UE preocupada com a aquisição da Sun devido ao MySQL

22 Comentários

Temos presenciado nos últimos tempos uma União Europeia mais interventiva e preocupada com uma regulação saudável do espectro tecnológico no espaço europeu. Observámos isso, no processo levantado por esta entidade à Microsoft devido à inclusão do Internet Explorer no Windows.

A União europeia demonstra agora as suas reservas pela aquisição da Sun pela Oracle, devido ao futuro do MySQL.

A posição da União Europeia vem pela voz de Neelie Kroes comissária para a competitividade, que está especialmente preocupada acerca do futuro dos projectos open source que estão sobre a tutela da Sun, focando-se em particular no sistema de gestão de base de dados MySQL.

Kroes está preocupada sobre se realmente existe incentivo da Oracle em continuar o desenvolvimento da popular referência open source para armazenamento de dados, isto porque a Oracle é a maior empresa de soluções de base de dados da actualidade. Ora esta situação entra em conflito com o facto de a Sun ser a empresa que detém a base de dados open source líder neste mercado.

A comissária receia que este negócio já acordado entre as duas empresas possa influenciar negativamente a escolha dos consumidores no espaço europeu. Segundo a mesma:

“No contexto actual da economia, todas as organizações estão à procura de soluções que lhes dêem um maior rácio custo/benefício. Os sistemas baseados em software open source estão cada vez mais a emergir como alternativas viáveis às soluções proprietárias. A comissão europeia tem que assegurar que estas alternativas continuem a estar disponíveis.”

Uma das principais razões para preocupação da Comissão Europeia, prende-se pelo facto de que o mercado de base de dados esteja actualmente bastante concentrado. A Oracle, IBM e a Microsoft controlam cerca de 85% deste mercado na área das tecnologias de informação. Uma adopção cada vez maior do MySQL pode ameaçar o negócio da Oracle, o que lhe poderia causar a tentação de negligenciar o desenvolvimento do MySQL.

Devido a estas razões, a Comissão Europeia iniciou um processo de investigação acerca da aquisição da Sun pela Oracle. Caso o resultado da investigação da UE detecte problemas, uma das possíveis soluções poderá ser a UE impor que a propriedade do MySQL seja vendida a outra empresa que assegure o seu desenvolvimento. A outra alternativas será que tanto a Sun como a Oracle sejam obrigadas a chegar um acordo para apresentarem garantias sobre o futuro da base de dados open source.

De facto nos dias que passam, é impossível ignorar a importância não só ao nível académico como o empresarial, que o MySQL tem nos negócios das pequenas e médias empresas. E são precisamente estas que, em tempos difíceis, através do uso do MySQL e outras soluções open source, conseguem reduzir os seus custos operacionais e manter os seus negócios.

Aliás, o MySQL tornou-se uma base de dados incontornável no mundo tecnológico sendo usada nos mais variados sistemas de informação. A sua tradicional integração com o PHP juntamente com o servidor Web Apache, formaram uma das soluções mais populares (LAMP), adoptada por uma boa fatia dos negócios espalhados ao longo do mundo.

Esta base de dados é aliás parte integrante do próprio motor de WordPress usado pelo Peopleware tendo-nos possibilitado desde o início, de uma forma fácil, trazer-lhe diariamente as novidades das tecnologias de informação.

Há quem discorde de outros processos levantados pela UE. No entanto, pensamos que esta decisão da União Europeia é bem-vinda e será consensual para todos os que se queiram assegurar que o MySQL continue a potenciar os negócios em que é usado. A extinção desta comunidade, ou mesmo a sua fragmentação para outras comunidades de software livre, poderá ter efeitos negativos para a economia e para os planos de muitas empresas. AP

Autor: Pplware
Partilhar:

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de jmcs
    jmcs

    nao sou especialista e IT, mas nos negocios ainda posso dizer que a melhor forma para anular um potencial concorrente é compralo a ele e ao seu negocio, claro que este negocio tem de levantar duvidas as autoridades, como podera a ORACALE manter debaixo das suas asas um negocio free se tambem tem interesses na mesma area?

  2. Avatar de Joao Carlos
    Joao Carlos

    Boas,

    Penso que a oracle nao irá abdicar da MYSQL, Visto que está entranhado demais no quotidiano de todas as empresas, e acabar com ele não sei ate que ponto nao seria mau para a “imagem” da oracle do ponto de vista de todos os programadores, e até acho que esta compra pode trazer vantagens á comunidade MYSQL, pois penso que ira haver tambem um enriquecimento por parte da oracle do produto que compraram.

    mas isto sou eu a dizer 🙂

    1. Avatar de Shogun
      Shogun

      “isto que está entranhado demais no quotidiano de todas as empresas”

      ????????!!!!!!!!!!!!!!!

