Última hora: Pfizer revela que vacina contra a COVID-19 é “90% eficaz”

64 Comentários

No meio de tanta notícia menos positiva, o mundo acaba de receber uma boa novidade. A Pfizer acabou de revelar que a vacina que tem em testes contra a COVID-19 é “90% eficaz”.

Os resultados preliminares que foram avançados são bastante animadores, tendo os voluntários desenvolvido anticorpos contra o novo coronavírus.


A norte-americana Pfizer e a alemã BioNTech acabam de dar uma boa notícia ao mundo. De acordo com os testes realizados, a vacina contra a COVID-19 é “90% eficaz”. É, no entanto, importante referir que estes são resultados preliminares da fase 3 dos ensaios clínicos. A terceira fase é a última antes do pedido de aprovação pelas Autoridades de Saúde.

De acordo com o comunicado da Pfizer, através do seu diretor…

Depois de oito meses, após o início da pior pandemia em mais de um século, consideramos que esta etapa representa um avanço significativo para o mundo nesta batalha contra a COVID-19.

Os resultados da fase 3 [última fase] do nosso ensaio da vacina  mostram que a mesma é bastante eficiente.

Resultados da Vacina contra a COVID-19

Entre os 43 538 participantes nesta fase 3 de testes nem todos os voluntários receberam a vacina sendo que alguns receberam um placebo. A Pfizer identificou 94 casos de COVID-19 positivos, numa percentagem de eficácia superior a 90%. A empresa avança que são resultados encorajadores.

Os dois laboratórios afirmaram que pretendem fornecer 50 milhões de doses no mundo em 2020 e até 1,3 mil milhões em 2021.

Comentários

64

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Toni da Adega
    Toni da Adega

    Falta o Link para o artigo cientifico no Facebook, sem isso é difícil de acreditar.

  2. Avatar de barta
    barta

    Cada um é livre de tomar ou não, desde que depois, caso necessário, não recorra ao SNS quando o problema poderia ter sido acautelado com a vacinação.

  3. Avatar de Raven
    Raven

    Que seja aprovada e distribuída o mais breve possível! A ser de facto eficaz…

  4. Avatar de barta
    barta

    Spam de página da Web
    As páginas de spam buscam uma colocação melhor nos resultados da Pesquisa Google usando vários truques, como texto oculto, doorways, técnicas de cloaking ou redirecionamentos não autorizados. Essas técnicas tentam comprometer a qualidade dos nossos resultados e afetam a experiência de pesquisa de todos.

    https://www.google.com/webmasters/tools/spamreportform

  5. Avatar de Black Russian
    Black Russian

    Que venha rápido , dou a minha vez a quem precisar ……..

  6. Avatar de Carlos Braga
    Carlos Braga

    Foi só pena que as eleições Americanas tenho só sido a semana passada, porque se não fosse esse jogo politico já teríamos uma vacina disponível. Enfim é o mundo que temos…

    1. Avatar de Santos
      Santos

      O tempo médio para produção de uma nova vacina são anos, esta está a ser feita em tempo recorde, com ou sem distrações. Além disso toda a gente quer ser o primeiro a ganhar a corrida não me parece que alguma das administrações se tenha metido ao barulho para atrapalhar.

      1. Avatar de ernez
        ernez

        A tecnologia utilizada é muito diferente de outrora, já se consegue sintetizar e produzir vacinas de vírus, que naturalmente produzam anticorpos, em espaços temporais muito inferiores a esse que menciona.

        1. Avatar de Santos
          Santos

          Sim, e o tempo médio necessário continua a ser anos

          1. Avatar de Molusco
            Molusco

            Por isso todos os anos sai uma nova vacina para gripe e nem funciona nem nada…

          2. Avatar de SSD
            SSD

            Nova, ok…
            Pode haver uma nova de vez em quando mas é como a penicilina encontras uma que funcione e mantens a fórmula.

        2. Avatar de Sujeito
          Sujeito

          Não é verdade.

          A tecnologia usada é irrelevante. O tempo necessário tem a ver com os processos de escrutínio e análise e não com tecnologia usada.
          O que está a permitir a rapidez é o anular desses protocolos de segurança, não as tecnologias.

          1. Avatar de eu2
            eu2

            Não é nada o anular dos protocolos de segurança, é o anular da burocracia. Coisas como dar prioridade a esta vacina em vez de a outros tratamentos.

