Última hora: Governo aprova acesso às contas bancárias

136 Comentários

Depois de muito debate sobre o acesso às contas por parte do fisco, o Governo aprovou hoje que os bancos vão mesmo poder dar informações sobre as contas que tenham um saldo superior a 50 mil euros.

rocha


É já a partir do próximo ano que os bancos serão obrigados a informar o Fisco sobre as contas que tenham um saldo superior a 50 mil euros. O diploma foi hoje aprovado em Conselho de Ministros.

De acordo com as informações que já tinham sido divulgadas, os relatórios das contas serão feitos de forma automática e deixam de parte algumas aplicações financeiras como são o caso dos PPR.

A aplicação dos mesmos deveres de comunicação dos bancos à AT relativamente a contas em bancos portugueses de que sejam titulares residentes em Portugal está limitada às situações em que o valor depositado na instituição seja superior a 50.000€, sendo o acesso, à semelhança do que acontece nos dois âmbitos anteriores, limitado ao saldo dos valores depositados, uma vez por ano, excluindo-se o acesso aos movimentos.

PR enviado à comunicação social

euros3

De acordo com o comunicado pode ainda ler-se que “O Governo pretende cumprir os compromissos internacionais do Estado Português nesta matéria e reforçar os mecanismos que são internacionalmente considerados necessários como meios de combate à fraude e evasão fiscal”.

Durante a preparação do diploma, o Governo informou que promoveu consultas junto do Banco de Portugal, da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, da Associação Portuguesa de Bancos, da Associação Portuguesa de Seguradores e da Associação Portuguesa de Fundos de Investimentos, Pensões e Patrimónios e a AEM – Associação de Empresas Emitentes de Valores Cotados em Mercado. Finalmente, foram também acolhidas as recomendações específicas de alteração do texto formuladas pela Comissão Nacional de Proteção de Dados.

Comentários

136

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de darkvoid
    darkvoid

    Não tenho nada a esconder mas esta falta de privacidade começa a ser demais!!
    Agora são as de 50 mil daqui a pouco tempo são todas!

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      E mesmo 50 mil euros não é nenhuma fortuna, muitos portugueses juntaram esse valor e até mais, com trabalho e sacrifícios. Não andam por aí a fugir a impostos.

      1. Avatar de Calum
        Calum

        E os que andam (a fugir aos impostos) não te interessa que sejam detectados ? Como nada tenho a temer ficarei muito satisfeito se a minha conta for uma das visadas pois significa que tenho mais de 50.000 €. É simples: quem não deve não teme !!!

        1. Avatar de Manuel
          Manuel

          Pois parece-me que és daqueles que chapa ganha, chapa gasta.
          Existem pessoas que poupam e não têm nada a temer.
          Se sem saberem estas informações, quando uma familia têm uma infelicidade e se pede ajuda às entidades competentes, simplesmente nos dizem: não tem direito pq tem uma casa, que por infelicidade ainda está a ser paga ao banco.
          São estes pastranos com mentalidade de cigarra, de quem não quer nada na vida, só pensam num copos e pouco mais que este país está como está.
          Depois lá vão à assistente social pedir casa, comida, tudo e mais lago. São uns tristes mas felizes.
          Não compreendem nem os seus direitos nem os seus deveres e por isso não lutam por eles. Tristes pastranos .

          1. Avatar de Durian
            Durian

            Absolutamente correcto.

          2. Avatar de Bruno Almeida
            Bruno Almeida

            subscrevo por baixo!

          3. Avatar de BPN BPP SLN ,,,OFFSHORE Suite605 TVI etc e tal
            BPN BPP SLN ,,,OFFSHORE Suite605 TVI etc e tal
          4. Avatar de ok!
            ok!

            Fazer dessas afirmações .

            “Pois parece-me que és daqueles que chapa ganha, chapa gasta.”

            É que não me parece nada correto . Alias, vendo os argumentos usados até será misturar muita

            coisa .

            Partir para o insulto gratuitamente ainda é mais errado ( esse talvez merecesse sim, censura ).

            Já se sabe que o Estado é forte com os fracos e fraco com os fortes ( isso tem nome ).

            Resta acrescentar que, o povo também não é unido e além disso existem “grupos” que semeiam a

            divisão, para poderem reinar ou roubar ( como aquele que colocou novos contra velhos ) .

            Sobre a dita privacidade, verifica-se que a pouca que existe ainda hoje, será quando nos

            encontramos dentro de quatro paredes e onde não existam dispositivos electrónicos, mesmo essa,

            não é garantida …

          5. Avatar de bucks
            bucks

            Concordo. Falam da boca para fora, são conformistas.

        2. Avatar de David Guerreiro
          David Guerreiro

          E achas que esses são apanhados? É como na justiça só vai preso o pobre, o rico safa-se. Isso é tudo fogo de vista, vai continuar tudo na mesma, exceto que ficam a saber o dinheiro que algumas pessoas possuem, mesmo que seja tudo honesto.

        3. Avatar de Leonardo
          Leonardo

          Não deves nada mas podes começar a temer, não sabes com que gente te estás a meter, além do mais é uma medida estupida, querem quebra do sigilo, vão o Sr. Juíz e ele autoriza ou não, isto sim é democrático, de outra maneira é soviético não, escutas quebra do sigilo enfim

        4. Avatar de lol
          lol

          Claro, vamos meter câmaras por todo o mundo até por toda a nossa casa, vamos enviar toda a nossa informação a eles, onde estamos, com quem estamos, o que estamos a fazer, tudo…
          Quem não deve não teme, LOOL

          1. Avatar de MShaitan
            MShaitan

            Hahahah.. Lembras-me aqueles gajos que não se importam de serem filmados em centros comercias e que depois se fosse na rua vinham reivindicar os direitos de imagem.. Em vez de se preocuparem com a sua própria segurança.. Não.. Defendem a imagem.. Enfim…

