda pegar, não há test-drives.

    2. Avatar de Urtencio
      Urtencio

      grande artista!! XD

    3. Avatar de IonFan
      IonFan

      Este pessoal que vem para aqui destilar rudez é mesmo hilariante.
      Aposto que o avô deste também andava por ai a dizer que os cavalos é que eram. Montar, ver, apreciar. Concessionários e automóveis eram treta, só para quem não sabe nada. A gripe espanhola devia é ter deixado o desprezo pelo que é mecânico…
      Maquina que anda sozinha já existia, chamava se comboio.

  11. Avatar de Luigi
    Luigi

    Eles deveriam era eliminar definitivamente carros / motos e construir máquinas de teletransporte, logo, o ambiente e o planeta agradece.

    1. Avatar de eu2
      eu2

      Isso se essas máquinas não “teletransportassem” toneladas de CO2 de volta…

  12. Avatar de Xnelox
    Xnelox

    Só não compro carros online porque não confio nos CTT expresso e não têm pagamento por mbway

    1. Avatar de BC
      BC

      E vai-se a ver, entregam com o embrulho amassado…

  13. Avatar de Meguie
    Meguie

    Se o tivesse feito no passado não tinha levado com o enorme calote da SIVA em Portugal.

  14. Avatar de George M.
    George M.

    A Tesla esteve lá, fazendo isso com compras on-line e sem gastar milhões em propaganda de qual VW terá que fazer. Este artigo faz parecer que isso é algo novo. A Alemanha ainda segue e não lidera. Muitos artigos sobre perdedores como Dyson e Fisker, mas nada sobre Lucid. O engenheiro que criou o emblemático Modelo S também criou outro veículo fantástico chamado Lucid Air. A Alemanha está muito preocupada com Tesla, e outra dor de cabeça para a Alemanha será Lucid, e novamente do Silicon Valley!

    1. Avatar de Pedro Silva
      Pedro Silva

      É mesmo bom é fugir do silicon valley tudo empresas ligadas ao governo Americano com interesses de controlo de informação das pessoas, o mesmo é verdade com a China que começou a competir com essa prática.
      Não mercado livre nenhum aqui.

  15. Avatar de Ricardo Azevedo
    Ricardo Azevedo

    MUITO ERRADO!!!!
    Este não é o primeiro carro elétrico, já existe uma variante 100% elétrica no UP e no GOLF.
    Cuidado com as informações erradas.

    1. Avatar de Vítor M.

      A VW classifica este como um 100% elétrico, dado que é o primeiro de fabrico de raiz para um elétrico. Os anteriores tinham a plataforma partilhada, foram criados para o segmento dos combustíveis fósseis e adaptados a elétricos.

  16. Avatar de Adinei Rosa Gazani
    Adinei Rosa Gazani

    Quem determina o futuro de uma marca é o consumidor. Se ele não quiser comprar online, as revendedoras terão que optar por voltar ao método tradicional ou encerrar toda a cadeia de vendas.

    1. Avatar de BC
      BC

      100% de acordo, numa situação de mercado perfeito sem distorções: ausência de informação assimétrica e de monopólio ou oligopólio…
      Mas sabemos todos que as multinacionais tentam sempre furar estas regras…
      E as modas e o design servem igualmente para restringir, nem que seja instintivamente, a escolha do consumidor…