Última Hora: Governo decreta Estado de Calamidade para todo o país

156 Comentários

O Governo acaba de anunciar que vai ser decretado o Estado de Calamidade já a partir das 00h00. O Primeiro-Ministro António Costa anunciou 8 medidas que serão implementadas com a ativação deste estado.

Esta decisão foi tomada devido à situação atual do país no que respeita à pandemia da COVID-19. Isto porque o número de casos tem aumentado de dia para dia, havendo um crescimento diário também no número de internados e mortos.



Estado de Calamidade decretado a partir da meia-noite

Quando a maioria das pessoas esperava que o Governo renovasse o Estado de Contingência, António Costa anunciou que será decretado o Estado de Calamidade no nosso país já a partir da meia noite de hoje.

O Primeiro-Ministro explica que esta decisão se deve ao atual panorama da COVID-19 em Portugal, numa altura em que os casos confirmados já ultrapassam o milhar por dia. Para além disso cresce também o número de mortos, internados e internados nos cuidados intensivos.

Este novo Estado agora decretado vai contar com a implementação de 8 medidas de prevenção:

  • São proibidos ajuntamentos na via pública com mais de 5 pessoas, incluindo em espaços de restauração e similares
  • Proibidos eventos familiares com mais de 50 pessoas, como casamentos e batizados
  • Proibidos festejos académicos em Universidades e Politécnicos. Receções ao caloiro, por exemplo, estão suspensas
  • É reforçada a fiscalização destas medidas por parte das autoridades/ASAE, nomeadamente se os estabelecimentos e a restauração cumprem as regras
  • Aumento para 10.000€ as coimas para empresas, sobretudo espaços comerciais e restauração, que não assegurem as medidas
  • Recomendação do uso de máscara na via pública sempre hajam mais pessoas. Assim como recomendação da utilização da app STAYAWAY COVID
  • Proposta à Assembleia da República da possível obrigatoriedade de uso de máscara na via pública, sempre que hajam mais pessoas. Como proposta ainda da obrigatoriedade da utilização da app Stayaway Covid em contexto laboral, escolar e em determinados casos na Administração Pública

Atualmente Portugal tem quase 90 mil casos confirmados de COVID-19, 2.110 mortos a lamentar e quase 55 mil recuperados.

(em atualização…)

Comentários

156

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de ToFerreira
    ToFerreira

    Da festa do Avante e turistas até não caberem mais, ao estado de calamidade em três tempos…

  2. Avatar de MP
    MP

    Uso o Ubuntu Touch não existe app por isso não posso instalar

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      LineageOS sem Gapps. Vai dar ao mesmo.
      Mesmo assim, continuo a recusar estas apps que usam apis closed source da Google/Apple.
      A solução não passa por dar info aos americanos. Mas cada um sabe de si…

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Ainda existe? como está isso?
      Durou mais que o Windows Mobile :/

      1. Avatar de MP
        MP

        Existe e está em desenvolvimento
        https://ubports.com/pt/

        1. Avatar de oeuropeu
          oeuropeu

          Estas em desenvolvimento e estar vido ou ter futuro é outra.
          Logo se ve, nem sequer ha preocupação em criar app porque a amostra é tão pequena que era um gasto desnecessário.
          Eu gostava que tivesse vingado, mas não vou usar uma coisa que em vez de me facilitar o dia a dia, ainda me da trabalho, tenho um smartphone para ter as apps que me facilitam a vida e não ter de fazer essas apps ou andar anos atrasado.

        2. Avatar de oeuropeu
          oeuropeu

          Tem paypal, revolut, olx, netflix, aplicação do meu homebanking?
          Este é só um exemplo, não tendo isto serve para que, quem diz estas apps diz outras.

          1. Avatar de MP
            MP

            A ver se nos entendemos, eu uso, para mim chega, e não existe app. Se algum dia existir obrigatoriedade ou há app ou alguém pagará as multas e não eu, porque não me permitem cumprir. Simples. Aqui estamos a falar da app e nada mais. Não existe para o SO não posso cumprir.

    3. Avatar de Marco
      Marco

      Compra um telemóvel a sério. Deixa de ser forreta

  3. Avatar de Joao
    Joao

    Querem obrigar as pessoas a usar a aplicação, mas depois os infetados só colocam na app o código se quiserem.. Ficamos no mesmo então. Ficamos com uma app para consumir bateria

    1. Avatar de joao
      joao

      nem mais, para que serve uma app se depois com fica infetado não insere o codigo. É obrigar toda a gente a usar e inserir o codigo e ponto final.

      1. Avatar de João Duarte
        João Duarte

        Obrigar a utilizar uma App? Mas estamos na China e eu não sabia? Ridículo, nem sequer deve ser constituicional.

        1. Avatar de Infetado
          Infetado

          Essa atitude egoísta resulta na situação que vivemos e que agora se agudiza. Vista curta.

      2. Avatar de Guilherme Barão
        Guilherme Barão

        A app é essencial. Quem nao a instalar vai ter penalizacoes no irs e multas.

    2. Avatar de Pedro Gonçalves
      Pedro Gonçalves

      “…Assim como recomendação da utilização da app STAYAWAY COVID”…
      Diz recomendado não obrigatório, aqui o bom senso entra em ação

      1. Avatar de ITzanas
        ITzanas

        “Como proposta ainda da obrigatoriedade da utilização da app Stayaway Covid em contexto laboral, escolar e em determinados casos na Administração Pública” -> é um dos últimos pontos.