        5. Avatar de MLopes
          MLopes

          esse tipo de afirmações são a coisa mais terrível que se pode proferir! não só está profundamente errada como se reveste de uma especial perversidade.
          quem não deve não teme não tem sentido e induz de imediato que quem “teme” é porque deve, o que não podia estar mais errado.
          o direito à privacidade é um direito fundamental. por favor parem de uma vez por todas de utilizar essa expressão e outras do género.
          deixem a porcaria do facebook, e outras redes sociais, e vão ler umas coisas sobre direitos fundamentais…

      2. Avatar de Ritinha
        Ritinha

        Pois qualquer dia pedes um desconto, e dizem te logo, “ó amigo tá a brincar, tem mais de 50 mil na conta, pode pagar”

    2. Avatar de Alexandre Carvalho
      Alexandre Carvalho

      Acho que o problema aqui é quem fez umas poupanças e têm um pouco mais de 50 Mil vai pagar taxas extras ou coisas assim.

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Não vai pagar taxas nenhumas! O que o Governo pretende é descobrir a careca aqueles empresários que declaram o SMN e depois afinal têm 300 mil euros no banco. Todos aqueles que ganham dinheiro de forma legítima nada têm a temer, nem vão ter que pagar impostos a mais pelo seu dinheiro.

        1. Avatar de PMWar
          PMWar

          A esses empresários basta seguir a velha máxima de não ter os ovos todos no mesmo cesto e estão safos.

          1. Avatar de David Guerreiro
            David Guerreiro

            De uma forma ou outra, eles safam-se. Aliás, nem é o objetivo apanhar o peixe graúdo. Existem sempre os “intocáveis”.

          2. Avatar de FNP.PT
            FNP.PT

            Pois e não há cruzamento de dados? O fisco anda a dormir?

          3. Avatar de Hugo
            Hugo

            A dormir anda quem ganhar alguma coisa sem declarar e o for depositar no banco.
            Quem tem muito dinheiro “sujo” sabe bem como o lavar….e desse nada têm a temer.

          4. Avatar de APereira
            APereira

            @PMWar,
            Claro, isso e o facto de ser um problema muito grave abrir uma conta bancária em outro país… e ir enviando algum para lá.

            @FNP.PT
            Qual cruzamento de dados, isso nunca irá acontecer porque se nao como é que iriam dar uma forma aos entiados/amigos e afins para dar a volta a esta lei?

            Comeca agora com 50k, entretanto baixam para 20k, depois passam a poder aceder a toda e qualquer conta…
            Mais uns tempos e passam a aplicar taxas a quem tiver mais do que X
            Leram aqui primeiro 😉

        2. Avatar de pato
          pato

          Não é nada assim. esses guardam o dinheiro debaixo do colchão

        3. Avatar de Joao Carlos
          Joao Carlos

          Mas algum dia este metodo é eficiente para lutar contra isso?

        4. Avatar de Zé

          O que vai acontecer é que os poucos que têem 50,000 no banco, vão passar a guarda-lo em casa.. ou aqui ao lado em Espanha… e os bancos ficam descalços.
          Parece mais uma ideia maluca do Centino e do Poucochinho, com aprovação da geringonça.

        5. Avatar de jose magalhaes
          jose magalhaes

          Principia assim, depois logo veremos. Aparecem as queixas, as vinganças e adeus privacidade.

        6. Avatar de RPG
          RPG

          Fia-te na virgem e não corras!

        7. Avatar de Ana Sofia
          Ana Sofia

          Infelizmente, isso não vai ser nada assim. Se a preocupação do governo fosse a transposição da directiva da UE, a mesma só se aplica a cidadãos não residentes e acima dos 219 mil Euros. Ao aplicar a todos os cidadãos e para valores acima dos 50 mil Euros a intenção do governo o confisco e o saque das contas de valor superior a 50 mil Euros. Para poder continuar com o regabofe despesista o governo precisa de dinheiro que não tem. A única hipótese que tem é roubar os contribuintes que é o que se está a preparar para fazer. Primeiro vai começar com as contas acima dos 50 mil Euros, mas para o ano vai baixar o limite alargando-o a todos os contribuintes.

      2. Avatar de Bruno Coimbra
        Bruno Coimbra

        Alexandre nao leve a mal mas quando se debita uma opiniao que termina em ”ou coisas assim” demonstra o quao dentro do assunto se está…o problema dos nossos tempos é que todos debitam opinioes como verdades absolutas sem perceber um pepino do assunto..ou coisas assim.

        1. Avatar de guru
          guru

          Eu percebi o “coisas assim” eh eh…são as coisas que a partir de agora podem ser inventadas em relação a essa lei!

      3. Avatar de Prodígio
        Prodígio

        Os impostos incidem sobre os rendimentos, e não sobre o dinheiro que se possui em caixa.

        Este procedimento já existe na UE. Aliás, o que muita gente se queixava é que se alguém em Espanha, pedir informações sobre a sua conta portuguesa, é legal, mas se alguém em Portugal pedisse, não o era.

        Mas não tenha receio, porque o que está em causa, não é o livre acesso à informação de contas. É a informação fornecida pelos bancos de alguns movimentos, o que já acontecia de certa forma.

        Pena, é que mais uma vez, existam “órgãos de informação” que gostam de empolar, distorcer as informações das notícias, só por mais uns “clicks”. E depois, é ler alguns comentários de pessoas menos informadas, de teorias da conspiração, do 1984, enfim.

        Isto é para ajudar o combate à evasão fiscal.

        1. Avatar de jone
          jone

          Tenha calma! Com comunas no poder tudo é possivel. Deixe a crise piorar um pouco e verá se não se arranja uma taxa sobre “fortunas”.
          E está enganado. Não se trata de informação de movimentos das contas mas dos saldos das contas. Ou seja, todos os saldos com valor superior a 50 mil serão comunicados à AT.
          O objectivo (em teoria) é detectar aumento de saldos estranhos quando a declaração de rendimentos é miserável.
          No entanto, todos sabemos que tudo ficará na mesma porque quem foge aos impostos não deposita também sabe fugir com o dinheiro.