      Ou n tens nocao do k tas a dizer ou n leste o artigo, pois a quota dO MySql é de 15%

  3. Avatar de El Kabong
    El Kabong

    A oracle não deve deixar morrer o MySQL.
    Até porque uma BD não tira utilizadores a outra.

    Sendo este artigo sobre a compra da Sun pela Oracle, acho que está a deixar de lado uma coisa muito importante, que no fundo é o que o open source deveria ter de melhor e que é tantas vezes apregoado: as alternativas.

    Existem alternativas a MySQL. Refiro-me obviamente a Postgres que, na minha opinião é tão simples e fácil de utilizar como MySQL, chegando mesmo a ser, em alguns casos, mais eficiente.

  4. Avatar de Bónus

    Se é intenção da Oracle negligenciar o Mysql, não sabemos, mas é bom saber que a UE está atenta a este possível problema e pronta para defender um mercado justo.
    Mais uma excelente atitude por parte da UE.

  5. Avatar de Suicide-Squad

    O MySQL hoje em dia é uma ferramenta incontornável em variadíssimos aspectos. Não serve apenas para a criação de páginas web com conteúdo dinâmico, mas serve ta,bém para servidores de jogos online, ou para indoor screens, entre tantos outros fins. Não é um software de SQL para qualquer situação. Por algum motivo grandes empresas escolhem ou Oracle DB System (por exemplo).

    A Oracle tem que ser suficientemente inteligente para saber diferenciar estas 2 realidades e, fornecer as 2 soluções com as mesmas funcionalidades e fins aos quais se destinam, sem extingir uma das partes. Se a oracle tiver esta inteligência, ainda vai ganhar mais clientes e nome do que já tem.

    Vamos ver até que ponto os administradores da Oracle têm olho pa coisa…

  6. Avatar de B80
    B80

    Situações semelhantes a esta já aconteceram com a microsoft. Fartou-se de comprar empresas “concorrentes” e com melhores soluções para depois as “matar”, e nunca ninguém fez nada.

    Desenganem-se aqueles que se iludem com o software livre e open source, os seus dias estão contados. Desde que haja dinheiro compra-se tudo e corrompe-se tudo, até os comissários europeus.

    Já falta pouco para pagarmos para fazer uma pesquisa no google, o google já patenteou a sua página principal. E mesmo o nosso, sim o nosso ADN já tem alguns genes sequenciados e prestes a serem (se já não foram) patenteados. Meus amigos dentro de menos de meio século até para nascermos e vivermos teremos de pagar a essas grandes empresas.

    E como o outro dizia, “Não há almoços grátis”…

    1. Avatar de Shogun
      Shogun

      Teorias da conspiração …

      1. Avatar de B80
        B80

        Serão mesmo teorias?

    2. Avatar de centaurius
      centaurius

      LOL! E em 2012 o mundo vai acabar né?

      1. Avatar de B80
        B80

        Isso agora depende de muita coisa.

    3. Avatar de Luis
      Luis

      Olá,

      “Situações semelhantes a esta já aconteceram com a microsoft. Fartou-se de comprar empresas “concorrentes” e com melhores soluções para depois as “matar”, e nunca ninguém fez nada.”

      Em relação ao comentário acima, lembro-me do caso da Sysinternals, que foi comprada pela Microsoft e que continua a desenvolver uma excelente suite de aplicações.

      1. Avatar de Nuno José
        Nuno José

        Pois mas isso é um exemplo de uma não concorrente mas sim de complementaridade. Só em Portugal, são dezenas as empresas que a M$ comprou para as matar só porque faziam programas que além de Windows corriam noutras plataformas.

    4. Avatar de Rui Oliveira

      “E como o outro dizia, “Não há almoços grátis”…”

      Vocês continuam a usar frases clichés que são despropositadas, ausentes de conteúdo e propósito quando enquadradas no software livre. 😉

      Como disse no meu texto e especialmente em tempos de crise (sim ainda se está em crise ao contrário do que alguns políticos querem fazer entender), o software livre é essencial para empresas que atravessam dificuldades e não têm dinheiro para comprar um Oracle ou um SQL Server.

      Pelo uso de MySQL e por exemplo Linux as empresas podem ter sistemas de informação a correr nas suas empresas algo que não seria possível economicamente para elas se optassem por uma solução proprietária.

      O que ée que defendes que as empresas deixem de ter esses sistemas e sejam ineficientes? Comprem e mantenham um contrato com uma empresa de software e despeçam trabalhadores para ter dinheiro para sustentar o sistema? 🙂

      Acho que devias pensar melhor naquilo que tu próprio disseste!