      2. Avatar de JR
        JR

        Essa recomendação é o ponto 7, o ponto 8 diz isto: Apresentar à Assembleia da República uma proposta de lei a que solicitaremos uma tramitação de urgência para que seja imposta a obrigatoriedade do uso da máscara na via pública, repito, com o óbvio bom senso de só nos momentos em que há mais pessoas na via pública e também da utilização da aplicação STAYAWAY COVID em contexto laboral, escolar e académico, nas forças armadas e nas forças de segurança e no conjunto da administração pública

    3. Avatar de Joao Mendes
      Joao Mendes

      Sim de que serve eu colocar o lixo no caixo te se o gajo do lado manda para o chao, que mentalidade é por isso que somos tao atrasado em relaçao ao resto da europa

      1. Avatar de José Martins
        José Martins

        “Seja a mudança que você quer ver no mundo.

        Mahatma Gandhi”

  4. Avatar de Márcio Coelho
    Márcio Coelho

    Sr. Primeiro Ministro, devem impor a obrigatoriedade de uso de Mascara em todo os espaços que estejam mais pessoas. Rua e Local de trabalho etc…
    Trabalho num OpenSpace e infelizmente o respeito de cidadania não existe.
    Como só existe a recomendação por parte das entidade oficiais, as empresas não podem obrigar aqueles que se acham super heróis e imunes ao vírus e as consequências dele, para o próprio e para os demais que usam mascara…..

    1. Avatar de joao
      joao

      e as empresas que trabalham com 30 – 50 – 100 funcionarios e todos sem mascara

    2. Avatar de oeuropeu
      oeuropeu

      Na minha empresa se não respeitares as regras que foram definidas pela empresa és “convidado” a abandonar as instalações.

      1. Avatar de ernez
        ernez

        Ui, mentiroso sou eu e não minto tanto!

        1. Avatar de Infetado
          Infetado

          Na minha empresa também é assim. Não sei porque lhe chamas de mentiroso.

        2. Avatar de Miguel
          Miguel

          Na minha empresa também é assim

      2. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Boa empresa. Em algumas, é o inverso, se quiseres ter cuidado, reclamar com clientes que entram sem máscara, mandam-te para a rua.

        1. Avatar de Serodio
          Serodio

          Igual por cá!

      3. Avatar de AlphaB
        AlphaB

        E na tua empresa viola-se a Constituição ?

        1. Avatar de Euéquesei
          Euéquesei

          Constituição? Isso é o quê?
          Aquela que diz que somos todos iguais? LOL…

    3. Avatar de Sr. Primeiro Ministro
      Sr. Primeiro Ministro

      Não vim aqui para receber ordens.

    4. Avatar de Hélder
      Hélder

      Onde trabalho somos obrigados a usar sempre máscara, o não cumprimento das regras dá direito a processo disciplinar… temos listas definidas de quem está em teletrabalho e só pode entrar na empresa quem está escalado para tal, entre outras medidas.

  5. Avatar de Euéquesei
    Euéquesei

    Milagre, somos os melhores do mundo.
    Somos um milagre…
    Espera, já não somos. Oh pá, que chatice.
    Ah querem festas no Campo Pequeno?
    Ah querem Festas do Adiante?
    Tomem lá.
    Ai aguenta aguenta…

    1. Avatar de Infetado
      Infetado

      Isso é populismo barato. Quando é que foi a festa do Campo Pequeno ? Quando foi a Festa do Avante ?

      1. Avatar de Euéquesei
        Euéquesei

        Essa do populismo é boa, serve para tudo, desde que dê jeito.
        É como chamar fascista a quem não pensar igual aos comunas.
        Festa do Campo Pequeno deve ter sido em Maio ou Junho, a festa do Parque Jurássico foi em Setembro.
        Porquê? Tb acredita que o vírus não infecta comunas?

        1. Avatar de Infetado
          Infetado

          Quantos foram os surtos ou infectados detetados nesses eventos? Tens o número? Isto é tudo uma questão de contas.

  6. Avatar de Miguel
    Miguel

    O vírus chegou em Fevereiro / Março, fez férias no Algarve, foi ao Avante, fez a sua promessa em Fátima e está de volta em força. O povo é que não percebe…

    1. Avatar de Rui
      Rui

      É mais ou menos isso!
      E pode apostar que no Natal, se morar noutro concelho relativamente à sua família próxima, prepare-se para passar o Natal sozinho, como o filme sozinho em casa!!!!!!!

      No fundo estamos a colher as consequências das férias de verão, festas, convívios, jantaradas, etc…….

      1. Avatar de Euéquesei
        Euéquesei

        Rui, se quiser ir a outro concelho para estar com a sua família no Natal, basta colocar no carro umas bandeiras da CGTP ou do PCP e garanto-lhe que ninguém o vai impedir de se deslocar para onde quiser… Até lhe fazem continência.

    2. Avatar de RM
      RM

      E não esquecer a volta a Portugal.

  7. Avatar de C.S.
    C.S.

    Não percebo,então a instalação da aplicação não estava a ser um êxito?
    Não havia já mais de 1 milhão de instalações?

    1. Avatar de joao
      joao

      até pode ter 10milhoes de instalações, o que adianta se depois as pessoas nao inserem os codigos.