          1. Avatar de Prodígio
            Prodígio

            Esperemos que não fique tudo na mesma. Mas concordo consigo.

      4. Avatar de MLopes
        MLopes

        mas como raio chegaste a essa conclusão?!

    3. Avatar de kokas
      kokas

      Afinal não era da esquerda que os portugueses queriam,então aí os têm a governa mas muito pior que o Salazar que eles tanto criticam mas era bem mais democrático eu, pessoalmente sentia mais liberdade ,mais privacidade e muito ma mais segurança do que com esta coisa a que chamam democracia

      1. Avatar de Bruno Coimbra
        Bruno Coimbra

        sentia pq devia ser dos que gostava de meter a boca no trombone, onde denunciar o vizinho lhe caia bem…o tipico bufo.
        Fascismo ja era amigo, acorde, podemos nao ter uma sociedade perfeita, longe disso estamos, mas no tempo do senhor da cadeira eramos uns atrasados so com pedras e paus para governar um pais.
        É revoltante ver elementos da nossa sociedade chorarem por uma ditadura…é o outro lado da democracia..todos os idiotas tem direito a sua opiniao…

      2. Avatar de jone
        jone

        Não gosto de comunas, mas vir aqui dizer que no Estado Novo tinha mais liberdade, apenas posso tirar uma de duas conclusões: Ou não faz p++ta ideia do que é a liberdade ou era daqueles amigos do poder que realmente tinha liberdade.
        Se ainda vivêssemos nessa época, não estariamos aqui a vomitar postas de pescada sobre se a lei em causa é justa ou não.

    4. Avatar de Joaquim Pelintra
      Joaquim Pelintra

      Quem não deve, não teme!

      1. Avatar de MLopes
        MLopes

        esse tipo de afirmações são a coisa mais terrível que se pode proferir! não só está profundamente errada como se reveste de uma especial perversidade.
        quem não deve não teme não tem sentido e induz de imediato que quem “teme” é porque deve, o que não podia estar mais errado.
        o direito à privacidade é um direito fundamental. por favor parem de uma vez por todas de utilizar essa expressão e outras do género.
        deixem a porcaria do facebook, e outras redes sociais, e vão ler umas coisas sobre direitos fundamentais…

    5. Avatar de mouro do NORTE
      mouro do NORTE

      Caso não tenha 50.000,00 € mas por exemplo 47.000,00 € , o “desgoverno” irá depositar na sua conta mais 3.000,00 € , para deste modo poder ter acesso à mesma … INCRIVEL , como se quem tivesse 50.000,00€ de saldo medio anual fosse rico ????
      Possivelmente ao Snr Sócrates não vão poder saber nada , pois continua a gastar mas não tem dinheiro .
      VIVA O PCP EO BE … estes é que nos governam.

    6. Avatar de lmx
      lmx

      já são todas!
      Eu sei de casos em que pessoas teem sido roubadas pelas finanças, e nem a um tribunal foram chamadas para se defender..e no caso pessoas doentes hospitalizadas!!
      Nem fazes ideia daquilo em que Portugal se tornou!
      Não me choca isto…apenas se tornou Publico…já acontecia ás pazadas ha uns anos!

      E se te quiseres defender tens que ir tu a procura de um advogado que esteja disposto a aceitar o teu caso, caso contrario é so dinheiro a sair da tua conta, IRS penhorados e o cacete!

      1. Avatar de MLopes
        MLopes

        então conta lá um caso que conheças sem revelares identidade, obviamente. vamos ver se choramos com o “roubo” ou choramos com a ignorância 😉

        1. Avatar de Bruno
          Bruno

          Ainda hoje fui informado pelo banco que irão enviar para as finanças o saldo das contas de todos os clientes, ao questionar o motivo o funcionário disse haver dois, dá muito trabalho estar a enviar apenas algumas contas e não querem ter problemas com o fisco. Cancelei a conta de imediato. O banco é o que tem uma cegonha amarelada.

  2. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Quem anda a fugir, não mete 50 mil no banco a prazo. Mete no estrangeiro ou gasta o dinheiro todo em luxos pessoais.

  3. Avatar de Rui Carriço

    Finalmente, acabem com a vergonha da fuga ao fisco.

    1. Avatar de darkvoid
      darkvoid

      Pois acho muito bem que acabem com a fuga ao fisco mas não quero prescindir dos meus direitos e da minha privacidade!

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      LOL estás muito enganado. Isto não só não vai acabar com a fuga ao fisco, como é uma medida muito fraquinha nesse sentido.
      Vai talvez caçar alguns tansos que não sabem o que andam a fazer e controlar ainda mais quem nada tem a temer.

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Exato. Aqueles patrões donos de empresas que devem meses de salários, e dizem estar na penúria, que declaram receber o SMN e depois têm casa de férias no Algarve, 3 automóveis de alta cilindrada, e moradia num condomínio privado com piscina, não vão ser apanhados nisto. Se esses fossem apanhados, era o primeiro a ser a favor desta medida.

    3. Avatar de mouro do NORTE
      mouro do NORTE

      Fuga ao fisco ???? então vossemecê não sabe que, o dinheiro depositado no banco está automaticamente declarado para efeito de tributação ???