        3. Avatar de Lucas
          Lucas

          o que dizes não é correcto!
          O tempo de desenvolvimento de novos fármacos e novas vacinas é longo. O que estas empresas fizeram foi aproveitar trabalho já feito noutras vacinas, na esperança de que poderia funcionar, com a ajuda de centenas de milhões de euros dos governos para acelerar o desenvolvimento de diferentes vacinas e a criação em simultâneo de linhas de produção (sem saber se iria resultar)!
          Mas mesmo com toda esta aceleração no desenvolvimento, os ensaios clínicos têm que invariavelmente demorar algum tempo.
          Ainda temos que esperar pelos resultados finais e aprovação.

        4. Avatar de ToFerreira
          ToFerreira

          É daqueles que acredita que se puser 9 grávidas numa sala elas conseguem parir um bebé ao final de 1 mês?

  7. Avatar de Pedro
    Pedro

    Ótimo, que venha esta a e todas as outras que sejam eficazes!

  8. Avatar de Miguel Nóbrega
    Miguel Nóbrega

    “Entre os 43 538 participantes nesta fase 3 de testes nem todos os voluntários receberam a vacina sendo que alguns receberam um placebo.”
    Então infectaram alguns com Covid e deram um placebo? Qual era a intenção, ver se curavam?

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Não é possível fazer testes clínicos com pessoas saudáveis ou que não sejam propositadamente infectadas.

      1. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        É tão sério e tão grave que arriscam matar milhares de pessoas.

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Todo voluntários mas irrelevante, a única alternativa é acabar com TODOS os medicamentos e vacinas.

    2. Avatar de José Fonseca Amadeu
      José Fonseca Amadeu

      Mais valia não teres comentado. Qualquer pessoa mnimamente informada sabe que todos os ensaios clinicos têm uma % de voluntários que recebem placebos, serve precisamente para diferenciar aqueles que se curam devido a estarem a tomar a droga daqueles que se “curam” por efeito placebo.

      1. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        O ponto dele não é esse, mas sim de infetarem alguém e ficarem só a ver. Sim, é isso que é um placebo mas na situação atual em que te dizem que é uma tragédia, é um absurdo nesta época infetar pessoas e ficar a ver se morrem ou não.

        1. Avatar de O bastardo
          O bastardo

          Caro “sujeito”, o ideal é você e todos os indivíduos que vivem no mundo irreal acordarem para a vida.

          O mundo médico / científico é e sempre foi feito de sacrifícios, ora dos profissionais que ganham uma miséria por hora em que os horários se médicos e enfermeiros são planos de trabalho em que feriados e noites são o dia-a-dia, como de doentes (neste caso com o vírus) que se disponibilizam a testar medicamentos ou vacinas (e neste caso habitualmente com uma forma atenuada dele) arriscando- se a levar com o placebo e ficarem muito mal. Isto tudo em prol dos outros.

          Mas quem fica bem visto são sempre os desportistas, artistas, políticos e YouTubers/ influencers. Parabéns, bem-vindo à realidade.

        2. Avatar de Lucas
          Lucas

          ninguém neste estudo foi infectado intencionalmente!

        3. Avatar de José Fonseca Amadeu
          José Fonseca Amadeu

          Se não fosse assim nunca existiriam farmacos, absurdo é testarem em animais em clinical trial phase I, com tanta mão de obra encarcerada que podia servir de cobaia.
          Abolia sim testes em animais, já os placebos esses têm de estar sempre presentes, sem isso não há grupos de controlo e não é possível de ser aferida a eficácia de uma droga.

        4. Avatar de eu2
          eu2

          Não, o placebo é como os comprimidos de farinha, não faz absolutamente nada, apenas esconde do voluntário se levou a vacina ou não. Assim fica-se a saber se curou a pessoa por causa do medicamento ou por causa dela achar que por ter tomado a cura fica logo curada (isso acontece e chama-se efeito placebo, pesquisa).

          E é anti-ético infetar-se voluntários de propósito seja pro que for. Por isso é que eles arranjam voluntários em países que a pandemia está em grande crescimento, porque assim têm mais chances de serem infetadas naturalmente no seu dia a dia.

    3. Avatar de Lucas
      Lucas

      Ninguém foi infectado intencionalmente!
      Qualquer ensaio clínico dum novo medicamento necessita de grupos controlo, doutra forma é difícil determinar se aquilo que é observado é devido ao fármaco ou a outras variáveis. Sem esses dados não se pode determinar a eficácia e avaliar correctamente a segurança.

      1. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        Se ninguém foi infetado intencionalmente não têm maneira de ter dados fiáveis.

        1. Avatar de Lucas
          Lucas

          … para isso é que formamos cientistas e médicos, para saberem como se pode ter dados fiáveis em ensaios clínicos bem planeados, com grupos controlo, etc; em vez de mandar postas de pescada a dizer que não se tem “maneira de ter dados fiáveis”.