    2. Avatar de Infetado
      Infetado

      A instalação tem sido um êxito. A utilização é que tem sido um fiasco.

  8. Avatar de Pedro Silva
    Pedro Silva

    Não é possível obrigar as pessoas a usar a aplicação assim como não é possível obrigar as pessoas a ter um smartphone para a poder usar. Ninguém percebe isso?

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Tens toda a razão no que dizes mas… as pessoas são obrigadas a ter Tv, internet, tablet, smartphone, comprar jornais, ou seja, meios de comunicação? Posso alegar que não sabia das regras e esquecer tudo que sei?
      O que quero dizer é que as pessoas tem sempre que reclamar de tudo e mais alguma coisa.

    2. Avatar de RM
      RM

      Ninguém gosta de pagar impostos, mas “todos” pagam. É lei.
      Não é dificil saber quem instalou a app e quem inseriu o código. Se houver necessidade de o saberem, podem faze-lo, desde que seja aprovado.
      Se olharmos apenas para o nosso umbigo, as coisas só vão piorar.

      1. Avatar de Euéquesei
        Euéquesei

        Isso do ” todos ” não é bem assim, nem de perto nem de longe…

        1. Avatar de RM
          RM

          Por isso é que ‘todos’, está entre aspas!

          1. Avatar de Euéquesei
            Euéquesei

            Em vez de escrever ” todos “, escreva antes ” alguns “…

    3. Avatar de AlexX
      AlexX

      Não precisam obrigar. Em breve haverá um sistema de pontuação social em que serás avaliado em todo o lado por onde passares e com quem interagires. Caso tenhas uma pontuação inferior a um X estabelecido poderás ser impedido de viajar, entrar em certos lugares, transportes públicos, comprar carro, mota ou bicicleta, combustível, o que seja que lhes ocorra. Se a pontuação social for acima de Y, terás descontos e benefícios.
      Não precisam impor tirania. A maioria irá aceitá-la. Ao que vejo, até já estão suplicando por ela.

      1. Avatar de Infetado
        Infetado

        Mas qual tirania ? Falas de fantasias, isso sim. Achas que te estão a tirar uma liberdade, que na verdade não queres nem nunca sonhaste, mas que outros anseiam. Concebeste uma espécie de liberdade e, agora que sentes perder, que na verdade é uma verdadeira tirania. Queres liberdade, vai para a selva. Depois queixa-te da liberdade de lá. Essa sim a liberdade pura. Aqui, numa sociedade que se diz civilizada, vive-se com liberdade condicionada pela liberdade do próximo. E só assim é possivel aqui viver. A liberdade da selva ou do faroeste que tu defendes, eu não a quero, obrigado.

        1. Avatar de AlphaB
          AlphaB

          Civilizada ? onde ? aqui ? ou em Africa ? o que vejo cada vez mais nesta terra que chamas civilizada é a sociedade da escravatura branca.

          1. Avatar de Infetado
            Infetado

            Diz-me lá do que é que não és escravo hoje em dia ? Pensa bem na resposta…

        2. Avatar de AlexX
          AlexX

          Na “selva” já eu vivo há mais de 15 anos. É uma selva portuguesa de carvalhos e outras árvores de menor porte e adoro. Aqui ainda tenho alguma liberdade que tu não tens na cidade. Posso até deixar a porta de casa aberta enquanto saio por umas horas. É nas cidades que vivem os piores selvagens meu caro, nunca foi na Amazónia, na Indonésia ou no nordeste da Índia e visitei os 3.
          E isso de liberdade é muito relativo, o planeta por si é uma prisão onde estás condicionado a poder ir apenas aos locais onde te deixam ir.

          1. Avatar de Euéquesei
            Euéquesei

            Oh AlexX, não imagina vc a inveja que tenho de si.
            Mal me apanhe reformado desapareço logo desta porcaria de cidade.
            Se a família quiser vir comigo, vem, se não quiser, vou eu e levo o cão.
            Meu rico Norte interior, longe desta escumalha.

      2. Avatar de RM
        RM

        Esse sistema já foi usado na China, ou algo muito parecido.
        No episódio ‘Nosedive’ do Black Mirror, também há algo parecido, com um sistema de pontuação de mídia social.

        1. Avatar de Euéquesei
          Euéquesei

          Na China existe um sistema de pontuação social.
          Quem se portar mal, na óptica do governo, claro, perde pontos.
          Ao fim de perder um certo número de pontos deixa de poder tirar passaporte, de poder usar transportes públicos, de se candidatar a empregos públicos, e por aí adiante.
          É o que os jurássicos querem para Portugal..

          O Kim de Loures disse que tem dúvidas que a Coreia do Norte não seja uma democracia.
          Só por aqui dá para ver o que aconteceria neste país se algum dia esta gente chegar ao poder.

      3. Avatar de Abre Latas
        Abre Latas

        AlexX, andas a ver Black Mirror…. de certeza que andas

        1. Avatar de AlexX
          AlexX

          Não vejo séries nem tenho o canal onde essa passa. Vi apenas um trecho tipo trailer e deu logo para perceber que as sociedades para isso caminham, é uma questão de tempo.

  9. Avatar de Pedro
    Pedro

    Andaram no verão a fomentar o turismo, todo o governo na praia, medidas preparadas no verão para prevenir o óbvio?? Nada! Até o papagaio se tornou nadador salvador….

