UE já armazenou 90% do gás que pretendia para o próximo inverno

10 Comentários

A União Europeia (UE) foi mais rápida do que o previsto e já armazenou 90% do gás para o próximo inverno.



A Europa já está preparada para o próximo inverno.

Anunciou a comissária para a energia da UE, Kadri Simson, nas redes sociais, há uns dias, revelando que o armazenamento de gás, na UE, já atingiu os 90%. Este valor está acima do previsto pelo bloco para esta altura do ano.

Segundo a imprensa, é possível que nem todos os países da UE, com instalações de armazenamento, tenham atingido os 90% da capacidade. Contudo, a meta foi alcançada, no geral. Aliás, na perspetiva da Comissão Europeia, “os Estados-membros veem e compreendem que é extremamente importante cumprir” esta obrigação.

Rússia na guerra

O objetivo da UE para armazenar 90% da capacidade, até 1 de novembro de 2023, foi estabelecido no ano passado, depois da invasão da Ucrânia pela Rússia. Na altura, os preços atingiram níveis recorde e o receio, que se concretizou, entretanto, foi aquele que acompanhámos: Moscovo cortar o fornecimento.

A UE tem uma capacidade de armazenamento de 100 mil milhões de metros cúbicos (bcm).

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Realmente quanto mais próximo dos 100% melhor, mesmo que consigam manter um bom abastecimento, nunca se sabe como as coisas evoluem e basta um mau tempo aqui e acolá e pode estar tudo estragado.

  2. Avatar de Aves
    Aves

    E com isto, a Russia que há um ano se se estava a encher com a escassez de combustíveis e os preços elevados , vê o rublo em queda a valer, 1 cêntimo do dólar.
    Há um ano 0,017 USD, agora 0,011 USD, uma desvalorização de 35%. As sanções têm tido efeito.

    1. Avatar de Aves
      Aves

      Em relação ao euro a desvalorização do rublo foi de 42,5%.
      SICNotícias: “O que pode a Rússia fazer para salvar o rublo?https ://sicnoticias.pt/especiais/guerra-russia-ucrania/2023-08-19-O-que-pode-a-Russia-fazer-para-salvar-o-rublo–2ee678d5

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Por um lado é bom para exportar. A China há décadas que desvaloriza artificialmente o renminbi para as exportações serem mais baratas.

    3. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Efeito artificial, vai ver o PIB deles durante a guerra, praticamente inalterado, as vendas continuaram a ocorrer com recurso a Crypto para muitos países e para os BRICS em rublos que entretanto já tiveram mais algumas dezenas de pedidos de adesão uma vez que formaram uma aliança para venda de commodities sem estarem indexadas ao dólar, enquanto isso a China fez acordos de venda de gás natural e petróleo com a Europa, que por coincidência (Not) foram comprados à Rússia.
      As sanções não tiveram impacto nenhum nem vão ter, são medidas meramente políticas que servem para uma tomada de posição ou para moldar opinião pública, há sempre forma de as contornar, este último acordo entre a Europa e a china foi gritante, num mundo tao global é muito difícil remover grandes players dessa globalidade sem afectar toda a economia.

      1. Avatar de Aves
        Aves

        O que tu percebes de política e economia internacional ó Zé Sábio! E o linkzinho para fundamentar a presunção?

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Não sou inseguro para andar a fazer papinha a mostrar que tenho razão.
          Informa-te.
          Se esperas por um link apenas para tudo o que referi é porque não sabes nem de política internacional nem de macroeconomia, ler as gordas não ajuda em nenhum dos temas.

        2. Avatar de Tiago
          Tiago

          O Zé és tu. Um país que quase que não tem acesso ao comércio internacional, sem tecnologia, sem automoveis, as pessoas a quererem sair de lá.

    4. Avatar de R
      R

      O senhor esta comido. A Rússia tornou se só a quinta potencia económica mas estão todos a morrer. OK.

  3. Avatar de Dani
    Dani

    Calma que depois vai subir na mesma…
    hahahah