      1. Avatar de B80
        B80

        Se a Oracle deixar de ter concorrencia deixa de ter e deixa de haver necessidade de ter um sistema mais efeciente pois só tens um fornecedor e tens de te aguentar com aquilo que ele te dá. Bem te podes queixar a dizer que queres isto e aquilo, se não houver alternativa ficas na mesma e a pagar os preços que eles quiserem.

        um exemplo relacionado com os CPUs para pc’s. Se não tivessem em certa altura aparecido a AMD e a Cyrix, Provalvelmente ainda estariamos a esta altura a escrever estes textos num pentium a 266Mhz todos felizes e contentes e sem necessidade de mudar.

        1. Avatar de Rui Oliveira

          Mas isso é lógico… são os malefícios dos monopólios.

          Só que tu assumes que eles vão matar o MySQL e vão dominar tudo.

          Se reparares no meu texto eu digo que matar o mysql não matam o próprio software… Só matam o nome com qual irão ficar com a sua propriedade, já que o código é open source e está a ser desviado para outros projectos (aka forks), se não houver mysql estes serão alternativas ao mesmo.

          A pior coisa que acontece é a fragmentação dos projectos open source de base de dados que derivam do mysql. Mas mais cedo ou mais tarde a comunidade acabará por se concentrar em um ou 2 projectos desses e os outros desaparecem.

          A Oracle caso seja hostil para o desenvolvimento do MySQL apenas está a adiar o problema já que é impossível matar e enterrar o que se desenvolveu no mySQL já que era software livre.

          A base do Mysql é demasiado importante para morrer e te garanto que isso não vai acontecer.

  7. Avatar de Pedro
    Pedro

    Estes gajos da união europeia, tocam sempre em assuntos delicados. :/

  8. Avatar de Pedro Casquilho
    Pedro Casquilho

    Voçês acham que alguma empresa vai gastar uns milhões na aquisição de outra para ficar tudo na mesma ???

    Isto aplica-se á área das TI e a outra qualquer área. Esta aquisição faz parte da estratégia de crescimento da ORACLE. O que vai acontecer é que daqui a 1 ou 2 anos, o MySQL desaparece, e tudo o que é de bom ao nível de código, vai ser “aproveitado” pela ORACLE para ser incluída nas suas soluções bem pagas. O raciocínio que me parece mais razoável, é que a ORACLE tem potencial de crescimento, mas o mercado não, por isso à que comprar concorrentes para se continuar a crescer, logo o mais apetecível e viável foi a SUN. Pois bem avaliadas as coisas, os outros concorrentes neste segmento também são de grande dimensão (i.e. Microsoft). Não nos podemos esquecer que a ORACLE tem uma estratégia de crescimento semelhante á da Microsoft, ou seja, estratégia de fusão e aquisição (inclusive hostis), pois não nos podemos esquecer que também comprou, entre outras, uma empresa que lhe permitiu ganhar mercado de forma visível ganhando muita notoriedade, com a aquisição da INFORMIX, que era uma empresa pioneira e líder em bases de dados relacionais.

    Face a este cenário, os organismos competentes da EU têm que avaliar é se as regras de concorrência foram respeitadas, pois estamos a assistir a uma concentração no mercado, que vai permitir a influenciar o mesmo e manipular os preços, que como sabemos só é bom para uns poucos.

    Um abraço para todos e bom fds.
    Pedro Casquilho

    1. Avatar de B80
      B80

      Ora, nem mais!
      Só espero que os organismos da UE não se deixem levar por argumentos mais €€€sonantes€€€.

  9. Avatar de Gonçalo Oliveira
    Gonçalo Oliveira

    Como profissional de TI confesso que não só me preocupa o MySQL como também todas as soluções SUN que a própria disponibilizava gratuitamente (sem suporte, claro). O Solaris é gratuito, e até produtos avançados de clustering da SUN são gratuitos.

    Agora a estratégia da Oracle foi boa, se bem que a SUN também se pôs a jeito para ser comprada, já que as receitas diminuíam drasticamente, e têm vindo a perder quota de mercado numa área que lhes dava alguma segurança, que era o mercado de servidores (hardware). Com a compra da SUN a Oracle há-de aproveitar a parte de hardware da SUN, colocar-lhe o Solaris por cima e as aplicações Oracle, e vender uma appliance out-of-the-box que suporta na íntegra os produtos Oracle. Para além das soluções de Identity Management da SUN que há muito despertavam a cobiça de outros.

    A Oracle não é conhecida de todo pelo apoio à comunidade Open Source, mas em termos de estratégia empresarial são uns ases. Compram realmente tudo o que lhes parece bem. E Ainda há pouco temp compraram também a BerkeleyDB e antes disso a TimesTen (mais duas bases de dados).

  10. Avatar de viperbruno

    offtopic

    http://www.wintech.com.pt/content/view/5825/1/

    Temos de fazer alguma coisa, raios parta a mapinet. Ricos da merd@, vou pagar 18 euros por um album, 70 euros por um jogo? E o burro sou eu?

    1. Avatar de viperbruno

      Offtopic 2

      Opera 10.10 a continuação e correcção de bugs da v.10 (no caso de existirem)