    1. Avatar de Infetado
      Infetado

      A tua solução é fechar o país indefinidamente ?

      1. Avatar de O não infetado
        O não infetado

        Certamente não é a obrigar a utilização de uma aplicação.

        1. Avatar de Infetado
          Infetado

          Normalmente toda agente sabe o que não quer. O que quer, isso nunca se sabe pois nunca diz.

  10. Avatar de C.S.
    C.S.

    Como é que o governo vai fazer com os velhos?
    Vai oferecer telemóveis novos já com a aplicação?

    1. Avatar de GC
      GC

      E já agora a internet, que a APP sem internet não deve para nada

      1. Avatar de AlphaB
        AlphaB

        mas já agora ,peçam smartphones de jeito , se é para pedir peçam caro, um iphone ou outro, não sejam pobres a pedir.

    2. Avatar de oeuropeu
      oeuropeu

      O suposto uso obrigatório da aplicação será apenas em certos contextos, como por exemplo laboral.

      1. Avatar de rodrigues
        rodrigues

        É a entidade patronal que fornece o smartphone? Com este vem uma ligação à internet também custeada por quem fornece o dispositivo?

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Só falta espetar um chip no rabo de cada um.
          Espero que não passe na assembleia, isto é pior que a PIDE.

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            Pena não haver agora uma pide para abrires a pestana.

          2. Avatar de Infetado
            Infetado

            Sabes lá o que era a Pide. Aprende a viver em sociedade. Respeita o próximo. Queres liberdade vai para a selva ou para uma ilha deserta.

        2. Avatar de Infetado
          Infetado

          Sim, a responsabilidade é sempre dos outros. Contigo não se passa nada.

    3. Avatar de Sr. Primeiro Ministro
      Sr. Primeiro Ministro

      Sim está previsto.

    4. Avatar de Infetado
      Infetado

      São poucos os velhos a trabalhar ou a estudar. Lê as noticias como deve ser.

  11. Avatar de GC
    GC

    Serve… E não deve

  12. Avatar de HG
    HG

    Já alguém se perguntou que, mesmo usando máscaras, desinfectantes em todo o lado, distanciamentos, aplicações, informações maciças, etc… os números aumentaram muito mais do que em Abril (quando ainda não se usava essas coisas)?! Existe alguma coisas estranha nisto tudo.

    1. Avatar de José Fonseca Amadeu
      José Fonseca Amadeu

      Número de testes 10 vezes superior, número de assintomaticos gritante, aulas presenciais, sem confinamento.
      Até acho reduzido o número.

    2. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      Não, para já os números não são piores do que em Abril, mas apresentam potencial.
      Vai lá ver bem os números e conta-me lá a taxa de infectados por cada 100 testes em Abril (no pico) e agora.

    3. Avatar de AlphaB
      AlphaB

      A história sempre esteve mal contada , mas o pessoal gosta de carregar dados em frente da cabine de programação

  13. Avatar de AlphaB
    AlphaB

    Sempre temos de comer o fruto das palavras que semeamos.
    Nossas palavras têm poder para construir ou destruir a nossa vida.
    Quem usa bem suas palavras receberá benefícios em troca.
    Provérbios 18:20,21 Bíblia

    Á 9 meses que semeiam com fartura 1 vaga 2 vagas só covid . Portanto estão a colher o que têm semeado com abundancia.

  14. Avatar de ITzanas
    ITzanas

    LOL, querem obrigar a malta a instalar a Stay Away para irmos trabalhar ou estudar, então quer dizer que se tivermos um telemóvel incompatível (o que não é difícil) ja não podemos ir trabalhar ou estudar, lol…este governo esta cada vez melhor.
    Quanto as outras medidas, pecam por ja virem tarde, deviam ter começado ainda nem a setembro tínhamos chegado, ah, mas depois não podia existir a Festa do Avante e touradas ou praias…so parvo.

  15. Avatar de jorgeg
    jorgeg

    os comunistas (PS,PC, BE) nao descansam enqunto nao destruirem o pais de vez e com ele o povo!

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Que obsessão, contra a estupidez nunca haverá vacina!

      1. Avatar de jorgeg
        jorgeg

        por tipos como tu e que os comunistas (PS, BE, PCP) estao a destruir o pais!
        RSI ou funcao publica?! Pois nao existe outra explicacao!

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          Produtor de vinhos, de amêndoa e azeite. Enólogo em uma empresa. Capacidade de farejar um idiota ao longe!

          1. Avatar de Euéquesei
            Euéquesei

            Pelos vistos além de produtor tb é consumidor.
            Ponha bastante perfume…

          2. Avatar de jorgeg
            jorgeg

            sem dúvidas estou a comunicar com um e típico dos comunistas ofensas e se não resultar violência e opressão!

            yo comrade bro
            where is marselfie?!

        2. Avatar de Há cada gajo
          Há cada gajo

          E qual é a solução ? Treinar a partir da bancada ?

        3. Avatar de Pedro
      2. Avatar de Euéquesei
        Euéquesei

        Basta olhar para a composição da assembleia e ver em quem os portugueses andam a votar, para chegar à conclusão que para este povo será necessário algo mais que vacinas…

    2. Avatar de Euéquesei
      Euéquesei

      Jorgeg, eu ando a dizer isto há anos, só não estamos iguais ou piores que a Venezuela porque estamos na Europa e eles dão uma olhada por nós, tal e qual se faz ás crianças, percebe?