        2. Avatar de José Fonseca Amadeu
          José Fonseca Amadeu

          Vacinas aferem imunidade, imunidade afere-se com a quantidade de anti-corpos.. Genious..

          1. Avatar de Lucas
            Lucas

            não! Imunidade afere-se olhando para a propensão para ficar doente. A quantidade de anticorpos é apenas um indicador inicial da resposta imunitária contra a vacina, mas não dá certeza sobre ter adquirido imunidade que impeça a doença. Para isso é necessário observar grupos com um grande número de pessoas que no seu dia a dia normal podem eventualmente ser expostas ao vírus.

        3. Avatar de eu2
          eu2

          Podem ser infetados não intencionalmente, deixando-as viver normalmente e pode ser que sejam infetadas como toda a gente

    4. Avatar de Nuno
      Nuno

      A vacina é para proteger e não para curar. Todos os 43 538 participantes não estavam infectados, aliás isso é dito no tweet da Pfizer que está na notícia (“demonstrated initial evidence of efficacy against #COVID19 in participants without prior evidence of SARS-CoV-2 infection.”). Depois desses participantes deram a vacina a uma percentagem e placebos a outra. Desses 43 538 participantes só 94 é que acabaram por ter a infecção. Os 90% de eficácia que determinaram devem ter depois a ver com a percentagem dos que tomaram placebos e ficaram infectados e todas as variáveis em relação ao local em que residem, trabalho que exercem, uso de transportes públicos, etc. Ninguém foi infectado propositadamente. Aliás, um dos critérios para a participação é “In the judgment of the investigator, higher than average risk for COVID-19 infection (including, but not limited to, use of mass transportation, relevant demographics, and employment as frontline essential workers)”. https://www.pfizer.com/science/coronavirus

    5. Avatar de greego
      greego

      Os ensaios clínicos são feitos dessa forma… Não sabendo, talvez a Internet o informar-se…

    6. Avatar de Miguel
      Miguel

      O que era o placebo? Já agora…

  9. Avatar de art
    art

    Para já esta cena cheira-me a publicidade , tipo : a minha é melhor que a tua……..efeito prático : subida do valor das ações da Pfizer…..esta deve ser uma análise muito inicial dos valores ..acredito qua á medida que se forem analisando mais voluntários , o numero vai descer

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Claro. Desde quando houve motivos para desconfiar duma empresa que diz que o seu produto é melhor do que o do outro?

      Da mesma forma, quando fazem trafulhices, investigam-se a si próprios e concluem que nada fizeram de mal. É lógica de validação circular, em que a verdade é o que eles dizem porque eles assim o dizem.

      Por estas e por outras é que é suposto haver rigor científico, validação independente etc, coisa que parece estar esquecido.

  10. Avatar de ZeDasCabras
    ZeDasCabras

    Que venha rapido caso contrario os politicos rebentam com isto.

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      Pois é verdade, mas não sei se os donos dos grandes Hipermercados vão autorizar os seus lacaios “Costa & Companhia” a comprar as vacinas, é mau para o negócio.

  11. Avatar de Miguel C
    Miguel C

    Existe aí falta de dados.
    Isso diz que uma pessoa que use a vacina tem 10% de probabilidade de apanhar o virus.
    E qual é a probabilidade de uma pessoa que não use a vacina?

    1. Avatar de Lucas
      Lucas

      Não é isso que este número significa! 90% é a eficácia da vacina, ou seja a percentagem de redução do nº de casos de doença versus o grupo controlo não vacinado.
      A probabilidade de apanhar o vírus é a mesma que as pessoas não vacinadas, a probabilidade de ficar doente com o vírus é que é menor, pela imunidade adquirida, e também por isso a probabilidade duma pessoa vacinada espalhar o vírus é muito menor.
      A confirmar-se uma eficácia de 90% poderemos atingir imunidade de grupo, desde que pelo menos 70-80% da população seja vacinada.

  12. Avatar de greego
    greego

    Para já são informações para a roleta do mercado bolsista…

  13. Avatar de BlackFerdyPT
    BlackFerdyPT

    A mesma Pfizer que é sabido que aldraba estudos:

    https://archives.infowars.com/big-pharma-researcher-admits-to-faking-dozens-of-research-studies-for-pfizer-merck-2/

    Animem-se com a vacina que aí vem, de natureza experimental e que altera o ADN humano:

    https://www.youtube.com/watch?v=YXusu6GePvk

    1. Avatar de Lucas
      Lucas

      A vacina não altera o ADN humano! Não tem ADN nem possibilidade de produzir ADN.

