Um estádio fantástico

20 Comentários

Se tudo correr como planeado, o estádio The Wall em Doha, capital do Qatar, será o primeiro em duas frentes: o primeiro estádio abaixo da Terra e o primeiro estádio ao ar livre com… ar condicionado!

The Wall - 1

Ainda há um longo caminho a percorrer e o estádio só estará pronto em 2010, na melhor das hipóteses. No entanto, se tudo correr como planeado pela MZ & Partners Architects, este será certamente um investimento de sucesso.

The Wall - 2

Ao olhar de cima, rapidamente perceberá porque o The Wall já ganhou o apelido The Laptop, o portátil. As bancadas principais ficarão quase na vertical, emergindo do subsolo. Além disso, não existirão torres de iluminação, já que toda ela estará estrategicamente posicionada na estrutura do estádio.

The Wall - 3

Porquê fazê-lo debaixo da Terra? Obviamente, será um grande feito conseguir construir o primeiro estádio no subsolo mas há outro motivo, bem mais forte, relacionado como o clima do Qatar: controlo de temperatura. Um estádio subterrâneo deverá assegurar que tanto o campo como a área envolvente se mantém fresca, a uma temperatura que torne desnecessários avultados custos de ar condicionado.

The Wall - 4

Aparentemente, este estádio será uma tentativa de aumentar os probabilidades de Doha receber o Campeonato Mundial de Futebol em 2018. O único senão? O The Wall só terá capacidade para 11000 espectadores.

Partilhar:
Tags:

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de joao

    bem.. diferente!

    vamos esperar para que fique pronto :), pena a fraca capacidade :S

  2. Avatar de Dj Suca
    Dj Suca

    Abuso….. Evolução….
    jesus… isso daki a nada vai ser na lua as construções malucas…

  3. Avatar de Guerreiro
    Guerreiro

    Pode ser muito giro, e etc. Mas 11 Mil pessoas ,não vale a pena o dinheiro.

  4. Avatar de R3volution
    R3volution

    realmente só 11mil lugares?! Fazia-se o buraco mais fundo e aumentavam as bancadas 😀

  5. Avatar de Paulo Ribeiro

    11 mil lugares é pouca bilheteira na europa mas lá até deve ser mto nao sei…

  6. Avatar de R00KIE
    R00KIE

    Epá …. buraco no chão e tal …. será que lá não chove a sério? É que as palavras piscina e banheira foram as primeiras coisas em que pensei assim que li “o primeiro estádio abaixo da Terra”

  7. Avatar de QualquerUm
    QualquerUm

    Aconselha-se ao pessoal uma consulta rápida na Wiki sobre o qatar antes de avançarem muito nos comentários.

    A avaliar pela última foto, que mostra os assentos, queriam o quê? 100000 lugares?

  8. Avatar de ayatola pykakonas
    ayatola pykakonas

    Por isso é que o petróleo está sempre a subir?

  9. Avatar de Andrius
    Andrius

    Lol 11000?? se para o Euro2004 o minimo eram 30000 salvo erro… =)

  10. Avatar de monge
    monge

    Qatar
    População: 817.052 habitantes

    Dava para encher 8 estádios de 100.000 lugares. 😉

  11. Avatar de R3volution
    R3volution

    O problema aqui não é o qatar ter poucos habitantes, é o facto de querer candidatar-se a um mundial de futebol, por isso todos os comentários foram correctamente fundamentados!
    Aliás, 10mil lugares, até é muito para as assistências em média da liga portuguesa de futebol.

  12. Avatar de Antonio Jorge
    Antonio Jorge

    11 mil lugares , em portugal é pouco, porque portugal é um país com tradicoes futebolisticas, agora para o qatar, pode até ser suficiente. quem sabem.
    no entanto, belo estádio.

  13. Avatar de Jonblue

    Pena é que nem à bola sabem jogar.
    O Bin Laden vai estreá-lo um dia destes…:-D

  14. Avatar de UKN
    UKN

    11 mil lugares em Portugal é pouco !? … Tirando uns 5 clubes que conseguem audiências maiores que isso e muitas vezes nem tanto … basta ver as médias dos outros todos …

    Quanto ao estádio … é pena é eu depois não me estar a ver para aquelas bandas … mas quem sabe … que avance …

  15. Avatar de Blizard
    Blizard

    Andamos nós a manter os vícios destes gajos com os preços do petróleo…

  16. Avatar de António
    António

    Axo a ideia do estádio debaixo de terra altamente, imagino o que seja lá jogar, isto pork também sou um amante e praticante de desporto, e não só de emoções fortes como certos rabinhos que não desgrudam das cadeiras, e só pensam no numero de lugares. E acreditem deve ser um estádio bastante acolhedor, uma vez mais os meus parabens ao projecto CAD fantastico!!!

  17. Avatar de António
    António

    Axo que com o espaço que se poupa com este estádio dava para que um tipico tuga leva-se o kit piquenic, composto por uma cadeira(claro) e o farnel sentando-se à beirinha. Mas quem é k está a pensar em arquitetura paisagista que se lixe isso…queremos é petróleo!!!

  18. Avatar de Filipe
    Filipe

    Penso ser mais uma boa inovaçao e no minimo original, era bom que construissem estes estadios em Portugal, pelo menos o numero de lugares poder-se ia dizer que os nossos estadios ja estariam quase cheios em dias de jogos…

  19. Avatar de Ramon
    Ramon

    Como arquiteto eu falo:

    O partido arquitetônico é inovador.
    O que se ‘economiza” com estrutura acima e abaixo do chão acaba sendo a mesma coisa, sendo para conter a pressão da terra nas paredes laterais e sem contar na impermeabilização. Quanto ao ar-condicionado nos novos conceitos de sustentabilidade poderia ter tirado partido da ventilação natural o que não fez.

    Mas fora isto, é um bonito estádio, com lindas perspectivas e talvez outras grandes qualidades, que em uma análise rápida não me fez ver outros pontos positivos.

    Qto a capacidade … deixa a desejar!
    Mas se tem dinheiro sobrando …

  20. Avatar de edney
    edney

    ventilaçao natural????? o qatar é uma pais desertico, naum existe ventilação natural q refresque
    outra coisa. esse estadio naum pode e naum vai ser usado numa possivel candidatura a sede da copa do mundo pois o minimo exigido sao 40000 lugares. pode no maximo ser usado como propaganda
    agora naum sei como podem elogiar o desenho do estadio. a vista esta muito distante naum mostra nada de detalhes, é um trabalho q foi feito em meia hora por algum amador