      Estivesse Portugal na América Latina, Ásia ou África e seríamos literalmente o fim do mundo…

      1. Avatar de jorgeg
        jorgeg

        O que escreves-te é um facto.
        Sem dúvidas que uma rev ainda não aconteceu à moda antiga, com forcas na praça devido à UE e ao dinheiro que de lá vem!

        1. Avatar de Tuga
          Tuga

          Vocês votam? Ou são daqueles que quando chega esse dia, espantam-se para o almoço da avó que faz anos e vive a 500km da mesa de voto …ou vão para a praia?

          1. Avatar de Viriato
            Viriato

            Porque ainda acreditas que vais mudar alguma coisa votando nos mesmos gajos que já têm o nome escrito na cadeira a anos ,até o gajo do chega já se esta juntar ao PSD já esta no papo. Já estão todos feitos uns com os outros.
            40 anos depois do 25 de Abril diz-me quantos vês cumprir a Constituição ?

          2. Avatar de Tuga
            Tuga

            Vês ? Leste bem o que escreveste ? É mesmo por isso que estamos como estamos. Ninguém vai votar, achas que os políticos se sentem responsáveis pelo que quer que seja ? Se votasses, tu e todos os outros que resolvem ficar com o cu na cama ou com a areia nos pés, de certeza que estarias a contribuir para políticos responsáveis e que respeitariam o verdadeiro poder : o poder do povo. Assim, querem lá saber…ninguem vai votar !

          3. Avatar de Euéquesei
            Euéquesei

            Voto, sim senhor.
            E nunca votei nestes que lá estão ( ps, bloco esterco e partido covid português, vulgo PCP.

  16. Avatar de Afonso
    Afonso

    Tenho comprado recentemente um Huawei P40 e o mesmo não trás a playstore. Será que a minha entidade patronal me vai fornecer um telemóvel para instalar a app do stayaway?

    1. Avatar de Tuga
      Tuga

      Sim , vai. Aliás, vai ficar com o teu dinheiro todo pois andas a gastá-lo em novidades chinocas sem sentido.

  17. Avatar de Miguel
    Miguel

    Alguém me poderia informar, se fizer favor, onde posso ir levantar o smartphone para a utilização da app stayaway? Obrigado

    1. Avatar de airtup
      airtup

      Acho que pode ir buscar ao mesmo sitio onde arranjou o device que usou para fazer este comentário

      1. Avatar de Euéquesei
        Euéquesei

        airtup, Estão a dar telemóveis na Worten? Fui….

      2. Avatar de Miguel
        Miguel

        E o voucher do governo? Onde posso ir levantar?

    2. Avatar de Tuga
      Tuga

      Mentalidade típica. É por tua causa e por causa de outros como tu que tenho pouca esperança num futuro melhor. Egoísmo do pior.

  18. Avatar de Miguel
    Miguel

    Aí e tal a aplicação é só para quem quiser diziam os experts a 2 meses atrás….
    Já se sabia qual era o objectivo entrar de manso e depois obrigar.

    Por mim podem obrigar a vontade o meu Nokia 3230 diz ao Costa para ir mamar na…

    1. Avatar de Infetado
      Infetado

      Mas leste o artigo, ou as noticias ? Ou falas assim, de cor ?

  19. Avatar de Pablo
    Pablo

    Aplicação inútil… É mesmo atirar areia para os olhos das pessoas… XD… Porque o vírus segue o caminho do Bluetooth… Lolol

    Os números sobem porque se passou dos 10mil testes diários do Verão para os 30mil agora… Dos 300/400 diários passamos para os 1200.. Ou seja subiu pela msm proporção dos testes… Lol

    A economia já estava de rastos… Com estas medidas de rastos ficará!

    Tudo por causa dum vírus com a msm mortalidade da gripe (segundo a última dita da OMS)…

    Parabéns

    1. Avatar de adbu
      adbu

      Mais um que pensa que é o super homem.
      Desde janeiro até agora já foram reportados mais de 1,081,332 mortes com covid, enquanto o número de mortes anuais por gripe é estimado entre 290,000 a 650,000. com a situação a piorar de dia para dia, podemos ver que o número de mortes por covid ao fim de uma ano vai ser bem pior do que a gripe.

    2. Avatar de Infetado
      Infetado

      Sim claro, uma gripe. A gripe mata sem confinamentos, sem regras apertadas, sem máscaras, sem aplicações, com medicamentos e com vacinas. Este vírus faz tudo ao contrário. Agora dá-lhe mais liberdade ò cabeça pensadora. E vai lá ver bem os números dos testes. Não tens mesma proporção como dizes.

      1. Avatar de Pablo
        Pablo

        Quem te disse que essas medidas são eficazes? Lol… A própria oms já disse que o Lockdown foi um erro grave!
        Os mortos com gripe não contam da msm forma que o covid! Basta um teste positivo e morrer logo a seguir para contar como morte do vírus.

        Na Inglaterra basta ter o vírus 28dias antes de morreres… Para entrares nas estatísticas! Lol

        1. Avatar de Infetado
          Infetado

          Pois, fazer contas é mais difícil. Ainda pensei que me fosses surpreender. Ingenuidade minha.