      1. Avatar de MLopes
        MLopes

        onde foste buscar essa ideia peregrina?! parem de dizer asneiras que induzem toda a gente em erro.
        os juros é que estão sujeitos a tributação e por isso declarados na mod. 39 bom como as respetivas retenções. o capital não é, até agora, declarado pelos bancos à at

        1. Avatar de mouro do NORTE
          mouro do NORTE

          Se há juros declarados e taxa acordada , simples calcular valor a render ????
          E já agora , não sou peregrino mas , não tenho nada contra …

          1. Avatar de MLopes
            MLopes

            taxa essa que a at tem conhecimento, como [não] é [nada] óbvio [e é mentira], sinceramente.
            além do mais, escreveste claramente que era o dinheiro no banco que era declarado para efeitos de tributação o que é FALSO a todos os níveis, pelo menos até agora
            quanto ao “peregrino”, eu escrevi de “ideia peregrina” que é uma cosia muito diferente.
            há aí uns problemas com o português que talvez devessem ser resolvidos…

          2. Avatar de MLopes
            MLopes

            “ideia peregrina” significa ideia por norma uma ideia estranha, excêntrica, etc embora peregrino tenha como significado algo como raro, excepcional, extraordinário. muito longe da conotação que lhe deste, como se vê

  4. Avatar de Gsl
    Gsl

    Constituição fui. !!!!!

  5. Avatar de André Ramalho
    André Ramalho

    O que acontece se tiver por exemplo 30,000 EUR numa conta e mais 30,000 EUR noutra conta noutro banco? 🙂

    1. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      è informado o fisco. Existe conciliação

    2. Avatar de PMWar
      PMWar

      Aparentemente, nada…

    3. Avatar de Anywyay
      Anywyay

      Tens de ter 50k numa só, poque achas que muitos dividem sempre imenso dinheiro em contas?

      1. Avatar de Jorge Carvalho
        Jorge Carvalho

        O Fisco é informado , existe conciliação de contas

        1. Avatar de RDastr
          RDastr

          e se numa chamares-te Jorge e na outra chamares-te jorge?

          1. Avatar de MLopes
            MLopes

            sim, e o teu nif muda mesmo por esse facto… duuhhh

    4. Avatar de PeterOak
      PeterOak

      André Ramalho, o que o Banco de Portugal lhes dá é uma listagem das contas bancárias por NIF… podendo ser uma no BPI, outra no Santander, outra no Novo Banco… vai aqui e entra com as tuas credenciais do Portal das Finanças.

  6. Avatar de João Machado
    João Machado

    Isto não resolve nada, quem tem em paraísos fiscais nem se chateia com isto, os outros dividem o dinheiro por várias contas…

  7. Avatar de Joao Carlos
    Joao Carlos

    Se quizerem saber quanto calço, aviso já que é o 42.5, e se quiserem saber mais alguma coisa digam….ou senão criem mais umas leis para para o conseguirem fazer “legalmente”.
    Democracia ….liberdade….onde andas tu?

    1. Avatar de Joao Carlos
      Joao Carlos

      *quiserem

  8. Avatar de Rui Painho
    Rui Painho

    A começar pelos políticos, que agora todas as luvas e e outras benesses, vão começar a receber em cash e a guardar em casa…….

  9. Avatar de jose magalhaes
    jose magalhaes

    Um convite à fuga de capitais para o estrangeiro. Actitude inteligente.

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Completamente de acordo

  10. Avatar de Pt
    Pt

    Faço uma pergunta estúpida mas logica, estão preocupados porque têm o dinheiro no banco em 1 lugar? Neste momento os maiores ladroes não são os que arrombam portas…….

  11. Avatar de Ricardo Nogueira
    Ricardo Nogueira

    O problema é a informação e a quem se passa essa informação, ou seja, a minha conta bancária vai ser revelada a quem? quem do fisco vai ter acesso? e se o bandalho que está na secretária do suposto Fisco for amigo de alguém capaz de fazer sequestro pois já tem conhecimento dos valores que estão no banco… Não me parece que os bancos portugueses fiquem a ganhar com isto! acho que há uns quantos bancos estrangeiros mais seguros.

    1. Avatar de Informado
      Informado

      Essa é a grande questão! Que garantias a AT dá no tratamento da informação? O problema nem são os funcionários da AT, mas sim os muitos externos que têm acesso a informação sensível. Lembram-se da lista VIP?

    2. Avatar de Paulo
      Paulo

      Também concordo!

    3. Avatar de Pedro
      Pedro

      Ora ai está… agora é que o Ricardo tocou naquele que, para mim, é o ponto chave de todo este assunto, a segurança. Vão haver pessoas, que não sabemos quem são, que vão passar a ter informações privilegiadas sobre as quantias que cada um dispõe. Ora, quem nos garante que quem vai fazer esse trabalho é de confiança? Parece-me no minimo arriscado…
      É como aquela história que todos os anos aconselham na TV, quando for de férias avise a policia para que saibam que a sua casa está vazia e possam ter mais atenção à sua localidade, ora por amor de Deus, quantos e quantos policias já vimos serem apanhados em Portugal em esquemas de corrupção??? E eu vou avisar a policia de que a minha casa está vazia? Tenham dó…

      Voltando à questão central da noticia, esta parece-me apenas uma medida para deitar areia aos olhos dos contribuintes. Muitos dos maiores “fugitivos ao fisco” estão no governo e esses nunca serão apanhados ou pelo menos punidos por isso…

      1. Avatar de mario mata
        mario mata

        O Passos Coelho foi um deles!

      2. Avatar de MLopes
        MLopes

        já aqui disse isto várias vezes: não sejam alarmistas porque não têm informação e conhecimentos suficientes para isso.
        os níveis de permissões são restritos na at e este tipo de dados a acessado por poucas pessoas. como exemplo disso temos os dados agregados do efatura a que só poucos conseguem aceder. os restantes, e só se tiverem determindado tipo de responsabilidade, só conseguem ver os dados em caso de reclamação ou divergência.

  12. Avatar de Duarte
    Duarte

    Não tenho 50.000€, não fujo ao fisco, mas se os tivesse colocava já o dinheiro lá fora. …

    1. Avatar de Prodígio
      Prodígio

      Mas no resto da UE, isto já existe, não percebo a fobia.
      Até na Suíça, e para teres uma conta “escondida” pagas um balurdio.

