UE e EUA anunciam nova parceria para diminuir a dependência europeia da energia russa

29 Comentários

A guerra na Ucrânia deixou muito claro que a Europa está demasiado dependente da Rússia, em termos energéticos – facto que a tem prejudicado. Por essa razão, a União Europeia (UE) e os Estados Unidos da América (EUA) anunciaram uma nova parceria que permitirá diminuir essa dependência.

A UE passará a importar gás natural dos Estados Unidos.

Presidente da Comissão da UE Ursula von der Leyen e Presidente dos EUA Joe Biden

Os Estados Unidos e a UE anunciaram uma nova parceria que visa reduzir a dependência da Europa da energia proveniente da Rússia. De acordo com a Associated Press, os altos funcionários consideram que esta iniciativa, que durará muitos anos, servirá para isolar ainda mais o país que invadiu a Ucrânia.

Sendo a Rússia um importante ator no fornecimento de energia para a UE – 40% do gás natural da União Europeia provém da Rússia -, o Presidente dos EUA Joe Biden afirma que o Presidente da Rússia Vladimir Putin utiliza a energia para “coagir e manipular os seus vizinhos”, além de utilizar os lucros desse negócio para “conduzir a sua máquina de guerra”.

Mais do que isso, o Presidente dos EUA deixou claro que a parceria estabelecida com a UE irá inverter essa dinâmica, reduzindo a dependência da Europa das fontes de energia russas. Segundo Biden, este caminho não é “apenas a coisa certa a fazer do ponto de vista moral”, mas colocar-nos-á “numa base estratégica mais forte”.

Gás natural liquefeito

De acordo com o acordo, os EUA e outras nações irão aumentar as exportações de gás natural liquefeito para a UE em 15 mil milhões de metros cúbicos por ano. Contudo, de acordo com a Associated Press, não ficou claro quais os países que irão fornecer a energia já este ano. Futuramente, espera-se que a quantidade de gás natural liquefeito a chegar à Europa seja ainda maior.

Conforme revelado pela Casa Branca, esta parceria está orientada para a redução da dependência dos combustíveis fósseis a longo prazo, através da eficiência energética e de fontes alternativas de energia. Além disso, a Presidente da Comissão da UE Ursula von der Leyen garantiu que é importante para a Europa afastar-se da Rússia e aproximar-se de fornecedores de energia que sejam de confiança.

O nosso objetivo é reduzir esta dependência dos combustíveis fósseis russos e livrarmo-nos dela.

A par disto, serão considerados os objetivos climáticos, através da alimentação das infraestruturas de gás com energia limpa e da redução das fugas de metano.

 

Veja o anúncio da parceria na íntegra aqui:

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Manso
    Manso

    Como se este nunca tivesse sido o plano principal…

  2. Avatar de Amilcar
    Amilcar

    Os EUA e a UE foram os dois passear, o putin deu um pe&$o e… a Ucrânia foi ao ar…

  3. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    A Europa deveria reativar as suas centrais nucleares para diminuir a sua dependência de todos, pelo menos energética.

  4. Avatar de maxim
    maxim

    Em teoria comprar ao paizinho deveria ficar mais barato, mas algo me diz que não

  5. Avatar de AlexX
    AlexX

    China e Índia agradecem e aplaudem.

  6. Avatar de jp
    jp

    Tudo a correr segundo o plano para ficarem com o monopólio total.

  7. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Preparem as carteiras porque o gás americano é substancialmente mais caro.
    Sempre foi este o plano dos EUA, vender o gás aos europeus.
    Até que enfim que lá o irão despachar.
    Claro que os biliões que os EUA vão sacar com isto não servirão, de modo algum, para alimentar o sistema de guerra americano…
    Penso que seja tudo para investir em limonadas…

    1. Avatar de darksantacruz
    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Pois, claro que é mais caro, até porque vai ter de vir de barco. Mas a questão é que a Europa ao estar dependente das doideiras da Rússia, arrisca-se a dada altura que o Sr Pudim mande fechar a torneira do gás, e fica tudo a bater o dente e às escuras. O ideal seria a Europa ser auto-suficiente, mas teria de ser com nuclear.

      1. Avatar de maxim
        maxim

        Exato. Porque se fica dependente do outro lado também corre o risco do José Bidé a fechar também quando deixarem de lhe lamber as botas.

        1. Avatar de Luís Costa
          Luís Costa

          O objetivo será sempre diversificar.. os EUA são apenas mais uma fonte.. desde que não caiam outra vez na asneira de dependerem quase a 100% da Rússia

      2. Avatar de Pe@ce
        Pe@ce

        A Russia já no passado fechou a torneira do gás, mas voces são muito novos para se lembrarem. Além disso tb não passa no Youtube nem no TikTok.

  8. Avatar de António
    António

    Aqui está um plano que, se tivesse sido posto em prática há mais tempo, e Europa agora já não estaria nesta situação de financiar países criminosos!