    3. Avatar de Miguel
      Miguel

      Pior ano de gripe: 600.000
      Covid: 1.200.000 (e o ano ainda não acabou…)

  20. Avatar de André Correia
    André Correia

    Acho que desta vez o Governo perdeu a noção completa do ridículo, não faz a parte dele (aumentar n° de transportes ou aumentar convenientemente a capacidade de resposta do SNS) e tornar obrigatória a instalação de uma app em propriedade privada é só o desespero face à anterior incompetência.
    Pois eu digo se não estivermos em estado de emergência e os meus direitos enquanto cidadão não instalo não uso e não instalarei nenhuma app num equipamento que foi pago com mais impostos que outro país qualquer da UE, que usa eletricidade da mais cara da Europa e pacotes de dados tambem eles dos mais caros da Europa, todos pagos com o que sobra (depois de o estado cobrar os seus impostos) dos salários mais baixos da Europa.
    Como costumo dizer vão gozar com o c***lho querem que use a app so teem que me enviar um telemóvel e um cartão de dados de forma gratuita (as finanças teem a minha morada) e fazer me o desconto do IVA na fatura da luz, até lá não instalo nada em propriedade que é minha e que já é paga por incompetência dos governos deste país mais cara que em qualquer outro país da Europa.
    Se me enviarem isto eu como bom cidadão até o carrego comigo mas no que é meu tirem o cavalinho da chuva…
    Isto é de uma incompetência total tiveram 8 meses para obrigar as operadoras a implementar um sistema parecido e não era assim tão complicado de ser feito (os números já estão no SNS) era só criar uma base de dados para todas as operadoras partilharem os dados da localização essa sim obrigatória e que todos os testes via SNS podessem ser inseridos de forma automática e central e assim alertar toda a gente que estivesse em contacto com uma pessoa infectada (seria menos preciso mas muito mais eficaz).
    Para este peditório não me peçam para dar depois queixam se que o Chega anda aí e é tudo fascista as pessoas estão fartas é de incompetência, e o desespero é tal que já qualquer 1 fora do sistema é uma esperança

    1. Avatar de Euéquesei
      Euéquesei

      Pode ter a certeza que no meu telemóvel só entra aplicações que eu quero, ou então que entrem pela porta do cavalo, sem eu saber, claro.
      Não vou instalar app nenhuma obrigado. se vierem com tretas passo a usar um Nokia de 20 paus e tá feito…

      1. Avatar de Infetado
        Infetado

        Haviam de ser chamados para carregar uma espingarda numa frente de guerra, contra a vossa vontade e abandonando a família sem saber se regressam inteiros… E andam aqui a chorar pela porcaria de uma App que pode ter uma palavra a dizer no combate a um inimigo invisível. Tenham juízo seus heróis do teclado.

        1. Avatar de O não infetado
          O não infetado

          Tal como tu foste não é ? O Homem da Pátria
          Combate a um inimigo invisível, para festas do Avante não havia “inimigos invisíveis”. Já dizia o meu grande avô, pimenta no cu dos outros para mim é mel.

          1. Avatar de Euéquesei
            Euéquesei

            Festas Jurássicas o vírus não entra…
            São essenciais ao país, dizem…

          2. Avatar de Infetado
            Infetado

            Procuro ser muito mais reponsável do que o que tu aparentas, ainda por cima invocando o avô que pela sua máxima percebia muito pouco solidariedade e responsabilidade social. Tenho pena.

        2. Avatar de Euéquesei
          Euéquesei

          Eu ser chamado para a guerra defender Portugal?
          Tomara eu que alguém de jeito tome conta disto…
          Seria bom para todos, menos para os políticos, claro.
          Alguém de jeito, atenção, assim tipo Suíços, Austríacos, Dinamarqueses…
          Era eu o primeiro a meter um capacete Viking na cabeça e entrar por aqui adentro…

      2. Avatar de Hugo
        Hugo

        É assim mesmo.
        Tudo o que seja apps de borla carregadas de trojans instalo tudo. Facebook, snapchat, instagram. Agora esta não, estão a abusar. Vão ficar a saber cenas…e controlar tipo…coiso..ditadura.
        Ou isso ou sois todos muito, mas MUITO burros.

        1. Avatar de Euéquesei
          Euéquesei

          Hugo, no meu caso, Facebook, Snapchat, Instagram e todas as outras semelhantes, não tenho, não uso, nunca quis e não vai ser agora que vou querer.
          As minhas apps são mais do tipo Orbot, Tor, Wickr e Conversations.
          Sou de outro planeta…

      3. Avatar de Luis Martins
        Luis Martins

        Eu não vou instalar a app , se me quiserem multar, tenho know how para atacar os servidores e serviços dessa app e vou fazê-lo de forma organizada e sem ser às escondidas.
        É preciso pôr na linha este governo de PS de António Costa um aspirante a implementar uma ditadura em Portugal. É preciso recordar que António Costa era o número 2 do desgovernos de Sócrates que descambaram na terceira bancarrota desta democracia ds roubos e corruptos. Por este andar vamos ter a quarta bancarrota por via das gestões danosas dos desgovernos PS.

  21. Avatar de eu2
    eu2

    Deviam era obrigar os médicos a darem o código para a app.

  22. Avatar de Carlos Santos
    Carlos Santos

    Entretanto na Suécia não se passa nada…

    Curioso como os países com as medidas mais restritivas são os que têm mais casos!