      1. Avatar de Pintor
        Pintor

        Na Suíça com estrangeiro o mínimo são meio milhão para abrir a conta.

        1. Avatar de Prodígio
          Prodígio

          São 30.000€ e levam 35€ de manutenção de conta por trimestre.

          1. Avatar de Prodígio
            Prodígio

            Mas neste caso, a conta está “aberta” aos orgãos judiciais…

  13. Avatar de Óscar
    Óscar

    O big brother vai tomando conta deste país.
    Só a vontade de taxar cada vez mais os contribuintes, pode levar um governo a legislar assim.
    Mais tarde criarão um imposto sucessório, para taxar o dinheiro que alguns velhotes, com muito sacrifício pretendem deixar de herança aos seus filhos e netos.

    1. Avatar de Manuel Monteiro
      Manuel Monteiro

      Já são tributadas as heranças, e não só, se receber uma prenda em cheque ou transferência bancaria a partir de um certo valor ( penso que de 700 euros para cima) já tem que ser declarado. Logico se for em dinheiro e não for parar ao banco ninguém vai declarar!

  14. Avatar de Governo Maldito
    Governo Maldito

    É um abuso. O fisco quer é saber, quem tenha por exemplo 75.000 e passou a ter 60.000 € como gastou o dinheiro e aonde . Ora, daí a ser acusado de fuga ao fisco e fraude fiscal é um saltinho. Ninguém sabe qual o fim que o Estado pretende dar às informações colhidas.

  15. Avatar de Hudty
    Hudty

    Votaram no PS, então ……calem se.

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      Pois é o pior é que não votaram….

      O PS perdeu as eleições…

  16. Avatar de neapo
    neapo

    E quando é que o Centeno vai mandar investigar os nomes ligados ao Panamá Papers e Swissleaks?

    1. Avatar de AlexX
      AlexX

      😀
      Prescreveu e foi arquivado.

  17. Avatar de LCB
    LCB

    Esta notícia vem mesmo a calhar debaixo da notícia que os deputados podem aceitar ofertas até 150 euros (num país onde o salário das pessoas não o permite).

  18. Avatar de KK
    KK

    BEM ESTOU A VER POBRES PAGAM RICOS FICAM MAIS RICOS POLITICOS MAIS RICOS. SO OS POBRES É QUE TEM DINHEIRO EM PORTUGAL. O RESTO INVESTEM BENS OU ESTRANGEIRO. O QUE ESTÃO A FAZER E CONTRA A CONSTITUIÇÃO ONDE ESTÃO OS PS E MARCELO QUE DIZ NADA!!!! DESILUSÃO MUITA

  19. Avatar de João
    João

    medida pouco inteligente Lá vão os bancos ficar descapitalizados, quem tudo quer tudo perde, as pessoas vão começar a guardar o dinheiro em casa, pois no bancos até não rende nada, e não é seguro. são estes inteligentes que nos governam

  20. Avatar de Nekas
    Nekas

    Acho muito bem mas a começar por cima,pelas deles.

    1. Avatar de AlexX
      AlexX

      Têm imunidade diplomática..

  21. Avatar de VV
    VV

    Ora…está bem de ver que estes governantes sócios do alheio só roubam a quem poupa. Como assim? Fácil…os que têm realmente muito escapam sempre! O resto são tretas.

  22. Avatar de TiagoC
    TiagoC

    Pena não aplicarem isto aos mesmos ladrões de sempre. Esses andam sempre protegidos pelos amigos que estão no poder.

  23. Avatar de Manuel Guerreiro
    Manuel Guerreiro

    E mais nada, e quem se mete com o PS leva!

  24. Avatar de Darth
    Darth

    O problema mesmo são os funcionários do fisco que vão bisbilhotar as contas do cunhado, ou de um estranho para fazer com essa informação o que quiserem

    Se há algo que a polémica das listas Vip mostrou foi isso. pos a nú a bandalheira que vai nos acessos a essa info

  25. Avatar de Português Internacional
    Português Internacional

    … quem “foge” vai continuar com “esquemas” muita gente honesta vai ser fiscalizada sem estar a “fugir” ás suas obrigações so porque parece que a coisa é assim … ter dinheiro em quantias elevadas e o dinheiro aplicado ? o retorno dos juros é baixo, ter dinheiro em cofres alugados no banco e uma conta de 40 mil para pagar o dia a dia ehehehe vai ser como ter tudo que é buraco em casa forrado com notas é so puxar e tirar o elastico. O motivo que leva a esta situação se tprnar uma realizada nunca vai apanhar quem dizem querer apanhar, talvez um menos atento … Todo o codadão tem direito á sua privacidade saber tais valores é o mesmo que saber todas as outras coisas da via de cada um isso é uma infracção aos direitos. Todos estes dossiers bem estudados çevam a palicação do Direito a outros niveis, mesmo com o direito do Estado de olhar o saldo, do o facto de o banco coabitar com esses truques de ver através das paredes pode levar a que algum cidadão mais bem informado com a ajuda de uma advocacia bem estruturada se sinta prejudicado e coloque o banco a cobrir perdas até porque o contrato entre o cidadão utilizador de uma conta num banco tem de ter uma comunicação por parte do banco a informar de que neste tipo de situações o dever por obrigação de colaboração de informar o cliente com a devida antecedência dessa pratica e se este concorda se não concorda tem o direito de apresentar os seus argumentos. Jamais algum estado vai conseguior controlar dinheiros sem impostos, apenas uma precentagem, porque não existe nenhum conceito de circulação de dinheiro como está uma linha para um comboio. O Estado diz que tem de saber essa informação, o Banco cede, e o contrato com o cliente que diz que … cheira que vai haver contas honestas que a auditoria com ares de estupidez vaio assombrar aplicando coimas ou acres centado valores a impostos sem que o cidadão se possa defender, cheira que os bancos vão perder recentas para o colchão ortopédico que pela sua postura é mais correcto. Disto e daquilo muita coisa se pode dizer e especular.