    1. Avatar de maxim
      maxim

      Quem é que não é criminoso diz lá

    2. Avatar de jorgeg
      jorgeg

      Yo bro #cnn
      Clinton, Bush, Obama inavadiram nove paises e mataram milhoes de pessoas nas guerras e ainda continuam e a esses criminosos que te referes?!

  9. Avatar de Antonio Santos
    Antonio Santos

    Dá-me a impressão que o pessoal anda beber muito no Youtube , Facebook, e afins.

  10. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Engraçado que quando esteve o Trump, diziam que era maluco, agora afinal tem razão… já querem todos fugir do gás russo. Só que o Bidé com o “green deal” reduziu a exploração de energias fósseis, como o gás obtido através de fracturação hidráulica. No tempo do Trump, os EUA eram auto-suficientes em energia, agora não. Acho que o Bidé vai ter que reverter e começar a autorizar o aumento da extração de gás por “fracking”, para ter gás para consumo interno e exportar.

    1. Avatar de Tiago Rodrigues
      Tiago Rodrigues

      Calma… o próximo presidente dos USA é óbvio que será o Musk…
      Já anda no terreno!
      A dúvida que ainda resta é será pelos Republicanos ou pros Democratas…

      Cumprimentos

    2. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      O fracking não foi reduzido nem o green deal passou. O preço deixou de ser competitivo e como tal os produtores pararam a sua exploraçao.

      Abc

    3. Avatar de Nuno
      Nuno

      Se não fossem auto-suficientes em termos energéticos não estavam a oferecer-se para se substituírem aos russos no fornecimento de gás para a Europa. E usar a cabecinha, não?

  11. Avatar de Tiago Rodrigues
    Tiago Rodrigues

    Estou para ver quando estalar o “ verniz “!

  12. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    No fim de tudo, os Europeus são a gueixa dos EUA e da Rússia.
    Uma autêntica vergonha.
    Onde anda a Greta agora?

  13. Avatar de Vida
    Vida

    Eu até colocava uns painéis solares para ajudar a festa, mas não tenho dinheiro para isso… Nunca percebi este incentivo energético, alguns empresas para montar os painéis não sabem como se faz para concorrer e temos de pagar tudo e só depois é poderemos receber o fundo…. O objetivo é dizer que existe um fundo e depois dizer que os portugueses não concorreram.

  14. Avatar de Food Eat
    Food Eat

    A UE devia fazer um referendo antes de uma decisão destas

  15. Avatar de Otioobvio
    Otioobvio

    Ei lá, tantos a fazer comentários pro-russos! Espero que pelo menos estejam a ser pagos! A piada é que são contra os EUA; no entanto são a favor de comprar gás a um país anti- social (não se dá com ninguém que não seja China, alguns clientes na África e Coreia do Norte) que invade e mata inocentes ao nosso lado.

    Enfim, sempre pessoal descontente… se compramos gás aos russos, apoiamos assassinos. Se compramos a outro país (EUA que é o único mais rápido) queixam-se. Se não há gás queixam-me. No fundo está que comentam gostam é de estar do contra.

    1. Avatar de PorcoDoPunjab
      PorcoDoPunjab

      Otioobvio, essa do apoiamos assassinos está boa.
      Diga ma lá nos últimos 30 anos quantas guerras houve e quem é que esteve lá sempre a facturar e a rebentar com países, como se diz agora, independentes e soberanos?
      Foi a Rússia? Não? Então foi quem?
      Eu ajudo, nome começa com Estados Unidos….
      Só no Iraque morreram centenas de milhares de civis e deixaram o país arruinado.
      Na Líbia levaram para lá a democracia, mas parece que ela pôs se em cima de um camelo e bazou dali.
      Mais umas valentes dezenas de milhares de mortos e outro país destruído.
      A Síria escapou porque os russos foram lá ajudar.

      Só para rematar, recebi 30 rublos para escrever isto.

  16. Avatar de Nuno
    Nuno

    Opa, então afinal temos festa. Parece que a potência que ganhará com esta guerra não é a Rússia, não é a Ucrânia, nem tampouco as nações europeias.

  17. Avatar de Vida
    Vida

    A dependência energética sobre existiu…. Alguém me explica como funciona as taxas do carbono dos combustíveis fósseis? Com o mar que temos não podíamos ter electricidade com a água do mar? Se não estou em erro a Madeira tem uns tanques enormes que produzem electricidade com a água do mar.
    Os subsídios para energia limpa não podem ser feitos de maneira a qualquer pessoa fosse capaz de os usar?
    Tanto Portugal como a Europa vive de senhores que comandam as coisas para terem o seu proveito, não é para o nosso país ou a Europa sair com benefícios.
    Agora não joguem areia para os olhos com a guerra, isto já vem do passado.