    1. Avatar de Hélio Musco
      Hélio Musco

      Não compares o incomparável. Compara antes a Suécia com os seus países vizinhos e vais ver a desgraça que eles fizeram (10x mais mortes per capita que a Noruega, Finlândia e Dinamarca).

    2. Avatar de LR
      LR

      Podes crer. Têm só 100.654 casos e 5898 mortes. Bem melhores que nós, sem dúvida.

      1. Avatar de CS
        CS

        A Suécia tem neste momento perto de 0 mortes por dia.
        Querem-me explicar porque é que Portugal tem mais 10.000 mortes em 2020 do que a média de mortes dos últimos 5 anos???

        1. Avatar de Hélio Musco
          Hélio Musco

          Lá estão vocês a comparar a Suécia com Portugal. Como disse no comentário acima, compara a Suécia com os vizinhos e depois tira as tuas ilações. E não, a Suécia não tem 0 mortes por dia (eles também não reportam diariamente).

          Sobre as mortes em Portugal. Primeiro não são mais de 10.000 mortes (envia aí a fonte). Pelo INE (https://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE&xpgid=ine_destaques&DESTAQUESdest_boui=454213608&DESTAQUESmodo=2), são mais 7000 mortes que o período homólogo. Tens lá um pdf com os dados e as razões desse aumento.

        2. Avatar de Infetado
          Infetado

          Esses números estão errados. Tira lá o excel do site do SICO e faz lá bem essas contas e depois conta.

    3. Avatar de RPG
      RPG

      “Curioso como os países com as medidas mais restritivas são os que têm mais casos!”

      AHAHAHA Tens cá uma piada.. tipo EUA? Sem medidas restritivas, são os líderes!! Siga fazer como eles, são o exemplo a seguir.

      1. Avatar de CS
        CS

        Os EUA não tiveram medidas restritivas???? Em que planeta é que vive? É só pesquisar o que foi feito em Nova Iorque e na Califórnia!

        1. Avatar de Infetado
          Infetado

          Mas fizeram o que nós fizémos ?

          1. Avatar de airtup
            airtup

            Fizeram muito mais, há estados onde ainda há lockdown.
            Só a florida teve uma postura relaxada um pouco como a Suécia.

        2. Avatar de RPG
          RPG

          Ninguém falou no passado. Se ler a frase com atenção perceberá a que circuntâncias se refere.. mas qualquer das formas, realmente não é nada utópico dizer que os EUA foi dos que teve mais medidas restritivas, só porque em meia dúzia de locais houve medidas de lockdown durante 2 ou 3 semanas, e geralmente governados por democratas. É como dizer que em Portugal há medidas muito restritivas, porque ali no bairro do vizinho ninguém sai de casa. Enfim. Diria que é de conhecimento geral que nos EUA sempre foi à fartazana desde o primeiro dia, com ajuntamentos de milhares sem máscaras, manifestações incendiadas pelo Trump e companhia, eventos dos mais variados temas, comíssimos como se não houvesse nenhuma pandemia por aí… enfim… à americana mesmo, sempre na frente, inclusive nos números do covid.

        3. Avatar de Santos
          Santos

          Sim, pq os estados ainda têm alguma independência de decisão mas não porque o presidente assim o quis. Aliás os 2 paises que mais desvalorizaram este virus juntando o Brasil são os 2 paises com maior número de mortes. Sendo que o único país que se aproxima é a Índia que contem 1/7 da população mundial. Mas pronto Carlos os teus argumentos são sempre on point. Tal como usar a mítica Suécia com o triplo das nossas mortes mas continua a bater nessa tecla.

        4. Avatar de LR
          LR

          “Curioso como os países com as medidas mais restritivas são os que têm mais casos!” Por isso é que o Brasil tem apenas meia dúzia de casos. E devem ser todos falsos. Ou então são casos de gripe, de certeza.

          1. Avatar de Pablo
            Pablo

            LR o Brasil consegue ter menos 10mil mortos em igual período do ano passado! Mesmo tendo menos mortes acabaram os caixões este ano! XD ahaha Conseguiu-se descer as mortes de todos as doenças…. Foram todas para o covid… Grande tragédia… Mas é económica!

  23. Avatar de Leandro
    Leandro

    O governo vai oferecer telemóveis a quem não pode instalar a app?

    Quanto á rua, qual a lógica de se viver em localidades com pouca densidade populacional e usar máscara?

    1. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      Para alem de te pagar a renda, a comidinha, o tabaco e a bebida com os subsídios que recebes ainda queres um telélé ? Desculpa lá mas respeita o meu dinheiro, se faz favor !

  24. Avatar de Leandro
    Leandro

    Em vez de se preocuparem em dar condições á população, tipo, mais transportes públicos, empresas com mais condições de higiene e segurança, escolas com turmas desdobradas, máscaras eficazes aos estudantes, salas ventiladas, cantinas menos cheia, etc… Vão obrigar a usar máscara na rua onde corre brisa e uma APP que não se instala em todos os telemóveis ou então ter a obrigação de ter dados móveis ativos e bluetooth!!!!

  25. Avatar de Julio
    Julio

    https: //www.jn.pt/nacional/protecao-de-dados-arrasa-intencao-de-tornar-app-stay-away-covid-obrigatoria-12921578.html

    1. Avatar de Julio
      Julio

      simplesmente ridiculo hgahahahhahahah

      mas agora o governo é que decide o que eu tenho de instalar no meu telemovel?

      mas o telemovel é meu ou do governo?