  26. Avatar de Charles de Callen e Gaston
    Charles de Callen e Gaston

    Olha,eu estou á vontade,o meu guito está todo enterrado num local que tenho a certeza absoluta ninguém lá chega nos próximos 2.000 anos…não “acarditam”?é que nunca,mas nunca na minha vida tive talm soma,nem mesmo 10% desse valor,portanto,podem vasculhar a minha conta á vontade!

  27. Avatar de Português Internacional
    Português Internacional

    … peço desculpa o erros.

  28. Avatar de Leonardo
    Leonardo

    Violação da privacidade dos cidadãos e delapidação dos Balanços dos Bancos é o que isto é, quem tem dinheiro, coloca-o em outro País da UE retirando-o dos bancos nacionais, é o que vai acontecer, ficam cá os empréstimos, para pagar ou não………o resto vai tudo embora daqui, o sigilo bancário e essencial, há indícios de fuga, vão ter com o sr. Juíz e esse sim autoriza o acesso ou não………….contas bancárias nas mãos de funcionários das finanças não pode dar coisa boa.

  29. Avatar de Joaquim Pereira
    Joaquim Pereira

    Isto é que vai ser uma correria aos cofres fortes pessoais para por em casa.
    A Alemanha que dizem é um dos países com menos corrupção é onde se fazem mais transações em dinheiro vivo em percentagem.

  30. Avatar de Lourenço
    Lourenço

    o mundo viveu milhares de anos sem bancos,eu no meu caso so preciso mesmo para receber algum cheque ou para receber o salario,depois retiro e faço o que quiser do meu dinheiro,,ou gasto ou arrumo no meu banco privado,,não preciso de gatunos para me arrumarem o dinheiro,comecem a retirar o dinheiro do banco e o governo vai perder a mania,,o problema esta neles e não em nos

  31. Avatar de mario mata
    mario mata

    Os mesmos de sempre: se não se faz nada (aqui del-rei que os governantes nada fazem para identificar quem tem e de onde vem as fortunas), se se faz alguma coisa (aqui del-rei que os governantes querem é saber quem tem dinheiro para cobrar mais impostos)!!!! 🙂

    Como diz o nosso povo: é-se preso por ter cão e por não ter!

  32. Avatar de Prodígio
    Prodígio

    Ao poucos e poucos, vamos evoluindo para um país normal.

    Os gabinetes de advogados e restantes escroques já devem estar a tremer.

  33. Avatar de Pedro
    Pedro

    Faz-me lembrar a história de uma pessoa que conheço. Este passoa tinha trabalhos precários e, muito a custo e poupando uma vida juntou cerca de 40.000€. Ficou desempregada, mas como tinha bens e dinheiro, depois de terminar o sub de desemprego ficou sem nada. A vizinha da frente, pessoa nas mesmas condições torrou todo dinheiro e não tinha praticamente poupanças. Quando terminou recebeu o sub de reinserção. Esta é a forma de ser dos nossos governos – quem poupa deve ser perseguido. Quem estraga tudo deve ser acarinhado e perdoado. Depois admiram-se que a taxa de poupança seja tão baixa. Poupar para quê? Ainda há uns meses, PCP e BE queriam taxar pessoas que tivessem mais de 100.000€ no banco como se fosse uma fortuna. Qq casa hoje em dia custa isso e, mal de nós, se durante uma vida de trabalho não consigamos poupar isso.

    1. Avatar de joao
      joao

      Totalmente de acordo.

    2. Avatar de SANTOS
      SANTOS

      é assim mesmo, quem poupa e vida inteira e tem um pé de meia tem que o declarar e pagar impostos….e se tiver a infelicidade de cair na precaridade não tem direito ao social. Aquele que vive nos luxos e que goza a vida gasta o dinheiro que não tem….. tem direito ao social !!
      a vida é injusta, o governo apoia os malandros e os gastadores, é assim que Portugal vai para a frente……………………

  34. Avatar de Toni lopes
    Toni lopes

    Ninguem tem nada a temer…mas muita gente anda a tremer…porke sera??

  35. Avatar de rui
    rui

    E o que acontece a quem tem mais de 50 mil euros apenas pelo esforço do trabalho? Fica com ficha? Pagará mais impostos?

    1. Avatar de darkvoid
      darkvoid

      Poderá ser investigado, se todo o dinheiro chegou de forma legal não tem qualquer problema ou implicação.

  36. Avatar de Marcos
    Marcos

    Acho piada a quem diz quem não deve não teme. Isso é cá um moralismo do caraças.
    Eu tenho direito à minha privacidade e se o fisco desconfiar de alguma coisa que peça a um juiz para dar autorização e eu ser intimado e assim possa ver a minha conta bancária. Isso é que é Estado de Direito.
    E não é só a conta bancária porque não deixar as seguradoras ter acesso aos nossos dados médicos, porque não deixar a porta de casa “aberta” para as finanças e porquê não informar por escrito o Estado daquilo que nós pensamos à cerca de quem nos governa ou então porque não deixar o fisco meter o nariz na nossa carteira e ver que tipo de “informação” temos na carteira.
    Agora ser mais papista que o papa e vir dizer que é uma norma internacional é enganar as pessoas pois esta lei vai muito além do que a tal lei internacional exige. Além do mais este não é o tal governo em que 3 secretários foram à bola pela Galp e se recusam a mostrar publicamente o recibo de como restituiram o dinheiro à Galp?

    Já agora porquê 50 mil euros e não 5 mil euros ou 500 mil euros? Já agora é assim que querem combater a fuga ao fisco, porque se for eu vou enviar o meu dinheiro para a minha conta na Alemanha porque não tenho dinheiro suficiente para ir para um offshore.