      1. Avatar de Spoky
        Spoky

        Tem tem… pesquisa melhor!

        1. Avatar de Lucas
          Lucas

          Não tem! Esta vacina usa mRNA. mRNA não é DNA, não produz DNA, nem altera DNA. O mRNA leva apenas à produção de proteínas nas células. Passado algum tempo o mRNA é degradado naturalmente.

          1. Avatar de BlackFerdyPT
            BlackFerdyPT

            A informação na Wikipedia está incompleta.

            Procurem por artigos científicos, publicados nos últimos anos, usando os termos de busca: “RNA repairs DNA”

          2. Avatar de Lucas
            Lucas

            BlackFerdyPT, deixa-te de confusões e lê o que as pessoas escrevem, talvez aprendas alguma coisa!
            mRNA, RNA mensageiro, são as moléculas envolvidas na produção de proteínas na célula, algo que ocorre fora do núcleo. O mRNA não tem qualquer envolvimento com o DNA da célula.

          3. Avatar de SSD
            SSD

            Oh oh oh se está no YouTube está comprovado e é verdade, brincamos. Um osteopata numa página chamada Adriana does yoga é obviamente o caminho a seguir. Melhor do que esses só os medicos pela verdade em que até o meu dermatologista está lá, agora virulogistas nem vê los.

          4. Avatar de BlackFerdyPT
            BlackFerdyPT

            Eu sei o que é o mRNA. Mas, ainda assim, não sou especificamente formado em Biologia (e não sei o que mais podem fazer esse ou outros pedaços de código genético que deambulam pela célula).

            No entanto, o que oiço da boca do mesmo médico (que falava perante mais de 150 dos seus colegas, no vídeo que acima coloquei) que, antes de enveredar pela Medicina, tirou um curso de Biologia (e cujo currículo pode ser visto aqui: https://www.askdrbuttar.com/) é o seguinte: https://twitter.com/lotusoak2/status/1263131207212113921

            (Venham então pessoas com tanta ou mais formação que ele debater publicamente tal médico sobre isto, então…)

            Também, não soubesse eu já como funcionam os média de massas (Wikipedia incluído – https://en.wikipedia.org/wiki/Rashid_Buttar – cujo único interesse, perante quem denuncia verdades incómodas, é denegrir tais pessoas, em vez de organizar debates que incluam as mesmas) acharia mesmo muito estranho – e até gritante – que não fizessem estes mesmos média de massas um profundo debate sobre o que representa, para toda a espécie humana, começar a injectar as pessoas com material genético, destinado a fazer parte das suas células.

    2. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      Todas as vacinas alteram o ADN humano, não tomes nenhuma! E os medicamentos também e não só os da Pfizer, não tomes nenhum!

      1. Avatar de eu2
        eu2

        E o sol também altera

      1. Avatar de Cicrano
        Cicrano

        larga a droga e acorda para a vida,,,,

    3. Avatar de José Fonseca Amadeu
      José Fonseca Amadeu

      Who cares? Sendo Pfizer o melhor é tomar, se não fizer o que é suposto pelo menos ganha-se uma vida sexual mais intensa.. os erros da Pfizer compensam sempre 😀

    4. Avatar de Filipe Rocha
      Filipe Rocha

      A pplware continua nesta brincadeira de ter moderação nos comentários, que danifica qualquer discussão que se possa vir a ter devido aos tempos de aprovação, para depois deixar um anormal mostrar “provas” de canais com 2k visualizações e um artigo do infowars.

      “Tenham noção”

  14. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Engraçado ser logo após resultado eleições EUA…

    1. Avatar de José Fonseca Amadeu
      José Fonseca Amadeu

      Há que empurrar os indecisos para o Biden..

    2. Avatar de ZeDasCabras
      ZeDasCabras

      e como que por magia

    3. Avatar de eu2
      eu2

      Nem estava pra ser nesta altura… O presidente é que queria que fosse antes.

    4. Avatar de Santos
      Santos

      Nossa senhora… Por mais que ache os americanos mesquinhos, vocês sabem quanto tempo demora todo o processo para uma nova vacina? Se a Pfizer realmente estiver assim tão perto deve ser um novo recorde de tempo.
      E com todo o mundo a competir para ser o primeiro não me parece que fosse qual fosse o vencedor se fosse meter no processo e adiar um processo que pode dar a quem se adiantar, eu diria, uns largos biliões, para a empresa e para o país “vencedor da corrida”

  15. Avatar de PeterOak
    PeterOak

    Fantástico!! O sleppy Joe é eleito presidente e dois dias depois aparece a vacina milagreira.
    Tudo a comer gelados com a testa, vamos lá!