    2. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      A proteção de dados está a mando dos bandidos. Só fazem disparates em troco das liberdades e garantias…mas que liberdades e garantias são essas ? Eu sei, são aquelas que atropelam as minhas ! Cambada de gente sem noção da realidade. Dou-te um exemplo : após sucessivos assaltos a utilizadores de terminal multibanco instalado numa superfície comercial, o dono do estabelecimento pediu autorização para instalar uma câmara e ajudar a PJ a identificar os meliantes (tal era a frequência dos assaltos). Resposta da Proteção de Dados : não, pois a camara aponta para a via publica captando o ambiente à volta do multibanco. Se quizer coloque a camara de um ponto alto a apontar para baixo e sem se ver a rua, que é o mesmo que dizer que assim a identidade dos meliantes fica sempre protegida…isto é só rir para não chorar. Protejam-se os criminosos , coitadinhos.

      1. Avatar de Spoky
        Spoky

        Mas desde quando é que não usar a App StayAway COVID é criminoso, estas comparar um acto todo legitimo de uma pessoa NÃO instalar num equipamento que é seu, num larápio que anda ai a roubar.

        Coisas completamente distintas uma da outra! Sem nexo.

        1. Avatar de Há cada gajo
          Há cada gajo

          Então porque é que a Proteção de dados tem de intervir nestas duas situações?

  26. Avatar de Cuca Beludo
    Cuca Beludo

    Quem ainda acredita nessa fraude merece o governo que tem

  27. Avatar de Serodio
    Serodio

    O RGPD entra onde na obrigatoriedade da App Stay Away?
    E a liberdade?
    Não que seja contra, que até sou a favor de camaras de vigilancia em todo o lado, mas isto não é inconstitucional?
    E o facto de saberem e poderem utilizar esse conheciemento sobre qual o telemovel que utilizo? Se é que utilizo?

  28. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    Nao houve aqui alguem que falou que essa aplicacao stayway comunicava com a INCM ?? Se isso for verdade tem marosca esta aplicacao. E nao nao ajuda absolutamente nada ter essa app instalada. Este virus esta a dar os frutos pretendidos esta a mostrar as suas garras para a populacao, mais que as mortes que ocorrem, e bastante mais preocupante querer tirar-nos as nossas liberdades que temos direito, ja para nao falar que coloca os Portugueses uns contra os outros, fomenta a confusao , discussao de numeros que nao interessam para nada, e contagia todo o mundo a forma como vamos ter de agir para o futuro. Alguma coisa tera de ser feita e agora para travar isto. Hoje obrigacao amanha sera o que ? Isto nao fica por aqui algo mais vira. Tomara que esteja enganado.

    1. Avatar de Santos
      Santos

      Coloca os portugueses uns contra os outros online. Pq na rua é demasiado pacífico até. Fora isso enquanto houver pessoas que mais rápido acreditam que isto é uma conspiração a nível mundial do que um problema de saúde sério que sem as devidas medidas vai persistir ainda mais e levar sim a mais medidas então não sei qual é a surpresa

    2. Avatar de Luis Martins
      Luis Martins

      Neste país com um povo de atrasados mentais que adora votar em gatunos e corruptos é perfeitamente legal violar tudo e todos desde que sejam grandes roubos ou actos de corrupção e agora querem controlar os passos do povo, e tudo porque não temos justiça em Portugal.
      Se fosse mais novo fugia de Portugal e mudava de nacionalidade pois este país falido, penhorado e à venda em saldos não tem futuro para as próximas gerações.

      1. Avatar de Euéquesei
        Euéquesei

        Luís Martins, comentário do século. Ponto final.
        Concordo com tudo o que disse.
        Aliás, ando a dizer isso mesmo aqui mesmo há anos…
        Tive oportunidade, quando era novo, de sair daqui.
        Não fui porque a minha mãe começou a choramingar e isto e aquilo e pronto, passou a oportunidade.

        Se o arrependimento matasse… se pudesse voltar atrás mesmo que ela chorasse 5 litros de lágrimas por dia bem que me ia embora.
        Este país serve apenas para políticos e familiares, e funcionários públicos.
        Os restantes, estão a mais.
        Quem puder sair daqui, que não hesite.

  29. Avatar de Joao Madeira
    Joao Madeira

    A pandemia está imparável porque os responsáveis da DGS e Governo tem tomado medidas completamente incompreensíveis e descabidas. A começar pela não recomendação das máscaras… até não colocarem a seleção nacional em quarentena após dois casos de COVID (já excluindo o Fonte, que penso que não chegou a contactar os demais). Queixam-se de quê??!! A aplicação é completamente inútill como se viu no conselho de estado. A presidente da UE entrou em quarente o Marcelo foi fazer campanha para o 5 de Outubro. Queixam-se de quê??!!

  30. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    Para aqueles que ficam sempre a mencionar a frase “teorias da conspiracao isto e aquilo” sabem que essa frase foi criada para desacreditar a opiniao dos outros neh ? Entao parem la de mencionar isso que ja esta a ficar gasto.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Antes de tudo convém saberes o significado da palavra “teoria”.
      Feito isso, sim, as tuas “pancas”, até ver, não passam de teorias.

  31. Avatar de Euéquesei
    Euéquesei

    Estado de Calamidade por todo o país?
    Isso não está em vigor desde 1147 ou parecido?