  37. Avatar de Augusto Azenha
    Augusto Azenha

    Se alguém é suspeito de algo, que investiguem, que levantem o sigilo bancário com o necessário controlo judicial, mas tratar todas as pessoas que tenham mais de 50.000€ no banco como possíveis criminosos a necessitarem da vigilância do Fisco, esse bastião da defesa da justiça tributária que tão bem serve os cidadãos e e a república, só mesmo neste pais de loucos, com a mania de criar leis para tudo. Qual combate ao branqueamento de capitais? Só vai servir para chatear alguns cidadãos, que não tendo acesso aos grandes escritórios de advogados que ensinam como aproveitar os buracos legislativos, alguns criminosamente plantados nas lei, tem que andar a justificar isto e aquilo só porque algum imbecil no fisco se lembrou dele.

    1. Avatar de Marcos
      Marcos

      +1
      Já agora porque não cumprem com a lei e impedem que uma pessoa ou empresa que deva dinheiro ao fisco, à segurança social ou que tenha outras dívidas, possa ter acesso a verbas públicas ou a concorrer em concursos promovidos pelo Estado? Certamente que são esses mesmos contribuintes que mais mossa fazem ao erário público e que grassam sem controlo neste belo País.

  38. Avatar de Rui
    Rui

    Aquilo que a maioria não entende é que não tem a ver com temer alguma coisa ou não.. A invasão fiscal é facilmente detectada sem acesso às contas, o grande problema aqui é que o “fisco”, o “governo”, etc, são pessoas. Pessoas que ninguém sabe o que pensam, posso ser eu sentado no computador a ver alguém com um saldo de 500 mil € e tentar raptar uma criança a alguém “rico” para pedir um resgate, ou assaltar a casa.. Afinal eu sei onde moram e sei quanto têm no banco.. Vocês pensam que as pessoas são todas cheias de boas intenções… Abram os olhos, a nossa “liberdade” não existe, nós somos controlados e manipulados de todas as formas possíveis, somos como ovelhas num rebanho. Sendo assim cabe a cada um de nós viver ou não numa mentira/ilusão. E só para finalizar, se eles querem mesmo encontrar quem foge ao fisco, podem começar por patrões que fornecem serviços fora do país onde os seus funcionários ganham o salário mínimo mas estão fora do país e todos os meses têm uma semana ou mais de faltas (falsas faltas como é obvio). Eles sabem quem foge, mas dá muito trabalho, o caminho mais fácil é sempre o de explorar o povo. Abram os olhos e deixem de ser inocentes.

  39. Avatar de Pedro Cunha
    Pedro Cunha

    Não esquecer de referir que se forem casados vai contar o total da conta do casal por isso se tiverem mais de 50mil€ na vossa conta será escusado de colocar parte desse dinheiro na conta da cara metade.

  40. Avatar de Alpha
    Alpha

    “Quem não deve não teme”, que belo argumento. Tanto moralista!
    Eu não devo, não temo mas não quero que vão às minhas contas. O Dinheiro é MEU ganho com o meu trabalho e esforço e ninguém tem nada a haver com isso. Simplesmente não quero e devo ter esse direito.
    Queria ver vocês a ganhar dinheiro a sério com esforço e virem o estado sacar mais de 50% ou 60% (para além do IRS, SS há outros impostos) se não tentavam fugir aos impostos para salvaguardar o vosso dinheiro!
    EU trabalho para mim e se pudesse não pagava nem metade dos impostos que pago, pois sinto que estou a trabalhar para um monstro que vive à minha conta e dos outros.
    Vamos lá deixar o politicamente correcto, vivemos uma ditatura fiscal sem precedentes… IMPOSTO É ROUBO LEGALIZADO.
    Abram mas é os olhos, deixem a inveja de lado pois isso só vos prejudica ainda mais. Tapem o buraco do estado que isso sim é o problema, não a fuga ao fisco, isso é um argumento para sacar ainda mais dinheiro.

  41. Avatar de Antonio
    Antonio

    Anda por aqui muita gente já a tremer de medo……
    Quem não deve não teme…..simples

  42. Avatar de silva
    silva

    E a pide moderna meus amigos .e ainda falam do Salazar,se isto e democracia eu prefiro o faxismo.

  43. Avatar de Pintor
    Pintor

    Existem as mais variadas aplicações financeiras que o fisco não pode meter o bedelho.Quanto maior é o montante mais dribles fiscais se podem fazer.

  44. Avatar de 111111a
    111111a

    embora eu nao tenha problema nenhuma com esta medida, e ate acho bem se ajudar a detectar irregularidades, a verdade é que quem esconde essas irregularidades, mta vez tem o dinheiro e paraisos fiscais ou offshores. por isso duvido que esta medida va adiantar mt

  45. Avatar de Jose
    Jose

    Boa sorte para todas

  46. Avatar de Paulo A
    Paulo A

    Quem diz que Quem na deve não teme deve ser um puro ignorante ou não conhece a historia da vida.
    Sim tenho mais de 50 Mil no banco, ou tinha, estou a tirar aos poucos para não dar muito alarde, Sim trabalho 17 Horas por dia, 6 dias por semana, tenho dois empregos, não, não vou de ferias todos anos ( de 4 em 4 anos lá tiro um mês para ir a terra da Maria quando consigo), ganho mais de 2000€ mês metade pago impostos outra metade bolso, Sim tenho as mãos cheias de fridas e calos ( não sou medico nem banqueiro)
    sei bem onde vai parar esta lei, hoje 50 mil amanha 10mil, “Epá este gajo tem muito dinheiro, tem que pagar imposto porque tem mais dinheiro do que os coitados que trabalham só 8 horas”. Podia continuar a comentar o que esta de errado com esta lei mas não vou gastar mais tempo porque tenho que ir trabalhar.
    P.S: – Sim tenho uma boa Casa
    – Sim tenho um bom Carro
    Mas não foram pagos nem com heranças nem com prémios euromilhões.

