Uganda: Usar o Facebook, WhatsApp e o Twitter custará 0,05€ por dia

19 Comentários

Além de todas as coisas boas que chegaram com as redes sociais, há também aspetos maus que se refletem um pouco por todos os países do mundo. O vício dos utilizadores nestas plataformas digitais é mais que evidente e o Presidente ugandês, Yoweri Museveni, até defende que as redes sociais dão azo a bisbilhotice.

No Uganda usar o Facebook, WhatsApp ou o Twitter irá custar 200 xelins por dia o que corresponde a cerca de 0,05 euros.


No Uganda vai existir uma taxa diária para quem utilizar as redes sociais, especificamente o Facebook, Twitter e WhatsApp. O objetivo do executivo é tentar obter mais receitas para conseguir tirar o país da crise e abater a dívida externa.

Por outro, a medida também vai ao encontro das preocupações do Presidente ugandês, Yoweri Museveni, que tem defendido que as redes sociais dão azo a bisbilhotice. Museveni, que está no poder desde 1986, usou este argumento numa carta enviada em março ao ministro das Finanças, revela o Publico.

Além desta medida, está também previsto que os utilizadores que realizarem transações online vão ter de entregar 1% do montante ao Estado.

Apesar de tais medidas serem facilmente pensadas na teoria, ainda não se sabe muito bem como serão contabilizadas na prática. Segundo o que foi revelado, os consumos dos utilizadores poderão ser obtidos na “fatura” associada aos cartões de telemóvel, no entanto, as operadoras já se manifestaram colocando em dúvida tal procedimento.

 O Uganda tem perto de 47 milhões de habitantes, dos quais quase um terço é utilizador de Internet. O PIB per capita, que mede a riqueza por habitante, ronda os 530 euros anuais.

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de arc
    arc

    Rolex de menina….Hein? eheheh

    1. Avatar de Helder
      Helder

      Quem pode, pode!

  2. Avatar de JV
    JV

    Já comeca a parecer a Tugalândia! Problema de dinheiro? Taxa-se mais qualquer coisa ao povo! Siga!

    1. Avatar de censo
      censo

      Se todo o povo pagasse, as coisas seriam diferentes…

      1. Avatar de bom senso
        bom senso

        e os grandes ladrões restituissem tudo o que roubaram estes anos todos e não vão presos e andam ai na maior, já para não falar que o governo devia cortar nas regalias e respectivos ordenados para o exemplo, logo ai só o dinheiro que recuperava…

      2. Avatar de AiOGajo
        AiOGajo

        Se todo o povo pagasse, surgem mais despesas e o problema mantém-se…

  3. Avatar de Tiago Brito
    Tiago Brito

    Estou mortinho que façam uma igual a esta nos EUA depois da abolição da neutralidade da internet.

    1. Avatar de Vitor
      Vitor

      Calma…a neutralidade da rede AINDA não foi colocada em vigor! E nunca o será antes de Janeiro de 2019…sentenças judiciais a isso obrigam! E parte do senado também…

      1. Avatar de Tiago Brito
        Tiago Brito

        Oh, então ainda vou ter de esperar muito? Que treta! 🙁

  4. Avatar de D.Z
    D.Z

    Todos os sites Sociais, que se descobrirem, serem viciados, em recolher dados dos utilizadores, para depois obterem, créditos, com os mesmos, ou devem ser banidos de vez, ou então acho muito bem que se pague, mas não tão pouco como 5 cêntimos por dia “e que tal 5 euros?) para ver se os utilizadores, têm mais cuidado com o que publicam. Pagando, penso que esses sites, irão à vida.

    1. Avatar de JV
      JV

      Da mesma maneira que tu gostas de ver o que gostas, as outras pessoas tem o gosto delas.
      “posso nao concordar com o que dizes, mas luto para que o possas dizer”..
      Queres acabar com a neutralidade da internet.

    2. Avatar de AiOGajo
      AiOGajo

      Quem quer usa, que não quer não usa… é o mesmo que taxar por ver novelas ou por escrever comentários na internet.

  5. Avatar de Joatar7
    Joatar7

    This is not the wey.

  6. Avatar de Hefesto,o Grande
    Hefesto,o Grande

    Que vergonha !! Pagar 5 cêntimos por dia por utilizar 2 redes sociais e uma aplicação de mensagens e chamadas para smartphone,num dos países mais pobres do mundo,como é o Uganda,é ultrajante,que vergonha !! As pessoas totalmente na miséria e lá têm que pagar cerca de 1 euro e 50 cêntimos por mês,ao passo que noutros países é totalmente gratuito o uso destas plataformas.que discriminação !! Fazem impostos por tudo e por nada !! Qualquer dia só de uma pessoa andar na rua ainda vai ter de pagar imposto !! Eu sei lá,da maneira indecente como anda o mundo,nem é de admirar !!

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Em Portugal, no tempo do Estado Novo, existiu uma licença para quem usasse isqueiros…

      A licença de isqueiro foi uma medida protecionista, regulamentada pelo Decreto-lei nº 28219 de novembro de 1937, visando a proteção da indústria fosforeira nacional face à importação de isqueiros e acendedores.

      O uso de isqueiro sem licença era passível de multa no valor de 250 escudos, valor que podia ir até ao dobro caso o infrator fosse militar ou funcionário público. O valor da licença de isqueiro e das multas aplicadas revertia parcialmente para a Fosforeira Nacional. A obrigatoriedade de licença de isqueiro foi abolida em maio de 1970

      Se atualmente fossem emitidas licenças parecidas com esta, para proteger empresas nacionais, estávamos feitos… Em vez de o pessoal andar com Iphones, Xiaomis, Huaweis, Samsungs… tinhamos todos que usar IKI´s… 🙂

      1. Avatar de Anónimo
        Anónimo

        Excelente curiosidade! obrigado

  7. Avatar de Luís
    Luís

    Por cá mais tarde ou mais cedo vai acontecer o mesmo. E vai ser logo descontado na faCtura do telemóvel ou TV. Quer a pessoa use ou não use. Tal como a lei da cópia privada ou a taxa da RTP.
    No fundo já somos uma espécie de Uganda da Europa.

  8. Avatar de Passos Coelho
    Passos Coelho

    nada que uma VPN nao resolva..

    1. Avatar de Carlos Manuel Sousa Alves
      Carlos Manuel Sousa Alves

      Pois, mas uma VPN de jeito também é paga.