Última hora: Explosão destrói ponte que liga Rússia à Crimeia

29 Comentários

A guerra entre a Rússia e a Ucrânia tem feito várias baixas. Além do enorme número de soldados, a guerra tem também “levado” edifícios históricos, pontes e outro tipo de infraestruturas.

De acordo com as imagens e vídeos partilhados nas redes sociais, uma forte explosão destruiu parcialmente este sábado a ponte que liga a Rússia à Crimeia, uma região anexada pelo regime de Moscovo à Ucrânia em 2014.

Última hora: Explosão destrói ponte que liga Rússia à Crimeia


De acordo com a TSF, que cita O The Guardian, a explosão, que foi registada ao início deste sábado, foi ouvida a vários quilómetros de distância. A ponte é uma importante infraestrutura logística para o abastecimento das tropas russas estacionadas na Crimeia.

Tal como se pode ver no vídeo partilhado, existe um comboio-cisterna a ser tomado pelas chamas numa das linhas ferroviárias. Existem aqui mais vídeos e imagens.

O presidente russo, Vladimir Putin, inaugurou esta ponte em 2018, depois que a Crimeia foi anexada da Ucrânia em 2014, trazendo sanções e uma deterioração dos laços com o Ocidente.

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de iMF
    iMF

    Nada de novo, isto ia acontecer mais dia, menos dia…
    Pior é para as pessoas da crimeia, agora como fogem para a Rússia??

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      A situação não é fugir para a Rússia, assim já não entram mais na Ucrânia por essa ponte para morrer.

    2. Avatar de Carlos Fernandes
      Carlos Fernandes

      As pessoas da Crimeia se não são Ucranianas podem sair por qualquer lado.

    3. Avatar de Luís Costa
      Luís Costa

      Quem não quer fazer parte da Ucrânia pode e deve seguir caminho para o tal país que tanto adoram que é a Rússia.. a Ucrânia tem todo o direito de defender o que é seu e impor os seus costumes

      1. Avatar de André R.
        André R.

        A Rússia não quer mais populares, quer é território para rotas de comércio de acesso mais rápido.

        1. Avatar de Luís Costa
          Luís Costa

          E com acesso rápido podes dizer com “amigos” no poder.. Passa muita coisa de valor na Ucrânia que a Rússia tem interesse e eles não querem perder isso

  2. Avatar de naodigo
    naodigo

    Se a Ucrania conseguiu fazer isso estão de parabens.
    Supostamente a ponte estava bem defendida para que tal nao pudesse acontecer, depois a distância a que fica a ponte dos territórios controlados pela Ucrania é ainda muito grande.

    1. Avatar de Castro
      Castro

      fizeram com um camião, evitando essas defesas. Mas não deixa de haver incompetência russa na vigilância dentro do seu próprio território – a bomba teria que ter sido preparada no interior da Russia já que o camião ía na direção da Crimeia.

      1. Avatar de Grunho
        Grunho

        Com um camião é impossível, só se estivesse carregadinho de explosivos e conduzido por um suicida.

        1. Avatar de Castro
          Castro

          dizes impossível, e depois explicas como é possível!
          há videos que mostram o momento da explosão, e esta coincide com a posição dum camião, não havendo vislumbre de mísseis.

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Possivelmente há ajuda de serviços do ocidente, como a CIA.

      1. Avatar de Castro
        Castro

        Porque carga de água é que seria preciso a CIA? a localização da ponte é bem conhecida

        1. Avatar de Grunho
          Grunho

          A localização da ponte sim, a das defesas talvez não. Seja o que for que os ucras usaram, míssil ou bombista suicida, precisaram da intelligence dos USA. E do agrément deles, porque isto é subir muito a parada. Vamos lá ver se daqui por uma semana ainda estamos cá todos.

          1. Avatar de Castro
            Castro

            lol! mas alguma vez é preciso a CIA ou os Estados Unidos para os ucranianos usarem um camião? Até parece que os ucranianos não têm serviços secretos na Russia para conhecer o que é preciso fazer para ter um camião a atravessar a ponte.
            Se os ucraniano têm feito explodir bases militares e institutos de pesquisa dentro da Russia ao longo dos meses, não vai ser a ponte que vai mudar muito as coisas. Quanto muito haverá retaliação fazendo o que os russos sempre têm feito, destruindo infra-estrutura civil e governamental.