  47. Avatar de luis
    luis

    Só o comunismo pode salvar a humanidade da extinção que o capitalismo nos está a levar.

  48. Avatar de AlexX
    AlexX

    Uma anedota.
    Mais hilariante que isto só mesmo o limite de 150€ ao valor das prendas para governantes. Quase tão hilariante quanto a permissão dada ao dono disto tudo para ir de férias, interrompendo a prisão domiciliária.

    A única coisa séria e sem piada no meio disto é que Portugal ainda tem muita área para arder e pessoas muito generosas dispostas a ajudar no possível quem perde tudo.

  49. Avatar de Paulo Arcos
    Paulo Arcos

    Quem diz que Quem na deve não teme deve ser um puro ignorante ou não conhece a historia da vida.
    Sim tenho mais de 50 Mil no banco, ou tinha, estou a tirar aos poucos para não dar muito alarde, Sim trabalho 17 Horas por dia, 6 dias por semana, tenho dois empregos, não, não vou de ferias todos anos ( de 4 em 4 anos lá tiro um mês para ir a terra da Maria quando consigo), ganho mais de 2000€ mês metade pago impostos outra metade bolso, Sim tenho as mãos cheias de feridas e calos ( não sou medico nem banqueiro)
    sei bem onde vai parar esta lei, hoje 50 mil amanha 10mil, “Epá este gajo tem muito dinheiro, tem que pagar imposto porque tem mais dinheiro do que os coitados que trabalham só 8 horas”. Podia continuar a comentar o que esta de errado com esta lei mas não vou gastar mais tempo porque tenho que ir trabalhar.
    P.S: – Sim tenho uma boa Casa
    – Sim tenho um bom Carro.
    Mas não foram pagos nem com heranças nem com prémios euromilhões.

    1. Avatar de Alpha
      Alpha

      Fazes parte da malta que trabalha e é roubada todos os meses para sustentar uma grande parte da população e negócios que vivem do estado.
      Se ganhas €2000 recebes €1290-1300 apróximadamente por mês liquido, a empresa paga €2475 para receberes €1300 euros, ou seja, pagas quase €1200 em impostos todos os meses!!! (sim a segurança social que a empresa paga e tu são impostos)
      Com o que sobra (1300) tens que pagar alimentação (IVA), gasolina (IVA + ISP 70% do preço), água, gás, luz, pacote de comunicações (IVA + taxas e taxinhas)… vão mais uns €200 ou mais em impostos.
      Depois a malta pergunta porque tanta gente tenta fugir quando pode aos impostos… é um saque á vista de todos e enquanto tivermos esta mentalidade mesquinha não saímos disto.
      O estado saca muito mais hoje, cobra muito mais, foge-se muito menos e continua o buraco. Alegremente continuam uns com os chavões do “quem não deve não teme” e do “se todos pagassem os impostos…”
      Socialismo… O caminho para a servidão.

  50. Avatar de Joao 2348
    Joao 2348

    Uma pergunta:
    Alguém conhece algum banco que tenha uma funcionalidade que permita a partilha automática do saldo efectivo para as redes sociais, e que actualize automaticamente?

    1. Avatar de darkvoid
      darkvoid

      Não, nem faz sentido, nenhum banco vai fazer isso!

  51. Avatar de Luis
    Luis

    Qualquer dia vamos ter o fisco a tocar à campainha e a querer entrar em nossa casa para ver o que temos. E depois alguém diz “Quem não deve não teme.”. Qual é a justificação de verem as contas de cidadãos, até prova em contrario, honestos? Se desconfiam de alguém, pedem um mandato a um juiz. Este sim pode dar ordem de ver as contas de um cidadão. Se esta lei tivesse saído à 2 ou 3 anos ia-se ouvir a palavra fascismo…
    Se o estado quer controlar a fuga ao fisco, tem de criar mecanismos que não mexam com a privacidade dos cidadãos.

  52. Avatar de Vítor Guimarães
    Vítor Guimarães

    “Quem não deve não teme!” É a 1ª bola a sair do saco… e a mais perigosa. Quem troca a privacidade por segurança, não merece nenhuma das duas.

  53. Avatar de Ana Sofia
    Ana Sofia

    Infelizmente, o governo está a preparar um confisco e saque fiscal. Se a preocupação do governo fosse a transposição da directiva da UE, a mesma só se aplica a cidadãos não residentes e acima dos cerca de 219 mil Euros. Ao aplicar a todos os cidadãos e para valores acima dos 50 mil Euros a intenção do governo é o confisco e o saque das contas de valor superior a 50 mil Euros. Para poder continuar com o regabofe despesista o governo precisa de dinheiro que não tem. A única hipótese que tem é roubar os contribuintes que é o que se está a preparar para fazer. Primeiro vai começar com as contas acima dos 50 mil Euros, mas para o ano vai baixar o limite alargando-o a todos os contribuintes. Nenhum cidadão que foge ao fisco tem o dinheiro dessa fuga em Bancos portugueses, tem o dinheiro em offshores longe do alcance do fisco. Por outro lado, se um cidadão tiver 51 mil Euros num banco, o saldo é comunicado ao fisco, mas se tiver 490 mil Euros divididos em contas de 49 mil Euros em 10 bancos diferentes, o seu património não é comunicado às finanças porque nenhuma das fontas atinge os 50 mil Euros. A fuga ao fisco não se combate assim. As 1000 famílias mais ricas de Portugal continuam a não pagar impostos, mas o governo em vez de aumentar os impostos a essas famílias prefere fazer um saque e um confisco à classe média. Tudo isto é uma enorme hipocrisia e demagogia populista. É apenas um saque à classe média. …