  3. Avatar de MegaDrive
    MegaDrive

    Gastaram os misseis todos a atacar, agora não têm nenhum para se defenderem…

  4. Avatar de Vasco
    Vasco

    Lamentando eventuais perdas de vidas humanas, sejam elas russas ou ucranianas, se foi obra da Resistência Ucraniana, estão de parabéns.

  5. Avatar de DG
    DG

    Americanos a fazer das suas. Era escusado a europa andar a Compactuar com estes verdadeiros assassinos

    1. Avatar de carlos de aveiro
      carlos de aveiro

      Nesta fase do campeonato, depois destes meses todos de guerra, chamar “verdadeiros assassinos” aos americanos… enfim… verdadeiramente surreal… DG, também responsabilizas verdadeiramente os americanos pela fome que o mundo inteiro vai passar (em especial, nos países mais pobres)?

      1. Avatar de Luis Maria
        Luis Maria

        Os americanos criam instabilidade politica nos paises da america latina, morrem milhares de pessoas na colombia e venezuela e os americanos ajudam? Nao, continuam a causar instabilidade para terem produtos baratos. Medio oriente igual, onde estao os americanos na guerra do sudao, quenia, mocambique, ruanda? Pois, foram la causar problemas mas ajudar esta quieto. Os russos não sao flor que se cheire, mas os americanos também nao. Uma coisa e certa, se a europa e a russia fossem integradas numa uniao comunitaria os estados unidos iam opor se. Afinal parece que os americanos não estao interessados na paz mas apenas na liderança e poder do comercio mundial em dolar.

        1. Avatar de Castro
          Castro

          nunca ninguém na União Europeia teve interesse em que a Russia fizesse parte, e isso não tem nada a ver com os Estados Unidos. O histórico do sistema político Russo é simplesmente intragável para a maioria dos países europeus, para além do desequilíbrio que iria causar para países como a Alemanha e a França.
          Quanto à instabilidade noutros países, é verdade que os americanos tem a sua dose de culpa (não em todos que mencionas), mas em muitos deles há também outros países terceiros a causar essa instabilidade (na África então neste momento a Russia tem a mão na maioria dos conflitos)

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Volta lá para o comité do PCP…

    3. Avatar de Castro
      Castro

      Os americanos não iriam usar um camião russo para uma coisa destas. Mas se isto para ti são os “verdadeiros assassinos” o que é que serão os Russos?

  6. Avatar de Awake
    Awake

    Com tanto avanço da Ucrania, tanto “recuperar” de territorio, algo me diz que a Russia vai responder com uma força a que ninguem esta habituado a presenciar….boa sorte aos Ucranianos, e que eu esteja enganado em relação a isto.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      A Rússia a responder com essa tal força, já o teria feito antes. Ou acha que a Rússia está à espera que a Ucrânia recupere os territórios todos para depois fazer alguma coisa? A verdade é que as forças armadas russas demonstraram ineficácia.

    2. Avatar de Castro
      Castro

      O território Russo é atacado várias vezes por semana há meses, por isso não vai haver nada de extraordinário por um ataque a uma ponte, no máximo voltaram a atacar Kiev com mísseis talvez edifícios do governo.

      1. Avatar de Castro
    3. Avatar de JL
      JL

      Com a força da mobilização? Se os que lutaram não estavam preparados, então estes mobilizados vão ser dizimados. Os chechenos, assassinos de inocentes, também eram a grande aposta, foram dizimados e praticamente já nem ouves falar deles.
      E se a Rússia usar armas nucleares, é porque é fraca.

  7. Avatar de secalharya
    secalharya

    Mais um show off do Putin.

  8. Avatar de Manuel Araújo
    Manuel Araújo

    A minha admiração, é que a destruição da ponte já tenha sido há cerca de seis meses e a notícia aqui, é dada como se tivesse sido há apenas uma hora, levando-me a pensar que seria uma nova explosão na ponte.
    Vale tudo para os media garantirem a atenção de leitores mais distraídos.